Procure nos arquivos do P29BR

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

P29BR SHORT TEST - Adaptador Singlespeed MOB

Se adaptando a uma única velocidade.

A maturidade atingida pelo formato 29er acabou se refletindo diretamente no aumento do interesse e crescimento de opções no nicho de bicicletas de velocidade única, a categoria de bikes conhecida como Singlespeed.

Singlespeed tem tudo a ver com as Rodas Grandes. Entre as várias vantagens ciclicamente alardeadas aqui no P29BR, o fato das 29ers conservarem melhor o momento de inércia que as primas que usam aros de 26 polegadas é fundamental para torná-las as candidatas perfeitas à montagem Singlespeed.


É inegável que pedalar off-road com uma só marcha desenvolve as habilidades de qualquer biker, além do que, conduzir uma bike em que a corrente praticamente não faz barulho e tudo que você precisa fazer é pedalar e frear quando necessário, é realmente uma sensação especial de um purismo impressionante. Entretanto aqui no Brasil existe ainda muita especulação em torno das bikes do tipo Singlespeed, todo mundo diz que gosta, mas quase ninguém efetivamente provou, por isso o P29BR decidiu passar todo um final de semana a bordo de uma Niner modelo S.I.R.9 configurada com apenas uma velocidade.

Uma das premissas do teste era a de realizar uma conversão com o mínimo possível de peças extras às tradicionalmente disponíveis em qualquer 29er com marchas, uma vez que Singlespeed é sinônimo de simplicidade. Como a Niner fornece o modelo S.I.R.9 com movimento central excêntrico e dois tipos de gancheiras, uma prevendo o uso de um câmbio traseiro e outra para o emprego da catraca única, somente iria necessitar de um adaptador para substituir o cassette de nove velocidades por um pinhão específico para Singlespeed com dentes mais pronunciados.

Minha busca por um adaptador funcional, barato e disponível no mercado nacional me levou à conhecer a MOB, marca que tem um lema interessante: "Feita por bikers". Por trás da MOB está a Scitex, empresa fundada e gerida por bikers que desenvolvem eles prórpios e testam exaustivamente (de verdade) os produtos antes de entrarem na linha de comercialização. Como acontece com as principais marcas globais do segmento, as partes MOB são oriundas de grandes fábricas baseadas em Taiwan e contam com garantia e assistência no Brasil.


O adaptador Singlespeed da MOB pesa apenas 69 gramas e é composto por dois espaçadores, um pinhão e uma tampa de travamento. Estão disponíveis pinhões de 13, 14, 15, 16 ou 18 dentes. Optei pelo maior. O acabamento dos espaçadores em tom de titânio é um bonito detalhe a se considerar.

A instalação em substituição ao cassette de 9 velocidade foi das mais simples. Apesar da leveza, o conjunto é robusto e aguentou tranquilamente o esforço gerado pelas pedaladas mais vigorosas que movem uma Singlespeed morro acima.

O produto é vendido no mercado brasileiro em média por 55 Reais.


Além do adaptador Singlespeed, a MOB (http://mastersofbikes.blogspot.com/) oferece também um esticador de corrente, caso sua bike não possua gancheiras horizontais ou central excêntrico.

Ficou curioso? Postarei em breve todo o relato desse Final de Semana Singlespeed.

Keep 29eriding!

10 comentários:

  1. Olá Adil,

    Fiquei curioso para entrar numa trilha de Singlespeed. Devo admitir que só o fiz a bordo da minha Caloicross nos anos 80, quando ainda tinha meus 7 anos hehehe.

    Numa mountain bike, numa 29er deve ser bem interessante!

    Abraços,
    Ronald

    ResponderExcluir
  2. Grande Adil!

    29er de cromo e singlespeed!!!!!!!!

    Olha só - página 119 da Mountain Bike Action de novembro:

    "Big-wheel history:
    Jeremy Horgan-Kobelski
    cemented himself in the
    history books by becoming
    the first pro man to
    win the cross-country
    national championship on
    29-inch wheels. JHK is
    hooked on the big hoops
    for his Fisher hardtail and
    dual-suspension race rigs."

    Belo trabalho!

    Abraço
    Guilherme

    OBS: consegui câmaras 29er Continental aqui no RS

    ResponderExcluir
  3. Hehehe Adil...

    Só para me passar vontade,uma Niner e singlespeed ainda...maldade.
    Agora só esperar minha Miyamura SS-29 ficar pronta e começar a rodar.

    "Powered by muscles n' bones"

    Abraçao meu amigo

    ResponderExcluir
  4. Adill

    Vc chamou minha atenção para um detalhe que irei gostar MUITO,o fato de não ter o barulho da corrente batendo no quadro!! isso será muito diferente!

    ResponderExcluir
  5. Tem razão Guedyss, me passe então um e-mail e a gente se fala.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  6. Galera

    Dei hoje meu primeiro "rolé" de SS 29er,é simplesmente diferente de tudo!!!
    O que chamou mais a atenção é a facilidade em "embalar" a bike,claro que estou me adaptando ao novo formato de velocidade única,mas aos poucos vou pegar os macetes .
    Percebi que o fato de ter a limitação de marchas não é empecilho para subir ladeiras por exemplo,pois no meu caso moro em Salvador na qual é uma cidade plana com alguns bairros localizados em vales,pra vc's terem uma idéia para chegar em minha casa tenho de subir uma ladeira de cerca de 3 km bem inclinada... Com a Cyclocross subo de 32 x 21,23... já com a SS 29er subi hoje de 39 x 18 !!! cheguei quebrado !! MAS SUBI!!!

    P.S: Adil dei a sorte da corrente ficar 100% usando essa relação. rs!


    Grande abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  7. Moro em Brasilia e uso fixed gear e já tenho mais ou menos a experiência de rodar com uma relação 44x18,agora fica a curiosidade de rodar em uma 29 single.
    Que cheguem logo ao nosso país logo equipamentos que nos permitam essa experiencia.

    ResponderExcluir
  8. Adalberto Blz !??

    uso um pedivela Shimano SORA de speed..
    retirei a coroa 52 para usar a 39 em minha SS..
    A escolha desse pedivela foi primeiramente pelo custo e tbm pelo peso do conjunto que ficou relativamente bem..

    PS: sendo que o movimento central não pode ser o SORA (113mm) e sim um de 122mm (coloquei um LX!)...

    PS 2: A catraca/adaptador e exatamente essa que o adill postou aki..

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma bicicleta de metal dessas de magazine que converti pra Single Speed.
    To usando a relação 18 x 46. Pesada a beça, ainda mais em terrenos cheios de morro.
    Vou mudar pra 40 o volantão.

    ResponderExcluir
  10. oi Luiz!

    Acho que ainda vai ficar pesado,pois no meu caso os 39 x 18 fica até um pouco pesado para arrancar por exemplo..
    E no seu caso que a geografia possui subidas acho que 38 seria o ideal..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR