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segunda-feira, 3 de maio de 2010

P29BR 29ER SHORT TEST / Saga Tomato 29 + RST + CST

Um Tomato recheado...de novidades.

O P29BR recebeu do framebuilder Fabio Yoshimoto um exemplar da Saga Tomato 29 montado com grupo Shimano Deore 2010 acompanhado de duas grandes novidades para o biker brasileiro interessado em aro 29": a suspensão RST M-29 RL e os pneus CST Critter 29x2.1. Em relação à bicicleta da Saga não preciso nem me alongar, independentemente da montagem, continua a mesma 29er de sempre, confortável e ágil. O destaque especial fica para os dois novos itens que fizeram bonito nas trilhas e prometem repetir o sucesso entre aqueles que necessitam de componentes eficientes a um custo acessível.


Foi com satisfação que recebi o modelo 2010 da RST M-29. Já havia experimentado em 2008 outra versão dessa suspensão, na ocasião fiquei bastante impressionado com seu desempenho, entretanto o produto praticamente sumiu das prateleiras americanas no ano passado, agora o M-29 voltou. O garfo da RST para cross-country, exclusivo para rodas de 29 polegadas, conta com 80 mm de curso e robustas canelas de 32mm de diâmetro. 180mm é o máximo diâmetro permitido para o rotor de freio. A pré-carga de ar pode ser regulada a partir do topo da canela esquerda, usei 90 psi para suportar os meus 75 Kg, calibragem suficiente para garantir uma curva de funcionamento progressiva e permitir a utilização do curso em sua totalidade. Estão disponíveis ainda ajustes de retorno e compressão. O M-29 já apresenta um offset específico para as 29ers, 44 mm.


Pessoalmente, não escondo de ninguém o fato de que prefiro componentes do tipo "regule e esqueça". Me agradam as suspensões com sistemas de plataforma estável que permitem setar um nível de sensibilidade, não desperdiçar energia nas subidas e ainda assim funcionam com propriedade nas descidas. Ao contrário, a operação do modelo da RST difere bastante desse preceito, é muito dependente da trava de guidão SRL, entretanto é aí que está o diferencial do M-29 RL.

A trava Smart Remote Lockout (SLR) é talvez a melhor do mercado. Apresenta um design muito bonito, uma pegada ergonômica e pode ser montada com total liberdade em qualquer um dos lados do guidão, inclusive com a alavanca montada para baixo ou até mesmo na horizontal, fica ao gosto do bike-freguês. A suspensão RST dispõe ainda de um eficiente circuito de blow-off, que apesar de não possuir a sensibilidade ajustável, quando travado permite algum movimento no garfo em caso do piloto se deparar inesperadamente com alguma irregularidade, evitando danos às partes internas do equipamento...e aos braços do biker.


No geral, considero a RST M-29 RL superior aos principais produtos de linha intermediária de outras marcas mais famosas. Trata-se de um garfo definitivamente pensado e bem projetado para as 29ers, pesa em torno de 2Kg e tem um preço sugerido ao consumidor na casa de R$ 1.200,00.


Acompanhando a RST M-29 na Saga Tomato 29, estão os pneus CST Critter 29x2.1, outra grata surpresa. A CST faz parte do mesmo grupo que detém a marca Maxxis. De acordo com a própria fábrica, os produtos CST possuem a mesma qualidade encontrada nos Maxxis, entretanto em foco está a durabilidade, antes da preocupação com o peso como ocorre com a linha da irmã mais famosa. A filosofia da CST prega que o entusiasta não necessita necessariamente empenhar mais dinheiro em pneus de competição se pode contar com um produto confiável que se comporta na terra igual ou quase que tão bem quanto um modelo custando mais que o dobro do seu preço.


O Critter possue três linhas distintas de cravos, os laterais são proeminentes e garantem segurança em curvas, já os centrais espaçados se comportam bem nos terrenos com pedras soltas, não oferecendo resistência exagerada à rolagem. O resultado é um pneu "honesto", que se comporta bem em variados tipos de terrenos, superando inclusive alguns modelos mais caros. Na produção dessa categoria de pneus as tolerâncias são maiores, os dois exemplares testados apresentam pesos distintos, 750 e 780 gramas. De acordo com o site do fabricante, 700 gramas.


Se fosse possível realizar um teste cego de pneus, estou certo que os CST seriam a escolha de muitos proprietários de 29ers. O preço de venda do CST Critter 29x2.1 gira em torno de incríveis 65 Reais.


Durante o período em que a Saga Tomato esteve por aqui, a bike foi testada com sucesso em competição pelo piloto Fabio Mazotti. Correndo sob as cores da Sport Bike SR e do P29BR, Fabio subiu ao pódio no Desafio de Mountain Bike na cidade paulista de Capão Bonito e se disse muito impressionado com o desempenho da Tomato numa prova de alta velocidade média como essa.


Keep 29eriding!

122 comentários:

  1. Adil,

    Esta SAGA Tomato ficou linda!
    Este já é o quadro no tamanho 16" ou é impressão minha?

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  2. Oi Paulo,

    Esse é o tamanho 18 ainda, mas os 16 já sairam do forno e chegam às lojas nesta semana mesmo.

    Abs,

    Adil

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  3. Olá Adil, lindos os quadros SAGA, mas uma pena não ter as furações para caramanhola vertical...

    no meu ponto de vista isso é um dos fatores que eu levo em conta ao escolher um quadro. assim como eu, muitos bikers não usam camelback e preferem as 2 caramanholas no quadro. como eu faço pra manda essa dica pro pessoal da SAGA?

    abraços adil!

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  4. Fala aí Adil,

    Realmente essa suspa responde muito bem no que exigimos dela, quanto a SAGA sou suspeito para falar. Aqui na loja estamos recebendo os quadros 16,18 e 20.
    Aproveitando a dúvida do Raphael, as novas SAGAS já estão saindo com os furos para caramanhola no seat tube.

    Abs.
    Júnior

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  5. Ai meu Jesus!
    To admirado com essa maquina.
    O Fabio me disse por email que ela iria entrar em teste
    É o meu objetivo uma Saga Tomato. Depois do meu filho, essa é outra gestação que estou aguardando.
    Adorei os aros brancos, os que eu comprei são pretos, to pensando em pintar.
    Pena que não tem essa suspensão na cor branca, meu projeto pessoal vai ficar parecido com a Gary Fisher Mamba. Ai ai ai.
    Me deu uma dor no coração de olhar ela agora!
    Caramanhola? nem que eu bote atrás do selin como as bikes de triatlo..rs

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  6. E aí Luiz Fernando, bele?
    Queres a suspa(Dart 3 branca),o Ronald tá querendo também eu no momento só estou com esta, o preço tá valendo,o Fábio (SAGA)disse que o preçoes tá muito bom. Só não vendo a minha RST branca porque quero gastar-la... rs rs...

    Abs.

    Júnior

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  7. Oi, Adil, td certo?
    O P29 tá cada vez melhor! Parabéns! Virou minha leitura diéria, fico esperando novos posts...
    Kra, fikei bastante interessado nos pneus CST Critter. Tenho os Schwalbe Racing Ralph, mas a minha experiência com eles é q eles são mto bons, mas "acabam" logo... dei uma busca pela net e não achei os Critter, aki no Brasil. Lá fora o preço é bom, mas juntando um par + frete, fica mto alto! C tu souber onde encontro esses pneus, me dá um toque, falou? Deu uma olhada no blog? Falei alguma besteira? eheehe
    Abração!

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  8. Olá,Esequiel!

    Se tiver interesse posso lhe fornecer os pneus CST. Nosso fone: (15)3228-1446.Dê uma olhada no nosso blog (J2R Bike Shop).

    Abs.

    Júnior

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  9. Oi Raphael,

    Sua observação foi bastante pertinente, assim como você, prefiro duas caramanholas a uma mochila de hidratação.

    Os próximos exemplares da Saga a chegar às lojas já terão as duas furações segundo Fabio Yoshimoto.

    Abs,

    Adil

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  10. Oi Esequiél,

    O CST é um pneu barato, resistente, mas é mais pesado e tem um volume menor que os RR. São categorias distintas de produtos.

    Usei os RR convertidos para tubeless durante um ano inteiro na minha antiga FELT, sem qualquer problema. Se eu fosse você faria a conversão agora mesmo. Nunca testei nos aros DT, entretanto usando n outras marcas já converti com sucesso.

    A Schwalbe acaba de lançar o Rocket Ron em versão 29. É um bom pneu para competição, que dentro de alguns meses estará no mercado.

    Abs,

    Adil

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  11. Adil,

    Linda Bike!

    Luiz Fernando,

    Vale a pena a aquisição da Dart 3.

    Utilizei uma Dart 3 no GP Ravelli e se comportou excelente. Fora o custo benefício.

    e ainda: A Dart 3 ficou linda na Cappuccino. Na tomato vira obra de arte!

    Eu vou de garfo rígido pois sempre quis e é o que posso adquirir hehehe!

    Abraços,
    Ronald

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  12. Ola Adil, parabéns pelo P29, muito bom!!!
    Quero montar uma SAGA, porém não sei o tamanho do quadro a escolher, pois ainda não andei em uma 29....
    Tenho 1,77m de altura, e 80 de cavalo, qual seria quadro ideal para o meu tamanho?Estou em duvidas entre a 16 ou a 18....
    Obrigado

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  13. Pessoal,

    Existe uma diferença considerável entre um Rock Shox Dart e uma RST M-29 RL.

    O primeiro é um garfo simples, da linha mais acessível da marca, funciona de acordo, mas não brilha em nenhum quesito.

    O M-29 poderia ser comparado a um Rock Shox Tora, é mais leve que o modelo Dart e funciona infinitamente melhor, está um passo (grande) acima.

    Caso o interesse seja o de colocar a bike em competição, um garfo melhor faz toda a diferença.

    Abs,

    Adil

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  14. Olá Albert,

    Temos praticamente as mesmas medidas. Pessoalmente, prefiro o tamanho médio, considero mais confortável para nossa estatura.

    Já andei de 29er tamanho pequeno também. Como o top tube efetivo das bikes aro 29 é mais longo que o encontrado numa aro 26 de mesmo tamanho nominal de quadro, caso você pedale preferencialmente em singletracks, pode ser interessante o modelo menor, visto que o wheelbase é mais curto. De qualquer forma, me sinto melhor nas 29ers tamanho M (por volta de 18"). Tenho 1,76m de altura.

    Abs,

    Adil

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  15. Olá Overr,

    A última versão do quadro Saga tamanho 18" está pesando em torno de 1,850 Kg.

    Abs,

    Adil

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  16. Eu ia esperar chegar os CST Critter aqui na cidade, mas dai achei uma oferta de 2 Maxxis Crossmark na internet.
    Jr, quanto ta custando a Dart Branca?

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  17. Confesso que agora o "budget" ta baixo, pois o meu garfo preferido seria o Manitou Minute, que esta na casa dos 2000 reais e o eu objeto de desejo é um DT Switch.
    Acredito que o RST concorre com o Manitou Drake e o Tora não é?

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  18. Adil,

    Você tem os dados da geometria da Saga e da Caloi no tamanho 18?
    Um abraço,

    Silvio Sá.

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  19. Ei Adil o que houve com a Coluna da Bike Action esse mes?

    ResponderExcluir
  20. Ei Adil o que houve com a Coluna da Bike Action esse mes?

    ResponderExcluir
  21. Oi Luiz e demais interessados,

    Eu mesmo não cheguei a ser avisado, apesar de ter entregado o texto, só fiquei sabendo que não foi publicado depois que a edição já estava na banca.

    A resposta da revista é que tiveram aumento inesperado no volume de publicidade e a coluna teve que ficar para a próxima edição.

    Só tenho que lamentar, mas para o próximo número existe a promessa de que o P29BRestará lá.

    Obrigado por perguntar. Keep 29eriding!

