Procure nos arquivos do P29BR

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

P29BR OPINION - Kit KHS Alite Team 29er, porque eu não compraria.

Recentemente tive a oportunidade de realizar um short-test com uma 29er da marca KHS, montada a partir do kit que eles disponibilizaram no mercado nacional. Trata-se de uma bike equilibrada.

O kit é composto de um jogo de rodas WTB de qualidade e bom peso, os seguros e leves pneus Maxxis Crossmark de kevlar, uma das melhores suspensões para 29ers, a RockShox Reba SL e, finalmente, o quadro KHS Alite Team 29.



Se as rodas são tão boas, os pneus confiáveis, a suspensão de tão alto nível e o preço em torno de R$ 3.200,00 não cobre o custo das peças compradas em separado, por que então eu não investiria minhas fichas (e meu dinheiro) nesse kit da KHS Brasil?

Por dois fundamentais motivos, o quadro Alite Team e o atendimento da KHS, representada no Brasil pela Fepase de São Paulo.

Eu explico.

Hoje eu pedalo uma 29er de outra marca com geometria de nova geração, o tamanho do meu quadro é P e o tamanho do top tube efetivo de 577mm. Outro detalhe importante nas bikes de aro 29 é que o central fica bem abaixo do eixo das rodas, no meu caso são 65mm, pensados no sentido de se baixar o centro de gravidade da bike.

Quando tive o contato inicial com essa KHS, algo me pareceu estranho. A Alite Team tamanho M tem um top tube visivelmente menor em se comparando com a minha Felt tamanho P. Tal fato é crítico, pois nas curvas mais fechadas a roda dianteira pode encostar na ponta dos pés do biker.

Outro detalhe é que o central da KHS está posicionado quase que no mesmo eixo que as rodas, mais parecendo uma bike aro 26 adaptada, do que um quadro pensado e desenvolvido exclusivamente para o formato 29, como deveria de fato ser.

Na foto abaixo, de maneira simplista demonstro as diferenças de medida antes discutidas. As barras verdes correspondem ao tamanho do top tube e do drop do movimento central da Felt. As barras menores de tons avermelhados são correspondentes às diferenças de medida entre a KHS e a Felt, pelo menos 15 mm em cada setor medido.


Não cheguei a tomar as medidas da KHS, então para não publicar informações incorretas, fui ao site internacional da marca a fim de procurar os specs e conferir a geometria dessa Alite Team 29. Para minha surpresa, não encontrei esse modelo no site, muito menos em qualquer dos catálogos da marca. Tudo reforçava minhas suspeitas. Para completar, a geometria e as medidas dos modelos de linha oficiais da KHS, a Solo-One e a Tucson, não tem nada a ver com o que encontrei nessa Alite Team.

Apesar de eu achar completamente discutível a geometria do quadro vendido nesse kit aqui no Brasil, seria leviano tirar conclusões precipitadas. A bike se comportou relativamente bem nos rápidos testes que eu fiz, então o mais lógico seria consultar os importadores e obter uma posição oficial da marca em relação ao tema.

Antes de continuar a história, vou contar dois fatos para ilustrar o que eu penso a respeito do atendimento que as fabricas deveriam prestar.

Adquiri uma mesa de geometria variável da conceituada marca alemã Syntace. Mesmo com o apoio da ótima documentação disponível no website da empresa, ainda fiquei com uma dúvida de montagem porque teria que usar a mesa com o anglo invertido. Como o guidão que faz parte do conjunto é construído em fibra de carbono, julguei mais prudente confirmar com a Syntace se eu estaria fazendo o certo. Mandei o e-mail pelo site e em menos de 2 horas eles já haviam me respondido! Um obrigado ao Krischan Spranz que me ofereceu todo suporte, diretamente da Alemanha.

Outro fato a se destacar. Cada vez que precisei contatar a Caloi desde o primeiro momento em que apresentei meu trabalho, o blog, mesmo quando precisei pedir informações e fazer solicitações, SEMPRE fui atendido de maneira extremamente profissional. Em todas as ocasiões em que nos comunicamos por e-mail, logo em seguida recebo também ligações deles, visando me oferecer o máximo de informação e atenção. A Caloi é um exemplo de empresa brasileira e demonstra que não precisamos ir até a Alemanha para sermos ouvidos.

Muito bem...voltando ao caso da KHS...mandei uma carta (e-mail) questionando cada um dos pontos que considerava relevante como se segue:

"Em novembro último entrei em contato pedindo informações e material de divulgação sobre o kit 29er que vocês estão comercializando. Infelizmente depois disso, não ocorreu mais nenhum contato por parte de vocês.

Neste último final de semana realizei um short-test com um desses kits montados por um amigo de Sorocaba, onde eles venderam muito bem por sinal.

O desempenho foi bom, o peso ótimo e me pareceu uma boa opção para os novatos nas Rodas Grandes interessados uma transição mais fácil entre as 26ers e as 29ers.

Entretanto, antes de eu publicar qualquer coisa no blog, preciso de algumas informações técnicas, pois comparando-se as medidas reais desse quadro KHS com as 29ers mais modernas, ele parece mais um adaptação de uma 26, que um quadro pensado exclusivamente como 29. O top tube é curto para um quadro 29er tamanho 17, bem como a diferença de altura entre o central e o eixo das rodas.

Preciso saber o ano de fabricação desse kit, o porquê de não aparecer no site internacional oficial e nos catálogos e, caso vocês tenham uma informação oficial, um pouco da história desse quadro, pois a princípio passa a impressão de um projeto abandonado, uma vez que a geometria não condiz com as bikes de linha da marca, a Solo-One e a Tucson.

Desde já agradeço pela atenção e cooperação com o P29BR, assim com seu apoio, poderemos oferecer a melhor informação aos meus blog-leitores, aficionados e interessados em migrar para o formato 29, que diariamente consultam o blog."

Estavam copiados o Tulio Monteiro, gerente comercial e o Paulo Serena, diretor comercial da Fepase.

Qual foi a resposta oficial da marca sobre os questionamentos do P29BR? Nenhuma.

Como não obtive resposta no Brasil, tentei a KHS Internacional...mesma coisa, continuaram calados.

Se a Fepase ou mesmo a própria KHS quiserem se manifestar, as portas (e páginas) do P29BR estarão sempre abertas.

Estamos no ano de 2009...me recuso a investir numa marca que não me dê atenção ou qualquer respaldo aos produtos que vende.

Você blog-leitor, tire suas próprias conclusões.

Keep 29eriding

21 comentários:

  1. Adil ainda acho esse preço um absurdo pra uma bike 'incompleta'.

    Eu quero esperar a Two Niners da Caloi para adquirir uma.

    Em tempo, o Alite Team é um bom quadro para aro 26, mas depois dessa desisti de comprar a 29.
    Ou espero a Caloi ou guardo uma grana para comprar a Stumpjumper 29ers, que eu acho muito cara!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz,

    Hoje eu penso que você pode apostar na Caloi.

    Em breve, poderei te dar uma certeza ;¬)

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom acho que posso comentar sobre o assunto...

    Tb tive uma KHS 29er, apos algumas pesquisas descobri que o o quadro é somente comercializado no Brasil, nas mesmas medidas do Tucson, que é um quadro de Cro.

    A minha veio com o adesivo do top tube torto.... penso que isso é inaceitavel para um padão de bike que a KHS esta propondo. Mas ai vc responde; é ai isso acontece... sim acontece, das 5 KHS 29 que eu ja vi, apenas 1 nao tem esse adesivo torto... ai vc fala.. mas tu é chato.. que tem um adesivo?
    Imagina o controle de qualidade ... se nem uma coisa tao aparente como essa foi vista... imagina o resto...
    Bom vamos lá... depois de um tempo rodando, quer dizer, 200metros, isso mesmo 200 metros, as 2 rodas ja estavam desalinhadas.... e bastante desalinhadas se tivesse Vbrake nao seria possivel rodar...

    Agora o detalhe mais importante, como esse quadro é somente comercializado no Brasil, feito poucas unidades (60 ate agora), caso um quadro desse vier a apresentar problema... como vc vai fazer, hj ja nao existe nenhum quadro em estoque.... a minha foi trocado o quadro pq um logista tinha pego esse kit em consiguinação e devolveu... se nao fosse isso estaria ate agora com o adesivo torto... vendo essa situação troquei de Bike... mas ainda continuo no mundo das 29 com um Left29er.

    A observação do Adil fez sobre pegar teu pe na roda da frente, isso realmente acontece, outro detalhe é que ela tem essa geometria ``diferente'' é pq é foi feita (Tucson) para conforto, nao para uma bike de alto desempenho.
    A KHS é uma otima marca, mas mal representada no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Pois é pessoal!
    No Site da KHS não tem mais a Alite Team 29ers.

    Será que é por que não aprovou?

    ResponderExcluir
  6. Por que não trouxeram a Tucson?
    Bem mais simples que o Kit da Alite mas parece ser uma boa pedida para se iniciar no mundo 29ers.

    ResponderExcluir
  7. Vamos lá!

    Primeiro quero agradecer ao Tuco, proprietário de uma Alite 29, pelo depoimento.

    Infelizmente tenho que discordar em dois pontos e explico o porquê.

    1º - Não posso aceitar essa informação de que a geometria dessa Alite 29 é a mesma da Tucson. O site da KHS informa que a Tucson tamanho M tem um top tube efetivo de 600mm, isso significa 23mm a mais que o top tube da minha Felt Nine Pro tamanho P. Como o top tube da Alite Team tamanho M é aproximadamente 10mm menor que o da Felt, ele apresentaria em torno de 565mm! Ou seja, é muito menor que o da Tucson de linha, sem contar a altura do movimento central totalmente errônea.

    2º - Essa história do importador de que esse quadro foi feito pela KHS exclusivamente para o Brasil, não faz qualquer sentido para mim. Além do Brasil de não ter se convertido ainda num mercado 29er representativo a nível mundial (o que é uma pena, mas deve mudar num futuro próximo), tal fato não justificaria o desenvolvimento de um produto exclusivo. A impressão que esse quadro me passa é que foi um projeto abandonado e não algo pensado e construído em função das necessidades do consumidor brasileiro.

    Não é que não aparece mais no site da KHS esse modelo, a verdade é que ele NUNCA apareceu.

    Realmente faria muito mais sentido para o importador investir na Tucson pelo custo-benefício e até mesmo por consideração a nós consumidores.

    Abraços a todos, continuem opinando e...

    ...Keep 29eriding!

    ResponderExcluir
  8. Adil,

    Sobre a geometria foi um email que o Tulio me passou, informação passada pela KHS do Brasil.

    Tb concordo com a historia de ser feita somente para o Brasil, isso é baboseira, tb acho que sobrou uns quadros e estão vendendo para um mercado que aceita tudo...
    Seria muito bom que a KHS exponha sua verdadeira ação.

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo Tuco, é uma pena o descaso geral da KHS com relação ao assunto!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a avaliação sobre a Alite. Lembro que vc já havia me alertado sobre essa 26 adaptada.
    PArabens!

    Adil,
    Sabe como anda o projeto 29er da Caloi? é para breve?

    Abs
    Denis

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Denis!

    Continue acompanhando o P29BR.

    Aproveite e dê uma olhada neste post:

    http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/02/p29br-hot-news-caloi-two-niner-esta.html

    A Caloi está chegando!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  12. Preocupei.

    Conheci o P29BR recentemente através de pesquisas na internet e lendo me deparei com este post.

    Logo na semana que eu estou(ava) para fechar o negócio em uma bike dessas aqui em Belo Horizonte, MG.

    Sempre me senti atraído pelas 29ers, desde a primeira vez que vi um modelo. Tenho um 1,88m de altura e a possibilidade de baixar o centro de gravidade, girando com rodas maiores me soou atraente desde que comecei a ver as primeiras 29ers.

    Achei essa opção (KHS Alite Team 29er), oferecida por um lojista de confiança aqui em Belo Horizonte, extremamente tentadora diante da concorrente mais acessível (Stump 29er), mas lendo este post não tenho como não preocupar.

    Essas postagens datam de janeiro e fevereiro deste ano. Alguma novidade ou manifestação da marca até o presente momento?

    Forte Abraço e parabéns pelo excelente trabalho no Blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá Themmer,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Fico realmente contente que mais um biker está por descobrir os benefícios das rodas grandes!

    Infelizmente, o caso da KHS é esse mesmo. Eu, Adil, não considero esse quadro um 29er verdadeiro, para mim não passa de uma adaptação de um quadro para aros 26.

    As minhas opiniões foram embasadas em fatos concretos.

    Tenho amigos que compraram a KHS Alite Team 29 e adoram ela, entretanto sempre comento com esses mesmos amigos que se eles passarem a usar um outro quadro 29 "real", vão sentir enorme diferença.

    Pessoalmente, entre essa KHS e a Specialized, não pensaria duas vezes em optar pela tradicional marca americana, que inclusive possui gancheiras reguláveis que permitem transformar a bike em uma Singlespeed.

    Espero ter colaborado!

    Abs.

    ResponderExcluir
  14. Caro Adil e usuários do blog.

    Meu nome é Paulo e sou responsável pela operação da KHS no Brasil. Acho muito importante os comentários sobre nossos produtos e me coloco a disposição para retratar qualquer erro que possa ter ocorrido por parte da Fepase/KHS.

    Com relação ao Kit aro 29 ele é sim oficial KHS e foi feito exclusivamente para o Brasil. Por que ? Na tentativa de difundir o uso das bicicletas aro 29 no Brasil, optamos por montar um kit em que as pessoas pudessem aproveitar todas (ou quase todas) as partes de suas bikes aro 26, sem ter um custo muito alto. No caso, a KHS USA tinha apenas modelo Tucson, de Crmo e muitos usuários nos questionaram de que ela possívelmente seria muito pesada. Foi ai que solicitamos a KHS USA quadros com o mesmo aluminio do modelo Alite Team, com a preocupação de deixar a bike o mais leve possível. Realmente na questao da pintura, fizemos a nossa reclamação a KHS USA, pois detectamos algumas falhas, conforme comentado no site, mas na questao da construção e qualidade, continuam com o mesmo controle de qualidade! Trouxemos 100 kits para o Brasil e, depois de alguns meses nos restam menos de 10 e até entao, tivemos muitos elogios.

    De qualquer maneira, acho excelente a possibilidade de entender nossos consumidores atraves do site (blog) e, novamente, me coloco a disposição para qualquer dúvida.

    Atenciosamente

    Paulo
    KHS BRASIL

    ResponderExcluir
  15. Olá Paulo,

    Considero extremamente importante a manifestação oficial (mesmo que tardia) por parte da KHS, aqui representada pela Fepase.

    Coloco o P29BR totalmente à disposição do importador caso de fato persista o interesse da marca em difundir o uso do aro 29 aqui no Brasil.

    Um teste no P29BR com outras plataformas da fábrica, como a Tucson, seria muito bem-vindo.

    Com os modelos mais novos de 29ers da KHS espero que minha impressão inicial possa mudar.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  16. Caro Adil

    Sinceramente eu não tinha conhecimento da existencia deste blog, até porque é uma grande ferramenta de pesquisa junto aos consumidores.

    Existem alguns lançamentos da KHS mundial para 2010, com fotos. Seria interessante que voce me passasse o seu email para eu possa mantê-lo informado sobre tudo o que acontece no nosso mundo (KHS), uma vez que terei certa dificuldade em escrever com frequencia neste blog.

    Atenciosamente

    Paulo

    ResponderExcluir
  17. Adil,

    Quero muito adquirir uma Felt. Como devo proceder?
    Grato.
    Guilherme

    ResponderExcluir
  18. Oi Guilherme,

    Você só conseguirá comprar uma Felt nos EUA.

    Os quadros hoje em dia não são enviados via correio por questões de dimensão, sendo assim o ideal seria receber o produto via Fedex ou UPS, o que custa bem caro.

    Outra opção, se você não viajar, seria um amigo te trazer.

    Eu mesmo gostaria de adquirir outra Felt, mas raramente encontro somente o quadro à venda.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. vou comprar um 29er da marca VOODOO, fabricado em scandium, por 590 dólares.
    Muito mais negócio que esse KHS.

    ResponderExcluir
  21. Senhores , já pensaram na possibilidade de ser um quadro falsificado ...
    A unica loja que vende ele aqui na minha cidade é especialista em quadros adesivados (falsificados )

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR