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terça-feira, 25 de janeiro de 2011

P29BR 29ER TEST / Pneu Geax Barro Race 29 TNT

Impressões finais de um candidato ao pódio.


Foram três meses rodando com o Barro Race 29, pneu da Geax para o XC competitivo. A versão de testes oferecida pela Ciclo Leiriense ao P29BR é a TNT, uma abreviação para o termo "Tube-Notube", significando que se trata de um pneu primordialmente preparado para o uso sem câmaras. Basicamente a idéia por trás da tecnologia desenvolvida pela fábrica – divisão de Mountain Biking da tradicional Vittoria – foi a de produzir um modelo com as paredes mais robustas como nos pneus compatíveis com o sistema UST Tubeless, ainda que consideravelmente mais leve.

O Geax Barro Race 29 TNT mede 29x2.0 e apresenta um perfil mais baixo em relação à concorrência, eliminando por completo aquela aparência de "trator" normalmente presente nos pneus aro 29 polegadas. Os cravos posicionados em duas linhas distintas, uma central mais baixa e uma lateral mais agressiva, são baixos, o que explica o menor peso do pneu em comparação a outros exclusivamente tubeless, 660 gramas quando novos.


A montagem do Barro Race 29 TNT não é das mais simples, visto que o Geax veste de maneira bastante justa na maioria dos aros, o que por outro lado confere uma facilidade extra na hora de inflar os pneus, mesmo com uma bomba de pé. O P29BR montou o Barro Race 29 em diversas marcas de aros e rodas, com ênfase naqueles compatíveis com sistemas tubeless. Funcionou muito bem com as rodas Shimano, Mavic e VZAN, entretanto simplesmente não pôde ser montado nos aros da marca americana NoTubes que já possuem uma cavidade central rasa, o que inviabiliza a montagem de um pneu com circunferência interna de tolerância tão pequena. O detalhe é que montado com câmaras a medida real do pneu ficou abaixo das 2.0 polegadas em todos os aros, mas uma razão para justificar o uso tubeless.


O que chama atenção desde o primeiro momento são as laterais demasiado rígidas no Barro Race 29 TNT, resultando em uma dose adicional de suporte, além de uma proteção bastante eficiente contra furos e rasgos. Com ou sem câmaras não sofri nenhum furo durante o período de testes, até por isso, é um pneu bastante recomendado para aqueles que costumam pedalar grandes distâncias em solo duro e estradões, o tipo de terreno conhecido como "hardpack".

O desempenho do Geax Barro Race 29 TNT é diretamente dependente da calibragem escolhida pelo piloto, a rigidez das laterais permite o uso de pressões mais baixas, exatamente onde o pneu mostra sua força. Para os meus 75Kg de peso, encontrei a pressão ideal entre 24 e 26 psi, quando montados sem câmaras. O pneu é bidirecional e têm gravadas nas laterais duas setas indicando "Speed", melhor para a dianteira, e "Traction", direção mais adequada para a traseira.


De acordo com o que prega a fábrica, pude comprovar que a linha central de cravos realmente oferece baixa resistência à rolagem e ainda surpreende com um excelente desempenho de frenagem tendo em vista a altura dos cravos, enfatizo mais uma vez que tudo isso é verdade desde que o Barro Race 29 esteja corretamente calibrado. Com pressões acima dos 30 psi os pneus se transformam, perdem em absorção de impactos, parecem mais pesados do que realmente são e se tornam difíceis de acelerar.

Os cravos consideravelmente espaçados e sem uma linha intermediária de transição, cobram do biker uma tocada mais agressiva em curvas, inclinando-se mais a bike e tirando proveito por completo do desenho dos cravos laterais, mais uma vez se beneficiando também da excepcional rigidez das paredes laterais do pneu.


O Geax Barro Race 29 TNT é hoje a melhor opção disponível no mercado nacional para aqueles pilotos de XC que preferem usar um pneu 100% compatível com o sistema UST em suas rodas tubeless, mas não pretendem carregar todo o peso extra que isso implicaria. É um pneu que não foi projetado para situações de pedras soltas, entretanto mostrou-se perfeito para os terrenos do tipo hardpack, funciona bem em areia e até nos trechos relativamente úmidos não decepcionou.

Keep 29eriding!

17 comentários:

  1. Oi Adil! Bom saber que temos mais uma opção de pneus 29 x 2.0 no Mercado.

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  2. Oi Adil. Acompanho o P29BR desde o início, mas nunca parei para comentar. Tenho atualmente duas Specialized sendo uma 29. Parte da culpa de eu ter uma 29 é do seu blog. Fui muito bem influenciado por ele.

    Vi no seu teste do pneu que você usou entre 24 e 26 lbs de pressão no pneu. Tenho o peso bem parecido com o seu e cheguei a conclusao que a melhor calibragem de pneu 29x2.00 sem camara foi 32 lbs atras e 28 lbs na frente.

    O que você aprendeu com as calibragens de pneus ao longo do tempo que tem usado as 29? Aposto que muita gente gostaria de ter mais opinioes sobre o tema, afinal poucos com quem converso prestam atenção a um dos fatores mais críticos do ciclismo que são os pneus e suas respectivas pressões.

    Abraços
    Rafael

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  3. Oi Rafael,

    Obrigado por acompanhar o P29BR e ser positivamente influenciado pelo meu trabalho em prol das 29ers no Brasil.

    Ótima sugestão a sua, vou falar mais sobre calibragem em posts futuros.

    Sua observação em relação às pressões que considera mais adequadas para pneus montados sem câmaras é muito pertinente, entretanto deve ser analisada com cuidado, simplesmente porque o hotspot, ou o número ideal, está diretamente relacionado ao modelo do pneu, além é claro do seu peso, estilo de pilotagem e condições do terreno onde irá pedalar. Não é um número mágico e tem que ser frequentemente ajustado.

    Por exemplo, este pneu Geax é tão sustentado pelas paredes laterais que funciona extremamente bem, a meu ver, com calibragens de menos de 25 psi. Já o meu pneu Maxxis Aspen 29x2.10, levíssimo e de grande volume, funciona melhor perto de 30 libras, ambos com uso direcionado ao XC em terrenos secos. Se vou pedalar em solo arenoso posso diminuir ainda mais a pressão. Pessoalmente, sou muito favorável às montagens tubeless, principalmente porque me permitem andar com baixa pressão quando é necessário e aproveitar ainda mais a maior capacidade das 29ers de engolir as irregularidades da trilha, tudo com segurança e sem me preocupar com furos inconvenientes.

    Cada um deve encontrar a sua melhor calibragem. A minha regra pessoal é sempre começar com 25 psi em pneus convertidos para tubeless e ir aumentando 2 libras de cada vez até encontrar o hotspot.

    Sempre que tiver dúvidas ou sugestões, pergunte.

    Abs,

    Adil

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  4. Ainda vou entrar para o "mundo tubeless"...he he he.

    Adil, confesso que gostei mais daqueles outros pneus que vc postou no FB.

    Quanto a calibragem, confesso que apanho bastante.
    No asfalto puro uso 40 psi e na terra 35. (pneus maxxis 2.1)

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  5. boa noite Adil , vc tem alguma noticia sobre a Cannondale flash 29er carbon 2011? abs luiz

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  6. Oi Luiz,

    Infelizmente o representante Cannondale no Brasil não é tão colaborativo e interessado quanto os de outras grandes marca presentes no nosso país, por isso, as Cannondales até o momento ainda não frequentaram as páginas do P29BR, o que é uma pena.

    Mesmo assim, sigo tentanto.

    Abs,

    Adil

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  7. pois eh , mas foi pelo seu blog que comprei Scott 29er tanto gostei que encomendei a scott pro 29 tambem por indicacao do seu blog em viagem recente aos EUA vi as Cannondale 29er carbon e sao lindas e leves acho que ta na hora deles entenderem a importancia dos blogs especializados que podem entre outras coisas ajudar a vender....mais uma vez abs, luiz.

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  8. Oi Adil, estou ansioso em saber seu raio X sobre a Stumpjumper Comp 29.

    Valeu cara!

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  9. Oi Luiz,

    Obrigado pela força.

    Fico muito satisfeito em saber que cada vez mais meu trabalho tem influenciado os bikers brasileiros a adentrar no Universo 29er.

    Abs,

    Adil

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  10. Oi Bruno,

    Nos próximos dia já vou publicar a primeira parte do teste com a Stump Comp 29.

    Fique ligado!

    Abs,

    Adil

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  11. Show Adil, estamos aguardando!!!

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  12. BOM DIA, POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM PODE ME AJUDAR? TENHO UMA 29 TREK X CALIBER,,,,UMA EXCELENTE BIKE E O QUE PRECISO SABER SE EXISTE E ONDE POSSO CONSEGUIR PNEUS DA MESMA MEDIDA LISO, É QUE PEDALO EM ESTRADA DE ASFALTO AS VEZES COM ALGUNS AMIGOS E GOSTARIA DE TROCAR DE PNEUS, JÁ ME FALARAM SOBRE OS 700X35 OU 37, 38,...O QUE VCS ACHAM? ELES REALMENTE SERVEM? ABS E MUITO OBRIGADO

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  13. Olá Marcos Rojo,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Os pneus híbridos ou de bike de estrada tem o mesmo diâmetro interno que os pneus das 29ers, por isso, pode usar qualquer 700C na sua Trek.

    Eu uso um 700x38 da Kenda na minha bike e estou muito satisfeito. Para saber mais, sugiro que dê uma olhada em:
    http://www.29er.com.br/2011/05/p29br-29er-display-saga-randonneur-29.html

    Abs,

    Adil

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  14. Adil, boa noite.
    Comprei uma Spz Stump Comp HT 2012 e estou gostando demais.
    Está na hora de trocar o pneu traseiro e gostei muito do Renegade que veio na bike. Em relação a calibragem, gostaria da sua opinião se para esse pneu, devo usar também abaixo de 30 psi. Eu peso 70kg.
    Aproveito para saber onde posso achar o Geax Barro Race 29 para comprar.
    O seu blog me ajudou demais a tomar a decisão de passar para os rodões.
    Abs

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  15. Olá Blog-Leitor interessado nos Geax,

    Como regra, se o seu pneu está montado com câmara, aconselho respeitar sempre a calibragem mínima gravada na lateral do Renegade. Se estiver montado como tubeless, aí você pode ousar. Eu pedalava com 25 psi quando usava esse modelo.

    Você pode encontrar o ótimo Barro Race 29 na http://www.sportstarbikes.com.br.

    Fico satisfeito em ter te influenciado positivamente em direção às 29ers.

    Abs,

    Adil

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  16. adil,

    queremos mais reviews de pneus!

    essa é minha maior dúvida, e creio de de muitos entusiastas das rodonas também!

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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