Procure nos arquivos do P29BR

quinta-feira, 20 de maio de 2010

P29BR 29ER SPY / ProShock One 29er

Uma bem vinda mudança de opinião.

É de fazer inveja a muito país desenvolvido, principalmente os europeus, o nível de evolução e aceitação que as mountain bikes equipadas com aros de 29 polegadas vem atingindo no Brasil.



Há algum tempo já produzíamos em território nacional bikes completas e quadros. Agora o mercado brasileiro de 29ers acaba de ganhar mais um importante impulso, direto da linha de produção da respeitada ProShock, o P29BR apresenta com exclusividade as primeiras imagens do modelo One 29er, que deve chagar muito em breve às prateleiras de nossas principais lojas.


Quem acompanha o P29BR desde pelo menos meados do ano passado, deve estar lembrado da cobertura da última edição do Shimano Short Track (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/07/p29br-short-news-projeto-29-brasil-no.html). Na ocasião um dos engenheiros da ProShock afirmou ao blog que os custos de ferramental para produção de um novo garfo 29er com canelas de 32mm eram altíssimos, um número com pelo menos 6 casas, proibitivo para se fazer uma aposta numa "moda que ainda não tinha pegado"...


Pois bem, em menos de um ano a ProShock passou do descrédito à aceitação, se tornando mais uma marca brasileira "believer" nas 29ers. A fábrica investiu então centenas de milhares de Reais para conceber o novo garfo One 29er? Não! A ProShock usou da mais legítima dose de criatividade do brasileiro e adaptou ao corpo do monobloco em liga de magnésio desenvolvido anteriormente para outros modelos da linha, um conjunto de gancheiras usinadas em CNC, com offset específico para as rodas grandes e, seguindo uma tendência mundial, suporte para freio à disco do tipo post mount. Um diferencial adicional são os posts para montagem de v-brakes, como muitos dos meus leitores vinham desejando. As demais especificações seguem o padrão do modelo One já disponível para o aro 26". Trata-se de um projeto inteligente, 100% pensado e fabricado no Brasil.



A primeira felizarda a pedalar uma 29er equipada com a ProShock One 29er será a videorrepórter Renata Falzoni, que dias atrás já tinha dado a dica no seu Twitter e deixado alguns dos assíduos blog-leitores do P29BR com a pulga atrás da orelha! Renata vai ter o prazer de experimentar a suspa durante a cobertura da Copa do Mundo na África do Sul.


Muito em breve o P29BR estará testando essa suspensão que promete fazer enorme sucesso entre os aficionados do formato 29er pelo Brasil afora.

Keep 29eriding!

35 comentários:

  1. Adil,

    Notícia sensacional. Show de roda!!! É ótimo ver a indústria nacional acreditando nas 29ers.

    Abs,

    Paulo Henrique

    ResponderExcluir
  2. Adil,

    Essa é uma notícia boa mesmo!

    Já existe uma idéia do custo desta suspensão?

    []'s
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Olá Adil,

    Mais uma vitória das 29ers no cenário brasileiro, isso é pra lá de ótimo. Não vejo a hora de receber a minha para testar junto a minha SAGA 16".

    Carlos, o mais legal é que provávelmente custará abaixo de R$1.000,00.

    Olha a SAGA Tomato aí com suspa branca Fernando!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sera que peso fica abaixo dos 1,8k

    Caso positivo, posicionara com uma dos mais leves e com crtz melhor CB do mercado.

    ResponderExcluir
  5. Só digo uma coisa:
    EU JA HAVIA PENSADO NISSO!

    Estavamos eu e o meu mecanico brincando com a roda 29 com pneus que ele montou e comentei:
    Pq não soldamos um "alongador" em uma suspensão aro 26?
    Não deu outra!

    NÃO TEM O QUE DIZER

    EU QUERO ELA NA MINHA TOMATOOOO!

    ResponderExcluir
  6. Agora só falta a Levorin fazer pneu para aro 29, nem que seja borrachudo...kkkk

    ResponderExcluir
  7. Adil,

    Me parece que ela tem 80mm é isso mesmo?

    E tb é provável que ela fique com o peso abaixo dos 1,8 K, não é mesmo?

    Abs,

    Júnior

    ResponderExcluir
  8. DEMAIS!! DEMAIS!!
    É um produto que vai interessar mta gente mesmo.

    Apenas tenho um ponto de vista:


    Dificilmente as pessoas começam nas 29ers. É natural virem das 26", e como são mais "interados" com o meio... normalmente essas pessoas tem boas bike aro 26".
    Eu acho que muito interessante para a Proshock, seria se ela tivesse feito isso com a E-80 ou E-100, para um mercado mais de entrada que logo se formará com bikes de linha da Caloi, Sundown, Houton, etc e ter feito isso com a ONE AIR, pra quem está migrando das 26" mais incrementadas (mts vezes competição) para as 29ers, aí sim teria uma gama perfeita, pois tem mta gente importando peças de 29er, o mercado é mais "antenado", e normalmente com mais investimento de R$ em peças tb!

    Movimento ProSock One Air 29er NOW!! Eu compro, eu compro!! eheh
    Com travinha de guidão então!

    ResponderExcluir
  9. Ja acho que deveria ter Ultra 29er.
    Essa suspa ai vai ser usada numa hibrida que a Renata Falzoni anda, uma Caloi fitness adaptada, que ja tinha uma proshock E70R, por isso os Bosses para V-Brake.

    ResponderExcluir
  10. Adil,

    Achei a colocação do Paulo perfeita,inclusive ficaria a opção do boss para v-brake apenas em uma E-80 ou E-100, deixando a ONE apenas p/ freio a disco.

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela iniciatica da Proschok, eita não vejo hora de ter minha 29 er, galera cada dia que leio os post fico com mais paixão em adquiri uma.

    Adilproxima bike action vai ter materia da 29er???

    ResponderExcluir
  12. Só posso dar os parabéns a ProShock, Já tive duas (uma E-80 e uma ULTRA) e só tenho elogios, tanto ao funcionamento quanto ao pós-venda.
    Se o preço for competitivo, sou um dos que vão deixar a questão da importação de lado e esperar pra ter o PRAZER de rodar com minha 29er com quadro, SUSPA e rodas nacionais!!!
    Se alguém da ProShock estiver lendo isso pode anotar: Vai vender muito!
    OBS: Se precisarem de um piloto de testes pra trilhas mais Extreme, estou a disposição...

    ResponderExcluir
  13. Paulo

    A pro shock E70 29 Já existe há algum tempo. Não passa de uma extensão das canelas, como nesta pro shock one. Entretanto é uma extensão mais barata, sem freios a disco.

    A pro shock One 26 ja recebe críticar pelo fato de sofrer muita torção. Nem imagino o que acontecerá com uma alavanca maior.

    Prefiro utilizar uma suspensão mais rígida, mas mais pesada como as Dart...

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Sempre vai ter quem critique Caloi, Vzan, ProShock, Volare, a falida Sundown e a recem fundada Soul Bike não fugira da regra.

    Esta na hora de incentivarmos o uso de produtos feitos no Brasil e parar de dar dinheiro aos gringos.

    Claro que as criticas devem ser feitas, para que o produto tenha uma melhora, mas ficar pré julgando a Proshock sem saber ao menos ter testado não é legal.

    Até a Rock Shocks mudou sua Reba 29ers.

    Vamos ver como a Vovó Falzoni se sai com o prototipo.

    ResponderExcluir
  15. Não é questão de criticar o produto nacional.
    Eu mesmo tenho uma Caloi elite 2.7, da época que o quadro ainda era feito no Brasil (chumbo!!!), com aros Vzan, e estou satisfeito com ela.
    A questão é que a Pro shocks não mudou de opinião, como diz o título. Eles apenas soldaram uma extensão a uma suspensão que possui sim muitas críticas. Há quem dê menos valor a resistencia a torção, e mais ao peso. Este é provavelmente o público alvo da proshock. Acredito que para trilhas mais leves, a suspensão deve ser ótima, mas na presença de pedras grandes e raizes, vai ficar claro o quanto uma estrutura mais rigida seria melhor.

    Não é nada contra a industria nacional, mas adicionar uma extensão na suspensão não é nenhum grade desenvolvimento como todos vem louvando aqui.

    Se ao menos eles tivessem colocado um eixo de 15mm e não o quick release.....

    Alem do mais, com o preço das proshocks, prefiro continuar dando dinheiro pros gringos....

    ResponderExcluir
  16. Vou respeitar a opinião do anonimo, porem, esse problema de torção esta sendo resolvido a algum tempo.
    Nesse ensaio da Proshock da pra ver que estão trabalhando seriamente nisso.
    http://www.youtube.com/watch?v=vVzY41fth-s&feature=player_embedded

    Eu quero muito andar com a proshock, por ser um produto brasileiro e usado por grandes atletas do mtb.

    ResponderExcluir
  17. Vou mais adiante...movimento Onix 29er!!!
    Ficaria perfeita na minha Niner!!!hehehehe

    ResponderExcluir
  18. Olá Pessoal,

    Imagino que infelizmente a suspa não vá custar menos de mil Reais, isso levando em conta que o mesmo modelo para rodas de 26 polegadas é vendido por algo em torno de R$ 1200. Por um preço desses realmente o peso do garfo precisaria estar abaixo dos 1,8Kg para ser competitivo.

    Pessoalmente considero que o sucesso do produto dependerá intimamente do preço de venda ao consumidor, por isso, aconselho a ProShock a manter os olhos abertosnas planilhas de custo antes de colocar a One 29er no mercado.

    Já acho positivo o fato da fábrica ter desenvolvido uma suspensão específica para rodas de 29 polegadas, neste momento acredito que seria incoerente apostar em outros modelos antes de conhecer intimamente o formato e desenvolver completamente essa One 29er.

    Como incentivador nato do formato aqui no Brasil, acho extremamente louvável a iniciativa da ProShock com o lançamento da One 29er, entretanto ainda vejo um gap, um pouco de diferença entre seus produtos e os das grandes marcas internacionais que invariavelmente devem servir como paradigma.

    Como designer profissional me agradaria também que o grafismo das ProShock fosse repensado, aqui a VZAN é um ótimo exemplo, fez essa atualização gráfica com extremo sucesso e hoje dispõe de produtos que poderiam facilmente ser vendidos em qualquer loja americana ou européia. Ainda assim, tenho certeza que a ProShock One será uma opção excelente para aqueles que pretendem montar sua primeira 29er.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  19. Olá Gersão,

    A Revista Bike Action prometeu publicar a coluna do P29BR na edição que estará nas bancas até o final deste mês.

    Obrigado pela preferência!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  20. Acho que o caminho é esse mesmo, ir desenvolvendo aos poucos, ao invez de apostar todas as fichas em um produto e depois descobrir que ele não fez tanto sucesso quanto esperado.

    So não me agrada o sensacionalismo que está sendo feito, pois isso já havia sido feito antes com a E70R.

    Eles podem ate estar trabalhando na questão da torção, mas os videos deles não demonstram algo tão sensacional assim.

    Veja como esta suspensão torce (lateralmente ainda por cima) durante o teste do freio a disco:

    http://www.youtube.com/watch?v=vVzY41fth-s

    Imagina como seria isso com uma alavanca maior, na 29r....

    Não entendam isso como birra ou qualquer coisa assim. Trata-se de uma crítica construtiva. Eu preferiria ter uma suspensão mais rigida, mesmo que isso custase alguns gramas a mais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. O grafismo realmente precisa de uma ajuda!

    ResponderExcluir
  22. tem que ter preço competitivo para poder desbancar Manitou DRAKE com sistema Absolute + que eu acho que atualmente é a mais barata das suspas 29er.

    ResponderExcluir
  23. Vamos esperar o veredito da Renata Falzoni.
    Devia ceder um exemplar pro Adil Testar não acham?

    Espero que outros fabricantes sigam o exemplo (né Levorin...he he he)

    ResponderExcluir
  24. Adil, bom dia. Estou interessado em adquirir uma jet niner. Há algum importador no brasil representando esta marca ?
    Como poderia adquiri-la ?

    Continue com o ótimo trabalho de divulgação. Graças às suas informações e pesquisas que eu realizei, pretendo trocar a minha FullSuspension 26er por uma 29er.

    ResponderExcluir
  25. Olá Ricardo,

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    A Niner já tem um representante oficial no Brasil, que pode ser contactado através do e-mail contato@ninerbikes.com.br

    Só tenho que aplaudir sua opção pelo modelo Jet 9, é o que há de melhor no mercado em 29er full suspension voltada ao XC.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  26. Eu achei linda a Air 9 verde que aparece na coluna do Adil da Bike Action.
    Com uma suspa proshock então!

    ResponderExcluir
  27. Adil, a Proshock ja lhe providenciou algum "prototipo"para testes?

    ResponderExcluir
  28. Adil, a Proshock ja lhe providenciou algum "prototipo"para testes?

    ResponderExcluir
  29. Oi Luiz,

    Infelizmente num primeiro momento a fábrica vai disponibilizar a One 29er apenas para a Renata e para o cinegrafista que vai acompanhá-la na África do Sul.

    Pessoalmente acho que poderíamos colaborar também com, digamos, um estilo diferente de testar o produto.

    Abs,

    adil

    ResponderExcluir
  30. legal Adil,
    Realmente como engenheiro posso atestar o alto nível dos produtos da Proshock. Apesar de estar um tempo sem pedalar já tive contato com dados de projetos da Proshok e posso dizer que ela está em nível global mesmo.
    Só para saber, essa suspensão será de 100 mm?
    Abs,
    Valdinho

    ResponderExcluir
  31. Olá José Ildevaldo,

    Pessoalmente espero que a suspensão tenha 80mm de curso.

    100mm seriam preocupantes, caso as bengalas não tenham 32mm de diametro.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  32. Direto do Twitter da Renata Falzoni:

    rfalzoni

    Vejam A BIKE que eu e o fel Meireles vamos rodar na Africa do Sul http://tinyurl.com/bike-falzoni

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR