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segunda-feira, 25 de outubro de 2010

P29BR 29ER TEST - Rodas Shimano WH-MT75

Confiabilidade em 29 polegadas.



Os produtos das linhas high-end Shimano costumam ser sinônimo de qualidade e objeto de desejo entre os bikers mundo afora. No caso das rodas WH-MT75 o fascínio não é diferente. Trata-se de um equipamento que vários leitores do P29BR vinham pedindo - há algum tempo - para ser testado. Infelizmente, a Shimano parece não ter enxergado potencial no mercado brasileiro de 29ers, assim esse bem produzido jogo de rodas não está disponível oficialmente nas revendas da marca e, até o momento, só pode ser adquirido no exterior.


Os aros e cubos contam com um grafismo interessante, dando destaque ao número "29". Os raios de dupla espessura 2.0/1.8 (double butted) são do tipo straight pull para maior rigidez do conjunto montado com apenas 24 raios por roda. Para completar com estilo o pacote, nipples vermelhos de alumínio. O peso total das rodas testadas foi de 1.845 gramas sem as blocagens, 850 gramas a dianteira e 995 gramas a traseira.
 
As rodas WH-MT75 fazem parte da linha Deore XT e tem como diferencial o fato de serem totalmente compatíveis com o sistema UST tubeless, ou seja, permitem a montagem de pneus sem câmaras e para isso não necessitam de nada além das válvulas que acompanham o produto, mas que infelizmente não foram fornecidas junto com esses exemplares de teste. De todo jeito, você também pode usar pneus com câmaras e, nesse caso, ainda contar com o benefício de nunca mais experimentar furos do tipo snake bite, aqueles que as câmaras são “mordidas” pelos furos do aro.

Apesar de tudo, não iria deixar passar a oportunidade de experimentar as rodas WH-MT75 seguindo o propósito para o qual foram concebidas, tubeless, por isso precisei adaptar válvulas da marca NoTubes feitas para aros com cavidade central menos côncava. Deu algum trabalho, mas funcionou. As válvulas originais Shimano chegam a ser encontradas no mercado brasileiro, visto que são intercambiáveis com outros modelos de rodas da marca, entretanto não custam barato.

 

Instaladas as vávulas adaptadas, chegou a hora de montar os pneus. Hoje em dia, com o emprego dos selantes com partículas de latex, praticamente qualquer pneu pode ser convertido para o uso tubeless (http://projeto29brasil.blogspot.com/2010/06/p29br-29er-tubeless-conversao-notubes.html), contudo se agora tenho em mãos uma roda construída em conformidade com as normas UST, não faria sentido usar qualquer pneu nos testes do P29BR. Embora  ainda não exista uma norma internacional para a produção de pneus sem câmara para o aro 29", muitas fábricas avançaram e desenvolveram seus prórpios padrões, como é o caso da Geax. Aproveitei o fato de também estar testando os pneus Geax Barro Race em sua versão TNT (Tube-Notube), que segundo o fabricante conta com as mesmas paredes reforçadas dos pneus exclusivamente UST tubeless, com pelo menos 100 gramas em economia de peso em relação a esses. Como os pneus são igualmente compatíveis com o sistema UST Tubeless, imaginei que seriam perfeitos para o teste.

A montagem dos pneus nos aros Shimano não foi tão simples, mas já era de se esperar porque pneus preparados para uso sem câmaras vestem de maneira mais justa. Incluí também uma medida de selante. Os pneus estavam prontos para serem inflados e, ao contrário da montagem, o processo foi super simples, mesmo utilizando minha bomba de pé genérica. Os pneus assentaram facilmente e as rodas Shimano conservaram a calibragem por um tempo além do esperado.

Em ação o desempenho do conjunto se mostrou bastante confiável, os mecanismos internos Shimano XT são de alta qualidade, desde os rolamentos de contato angular, até o próprio freehub do cubo traseiro que faz um "click" todo particular quando girado, além disso, a forma como estão dispostas as trilhas para encaixe do cassette é excelente. A despeito de possuir apenas 24 raios em cada uma das rodas, o conjunto permite uma direção precisa e apresenta um ótimo balanço entre rigidez e conforto.

Em se comparado o produto da Shimano com um concorrente direto, os super rígidos Mavic C29SSMAX, o equipamento da fábrica francesa é cerca de 100 gramas mais leve, mesmo ambos se encontrando em uma faixa de um peso interessante, ainda assim não estão hoje entre as opções de rodas mais leves do mercado de 29ers. No entanto se você busca confiabilidade em rodas de marca, pretende usar pneus sem câmaras em sua 29er e não tem nada contra o restritivo sistema CenterLock de fixação dos rotores, as rodas Shimano WH-MT75 são perfeitas para atender às suas necessidades.

Keep 29eriding!

34 comentários:

  1. Oi Adil! Então ficou aprovado cubos com 24 raios para 29er?

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  2. Oi Luiz,

    Pelo menos esse da Shimano, com os raios saindo diretamente dos cubos, sem a extremidade curvada, estão aprovados sim.

    Abs,

    Adil

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  3. Oi Adil,
    esta andando de 27 marchas com susp, Ficou fragil meu amigo, bota a vergonha de fora e anda de single, ou entao sua columna nao esta de melhor????
    laurent

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  4. Olá, Adil!

    Belas rodas. Esses nipples em vermelho dão um contraste muito interessante.

    Pela sua experiência com tubeless, pode dizer como é a manutenção desse sistema?
    Como desconheço, apelei pro mr. tuffy pra 29er. :(
    E valeu pela dica do cranskins, os meus skins chegaram ontem!

    Um abraço

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  5. Fala Laurent!

    Não tenho lombar para pedalar de singlespeed com o relevo aqui de São Roque :-D

    Boas pedaladas aí na França.

    Abs,

    Adil

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  6. Oi Carlos,

    A única manutenção que você tem que fazer no sistema é trocar/acrescentar mais selante a cada 4 meses em média, de resto, nada mais.

    Além de agregar peso ao ponto crítico da 29er, o Mr. Tuff pode ser considerado um paliativo em comparação com um sistema tubeless. Quando puder, faça o upgrade, vai valer muito a pena.

    Abs,

    Adil

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  7. Adil,estou com um par de rodas vzan extreme 29 e quero saber de vc se vale a pena trocar os raios p/ aliviar peso, pensei em Dtswiss revolutiom ou aerolite, sei que São para speed, eles aguentariam o mountain bike nas rodas 29er? qual o tamanho p/ as vzan extreme? abraço.

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  8. digo para speed pelo tamanho/comprimento do raio.

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  9. Adil, reparei que a sua bike está sem o freio dianteiro para essa análise que você fez, aconteceu alguma bagaça com o freio ou foi apenas para melhorar as fotos mesmo?

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  10. Oi Padhero,

    Sim, seria uma ótima trocar os raios da roda Extreme 29 para baixar o peso.

    Você poderia até usar os DT Revolution, entretanto como o número de raios é menor que 32, aconselho o DT SuperComp, leve, só que mais forte.

    O tamanho, de acordo com minhas medidas, é de 297mm na dianteira e 295mm na traseira. Mas é muito simples se quiser confirmar antes de comprar, desmonte a roda e meça.

    Abs,

    Adil

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  11. Oi Tabira,

    Na realidade a bike está com os freios Avid Elixir R, provavelmente o fundo possa ter te enganado, mas os calipers estão lá.

    Abs,

    Adil

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  12. padhero, os raios para a Extreme 29 são 293mm e 295mm. Na dianteira, 293 no lado do disco e 295 no lado oposto. Na traseira, 293 no lado do cassete e 295 no lado do disco.

    Cafão

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  13. Padhero,
    Parece que o pesado da vzan e o cubo, nao somente os raios
    Tenho amigos que trocaram o cubo e baixaram muito o peso, mas certamente tera que trocar os raios,
    O aro vzan e muito bom
    Se coloca raio e cubo dtsuis fica um show
    Boa sorte
    Laurent

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  14. Oi Padhero,

    Eu gosto dos cubos VZAN, esses novos utilizam rolamentos japoneses e são confiáveis, além de não considerá-los pesados.

    Se fosse fazer um upgrade trocaria apenas os raios e nipples, caso contrário, se você fosse trocar também os cubos, não faria qualquer sentido ter adquirido a roda completa VZAN.

    Abs,

    Adil

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  15. Olá Adil,

    Qual o valor destas rodas e onde as encontro?

    Abraço.

    Jr.

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  16. Olá Jr.

    Infelizmente a Shimano considerou que ainda não valia a pena comercializar essas rodas no Brasil.

    Se você quiser uma, tem que trazer do exterior. Lá fora o preço gira em torno de 500 dólares.

