Procure nos arquivos do P29BR

sábado, 4 de setembro de 2010

P29BR 29ER TEST - Pneu Geax Barro Race 29 TNT

Tecnologia, com ou sem câmaras.


Dentre os vários e-mails que recebo diariamente, é comum encontrar mensagens de bikers interessados, mas receosos, em migrar para as Rodas Grandes. Uma preocupação constante entre esses candidatos a uma 29er seria a de uma suposta falta de peças de reposição, algo que considero cada vez mais distante da realidade atual brasileira. Para se ter uma idéia, você já pode encontrar nas lojas uma diversidade grande de produtos específicos para o aro 29, alguns bastante especializados, como é o caso dos pneus Geax Barro Race 29 TNT, importados pela Ciclo Leiriense e cedidos ao P29BR para uma bateria de testes. Para quem ainda não se sente familiar com o nome, a Geax é a divisão de Mountain Biking da Vittoria, super conhecida e respeitada marca de origem italiana que há uma parcela considerável de tempo produz pneus de estrada e cyclocross, entre outros.

O Geax Barro Race 29 TNT é um dos pouquíssimos modelos de pneus aro 29" totalmente compatíveis com o sistema UST Tubeless, trata-se de um equipamento de competição, tecnologicamente desenvolvido e de alto desempenho, e o melhor, que você pode comprar aqui no Brasil!


A tecnologia proprietária Geax TNT (Tube-Notube) conta com as mesmas paredes reforçadas dos pneus exclusivamente UST tubeless, com pelo menos 100 gramas em economia de peso em relação a esses. De acordo com a fábrica, se montados em aros tubeless com adição de selante, podem ser usados com baixas pressões, ainda assim oferecendo resistência à deformação das paredes, que resulta em alta estabilidade nas curvas, além é claro da proteção contra furos e uma qualidade muito apreciada em qualquer 29er, a baixa resistência à rolagem. Se montados com câmaras conferem proteção extra, sem uma penalidade maior no peso do conjunto rodante.

O Barro Race mede 29x2.0 e foi concebido especificamente para o XC de competição. De acordo com a Geax, os  cravos baixos na linha central tem como objetivo proporcionar uma menor resistência à rolagem, otimizando a aceleração, mantendo o peso do pneu sob controle.  Na linha lateral os cravos estão dispostos de maneira mais agressiva, oferecendo segurança nas curvas rápidas.


Na excelente embalagem do produto, o comprador encontra uma tabela que mostra de maneira clara as aplicações do pneu, que neste caso se destina primordialmente a terrenos secos e estradões, que podem ser designados como “hardpack”. Para completar a mesma embalagem apresenta uma régua que permite medir a largura dos seus pneus. O peso declarado pela fábrica é de respeitáveis 660 gramas. Os exemplares de teste do P29BR pesaram 670 gramas cada um.


Acompanhe nas próximas semanas um novo post com as impressões do P29BR sobre o desempenho do Barro Race.

Keep 29eriding!

10 comentários:

  1. Muito legal...
    O peso é ótimo.
    Tenho um par de schwalbe que é um absurdo de leve. Mas muito fino... Qualquer pedra maior já fura.

    Adil, tem noção de preço aqui no BR? E onde consigo compra-lo?

    ResponderExcluir
  2. Gostei. Espero que um dia cheguem os pneus Tubulares para MTB da Geax no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Fala Adil!!!

    Então, atualmente no Brasil vive um cenario meio termo, uns amam as 29ers e outros nem sabem que existem!!!

    A empresa que deu a cara pra bater literalmente foi a Vzan, lançando a roda Extreme 29... se aro 26 são otimos,imagina os 29!!!

    A Caloi lançou a Two Nine, foi pioneira aqui com uma bike completa de fabrica, mas pecou em lançar um produto caro, que afastou muitos compradores. O preço atualmente ta dentro doque devia ser praticado no lançamento... Quem sabe na epoca eu animava a comprar uma(?)

    No geral a preocupação é com a reposição de peças, e na hora de montar uma bike é encontrar uma variedade maior de componentes... tipo quadro,amortecedor, aros e/ou rodas, pneus e camaras de ar, já que o restante é igual a uma bike aro 26.

    No momento não é tão facil montar uma bike 29. Mesmo na net, encontrei quase nada... pneus Maxxis CrossMark e camara de ar(não lembro a marca)

    Fico Feliz que tem empresas apostando nesse segmento, tem tudo pra dar certo... Onde moro tem muitos estradões de terra, ambiente familiar pras 29ers,espero que as lojas daqui vejam essa evoluçao e comecem a trazer peças!!!

    E Viva as 29ers!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo,

    Acredito que o preço esteja na casa dos 150 Reais.

    Segundo o importador, você irá encontrá-los , entre outras, nas seguintes lojas em São Paulo:

    Ciclo Caravelle

    Sport Star

    Bike North

    As três tem site e despacham para onde se faça necessário.

    Estou rodando há 5 dias com eles e gostando muito.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiz,

    Segundo informações, os tubulares apresentam ainda menos resistência à rolagem que os tubeless, ou seja, ótimos para as 29ers. Entretanto ainda custam bem caro, mesmo para os padrões americanos e são recomendados exclusivamente para competição, pois envolvem alguma complexidade partindo da própria montagem.

    De qualquer forma, não vejo a hora de experimentar um.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  6. Oi Alexandre,

    É bom saber que a parcela dos que amam as 29ers já é grande e cresce exponencialmente. Os que ainda não conhecem, mais dia, menos dia, serão impactados pelas rodas grandes, isso é inevitável para aqueles que vivem de alguma forma o Mountain Biking.

    A VZAN deu um grande exemplo de visão de mercado com o lançamento da Extreme Disc 29 e fatalmente vai colher muitos frutos com isso!

    Quanto à Caloi Two Niner, sinceramente na minha opinião, é a melhor Caloi já lançada até hoje, tem um pacote de componentes muito acima da média dos concorrentes diretos. Mesmo custando pouco mais caro, na ponta do lápis vale a pena.

    Numa pesquisa rápida, encontrei várias coisas na net e mais ainda nas lojas físicas aqui em São Paulo. Acredito que a partir de 2011, estimulados por alguns gigantes como a Specialized e a Scott, muitos lojistas das principais estarão abastecidos de componentes para 29ers.

    Seguem alguns exemplos:

    http://www.localbike.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=1141&category_id=44&option=com_virtuemart&Itemid=53&vmcchk=1&Itemid=53

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152041691-garfo-suspenso-m29-air-rl-rst-29er-_JM

    http://www.trilhabike.com.br/loja/advanced_search_result.php?keywords=29

    http://j2rbikeshop.blogspot.com/

    Se precisar de ajuda, me avise!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  7. Olá Adil ! Sou novato nas postagens mas já algum tempo acompanho o blog, que desde já te dou os parabéns ! Conheci por acaso as aros 29 no catálogo de 2010 da bike action, mas chei que seria uma onda passageira... Curioso, em pesquisas junto aos fóruns espalhados na net e especialmente pelo seu blog, conheci e decidi que minha proxima bike será rodão !! Pedalo com um grupo de aventuras aqui em salvador (muraldeaventuras.com.br) fazemos semanalmente trilhas pela região com muitos estradões. Recentemente (de 1 a 10 de julho de 2010) fizemos uma expedição de 550km pela chapada dos veadeiros em Goiás, certamente, se estivéssemos com as 29" seria ainda mais show de bola. Já aprsentei seu site para o grupo e a galera está animada. Acho que em breve inundaremos Salvador com essa grata novidade tão bem defendida e divulgada por vc. Obrigado. Forte abraço, João Paulo - Salvador - Bahia.

    ResponderExcluir
  8. Olá JP,

    Obrigado por aprticipar do P29BR!

    Fico contente que tenha decidido pelo que há de mais divertido no Mountain Biking atual, as 29ers. Certamente sua viajem teria sido melhor ainda com as rodonas.

    O novo representante para o Brasil da respeitada marca Niner por coincidência é de Salvador, em breve você e seus companheiros de trilha terão novas opções aí em sua própria cidade.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. Oi JP, você faz Corrida de Aventura?
    A 29er é excelente pra esse tipo de prova.
    Tem bastante gente forte que usa (Zé Pupo, Paul Romero entre outros).

    ResponderExcluir
  10. Adil, valeu pelas dicas

    Tive olhando o que esta sendo ofertado para as rodas grandes, na net imagino ser pouco pelo potencial que as 29" tem a oferecer.

    2011 já esta logo ai, então estou programando esse upgrade.

    Vai dar certo, sim e vou montar minha bike com rodonas!!!

    E Viva as 29'ers

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR