Procure nos arquivos do P29BR

quinta-feira, 7 de maio de 2009

P29BR BIKE WORLD - 26 é pouco, 29 é bom...

...36 é demais!

Posso, por experiência própria, dizer que as 29ers chamam bastante a atenção por onde passam, muita gente quer conhecer, perguntar e muitos me pedem para dar uma voltinha. Imagine agora aparecer em sua trilha predileta com uma 36er!!!

Desde 2002 uma bike house americana, especializada em uniciclos, vem desenvolvendo uma 36er, a Monster Cruiser. É de se espantar a proporção bike X biker.


Segundo quem já provou, a gigabike com rodas de 36 polegadas proporciona ao ciclista um sorriso para cada pedalada. Trata-se de uma bicicleta realmente "divertida".

Mais recentemente o designer americano Ben Witt adaptou a idéia para o Mountain Biking e com a ajuda do respeitado construtor de quadros artesanais, Mike Pofahl. Juntos produziram o modelo abaixo:


Na versão fora-de-estrada, Ben Witt, usou pneus de uniciclos de estrada, então para que os mesmos pudessem ter um desempenho aceitável na terra, ele mesmo "riscou", ou seja, manualmente cortou e aprofundou os sulcos que julgou necessários.


A maior preocupação dos proprietários de 29ers é a de manter o peso das rodas o mais baixo possível, pois bem, é surreal imaginar o quão pesado seria um conjunto de rodas de 36 polegadas. Por outro lado, depois de embaladas, as rodas gigantes mantém o movimento de inércia de uma forma igualmente surreal.

Na comparação, a 29er parece mais uma bike feita para crianças!


A diferença entre um aro 26, um 29 e outro 36 surpreende.


Keep 36eriding...oooops...29eriding, please!

12 comentários:

  1. Tudo bem Adil?
    Quando li sua matéria na Bike Action fiquei contente de ver seu entusiasmo com "as 29ers".
    Faz uns dois meses que leio este fantástico "Projeto 29 Brasil" e gostaria de te dar os parabéns por seu trabalho.
    Vi algumas fotos de 36ers na internet e fiquei curioso em saber mais detalhes sobre elas. Hoje tive esta grata surpresa de ver esse post a respeito.
    Infelizmente nunca tive contato com uma 29er, mas acho o formato interessante e tenho dúvidas a respeito.
    Qual sua opinião sobre a utilização das 29ers em estrada de terra por longas distâncias, 100km ou mais, em terreno bem variado, subidas e descidas longas, trechos de retas, etc.
    Outra hora "te perturbo" com mais perguntas. Obrigado.
    Josimar.

    ResponderExcluir
  2. adil meu irmao o que voce me diz da fly 29er titanio da motobecane?

    ResponderExcluir
  3. aproveitando a materia,,,vou pegar aula...adil o que voce me diz da bike motobecame fly team 29 titanio oferecida na bikes direct???????

    ResponderExcluir
  4. Olá Josimar,

    Fico realmente satisfeito quando meu trabalho ajuda os interessados nas 29ers e no mountain biking em geral. Obrigado por participar do P29BR!

    Quando a Coloi estiver disponível, pretendo organizar seções de demonstração e test-drive, então quem sabe consigo te alcançar.

    A vantagem de se utilizar uma 29er em longas distâncias é que em virtude do maior diâmetro das rodas, do maior amortecimento proveniente dos próprios pneus e, consequentemente, do conforto que isso propicia, é possível enfrentar essas distâncias mais longas com uma hardtail, sem a necessidade imediata de uma full. Tudo isso se traduz em uma bike mais leve e, principalmente, acessível.

    Num recente estudo de uma das principais publicações internacionais voltadas ao esporte, foram questionados executivos das principais marcas americanas. A pergunta era sobre o que eles esperavam para os próximos 10 anos. Simplesmente 70% dos entrevistados mencionaram que as 29ers são a aposta da indústria para esse futuro.

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo,

    A Motobecane construiu uma boa reputação por oferecer produtos de qualidade a um custo bastante competitivo.

    Até hoje só tive contato com bikes de aro 26 da marca, nunca uma 29er.

    Se as 29ers da Motobecane seguirem a herança das irmãs de aro 26, são bikes bem acabadas, neutras, sem nenhum especial destaque, mas ainda assim um conjunto harmonioso.

    Pelo que pude apurar da geometria, me parece que eles escolheram o caminho correto, ou, na pior das hipóteses, copiaram os números de quem realmente deveriam copiar.

    Em virtude do custo, pode ser uma boa aposta para se entrar no Mundo das 29 polegadas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  6. Oi outra vez, Paulo,

    Achei o blog de um biker que ama a Motobecane 29 e fala tudo sobre ela.

    O endereço é http://motobecanefantom29.blogspot.com/

    Algumas vezes os posts parecem meio tendenciosos, mas certamente vão te ajudar a conhecer a bike e a decidir pela compra.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Adil,

    Suas informações me ajudaram sim.
    Vou continuar acompanhando seu trabalho e aguardo ansioso o lançamento da Caloi. Acho que será um bom produto, só espero que seja "comprável", já que minha bike dos sonhos, a Specialized, no momento, continua "dos sonhos" mesmo, por ser muito cara...

    Abraços,
    Josimar.

    ResponderExcluir
  8. Olá Josimar,

    Seu interesse e o de outros blog-leitores nas Specialized me ajudaram a conseguir uma Stumpjumper Comp 29 para testes aqui no P29BR, a partir do próximo dia 18 estarei rodando com a SPZ cedida pelo importador, a Proparts.

    Fique ligado, o teste será bastante completo.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. Fale adil coma está blz; e a scalle 29 é a mais leve d linha no merc.abraço duda sorocaba obs: vc m deve uma visita p/ pedalar com a familia.

    ResponderExcluir
  10. Faaaala Duda,

    Estou muito afim de testar essa Scale 29, preciso da sua ajuda para a gente falar com o pessoal da Scott.

    Vamos pedalar sim!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  11. Grande Adil e Duda...

    Obrigado pelas citações sobre as SCOTT Scale 29.

    A propósito, também curti muito a matéria da bike de rodas 36"...

    Sobre o teste com a Scale 29, me informe o modelo e tamanho que querem testar que vou organizar para que tenham o quanto antes uma ai no P29BR.

    Um grande abraço em todos

    Rapha Caliendo (SCOTT)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR