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domingo, 18 de outubro de 2009

P29BR 29er TEST - Garfo de Carbono Niner

A tradução mais completa para a expressão "Tirar peso".

Não só alguns, mas muitos do bikers que atendo diariamente através do P29BR tem uma preocupação primordial quando se trata de montar uma 29er, o peso. A Niner - um celeiro de inovação em se falando de Rodas Grandes - atenta, entre outros, também a esse movimento, criou uma obra de arte em fibra de carbono, um garfo com linhas únicas e um peso impressionantemente baixo.


A fibra de carbono é um material que pode ser manipulado de maneira a produzir peças dos mais inusitados formatos, combinando leveza com uma resistência impar. A Niner desenvolveu um garfo integralmente em carbono, da espiga às canelas que apresentam um inédito perfil triangular, com bom espaço para escoamento de lama e uma interessante aparência aerodinâmica. A pintura é de extremo bom gosto, em dois tons, com partes vazadas onde se nota claramente a trama das fibras.

O garfo de carbono Niner tem 470mm medidos entre o eixo das rodas e a pista da caixa de direção (race crown). Instalado na bike de testes do P29BR, a Caloi Two Niner, em substituição ao Rock Shox Dart 3, elevou em 1 grau o ângulo da caixa de direção, levando o head angle ao que considero o número ideal para uma hardtail 29er de respostas mais rápidas, 72 graus. Atuando também a favor da manobrabilidade, o offset do garfo já se encontra dentro do moderno padrão para o aro 29, tem 45mm.


A palavra "offset" costuma estar sempre presente nos testes mais sérios que envolvem garfos específicos para 29ers. Se trata de uma variável que exerce influência fundamental sobre a medida do "trail", que por sua vez está diretamente ligado ao comportamento da bike.

O chamado "offset" ou "rake" nos garfos é traduzido pela distância perpendicular medida entre o eixo da caixa de direção e o eixo da roda dianteira (em amarelo na figura). Por sua vez, o "trail" é a medida entre a projeção do eixo da caixa de direção sobre o solo e o eixo da roda dianteira.


Falando da maneira mais simplista possível, o emprego das rodas de 29 polegadas resulta entre 10 e 11mm a mais de "trail" em comparação com as rodas de 26 polegadas, um valor maior de "trail" significa uma bike de direção mais lenta. Para neutralizar esse problema nas 29ers, a partir de 2008 os projetistas de garfos aumentaram o "offset" usualmente empregado, adotando como padrão valores entre 42 e 46mm, em oposição aos antigos 38mm. Algunas fábricas, como a Felt e a Niner, já adotavam um ângulo de caixa de diração mais elevado, na casa dos 72 graus, o que também torna mais rápidas de respostas as bicicletas dessas marcas.

Voltando ao produto da Niner, O peso que é de apenas 580 gramas com a espiga já cerrada em 190mm, chega a ser 1/3 menor que o de uma suspensão top de linha, como a Reba da Rock Shox. É importante notar que no mercado não existe hoje uma relação peso X custo X benefício tão efetiva quanto a deste garfo de carbono da fábrica californiana. Muitas vezes no processo que envolve o "emagrecimento" de uma bike, o aficionado gasta centenas de Reais (ou Dólares) em equipamentos nos quais irá ganhar, ou melhor, perder apenas algumas DEZENAS de gramas, nada comparado às muitas CENTENAS de gramas que este produto pode suprimir do conjunto como um todo. A peça foi dimensionada para suportar bikers com peso máximo em torno dos 108Kg, é exclusiva para freios à disco com suporte post mount e rotores de 160mm.


A montagem não foi das mais complicadas, seguindo rigidamente as instruções, usando inclusive a pasta da contato fornecida pela Niner que permite tensionar menos os parafusos da mesa, evitando danos à espiga.

O P29BR rodou recentemente com outros tipos mais tradicionais de garfos de carbono. Todos casaram bem com as 29ers testadas, entretanto apesar de uma boa capacidade de absorção de impactos, não era difícil de se perceber alguma incidência de flexão sobre as canelas nas freadas mais fortes, o que causou até um pouco de receio nos bikers mais pesados que experimentaram tal equipamento.


Com a concorrência servindo como parâmetro, começei a pedalar com o Niner. Dias e quilômetros depois, posso definir em uma palavra a experiência: inigualável!

O vídeo de Chris Sugai (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/08/p29br-torture-test-garfo-de-carbono.html), um dos fundadores da Niner, já havia adiantado o fato, mas é de se enfatizar que o produto apresenta uma rigidez incrível, nenhuma flexão é sentida e mesmo nas condições mais extremas a direção é das mais precisas. Como a peça é definitivamente rígida, se faz inevitável uma pergunta: Tamanha rigidez resultaria então em uma dose de desconforto para o biker? Surpreendentemente, a resposta é não. Exatamente aí é onde fica evidente toda a expertise de uma bike house de vanguarda como a Niner, que testa exaustivamente seus produtos e foi capaz de produzir um garfo que absorve bastante bem as irregularidades em geral, sem que isso seja transferido para os braços do piloto a título de fadiga muscular.


Além da excelência construtiva, uma conjunção de fatores faz com que o garfo de carbono Niner brilhe em grande parte dos terrenos. As rodas de 29 polegadas por si só já proporcionam uma dose maior de absorção em comparação com o aro 26, pode-se ainda potencializar esse comportamento eliminando-se as câmaras de ar e convertendo os pneus para tubeless através do kit Stan's NoTubes ou mesmo do, mais barato, kit Joe's NoFlats (já usei com sucesso os dois). A equação garfo Niner + aro 29 + pneu sem câmara produz uma bike com desempenho invejável em se tratando de hardtail.

O garfo Niner permite ao biker atacar decisivamente nas subidas, com excelentes resultados em combinação com um guidão mais largo, a impressão é de que não há energia perdida e que toda ela é integralmente transferida para as rodas. Aqueles que curtem uma simples e boa Singlespeed e precisam pedalar de pé por mais tempo, serão também tremendamente beneficiados pelo produto. A boa vantagem conseguida subindo, dificilmente se perderá nas descidas. Montanha abaixo, na pior das hipóteses, consegue-se andar o mesmo que com qualquer outra boa bike de XC, com o agravante de que as 29ers conservam melhor o momento de inércia e costumam chegar antes lá embaixo.

O biker mais afoito pode então concluir que não necessitará mais de uma suspensão, o que não é verdade.


No estradão, uma 29er de qualidade equipada com este garfo de carbono consegue de fato uma considerável vantagem. Em trechos onde predominam os singletracks há que se escolher entre a direção precisa oferecida pela peça da Niner ou a maior capacidade de minimizar os obstáculos conseguida através do uso de uma suspensão normal. Agora, em se falando do que os americanos chamam de Backcountry Exploration, aquelas voltas mais longas, onde não se conhece o terreno e o mesmo pode ser dos mais variados, vá definitivamente de garfo suspendido, pensando bem, nesse caso uma full-suspension seria mais apropriada...de preferência uma com Rodas Grandes.

Quando testo algum produto para o P29BR, procuro agir de maneira imparcial, destacando os pontos positivos e apontando sempre os negativos, quando existem, entretanto no caso deste teste foi impossível encontrar seguir essa linha, não há absolutamente qualquer falta a se registrar.

O Niner Carbon Fork é uma obra de arte de engenharia que maximiza o desempenho de qualquer 29er, tem uma aparência fantástica que valoriza a bicicleta, um imbatível baixo peso e, para completar, ainda funciona muito bem. Como já escrevi antes, considero este o "Produto do Ano" em se tratando de aro 29. Recebi a confirmação de que no máximo até meados de dezembro o garfo estará sendo comercializado no Brasil com um custo estimado de 1.200 Reais.

Keep 29eriding!

48 comentários:

  1. Parabéns Adil, pelo trabalho que você tem desenvolvido pelas 29ers ai no Brasil e aqui também já que partilhamos a mesma lingua!
    Em Portugal tem havido um interesse relativo nas 29ers. O problema é que muita gente critica sem nunca terem experimentado. Até agora só a Gary Fisher tem dado destaque ás 29ers. No próximo fim de semana vai haver uma exposição com todas as marcas que existem em Portugal, vou ver o que há lá de 29ers.
    Um abração e mais uma vez parabéns!!!

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  2. Adil
    Tive a oportunidade de ver e tocar (comprar ainda não!)este garfo. E realmente é mmuito leve e simplesmente linda!!!!
    parabéns aos felizes donos de um equipamento que faz a diferença!!!

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  3. P.S:Ops, não poderia deixar de dar o parabéns ,e porque não,um muito obrigado pela dedicação a essa nova "onda" do MTB. Quero dizer que voltei ao MTB simplesmente pelo fato de ter algo que me proporcionasse "diversão" ao pedalar novamente, as "rodas grandes" irão com certeza fazer o ato de pedalar algo parecido como foi o da primeira vez que montei em uma bike!

    parabéns novamente!!

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  4. Como sempre: Excelente Adil! Muito bom mesmo...
    O post de número 100 não podia ser melhor =)

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  5. PaRabens pra nós!
    Ainda quero provar para os Full-eiros daqui o valor das 29ers!

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  6. Oi Adil,

    Parabéns, a qualidade dos seus artigos e excelente.

    E, "ufa", com certeza foram muitas horas de trabalho para o resultado, que nos os usuarios/leitores vemos no blog.

    Atenciosamente.
    Richard

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  7. Caro Adil,

    Bom Dia,

    Desculpe estar usando este espaço mas,gostaria de saber se por acaso alguém já comentou com vc o problema que a Specialized Stumpjumper 29er" tem para enfrentar o barro mais intenso?

    Possuo uma e já por duas vezes tive problemas sérios e graves com ela nesta situação de barro intenso, a ponto de ter que carregá-la até um riacho e literalmente ter que mergulhá-la no mesmo para remover a quantidade excessiva de barro que se junta principalmente entre o pneu traseiro, quadro e cambio dianteiro e suspensão dianteira e pneu.

    Vc tem alguma dica para minimizar isto, já que essa bike para mim é a melhor que já tive, mas este problema tem me preocupado um pouco.

    Obrigado pela atenção, aguardo contato.

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  8. Barro é problema pra qualquer bicicleta, seja ela 26 ou 29 polegadas. Mais grave se usar freios VBrake.
    Eu recomendaria pneus com travas baixas.

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  9. Olá Adil. Tudo bem?
    Parabéns pelo número 100! E parabéns também pelo trabalho que vem desenvolvendo, sempre nos mostrando o valor das 29ers, sejam elas rígidas, hard tail ou full suspension. Gosto de seu trabalho porque além de sério, não é "tendencioso". Você é correto por nos informar quando algum produto tem um uso mais específico e isso só acrescenta ao MTB de uma forma geral!
    Quanto ao garfo, ele é muito interessante. Está aí um produto que eu gostaria de testar, já que pedalo muito em estradão.
    Fico feliz em saber que logo ele estará disponível...embora o "preço da tecnologia" seja alto...
    Abraços.
    Josimar.

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  10. Obrigado aos amigos de Portugal, ficaremos de olho também no que acontece por aí.

    De qualquer forma já estão convidados a pedalar "Grande"aqui comigo no Brasil!

    Abraços.

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  11. Macrobiótico, a Caloi Two Niner te espera para um teste.

    Abs

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  12. Luiz Fernando,

    Obrigado pela colaboração de sempre.

    Espero que esteja pedalando de 29er logo.

    Abs

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  13. Olá Richard,

    Muito obrigado pela colaboração e pelo apoio!

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  14. Olá Josimar,

    Te esperamos no Mundo 29er. O garfo Niner está à sua disposição para um test-drive aqui em São Paulo.

    Abs,

    Adil

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  15. Olá Adil.
    Peço desculpas por responder apenas hoje.
    Eu realmente gostaria de fazer o teste, porém não poderei ir, por enquanto. Mesmo assim gostaria de saber como funciona o test-drive do P29BR. Como faço pra agendar. Se devo te enviar um e-mail. Se os testes são feitos aos sabados ou domingos, etc.
    Prometo ir logo que tiver tempo. Se quando eu for, não der mais tempo de testar o garfo, não tem problema, afinal o foco principal são as "rodas grandes". hehehe
    Obrigado pelo convite.
    Abraços.
    Josimar.

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  16. Olá Josimar,

    Quando quiser fazer um test-drive é só me passar um e-mail e a gente marca.

    Abs,

    Adil

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  17. Ola Adil, parabens pelo blog, estou com algumas duvidas sobre o formato e gostaria da sua ajuda...

    como é uma 29er rigida a respeito do conforto e performance? em estradões com costelas de vaca, ela absorve bem os impactos? e trilhas mais cascudas?

    as 29er me levaram a questionar se suspensões são mesmo nescessarias em mtb...

    qual a sua opnião? eu sei que em rock gardens uma 29er rigida deixa a desejar, mais quantos km desse terreno nós costumamos a pedalar? 2%? sera que não vale mais sofrer um pouco por alguns poucos km e levar vantagem na maioria da pedalada?

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  18. Oi Raphael,

    Obrigado por ler e participar do P29BR!

    Vamos às suas respostas. Em estradões as rodas de maior diâmetro e pneus de maior volume dão conta tranquilamente das irregularidades. Pessoalmente, só ando sem câmaras o que potencializa ainda mais as qualidades das 29ers na terra.

    Nos singletracks com mais obstáculos eventualmente você pode sentir falta de fato de uma suspensão, entretanto seu raciocínio é perfeito, se forem realmente poucos os trechos desse tipo, a suspensão pode tranquilamente ser abandonada em favor de uma bike mais leve e eficiente nos outros 98%.

    Abs,

    Adil

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  19. Quanto ficou pesando a Two Niner com esse garfo?

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  20. perdi os ultimos 9 anos da minha vida, longe das Bikes, mas lendo o blog, acabei me animando e comprando uma caloi niner, que acabei optando no quadro 20" pois tenho 1,89mt e quero uma bike para uso recreacional e com isso vou prezar pelo conforto..olhei muita bike, inclusive a hardrock 29", mas o custo benefício da Caloi falou mais alto, pois a especialized é acera e X4, com 24 velocidades e o pé devela é muito simples.
    Parabéns pela iniciativa e se depois quiser cobrar a sua comissão lá na Caloi, pode ligar e dizer que você me ajudou a comprar a bike! rsrsrs

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  21. Oi Leandro,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Fico contente que tenha escolhido a Two Niner, o tamanho 20 é de fato ideal para você e os componentes da Caloi de fato falam mais alto nessa faixa de preço.

    Qualquer dúvida sobre a bike, é só perguntar.

    Abs,

    Adil

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  22. Olá Beto C,

    Desculpe, não tinha recebido o aviso da sua pergunta, a Two Niner ficou com 11,9Kg com o garfo de carbono da Niner.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  23. Adil, quais os benefícios do garfo Niner com eixo de 15mm, lançado recentemente? Obrigado.

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  24. Olá Bruno,

    Obrigado por participar do P29BR.

    O garfo Niner com eixo de 15mm é feito para competições e promete ser mais preciso ainda na direção. Só depois de testar poderei falar mais em termos de conforto.

    Abs,

    Adil

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  25. Adil, ao se pedalar com o garfo rígido, o uso de um guidão de carbono de qualidade(ex: Easton EC70 XC riser)aumenta o conforto consideravelmente? Vale a pena o investimento?
    Abs.

    ResponderExcluir
  26. Olá Bruno,

    Para usar um garfo de carbono, seria muito mais aconselhável investir em pneus sem câmaras do que em um guidão de carbono.

    Além disso, existem vários guidões de carbono que são ainda mais rígidos e secos que outros de alumínio.

    Abs,

    Adil

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  27. Ola Adil, tenho uma Merida Big Niner Matts 500D, originalmente ela vem com uma suspensão 100mm , sera que se eu colocar um garfo Niner, que equivale a uma suspensão 80mm,não vou estragar a geometria desta Merida?
    Grato pela atenção.
    Marco

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  28. Olá Marco,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Acredito que não haja problema. Basicamente, o ângulo da caixa de direção vai aumentar em 1 grau aproximadamente, o que pode deixar a bike mais rápida de reações. O central também vai baixar alguns milímetros.

    Abs,

    Adil

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  29. Ok, Adil obrigado pela pronta resposta.
    Marco.

    ResponderExcluir
  30. Adil, tudo bem?
    Possuo uma Scott Scale 29" 970 e gostaria muito de colocar um garfo desse. Porém não consigo achar aqui no Brasil. Sabe dizer se a Niner vai começar a vender aqui no Brasil? Quanto aos garfos Rígidos DT Swiss, o que me diz deles? Obrigado e grande abraço

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    Respostas
    1. Oi Breno,

      Tenho contato direto com o representante da Niner no Brasil. Caso tenha interesse num garfo, me envie um e-mail.

      Abs,

      Adil

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    2. PS: Em relação ao DT Swiss, o gafo é bem construído, mas extremamente rígido, por isso, bem menos confortável que o modelo da Niner.

      Excluir
  31. VAle a pena comprar uma towniner em vez da elite 30?

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    Respostas
    1. Olá,

      Se for para competir, fique com a Elite 30, caso contrário o pacote de componentes da Two Niner é muito bom e hoje a bike 2012 ainda é encontrada a preços bastante atraentes em algumas lojas.

      Abs,

      Adil

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    2. Ola!
      Tenho uma Two Niner 2012, Gostaria de colocar este Garfo de Carbono Niner, ando uns 50% asfalto, 30% estradões com muita costelas irregularidades do terreno e o restante em trilhas pesadas pois moro em Nova Lima aqui tem muitas mais muitas subidas pesadas. e viável?
      E os pneus sem câmaras, da fazer com as rodas que veio nela me fala mais. se furar na trilha posso usar câmera ate chegar em casa?
      Atualmente uso pneu maxxis 2.25 o mesmo que veio nela, estou querendo passar pra 1.75 e com isso consigo diminuir quanto de peso. O que você acha?
      Desde já agradeço.

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    3. Ola Anderson, estou muito satisfeito com este garfo, pra ser sincero, a suspensão original de sua bike é pesada, a diferença é absurda, sem contar pelo efeito "mola" do garfo niner, se vc usar o mesmo pneu MAxxis Ardent 2.25, com umas 25 libras na dianteira, vai pirar, sem camara então, ainda fica melhor.
      Sem duvida este garfo é fantástico, a bike ficará mais ágil, vc vai notar .
      Detalhe este garfo Niner pesa 560g , e a susp original pesa 2.300g .

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    4. Ola Marco, é você me convenceu. Hoje andei 48 KM mais ou menos 60% era subida, com este garfo acho que ia dar uma diferença. como faço para adquirir hum? Preciso fazer alguma adaptação? Quanto tempo para chegar? E também estou querendo converter o meu pneu. mas se ele esvazia ou melhor furar na trilha. como faço?

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    5. Olá Anderson,

      Como disse o Marco, realmente você conseguirá conviver bem com o garfo de carbono da Niner, além disso, a substancial diminuição de peso na sua bike fará uma grande diferença em termos de desempenho.

      Em relação aos pneus, você vai usar selante para fazer a conversão, sendo assim os eventuais furos, daqueles mais comuns, são vedados em segundos pelo látex presente na composição dos selantes. Se rasgar o pneu, poderá ainda colocar uma câmara para voltar para casa. Além dessa vantagem de diminuir drasticamente os furos, o pneu convertido vai te trazer muito mais conforto. Só um detalhe, se vai mesmo utilizar um garfo rígido, não faz sentido montar um pneu 1.75, existem vários pneus com a mesma medida do seu atual, só que quase 200g mais leves, casos do Racing Ralph e do Rocket Ron da Schwalbe.

      Para adquirir o garfo, entre em contato direto com o Niner Brasil (contato@ninerbikes.com.br), existe um representante no seu estado que tem o garfo à pronta entrega.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    6. Muito obrigo!!!!
      Me ajudou bastante. vou entra em contato com eles hoje anida.

      Excluir
  32. BOA TARDE ADIL!

    TENHO UMA CALOI ELITE 20 E GOSTARIA DE COLOCAR UM GARFO NINER.

    ACHEI UM USADO, MODELO RDO, QUE ACREDITO QUE SEJA CÔNICO.

    ESSE GARFO É COMPATÍVEL COM A MINHA BIKE OU TEM QUE SER O MODELO 1 1/8?

    TENHO QUE FAZER ALGUMA OUTRA ALTERAÇÃO, COMO TROCA DE OUTRAS PEÇAS?

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo interessado no garfo Niner,

      Para a sua bike você precisa de um garfo que não seja cônico. O RDO não vai servir.

      Adquira um modelo com steerer reto de 1" 1/8 e não precisará trocar nada.

      Abs,

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    2. Adil parabéns pelo blog, muito bom. Comprei a caloi elite 30 depois da suas matérias, e gostei muito da bike, nao tive problema com o cambio dela, más fiz up nas rodas. Seria esse Adil 1 1/8 e eixo de 9 mm para a Caloi elite 30 ? Abraços

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  33. Olá Adil, acompanho seu blog desde minha primeira 29er, hj estou na terceira, desta vez com quadro em carbono, estou com algumas dúvidas,e acho que vc é o melhor para me ajudar!Ontem fiz um pedal e peguei muito barro, entao o pneu raspou no quadro devido ao barro, algumas pedrinhas no down tube, aí me disseram para proteger com adesivo, pois se sair o verniz pode infiltrar agua e prejudicar a estrutura do carbono, ate que ponto é verdade, pois achei um pouco exagero!!!aguardo sua resposta!!obrigado Adil Rodrigo

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    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Este é um bom ponto. Não sou especialista em carbono, mas sei que o verniz é um protetor que evita que a estrutura do carbono (resina e as fibras) sejam afetadas por pedras, barro, etc.

      No seu caso pode sim ser interessante proteger alguns pontos com uma película adesiva, inclusive as grandes fábricas já trazem uma proteção plástica no downtube nos seus modelos mais extremos fabricados em carbono.

      O esmalte transparente utilizado para dar acabamento em unhas é também uma boa opção para "selar" pequenos riscos.

      De todas as formas o que aconteceu com sua bike não é alarmante.

      Abs,

      Adil

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  34. Boa noite , tenho uma specialized modelo mais velho. Não é cônico , a medida do cnote é normal 28.60 aproximada. Será que serve ?

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  35. Boa noite , tenho uma specialized modelo mais velho. Não é cônico , a medida do cnote é normal 28.60 aproximada. Será que serve ?

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    Respostas
    1. Olá Jerry,

      Há uns dois anos a Niner parou de produzir esse garfo com espiga reta, agora somente tapered. Uma dica é checar se sua bike poderia receber uma caixa de direção como a mostrada nesta matéria http://www.29er.com.br/2013/06/p29br-29er-tips-caixa-de-direcao.html

      Abs,

      Adil

      Excluir

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