    Abs,

    Adil

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  22. Pois é Adil fiquei chateado com a revista, fiquei na espera para mais sobre 29er e acabou não saindo nada que pena mesmo, Adil qual é o peso total dela??? Ta bonita essa bike hein ficou show

    Inte

    Gerson

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  23. A sim, no lugar da coluna do Adil colocaram a matéria sobre a Soul Cicles, a nova marca nacional de bicicletas.
    Espero que esses caras tenham em mente comercializar 29ers.
    O publico consumidor agradece.

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  24. Olá Silvio,

    Seguem as medidas tomadas por mim. A Caloi me passou números um pouquinho diferentes, mas prefiro considerar estes:

    Bike    Caloi Two Niner
    Frame Size    18"
    Travel Fork     80mm
    Effective Top Tube Lenght    600
    Seat Tube Lenght    465
    Chain Stay Lenght    450
    Front Center    645
    Wheelbase    1095
    BB Height    300
    BB Drop    65
    Head Tube Lenght    125
    Head Tube Angle    71
    Seat Tube Angle    72
    Standover Height    715 (na base do top tube)
    * medidas em milímetros   


    Bike    Saga Tomato 29
    Frame Size    18"
    Travel Fork / Axle to Crown Lenght    80mm
    Effective Top Tube Lenght    605
    Seat Tube Lenght    465
    Chain Stay Lenght    440
    Front Center    655
    Wheelbase    1083
    BB Height    300
    BB Drop    65
    Head Tube Lenght    120
    Head Tube Angle    71
    Seat Tube Angle    72
    Standover Height    720 (na base do top tube)
    * medidas em milímetros   


    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  25. Oi Luiz,

    Sim, você está certo, o RST M-29 RL é de fato concorrente do Manitou Drake e da Rock Shox Tora.

    Abs,

    Adil

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  26. Oi Gersão,

    A Saga Tomato 29 testada pelo P29BR com componentes intermediários pesa 12,5Kg.

    Abs,

    Adil

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  27. Valeu Adil.
    Um abraço.

    Silvio Sá.

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  28. ola Adil , por sua causa e convencimento comprei a scott scale 29 , uma prova de aventura fui achar em SC pois o pessoal de SP nao havia comprado nehuma 29 ainda , uma duvida posso usar algumas opcoes de pneu 700 no aro 29? abraço

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  29. Oi Luiz,

    Fico contente que esteja ingressando no Universo 29er!

    Sim, voc~e pode usar praticamente qualquer tipo de pneu 700 nos aros da sua 29er, portanto divirta-se!

    Abs,

    Adil

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  30. O Chara, deve ter comprado na Dar Bikes não é?
    Da pra usar pneu Kenda 700x38 que vem na Caloi Easy Rider.(pelo menos na loja daqui de Joinville tem...)

    -----

    12,5kg em uma 29er? nada mau hein?
    Ja estaria contente com os 13kg a principio.
    Mais um motivo para acreditar na Saga.
    Espero que a Proshock e a Levorin logo passem a lançar produtos para as rodas grande.

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  31. Adil , mais uma pergunta...tenho uma specialized epic comp 26 , para transforma-la em 29 eh so comprar o quadro suspencao e as rodas o resto aproveita?
    abs

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  32. Eu também vou transformar minha Specialized HRXC numa Saga Tomato...he he he

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  33. Vejo que a ideia transformar a Hard 26 em tomato nao e apenas minha.

    Mas entao onde encontro o tomato para a venda?

    Fiquei muito empolgado com peso do conjunto e quadro em especial.

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  34. No J2R Bike Shop e na Anderson Bicicletas tem Saga.
    Na verdade to vendo que vou ter que começar do zero.

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  35. Entrando para simplesmente cumprimentar pela qualidade do site.
    Nunca nem cheguei perto de uma 29, mas fiquei curioso.
    Antes de mais nada, poderia me esclarecer por sua experiência, se para meu tamanho (1,77) e cavalo (79), eu me adaptaria bem a esse tipo de bike. Faço XC e gosto muito de pedal de distância também.

    Obrigado e até breve.
    Rodrigo Aravena

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  36. Com certeza Rodrigo.
    O quadro 18 da Saga cairia bem em vc.
    Esse mito de "29 é apenas para grandalhões" ja caiu por terra faz tempo, graças aos avanços no que se refere a construção de quadros.
    O Burry Standler tem mais ou menos 1,74 e venceu a prova de XC do Sea Outter com uma 29er. Sem falar da Campeã Norte-America Willow Koerber que tem 1,57 de altura.

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  37. 0i Adil,
    Muito legal este post da tomato,pois só de ver o interesse da galera na SAGA a satisfação é muito grande,me deixando muito contente pelo nosso amigo Fabio Yoshimoto, afinal sabemos do seu empenho neste projeto. Aproveitando a oportunidade, já estamos com os quadros SAGA nos modelos Tomato, Capuccino e Limone nos tamanhos 16 e 18. Quanto ao suporte de caramanhola no seat tube, executamos esse serviço para os que assim preferem. Logo mais estaremos postando no J2R Bike Shop a SAGA Capuccino com Chantilly.

    abs,
    Jùnior

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  38. O Fabio poderia ter mais alguns modelos como Saga Naranja(cor laranja) Saga Silver (prata) ou ainda Saga Azzurra (azul escuro)..he he

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  39. Poderia ter uma Saga branquinha também. Simples e chique.

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  40. Saga Milk? Ou Saga Chantili?
    Teve um protótipo branco apresentado aqui.

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  41. Os nomes dos modelos me parecem ser em italiano. Então é só ver como ficaria melhor.

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  42. Olá Luiz,

    Isso mesmo, caso queira aproveitar as peças da sua Epic para montar uma 29er vai necessitar basicamente do quadro, garfo, rodas, câmaras e pneus. Vai necessitar também de alguns elos adicionais na corrente em virtude dos chain stays mais longos.

    Abs,

    Adil

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  43. Olá Rodrigo,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Minhas medidas são muito próximas das suas. Como escreveu com propriedade o Luiz Fernando, hoje as 29ers se desenvolveram tanto que podem ser usadas com sucesso por bikers praticamente de qualquer estatura.

    Qualquer dúvida, pergunte!

    Abs,

    Adil

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  44. Olá!

    Parabéns pelo blog!

    Conheci seu blog na revista bike action, dei uma "geral" nele, muito legal. Vi uma bicicleta aí e gostei, é a Black Diamond Overdrive, fui vê-la numa loja aqui em São Paulo (achei mais bonita ao vivo do que na foto) está, R$ 3.080,00, a marca é boa? a geometria/quadro (como você fala nos comentários) é boa? o preço está razoável? Não pretendo fazer nada radical, apenas estradões de chão batido -sou novo no assunto, obrigado!

    Paulo Kovalski

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  45. Diamond Back Overdrive é muito cara pelo que ela apresenta de componentes.
    Eu evitaria.
    Prefiro a Caloi Two Niners que pode ser achada por R$ 3000,00 e tem componentes melhores.

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  46. Lindíssima bike! Deve ser "uma bala" pedalar essa maravilha.

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  47. Este comentário foi removido pelo autor.

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  48. Existe alguma diferença nos cubos dessa bike? Qual o modelo do K7?
    Qual o câmbio traseiro?

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  49. Não. Ao que parece a bike é toda Shimano Deore com Cubos Centerlock e raios 285mm de Speed.
    O Cambio traseiro é Deore Shadow e o K7 é 11-34.

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  50. Olá Paulo Kovalski,

    A DB é uma marca ótima, está entre as pioneiras do MTB. Esse modelo em especial é interessante, mas você tem que considerar que ela usa uma relação de apenas 8 velocidades e tem algumas outras desvantagens em relação à Caloi Two Niner, por exemplo.

    Vou tentar uma para testar.

    Abs,

    Adil

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  51. Oi Tabira,

    A diferença é que o cubo traseiro é dimensionado para suportar o torque extra gerado pelo pinhão de 36 dentes do cassette HG-61.

    Seguem as especificações completas da bike.

    Quadro: Saga Tomato 29
    Garfo: RST M-29 RL
    Cubos: Shimano M629
    Aros: VZAN Speed 700 29"
    Pneus: CST Critter 29x2.1
    Freios: Shimano Deore M595
    Pedivela: Shimano Deore M590 (44/32/22)
    Guidão: PZ A3RB 660mm
    Mesa: PZ 90mm
    Canote: PZ C3MB 31.6 350mm
    Trocadores: Shimano Deore M590
    Câmbio Dianteiro: Shimano Deore XT M761A
    Câmbio Traseiro: Shimano Deore M592 Shadow
    Cassette: Shimano Deore HG-61 (12-36)

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  52. Olá Adil,
    Esse cubo ai é fácil de encontrar?
    Você sabe o quanto ele e o cassete custam em média?

    ResponderExcluir
  53. Ola Adil, parabens pelo blog mto bom! 29er pego geral!
    Adil ou algum outro leito do blog sabem dizer quanto que fica de valor essa tomato apresentada? Achei o quadro 20 so nao sei se atende a minha altura. O quadro 20 atende até qual altura(sou alto) sabem me responder? Alguem sugere alguma outra suspensao melhor custo-benefico que essa de trava manual queria uma plug set and play forever q nem o Adil fala...
    Me ajuda ai galera vo monta minha saga tb :)

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  54. Salve salve ADIL e companheiros de blog!
    Gostaria de propor a voces amigos que me auxiliassem na seguinte questao: Estou a comprar minha 29er usando o método do "JACK STRIPADOR", POR PARTES :) Devo iniciar as aquisoes das "partes" em qual ordem voces sugerem? Tipo eu acho que devo começar pelos cambios e por ultimo o quadro, pois nao gastaria tanto espaço estocando as peças em casa, qual ordem vcs acham q começo....valeu!

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  55. O cubo que o adil mencionou ja foi apresentado aqui. A Shimano classifica ele para ser usado com k7 12-36 9v.
    Nunca encontrei pra vender no Brasil, mas segundo o Fabio da Saga, a Shimano vai por no mercado em breve.

    ---
    É isso ai Jack, eu ja montei rodas e comprei pneus.

    ResponderExcluir
  56. Oi Tabira,

    Quanto aos cubos e o cassette 12-36, infelizmente a Shimano Latin America subestimou o mercado de 29ers no Brasil e até agora não colocou nas nossas lojas os produtos que já são vendidos na Europa desde o final do ano passado.

    Pessoalmente, apesar das recomendações, não usaria esses cubos em função do peso. O cassette já tenho desde dezembro e não abro mão, é perfeito para as 29ers.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  57. Oi Renato,

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    A Saga Tomato que aqui apresentada custaria em torno de 5 mil Reais. O quadro 20 pode ser usado por bikers de até 1,95m.

    A Manitou Drake custa menos que 1.500 Reais e funciona da maneira como "nós" preferimos.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  58. Olá Jack!

    Eu faria exatamente o contrário, como ocorreu com minha primeira 29er. Comprei o quadro e a partir dele fui escolhendo os componentes que melhor se adaptavam a ele. Este é meu conselho.

    Se tiver novas dúvidas, pergunte.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  59. Salve Adil!

    Depois de muitas idas e vindas, sou de fato e de direito um "Roda Grande". Comprei a minha, dentro das condições e do momento, uma Diamondback overdrive, troquei o câmbio e o passador pelo X5 9V e um cassete de 34. dei uma volta hoje, não sou entendido do assunto, mais achei a bike extremamente bem acabada, o quadro muito bonito e é deliciosa de pedalar, bike muito boa, eu havia esperimentado uma Cannondale Caffeine e uma Caloi, sem considerar os componentes, a DB, na minha modesta opinião, não fica devendo absolutamente nada às duas.

    Um abraço!

    Tuquinha

    ResponderExcluir
  60. Em tempo!

    Adil, obrigado pelas dicas e informações, são muito valiosas!
    quando viers à Floripa, vamos combinar um pedal!

    Tuquinha

    ResponderExcluir
  61. Adil, com a entrada da Shimano no mundo das 10 velocidades pro MTB, tô achando que esse cassete 36 de 9vel vai virar artigo de luxo... Quer vender o seu? rs...


