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quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A aventura (e a curtição) de se montar uma mountain bike aro 29 - Parte II

O processo de montagem

Após vários meses de pesquisas no mercado de bicicletas dos Estados Unidos, encontrei um quadro de alumínio Superlite com excelente padrão de construção e custo-benefício, o Felt Nine Pro. Além do baixo peso, o que chamava a atenção nessa bike produzida pela companhia de Andy Felt, bastante respeitada no meio de bikes de estrada e triathlon, era a geometria otimizada para o formato 29.




No sentido de corrigir a lentidão de resposta nas curvas, a Felt e outras poucas marcas, decidiram por aumentar o ângulo da caixa de direção deixando a bicicleta mais arisca. No caso específico da Felt, optou-se por 72.5 graus de angulação. Já Gary Fisher desenvolveu o padrão G2 e alterou o offset dos seus garfos, mas isso é assunto para um próximo artigo.



Escolhido e comprado o quadro, passei a buscar um garfo de suspensão específico para as 29. Pode-se encontrar hoje suspensões dianteiras das marcas Rock Shox, Manitou, Fox, White Brothers e RST entre outras. Minha escolha recaiu sobre uma Rock Shox Reba 29 SL, mais uma vez com ótima relação custo-benefício-peso e um eficiente sistema de plataforma estável, o Floodgate, que se bem ajustado permite uma pedalada agressiva sem perdas de energia com o “bobbing” (movimento de sobe-desce da suspensão quando se pedala de pé e se transmite peso excessivo ao guidão).




Faltavam agora as rodas e os pneus. Este era um dos pontos que merecia especial atenção, uma vez que o maior peso das rodas é considerado o “Calcanhar de Aquiles” das bicicletas de aro 29 em geral, assim a opção por um conjunto de rodas errado poderia arruinar todo o resto da montagem e a própria maneira como a bike se comportaria na terra.

Existem no mercado internacional vários conjuntos com peso extremamente baixo, na casa dos 1.500 gramas, entretanto a um custo elevado. Mais uma vez, seguindo meus preceitos, decidi por um equipamento de qualidade e bom preço, mas que ainda assim pudesse apresentar um peso aceitável. Os aros eleitos foram os Mavic A 317 Disc, montados com cubos Shimano XT e raios DT de dupla espessura.




Percebi que onde poderia realmente retirar uma parcela considerável de peso da bike seria na escolha dos pneus. As bicicletas aro 29 rabo-duro costumam ser montadas com pneus mais largos, o que oferece uma dose maior de amortecimento a impactos ao quadro rígido. O segredo neste caso é se usar os pneus de baixa resistência à rolagem.

Geralmente um pneu 29 de largura 2.30 tem um peso na ordem de 800 gramas, como por exemplo, os da marca americana WTB, os mais conhecidos e respeitados quando o assunto é aro 29. Depois de muita busca, consegui os pneus da marca alemã, Schwalbe. O modelo Racing Ralph é oferecido em duas larguras de banda e o melhor é que o peso não ultrapassa dos 600 gramas, sendo assim, montei a roda dianteira com os Schwalbe RR 2.40 e a traseira com os RR 2.25. A primeira impressão que os pneus causam quando observados inflados nos aros, é que são largos demais, entretanto o desempenho que oferecem contradiz essa observação, funcionam bastante bem.




A bike completa pesou 11.3 Kg o que para uma aro 29 com quadro de alumínio e que não usa, por exemplo, componentes de carbono, é um peso realmente competitivo.

Keep 29eriding

6 comentários:

  1. Adil gostaria de saber se posso usar um Kit KHS-29"er-tamanho19, pois possuo uma Giant-Anthem-tamanho-20,5"(L),apenas dei uma pequena volta em uma e achei normal.Espero sua resposta.

    Valeu,

    Cesar

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  2. Olá Cesar,

    Primeiramente te agradeço por consultar o blog e participar com perguntas!

    Não sei a sua altura, mas acho que posso responder ao seu questionamento.

    Se estivéssemos falando de um quadro 29er de geometria moderna e atual, eu poderia te dizer que o tamanho 19 estaria muito bom para você, pelo fato de que as bikes de aro 29 normalmente apresentam um top tube mais longo em se comparadas com as 26.

    Entretanto, tenho sérias restrições quanto ao quadro KHS vendido no Brasil, a medida do top tube nesse caso é totalmente fora do padrão, pequena mesmo, então se você decidir investir nesse kit, teria necessariamente que escolher uma tamanho maior que seu quadro 26 atual.

    Sugiro que dê uma lida no seguinte post:

    http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/01/p29br-opinion-kit-khs-alite-team-29er.html

    Se tiver mais dúvidas, não hesite em perguntar.

    Abs,

    Adil

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  3. Valeu Adil, pela dica tenho 1,90m e 45 anos sou Engenheiro e curto muito bike,porém só para trilhas não penso de forma nenhuma em competição. Gostaria de dizer que quando sentei na bike KHS fiquei tão confortável quanto na minha Anthem, mas quero ouvir a opinião de um especialista como vc.Esclareço que não deixei de ler seu post a respeito do Kit KHS.
    Obrigado,
    Aguardo contato,
    Cesar

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  4. Oi Cesar,

    Às vezes eu esqueço que o meu público e das 29ers não é composto apenas de quem quer competir, por isso seu questionamento foi ótimo.

    Essa KHS é praticamente uma 26 adaptada para rodar com rodas 29, então de maneira geral é realmente confortável e recomendada para você.

    Caso prefira esperar um mês e goste do produto nacional, a Caloi deve lançar no final de março a primeira 29er de origem brasileira.

    Nós estaremos testando essa bike que num primeiro momento promete.

    A simplicidade de uma 29er e o conforto das rodas grandes, são pontos de vantagem em relação a sua Giant atual.

    Para completar, se você conseguir um quadro maior que esse 19, seria bem melhor.

    Abs,

    Adil

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  5. Adil

    Boa noite,

    To em duvida de qual tamanho serveria um quadro 29er??
    meu quadro ideal para MTB é 18/19 mas ae vem a dúvida o quadro de 29er e bem mais baixo estilo os quadros de MTB - Dirt???

    Outa coisa vc irá vender esse seu felt? ele serveria para mim que tenho 1.85m??

    Att
    EngºMauro MAio

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  6. Oi Mauro,

    Desculpe a demora, mas estive fora neste final de semana.

    Em geral, as 29ers bem construídas apresentam um top tube ligeiramente estendido em relação às irmãs de aro 26.

    Outro detalhe importante é que em virtude do maior diâmetro das rodas, os construtores costumam usar top tubes do tipo slopping para aumentar o standover clearance (ainda não encontrei a palavra ideal em postuguês), mas basicamente é para facilitar o montar e desmontar na bike.

    O tamanho do quadro é muito relativo, eu mesmo uso quadros tamanho M, mas acabei optando pelo 29er P, buscando uma bike mais ágil, com um wheelbase menor.

    Abs,

    Adil

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