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quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

P29BR DREAM - 29er As Rodas dos Sonhos

Para você, qual seria o melhor conjunto de rodas para se usar numa bike aro 29 de XC?

Um recente questionamento de um amigo me deu a idéia para este post.

Imagine que você tem um budget ilimitado e pudesse gastar o quanto quiser. Muita gente, como meu amigo, vai de cara dizer que preferia um Mavic Crossmax 29er (C29ssmax), entretanto essa não é a opção mais leve, nem a mais interessante na minha opinião.

O ideal seria construir umas rodas leves, mas resistentes, uma vez que as rodas grandes apresentam uma tendência a desalinhar mais facilmente.

Aqui vão meus eleitos, quero depois saber dos seus. Deixe um comentário neste post.

- Aro ZTR 355 29er com kit de conversão (fita + válvula): 410 gramas sem a fita/válvula



- Cubos DT 190 Ceramic: 105 gramas o dianteiro e 210 gramas o traseiro



- Raios DT Revolution: produto TOP da marca



- Nipples DT Pro Lock: garantem um alinhamento mais duradouro, muito recomendado para as 29ers


Keep 29eriding!

14 comentários:

  1. Opa tudo bem...

    E ai oque vc achou da KHS do Laurent, tb tenho uma igual...ia pedalar com vcs mas não deu certo...

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  2. Fala Tuco,

    Seria muito bem vinda sua presença, mas como não veio, quando quiser é só me avisar.

    Na verdade minha sensação de rodar com essa KHS foi no mínimo estranha. Mesmo a bike rodando melhor que a minha em algumas situações de barro que enfrentamos, a geometria me pareceu um pouco distante do padrão das 29ers mais atuais, a minha Felt é muito mais race do que essa KHS, entretanto a KHS pode proporcionar uma transição mais tranquila entre as 26 e as 29 para os novatos no formato.

    Pedi umas informações à KHS já que a bike não aparece nos catálogos e na linha deles, depois da resposta vou fazer um post mais elaborado.

    E as suas impressões, quais são?

    Espero você aqui em São Roque.

    Um abraço,

    Adil

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  3. Pensando em um conjunto de rodas de linha, para mim a melhor opção seria uma American Classic MTB 350 Disc, com um incrível peso declarado de 1.535 gramas.

    http://www.beyondbikes.com/mmbb/images/large/wh_29_mtbnd350.jpg

    Esse é simplesmente animal!

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  4. Parece que o meu cubo e american classic,

    sera que so trocar o aro e os raios para baixar peso!!!!
    Ai vale a pena, o custo cai para caramba, agora 1500g, ja vou esquecer a crossmax que esta com 1,75kg

    Laurent

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  5. Olá Adil,me desculpe se este não é o lugar certo pra fazer perguntas.
    Tenho 1,88m de altura e to pensando em trocar a minha 26 por uma 29.Como no Brasil temos poucas opçoes, estou pensando em comprar uma CANNONDALE 29er4.Ela tá na faixa de R$4.000,00 e é a que estou achando mais facil de comprar.
    Queria sua opinião sobre esta bike.
    Desde já,agradeço e te parabenizo pelo blog.
    Meu email é waltersonrosa@yahoo.com.br.

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  6. Olá Walter,

    O canal para perguntas é a parte de comentários do blog mesmo, vc fez certinho.

    A Cannondale 29er 4 é uma ótima bike para se entrar no universo 29. Vamos às qualidades: usa o mesmo quadro das versões mais caras, as rodas (um item muito importante) e pneus também são as mesmas do modelo 29er 2, além dos freios Avid Juice 3, os mesmos que eu uso com sucesso à 2 anos. Equipamentos de qualidade extrema.

    Num futuro um upgrade para uma suspensão mais leve e um trocador melhor, seriam muito bem-vindos.

    Agora a única queixa: já andei com a Cannondale. Trata-se de uma bike muito estável e excelente para se subir, a dificuldade está nos singletracks mais apertados, uma vez que em virtude do ângulo da caixa de direção, essa bike não é das mais rápidas em trocas de direção.

    Meu conselho, sim, eu compraria, ou esperaria mais 2 meses pela Caloi, caso voce queira economizar ainda mais.

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    Abs e keep 29eriding,

    Adil

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  7. Olá, Adil

    Já que podemos fazer perguntas aqui, então vamos lá.
    Se eu quisesse comprar minha 29ER, hoje, quais opções teria no Brasil além do kit da KHS? Eu estou interessado realmente em uma bike single speed quadro de cromo, garfo rígido, mas pelo que vi, teria que comprar diretamente dos EUA, onde as opções são muitas. No Brasil, pra variar, essas bikes nem existem! Eu me informei com os distribuidores da KHS e da Kona, que têm esse modelo de bike e a resposta foi a mesma: eles não tem intenção de trazer esse modelo para o Brasil. Você acha que seria viável importar uma bike dessas ou então importar quadro e peças separados? Conhece alguma loja que traga bikes por encomenda? Ou não compensa fazer nada disso? Pra terminar, pra quando é o teste da Caloi? E quando ela chega ao mercado?

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  8. Olá 29erNOW!,

    No Brasil, hoje as opções são as Cannondales, algumas Specializeds e só. Tudo a um preço relativamente salgado.

    O seguemento Singlespeed se desenvolveu demais nos EUA e, pessoalmente, estou louco para ter uma.

    O Du, um dos proprietários da Ciclovece tem uma KHS 29er Solo-One, vou passar lá para conversar com ele e ver como conseguiu a bike.

    Já o Kit da KHS na minha opinião não é uma boa opção. Já questionei eles e não obtive resposta, então decidi escrever um post exclusivamente sobre o assunto.

    É que esse quadro KHS, apesar de rodar relativamente bem, parece mais uma adaptação de uma 26 do que uma 29 propriamente dita, a geometria não condiz com uma 29er moderna, além disso o que a KHS Brasil está vendendo por aqui não aparece em nenhum catálogo internacional da marca. Estanho, né.

    Importar uma bike completa hoje é inviável, pois os Correios não despacham caixas tão grandes e você teria que pedir por Fedex ou UPS, o que subiria em muito o valor do frete e consequentemente o que você pagaria de imposto adicional. Mas um quadro, você até pode conseguir. Dá uma olhada nesse Redline:

    http://bestbikezone.com/itemdetails.cfm?ID=976&catalogId=39

    A loja despacha para o Brasil por um custo de 75 dólares, aí é só você pedir a postagem com seguro e aguardar. A melhor opção de postagem é a modalidade Priority Mail dos correios americanos, o USPS.

    Por falar em Redline, a marca é sinonimo de Singlespeed nos EUA, elas tem um maravilhoso custo-benefício. Quando você montar a sua, não esqueça de escolher uma relação que favoreça o desempenho nas subidas, como por exemplo uma 32x20.

    O teste da Caloi e o lançamento vão rolar em março, de acordo com o que eles me passaram. Ao contrário da KHS, a Caloi é uma empresa séria e comprometida com a causa do P29BR.

    Se tiver mais dúvidas, é só falar!

    Keep 29eriding

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  9. Eu tive uma Gary Fisher Paragon 29 2006 e por motivos mil tive que vender,como já estava viciado em rodona resolvi improvisar,montei um par de rodas Vzan Spin em um par de cubos Specialized para disco,comprei uma Reba 29 e montei em um quadro KHS Alite 2000 de tubos Easton muito leve para o tamanho 1550gramas tamanho 20,5 estou muito satisfeito com o desempenho da bike e com a rigides dos aros,sabe como é,quem não tem cão caça com gato... o único inconveniente é o pneu traseiro que tenho que usar 700x42 pois caso contrário não entra pneu maior.

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  10. Olá Adalberto,

    Seu depoimento ilustra bem o que é andar de 29! Uma vez convertido, nunca mais dá vontade de retornar às 26.

    Muito interessante seu "projeto" de bike híbrida. Por favor me mande algumas fotos para que eu possa publicar no blog.

    Quanto à sua roda, sugiro trocar o aro por um VZAN Speed 700 - 29, aí você vai conseguir colocar pneus maiores. Além disso, vai te custar muito pouco.

    Abs,

    Adil

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  11. carlos padhero silva18 de janeiro de 2010 11:59

    Adil, não seria as rodas vzan o melhor custo-benefício? ou são realmente pesadas?/em torno de 2kg.

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  12. Olá Carlos,

    Quando escrevi esta postagem as rodas da VZAN ainda estavam em fase de projeto.

    Hoje, em 2010, para os brasileiros realmente representam o melhor custo-benefício do mercado.

    O peso está em torno de 2Kg é muito bom e permite upgrades nos raios.

    Abs,

    Adil

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  13. Olá pessoal!
    Tenho uma Cannondale SL4 com rodas Alex e cubos Formula, percebo que frequentemente minha roda traseira desalinha, acho que isso ocorre por conta dos raios que devem não ser de tão boa qualidade, por isso estou pensando em comprar raios DT Swiss, mas gostaria de saber dos entendidos qual seria a melhor opção.
    Obrigado!

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  14. Olá Blog do Inspetor,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Basicamente, se você quer uma roda leve para o Mountain Biking, pode usar os raios DT Revolution.

    Caso tenha freios à disco, seja um pouco mais pesado e pedale forte, pode escolher os DT Super Comp, robustos, mas ainda leves e otimizados para o emprego com esse tipo de freio que acaba por exigir mais dos raios.

    No seu caso, recomendo alinhar a roda com um especialista e se possível usar nipples de aço na roda traseira, eles permitem o uso de tensões maiores nos raios. Para fechar, o montador das suas rodas deveria usa um líquido trava-roscas nos nipples, os especialistas recomendam o Spoke Freeze da própria DT Swiss.

    Abs,

    Adil

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