    Jack, como o Adil bem disse, seria melhor começar com o quadro, até porque há algumas peças que dependem da medida do quadro, como o cambio dianteiro, canote a pedivela (visto os BB30 que estão chagando com força). Sem contar que um bom quadro é a "Alma" da bike.

    Abraço

    ResponderExcluir
  62. Ah, como bem observou o Luiz Fernando, isso aqui tá BOMBANDO!

    Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  63. Olá Adil,

    Dá uma olhada nas SAGAS montadas, pelo Thiago Cobra, faça um comentario.

    Abs,
    Equipe J2R.http://j2rbikeshop.blogspot.com/

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  64. Uma pena ter poucas revendas com o quadro Saga a disposição.
    Só conheço a J2R e a Anderson Bicicletas.
    Precisamos de mais lojas virtuais e fisicas para fomentar o mercado que continua crescendo.
    Tava lendo que todas as 25 SPZ RockHoppers importadas pela Proparts "sumiram" das revendas.
    Aqui em Joinville SC parece que eu sou o unico "maluco" que quer uma mtb de roda grande.
    Se tivesse cacife montava um negócio virtual.

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  65. Olá Adil. parabéns pelo blog. Muito bom mesmo.
    Sei que não é o assunto do tópico, mas estou a procura de informações sobre a cannondale flash 29 / 3. a vontade mesmo era de pegar uma full 29er, mas dai vai ser muita grana, apesar de trazer a bike dos US.
    o que me diz do conforto desse quadro aliado ao s.a.v.e do quadro dela ? nao faço nada técnico com a bike, mas preciso de algo bem confortável, pois a lombar não aguenta tanto regaço como na epoca de triathlon e outros esportes.
    tinha uma full 26`` da haro e gostava muito. minha media de bike, fica de 1h a 2h e meia de pedal,ok.

    será que vou sentir (pra pior) a saida de uma full26`` para a flash 29 ?
    ou entao, tem alguma dica de uma boa bike 29er full pra eu trazer la de fora ? pq ja rodei tudo nas shop online e tá dificil de achar.
    abraço e obrigado,
    Ari.

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  66. OI Adil,
    Desculpe o atropelo, na resposta que vc dará ao Ari.Mas aí vai uma sugestão de alguns detalhes que talvez possa ajudar:
    -Dor lombar=quiroparaxia+RPG.
    -Que tal montar uma SAGA dentro do seu custo-benefício e ver qual é a de uma 29er, acredito que vc não vai se arrempeder.
    OBS: Tive muitas crises lombares por praticar BMX e DH, hoje continuo praticando estas modalidades e convivo muito bem com a minha coluna aos 50 anos.

    abs,

    Júnior

    ResponderExcluir
  67. Amigos e Adil!

    Estou montando uma 29er, provavelmente com o quadro da Saga, mas estou numa dúvida pra lá de cruel:

    1- Montar com o garfo de carbono da niner, no tubes, pneu traseiro 2.0 ou 2.25 e um pneu dianteiro 2.4 pra ter mais volume de amortecimento e grip (um pneu bom e leve).

    2- Montar com uma suspensão, no tubes, e um pneu igual ao traseiro, 2.0.

    Minhas necessidades: 80% estrada de terra, 20% trilha, para competição, pois treino mais na cidade onde não há buracos, onde usarei um par de 700x38 pra "bater".
    Minha preocupação é ficar com uma bike mto dura sem suspensão!
    O que vcs acham?

    ResponderExcluir
  68. Fala Tuquinha,

    Obrigado por se manter mais um leitor assíduo do P29BR.

    Fico de fato muito feliz que finalmente seja mais um proprietário de uma 29er.

    Seus upgrades foram acertados e serão uma garantia a mais de que você vai curtir muito pedalar sua DB de rodas grandes.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  69. Fala amigo Fernando!

    Uma hora o cassette 12-36 finalmente chega ao Brasil e você certamente terá o seu ;¬)

    De qualquer forma, a demora é decepcionante.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  70. Olá Ari,

    Obrigado por ler e participar do P29BR!

    As 29ers são maravilhosas, elas se tornaram a redenção das hardtails. A princípio acredito que você não irá sentir falta de uma full.

    As Cannondales até 2009 eram apenas 29ers bonitas, mas deixavam a desejar em desempenho e agilidade. Para 2010 finalmente a fábrica efetuou ajustes na geometria, uma modernização no projeto que se fazia necessária. Ainda não experimentei o modelo 2010 e o representante no Brasil não se mostrou até o momento interessado em divulgar o produto.

    Desde que você adquira uma 29er de tamanho correto, correspondente à sua altura, não terá problemas. Para você ter uma idéia, já fui operado pelo mesmo motivo (dores lombares) e, depois de um fortalecimento, estou muito bem com minha Niner e também com a Scott de testes do P29BR.

    A melhor 29er full que você pode trazer, na minha opinião, seria uma Jet 9 da Niner ou uma Specialized Epic Marathon 29.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  71. Olá re_trilha,

    Vai tudo do gosto do piloto.

    Na minha bike pessoal uso garfo Niner (que é sensacional em todos os sentidos) com pneus Maxxis 2.1 convertidos com NoTubes. Minha calibragem atual gira em torno de 25 libras, péso 75 Kg.

    Não sinto qualquer desconforto ou dificuldade em pedaladas de até 3 horas de duração, inclusive, via de regra, sou muito mais rápido nas descidas que meus companheiros de trilha equipados com suspensão.

    O garfo Niner é tão incrível que um amigo e leitor do blog, o Laurent, pedala com ele numa Singlespeed e surpreende todo mundo descendo rápido e subindo forte, sem perda de energia. É tudo questão de costume e adaptação...mas as rodas de maior diâmetro ajudam muito!

    Caso vá usar pneus 700x38 na cidade, recomendo um par de rodas adicional, pois depois de montar o NoTubes não é viável ficar trocando os pneus toda hora.

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  72. Amigos, estou iniciando por aqui e com vontade de uma 29er; não vi muitos comentários da Caloi twoniner e sua faixa de preço está nos R$ 3.000,00.Uma pergunta : pra não estourar o orçamento, dá pra usar a camara de ar do aro 26 nas 29 ? alguém já tentou ? Abraço e Boas Pedaladas.Paulo.

    ResponderExcluir
  73. Olá Adil.
    obrigado pelo retorno e pelas dicas. Uma coisa é certa, a bike será uma 29er. Porque só leio comentários positivos aqui no brasil e lá fora, sobre elas.

    só que agora entrou a dúvida do tamanho do quadro. Eu tenho 1,87m e na full 26`` e rodava de 21 polegadas e sem nenhum stress ou cansaço. o que me indicaria pra essa cannondale por exemplo ? large ou x-large ?
    Obrigado,
    Ari.

    ResponderExcluir
  74. Oi Paulo,

    Obrigado por estar com a gente no P29BR!

    A Caloi Two Niner é uma ótima opção em 29er montada, possui componentes atuais, bom preço e funciona muito bem. Você pode acompanhar o teste completo dela em http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/09/p29br-test-caloi-two-niner-pedalando.html

    Você pode usar câmaras de aro 26 na sua 29er apenas numa emergência. Para o dia-a-dia prefira as específicas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  75. Boa pergunta, eu tenho 1,76m de altura qual seria o tamanho de quadro para mim?

    ResponderExcluir
  76. Olha Ari eu iria de large, com certeza acho que x-large fiacaria muito grande pra vc, e teria uma bike mais na tua mão, eu tenho 1,94 de altura e estou pretendendo pegar uma 19 ou 20!!! pk o top tube das 29er são maiores que as 26, bom essa é a minha visão o que achas Adil??

    ResponderExcluir
  77. Adil e pessoal,

    A Tripp Aventura de Belo Horizonte já tem à venda o cassete HG61 12-36. Acabei de comprar o meu pelo site da loja.

    Abs,

    Paulo Henrique

    ResponderExcluir
  78. Adil!

    Acho que já está na hora de fazeres um Site e um forum dentro de site!

    Pois é, quem mandou fazer tanto suceso.

    O BLOG, já não estámais dando conta hein!

    Abraço

    Tuquinha

    ResponderExcluir
  79. A culpada disso tudo é a Saga...he he he.

    Gostaria de ver na Tripp Adventure o quadro Tomato a Venda.
    Tem Jeito?

    Outra coisa que ja notei foi o grande sucesso das 29ers no Planalto Central, leia-se Brasilia.

    Seria pelo relevo?
    Ou pelo poder aquisitivo da população?

    ResponderExcluir
  80. Adil,


    Obrigado pela resposta.
    NA verdade com era testar mesmo pra ver como é né.
    Meu medo é na parte do estradão!
    Buraco de chuva, pequenas pedras e erosões, daquelas que vem de monte e o tempo inteiro, voce não tem como desviar, não geram grandes pancadas, mas fica um sacolejo xarope o tempo todo. Aí vc não tem como ficar pedalando de pé pra se livrar disso pela grande distância, mas tb não quer carregar o peso de uma full numa maratona toda...

    Eu tenho uma HT 26 de AL com susp. de 100mm. Não é uma bike superconfortável nestas condições, mas dá pra aguentar. Meu medo é que piore com garfo rigido, mesmo sendo 29er.
    Vc se sente confortável nessa situação com sua bike de garfo rígido? Qual sua opinião neste aspecto de evolução/deterioração em relação a alguma HT 26 com susp. dianteira que vc tenha pedalado nessas condições (eu sei que vc prefere falar de 29er mas faz uma forcinha vai! rsrs)

    E pneu? 2.0 pra 2.4. Acha que faz diferença significativa no amortecimento? Compensa o arrasto a rolagem?

    Muito obrigado mesmo São Adil! Renato

    ResponderExcluir
  81. Adil,

    Lembrando nossos amigos que a SAGA comporta pneus até 2.10 na trazeira, segundo o fabricante.
    Estou de SAGA 16(um torpedo por sinal) a geometria totalmente acertada, os pneus Maxxis 2.10 na trazeira e 2.25 na dianteira. Ficou demais...

    Abs,

    Júnior

    ResponderExcluir
  82. Paulo Henrique, essa notícia sobre a Tripp Aventura ter o cassete 12-36 foi muito boa, pena que pra mim veio tarde. Já tinha encomendado um na Jenson USA que vai sair a R$ 151 com o frete. E ainda corro o risco de pagar imposto sem falar no tempo para entrega.

    ResponderExcluir
  83. Junior,

    Vc usa com susp ou garfo rigido?
    Camera ou no tubes?

    Valeu!

    ResponderExcluir
  84. re trila,

    Hoje estou usando a RST M-29, logo mais vou fazer um teste com no tubes.

    Abs,

    Júnior

    ResponderExcluir
  85. quero dizer a aqueles que ainda não tiveram o prazer de experimentar em rodar numa 29....por favor, corra e pegue uma test bike, vc vai se surpreender com a qualidade e o rendimento da maq, a SAGA faz isso com maestria, consegue fazer um casal perfeito entre o quadro e os componentes e ser uma bike totalmente acessível.

    Gostaria de uma ajuda sua Adil em relação as rodas, marcas, pesos e preços e também com a respeito se existe um grupo de relação especial para as 29 a venda aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  86. quero dizer a aqueles que ainda não tiveram o prazer de experimentar em rodar numa 29....por favor, corra e pegue uma test bike, vc vai se surpreender com a qualidade e o rendimento da maq, a SAGA faz isso com maestria, consegue fazer um casal perfeito entre o quadro e os componentes e ser uma bike totalmente acessível.

    Gostaria de uma ajuda sua Adil em relação as rodas, marcas, pesos e preços e também com a respeito se existe um grupo de relação especial para as 29 a venda aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  87. Olá Pessoal,

    Basicamente, o tamanho nominal da sua bike aro 26 costuma ser o mesmo em caso de migração paras as 29ers. Entretanto, há um detalhe muito importante a ser considerado. O top tube efetivo de uma 29er moderna é sempre maior que o de uma 26er de tamanho de quadro correspondente, portanto via de regra, se preferir uma aro 29 um pouco mais curta, poderá usar um tamanho menor sem prejuízo ao conforto ou ao desempenho.

    Há muito tempo, eu andava de aro 26" tamanho M, em torno de 17". Quando comecei com as 29ers arrisquei uma tamanho S, 15.5". A bike era ótima, mas só me senti mesmo confortável depois que voltei ao M, mesmo com o top tube mais longo.

    Segue a recomendação de tamanho de quadro X estatura oferecida pela Niner para suas hardtails. Sempre uso a Niner como exemplo pois foi a fábrica que chegou antes ao modelo que considero mais moderno de geometria para as 29ers.


    # Tamanho S (Pequeno) - Top Tube Efetivo 587mm - Quadro 15.5" - Faixa de altura recomendada até 1,75m.

    # Tamanho M (Médio) - Top Tube Efetivo 603mm - Quadro 16.5" - Faixa de altura recomendada de 1,73m até 1,83m.

    # Tamanho L (Grande) - Top Tube Efetivo 622mm - Quadro 18.5" - Faixa de altura recomendada de 1,80m até 1,91m.

    # Tamanho XL (Extra Grande) - Top Tube Efetivo 641mm - Quadro 21" - Faixa de altura recomendada a partir de 1,91m.

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    Adil

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  88. Oi "devoto" Renato,

    Já fiz várias provas nessas condições de estradão, totalmente de 29er rígida, nunca cheguei cansado pela dureza da bike em si.

    A 29er sem suspensão e com pneus sem câmaras pode ser consideravelmente confortável. Um garfo como o Niner de carbono faz uma diferença incrível, tanto no quesito amortecimento, como principalmente no quesito peso. Não ando pra valer de aro 26 há muito tempo e não sinto falta alguma, posso fazer 100Km de 29er rígida e chegar sorrindo. Para você ter uma idéia, o mesmo não acontecia com as rodas menores.

    O Tamanho dos pneus e o maior volume de ar fazem realmente diferença em termos de amortecimento, entretanto, mesmo sem falar na maior resistência à rolagem, o que realmente atrapalharia no XC seria o maior peso dos pneus 2.4.

    Lembro que o ponto onde você pode ganhar em desempenho é no "peso rodante", por isso, considero um pneu 2.1 suficiente para essas condições.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  89. Olá Associação,

    No Brasil a melhor opção em rodas é a VZAN Extreme Disc 29, que pesa em torno de 2Kg e custa pouco menos que 700 Reais.

    Se o seu budget for ilimitado e você puder comprar nos EUA, as opções são muitas. Minhas rodas prediletas são as vendidas pela NoTubes, com peso na casa de 1.600 gramas e custo acima de 500 dólares. Gosto muito também das American Classic (U$ 600) e das Industry Nine (U$ 1.000). Existem ainda as Edge totalmente em carbono.

    Não há um grupo especial para 29ers vendido por aqui. Como mencionou o blog-leitor Paulo Henrique, a Tripp Aventura de Belo Horizonte tem à disposição necessário cassette 12-36, isso provavelmente antes mesmo da distribuição oficial pela Shimano Latin America.

    Os próximo meses reservam grandes novidades, com a chegadas dos grupos 2x10 SRAM X-7 e X-9, esses sim serão grandes opções e oferecerão relações "29er friendly" a um preço mais acessível que o top grupo XX.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  90. Vlw pelo exclarecimento Adil. Tenho quase a sua altura e to afim de um quadro 18, mas dai vou usar o comprimento do avanço em 90mm.
    Agora to em duvida entre o garfo PZ racing e a suspa.

    ResponderExcluir
  91. Pois é..creio que os meus Maxxis Crossmarks convertidos em tubeless com um garfo de carbono ja deem conta do recado não é?
    Corrida de aventura quase não tem single tracks aqui no sul.

    ResponderExcluir
  92. Fala Luiz,

    Realmente acho que uma bike mais leve pode ser interessante no seu caso.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  93. Olá Adil,
    Sou novo nesse negócio de blog, mas achei tão legal a ideia de 29 que resolvi entrar aqui. Pelo o que entendi vocês são os caras em 29. Eu sou engenheiro e pedalava de aro26, mas faz uns 3 anos que não pedalo. Estou enferrujado e precisando retomar a vida com pedalas.
    Como gosto de valorizar tudo que é nacional te pergunto se vale a pena recomeçar já com 29 e montando uma SAGA?

    ResponderExcluir
  94. Olá José Ildevaldo,

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    É incrível, mas tem bastante gente na sua situação. Já foi consultado por muitos bikers que se afastaram do esporte por algum tempo e agora pretendem voltar.

    Assim, como você muitos pesquisam e percebem que as 29ers tem um potencial dos maiores e podem deixar sua volta ao pedal mais divertida.

    Pode recomeçar de Saga sim!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  95. Essa GEOMETRIA dos NINNER é muito esquisita.
    Compara com a geometria dos Sette USA.
    http://www.setteusa.com/razzo_frame.htm

    A Size
    Small (16"/40.6cm)
    Medium (18"/45.7cm)
    Large (20"/50.8cm)
    XL (22"/55.9cm)

    B Effective Top Tube Length
    16" = 23.0"/58.6cm
    18" = 23.74"/60.3cm
    20" = 24.49"/62.2cm
    22" = 25.24"/64.1cm

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  96. "E pneu? 2.0 pra 2.4. Acha que faz diferença significativa no amortecimento? Compensa o arrasto a rolagem?

    Muito obrigado mesmo São Adil! Renato"


    Usaria um 2.4 na frente com um garfo rígido, mas COM suspensão usaria um 2.25 no máximo, sendo que atualmente uso um kenda klaw xt 2.1 na frente e um KK XT 1.95 atrás, muito boa a configuração!
    Minha suspensão é uma REBA SL 29er.

    ResponderExcluir
  97. Olá mountain.biker,

    Apesar da geometria de Niner te parecer esquisita, posso adiantar que continua sendo o que há de melhor no mercado de 29ers.

    Basicamente o que vai mudar no quadro tamanho M entre as duas marcas é que com a Niner você terá um canote mais exposto, por isso a fábrica recomenda os de 400mm. Note que o standover height da Niner é muito menor que na Sette, o que influencia positivamente na manobrabilidade da bike.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  98. Olá meu amigo Renato,

    Mesmo com garfo rígido, sou mais um 2.25 que um 2.4 para uso geral, a rolagem faz diferença, te garanto!

    De qualquer forma, adorava meu Schwalbe 2.4 na dianteira, era incrivelmente divertido e engolia as irregularidades do terreno. Dependendo da situação, pode ser uma opção.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  99. pneu dianteiro não dá muita diferença na rolagem, o pneu traseiro sim, tanto é que uso sistema tubeless só no pneu traseiro.

    Um 2.4 não é um pneu tão grande assim, nas minhas 26" sempre usei 2.35 na dianteira, o menor que usava era um kenda karma 2.2 na dianteira.

    Se não tivesse suspensão COM certeza usaria um pneu de grande volume de ar na dianteira, rodando com 20 PSI, vai funcionar praticamente como uma suspensão nas pancadas mais fortes, e pelo maior diâmetro vai passar fácil pelas pequenas irregularidades. Acho que é uma "boa pedida" para quem não teve oportunidade de comprar uma suspensão 29er ainda.
    Fica aí a dica!!!

    ResponderExcluir
  100. Ola Pessoal,tudo depende de que voce quer,
    usou minha niner single speed com pneu 1,8 com mas de 35 libras, sem ter problemas, acho o que vale a diversao
    grato
    Laurent

    ResponderExcluir
  101. Confesso que gostaria de comprar essa bike ai.

    ResponderExcluir
  102. melhor que o 12-36 Shimano HG61 é o Shimano M970 12-34, mas bem mais caro.
    Nas 10 velocidades SRAM PG1050 12-36 ou o Shimano SLX HG81 11-34.

    ResponderExcluir
  103. Essa ai é "irmã gemea" da minha Tomato.
    Aos poucos vou "aumentando a belezura" dela.

    ResponderExcluir
  104. Já esta chegando a hora de renovar meu equipamento e não consigo tirar de cabeça o aro 29.Eu tenho 1,83 cm e 89 cm de cavalo,o 18 ficaria legal ? Com o falecimento do Fábio o projeto Saga continua ativo ? Grato pela atenção Adil.

    ResponderExcluir
  105. Com certeza, A SAGA CONTINUA.
    O legado de FY esta tendo continuidade.

    O tamanho 18" poderia a vir ficar pequeno, como não tem ainda 20" no mercado, sugiro procurar outras marcas, se tiver urgencia no projeto.

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  106. Este comentário foi removido pelo autor.

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  107. Po, isso é um absurdo. Agora to eu aqui, com a 26 sonhando em pilotar uma 29 dessas...ai ai. Isso no mato meu amigo, deve varar tudo véi, que beleeeeeeeeeza hein. Espero um preço legal pra essas bikes, pra tornar a em realidade o sonho 29er brasileiro. Eu sei, pela qualidade das soldas, que a marca esta bem na fita. Vamos colocar essas gringas no bolso... H, NAO ESQUEÇAM DA BRANQUINHA HEIN, SE FOR COM BRILHO POUCO PEROLADO(COMO MEU ASTRO)FICA MUITO BOM HEIN...VAI A DICA!

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  108. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  109. E lá do ceú, o Fábio deve estar sorrindo de alegria pelo legado de entusiastas das 29er que deixou aqui na terra.

    Mas a Saga continua.


    "Busque o amor verdadeiro" (Fabio Yoshimoto).

    ResponderExcluir
  110. Oi Eduardo,

    Obrigado por acompanhar o P29BR e também se interessar pelo produto nacional.

    Infelizmente, o Fabio Yoshimoto, fundador da Saga, faleceu há alguns dias. A família dele pretende dar continuidade à produção, entretanto o futuro da marca ainda é uma incógnita.

    No decorrer deste ano, duas marcas nacionais terão disponíveis quadros 29er de custo acessível, ambos produzidos em fábricas conceituadas de Taiwan. Já vi os projetos, eles prometem bastante em termos de desempenho, peso relativamente baixo e qualidade de acabamento.

    Espero que em breve esteja pedalando uma aro 29 você também.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  111. Pois é Adil. To torcendo muito cara pra SAGA continuar. Eu quando encasqueto com uma coisa, nao adianta. Pus na cabeça, depois de meses de pesquisa, uma boa grana pra pegar uma gringa de montar, eu mesmo minha ASTRO, e assim passeio nela. Minha proxima bike ta entre uma 26full ou uma 29, a SAGA. Ficarei muito triste se a produção parar, e tbm muito confuso, pq ate encontrar outra que agrade, putz, ja conheço essa historia...

    ResponderExcluir
  112. Oi Eduardo,

    De acordo com a família do Fabio Yoshimoto, nos próximos dias serão lançados em torno de 20 quadros de série especial homenageando a marca e seu criador.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  113. Opa, vc tem uma ideia de preço do quadro adil? Se tiver me passa por email.
    edu-farias@hotmail.com
    Mais uma vez obrigado pela resposta...

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  114. Oi Edu,

    O preço do quadro era de R$ 650 e acredito que será mantido.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  115. Adil, tem algum tel de contato pra falar com esse pessoal meu amigo, no site nao consegui nada. Desculpa a apurrinhação mais aguardo o retorno, obrigado.

    ResponderExcluir
  116. Oi Edu,

    Não tenho telefone deles, mas você pode tentar um contato com o Denis na Anderson Bicicletas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  117. onde posso compra esta bike qual o preço dela vcs fikam em são paulo?

    ResponderExcluir
  118. onde posso compra esta bike voçês ficam em são paulo? qual o preço de vcs?

    ResponderExcluir
  119. Vitor, infelizmente, a Saga não esta produzindo mais seus quadros 29er.
    Todavia, não custa tentar procurar na loja Anderson Bicicletas ou na Pedal da Vila em São Paulo, onde haviam os ultimos exemplares de quadros até alguns meses atrás.

    ResponderExcluir

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