    Abs,

    Adil

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  17. Olá Adil e pessoal do forum, somos distribuidores da Dtswiss no Brasil e estamos fazendo uma pesquisa sobre produtos, visto que a marca terá uma familia completa de produtos 29er em sua coleção 2012. Dessa forma se puderem ajudar para nossa pesquisa agradecemos antecipadamente. Seguem os detalhes: Medidas de raios mais frequentes/ Curso de suspenões/ Sistema de amortecimento com ajuste de curso ou Curso fixo com trava nom guidão/ Eixo dianteiro: 9mm ou 15mm/ Aros ultra-lves de XC (350mgs) ou mais reforçados (470gms). Abrços, Daniel

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  18. Oi Daniel,

    Ótimo ter entrado em contato, estou fazendo neste momento um tuning de umas rodas para o P29BR e gostaria de entrar em contato com vocês, aí já te passo todas as infos.

    Por favor me mande um e-mail em adilfiloso (a) gmail . com

    Abs,

    Adil

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  19. Adil,

    Essas rodas são compatíveis com cassete de 10 velocidades? Pergunto porque no site shimano.com fala em compatibilidade com 8/9 velocidades. Estou com um Grupo Deore 2012 de 10 velocidades e estou querendo pegar essas rodas, por isso a dúvida.
    Outra dúvida, sem querer incomodar muito, é sobre os eixos...são de 9mm??

    Abraços,

    Gláucio

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  20. Olá Gláucio,

    Sim, as rodas são compatíveis com os novos cassettes de 10 velocidades.

    O eixo é de 9mm.

    Abs,

    Adil

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  21. Caro Adil,

    Primeiramente obrigado por ter uma pessoa que realiza esclarecimentos sobre as 29 er de forma clara e solícita.

    Bom tenho duas perguntas, comprei recentemente uma carve pro, tamanho 15,5 e está em transito para Recife-PE. Dai quero comprar estes itens e estou em dúvida quanto a qualidade e funcionalidade, são estes:

    1) Grupo Shimano Deore Xt M780 2 X 10 Vel Preto 40/28 Mod. 2012

    e

    2) Aros crank brothers cobalt 2.

    Estes itens são de fatos bons para as 29ers e quanto ao aro estes realmente são leves e funcionais para trilha e passeio, levando tb em consideração aos cubos?

    Mais uma vez obrigado,

    Davydson Castro.

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  22. Olá Davydson,

    Ambos os itens são ótimos e estão entre os meus prediletos. Sua Carve vai ficar PRO.

    Abs,

    Adil

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  23. Adil, peso 100kg e no site não diz o peso máximo suportado, saberia dizer?

    Abçs

    Artur

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    Respostas
    1. Olá Artur,

      Na verdade pelo tipo de construção da roda e pelo seu peso, tenho certeza que o limite dela é maior que 100Kg. De qualquer forma, vou tentar consultar a Shimano para confirmar.

      Abs,

      Adil

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    2. Olá Artur,

      Confirmei com o gerente técnico da Shimano aqui no Brasil e ele afirmou que essas rodas não tem limitação de peso para o piloto.

      Abs!

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  24. olá Adil,qual sua opnião sobre as rodas 29 shimano mt 66, é uma boa aquisição ?

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    Respostas
    1. Olá Joel,

      As rodas da Shimano tem excelente qualidade, são facilmente convertidas para tubeless, contudo a MT 66 não é leve, pesa pouco mais de 2Kg. Se você é um piloto mais pesado, esse modelo seria uma boa opção para o XC.

      Abs,

      Adil

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  25. Gostaria de saber se acho um free hub de 11v compative com o modelo da roda 29er wh mt75?

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    Respostas
    1. Olá amigo,

      Imagino que queira um freehub para usar um cassette SRAM de 11 velocidades na sua roda Shimano.

      Nesse caso o melhor a fazer é perguntar diretamente à Shimano e pedir para eles te indicarem uma opção.

      Abs,

      Adil

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  26. Adil, continuando os assuntos com essa roda, ela foi lançada qdo, 2010 né ?
    Será q hoje conseguimos usar k7 de 12V, e pneu 2,25. Valeu forte abraço.

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    Respostas
    1. Oi Gilmar, sim, essas rodas já tem uma década. Cassette de 12 velocidades você não vai conseguir usar, mas os pneus 2.25 servem, ainda que não sejam os ideais para um aro tão estreito para os padrões atuais.

      Abs!

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  27. fala meu amigo consigo trocar o frehub desta roda para microspline

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