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quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

P29BR TEST - 29er, em busca da Relação Perfeita - Montagem

Uma das premissas da existência do P29BR é meu compromisso pessoal de sempre buscar (e testar) equipamentos e configurações que possam transformar para melhor a experiência dos bikers brasileiros com as 29ers.

Seguindo esse conceito, inicio a série "Em busca da Relação Perfeita".


Aproveitando-se do fato de que o maior diâmetro das rodas de 29 polegadas deixa a pedalada "mais pesada" em se comparando com padrão de aro 26 e que usamos coroas e cassetes pensados para esse formato padrão, nada mais lógico do que se aproveitar da falta de um grupo específico para as 29ers e buscar uma maneira de maximizar nossos esforços e diminuir nosso desgaste quando se pedala em "Grande estilo"!


Queixa nº1:
Pedalar uma 29er numa subida mais íngreme e longa com a relação 22x34 ainda é cansativo. Esse é um dos pontos onde as bikes com aro 29 ainda podem ter desempenho inferior às irmãs com rodas de 26 polegadas.

Solução nº1:
Usar uma coroa menor com apenas 20 dentes. Teoricamente o emprego dessa nova granny gear equaliza com as 26ers os esforços em subidas a bordo de uma 29er.

Produto utilizado:
Coroa Action-Tec 20T Titanium


Queixa nº2:
A pedalada mais pesada torna desnecessário o uso de uma coroa média de 32 dentes e uma grande de 44. Algo intermediário poderia propiciar um chain-line (alinhamento de corrente) mais adequado e funcionar de maneira mais fluida.

Solução nº2:
O emprego de apenas uma coroa de 36 dentes para substituir a 32T e a 44T. Dependendo do seu condicionamento, poderia ser uma de 34 dentes e até uma de 38, como a do profissional americano San Schultz (http://projeto29brasil.blogspot.com/2008/10/fisher-superfly-do-san-schultz.html).

Produto utilizado:
Coroa Shimano Deore 36T


Para completar a montagem, decidi usar um bashguard (protetor de coroas) Shimano SLX modelo 2009. O bashguard protege a coroa quando da transposição de um tronco, por exemplo. Como o movimento central da minha Felt fica 65mm abaixo do eixo das rodas, o acessório é bastante recomendável, além de ser esteticamente interessante.

De acordo com a documentação da própria Shimano, para o bom funcionamento do câmbio dianteiro, a diferença máxima recomendável entre as coroas deveria ser de 14 dentes. Estou usando 16, então somente a experimentação poderá nos dizer até que ponto isso pode comprometer a montagem.

Fiquem atentos, em breve estarei postando um relato com as minhas primeiras impressões, mas desde já posso afirmar que o caminho parece ser esse mesmo. A disponibilização de cassete/trocadores de 10 velocidades para MTB vai ser o ingrediente final para a concretização da busca da nossa Relação Perfeita.

Continuaremos o DR (discutindo a relação) nos próximos posts.

Espero a contribuição e opinião dos bike-leitores do P29BR.

Keep 29eriding!

2 comentários:

  1. Certo!!

    E qual seria a relação recomendada para uma single? sendo que tenho um condicionamento razoavel...e irei morar em uma cida que as trilhas são 98% planas e as ruas 92%..

    No aguardo amigo.

    Att

    Engº Mauro Maio

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauro,

    A melhor combinação para uma singlespeed, independente de qualquer coisa, é 32x20, isso de acordo com minha opinião e experiência.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir

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