Procure nos arquivos do P29BR

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

P29BR 29ER PREVIEW / A primeira Scott Spark 29 no Brasil

Um dos sonhos de consumo do aficionado por 29ers.


No último final de semana em um evento muito bem organizado pela bike shop paulistana Pedal da Vila, tive o prazer de ver de perto a primeira Scott Spark 29 a desembarcar em solo brasileiro.Tentei de início manter uma atitude meramente jornalística diante da nova Spark, mas confesso que foi impossível deixar de me entusiasmar com a bike.




Tratava-se de um exemplar do modelo Spark 29 Elite, o primeiro entre os três equipados com quadros de alumínio 6061 empregando belíssimos perfis hydroformados. A bike apresentava alguns upgrades em relação ao modelo de linha e peso na casa de interessantes 11,5Kg.


Nessa bike o amortecedor traseiro é um DT Swiss M210, que assim como a suspensão dianteira Reba RL 29, é controlado pela supereficiente alavanca Twinloc. A altura do movimento central e o ângulo da caixa de direção podem ser alterados por meio de um pivô excêntrico montado na base do amortecedor.


Entre as várias inovações presentes na nova Spark, os dropouts IDS-SL merecem uma menção, visto que conferem versatilidade à bike, permitem a montagem tanto de eixos tradicionais de 135mm, quanto o novo padrão de eixo traseiro de 142mm.


Fiz apenas o chamado "parking lot test" com a Spark 29. Foram poucos minutos de pedaladas, mas quando uma bike é bem nascida, já se percebe logo de início. Essa nova full-suspension da Scott acelera com propriedade, parece rodar muito bem e se mostrou rápida de reações.


Somente poderei dizer mais depois de passar algumas semanas com a Spark, algo que segundo a Scott deve acontecer em breve. De qualquer forma, duas coisas estão muito claras para mim. A Specialized Epic 29 e a Niner Jet 9 RDO ganharam agora uma concorrente à altura, consequentemente os amantes das 29ers ganharam com a nova Scott Spark 29 mais uma opção de última geração para vencer corridas e encarar as trilhas mais técnicas.

Keep 29eriding!

19 comentários:

  1. Acho que vc estava com frio!!!! Mudanca a relacao ao calor durante o Camino!!!! A bike e bonita mesma!
    Laurent

    ResponderExcluir
  2. #$@¨#!¨
    Sem comentários! AFF!

    Linda!
    O grafismo da versão em aluminio ficou de muito bom gosto!

    ResponderExcluir
  3. Linda bike Adil,consegue ser bem leve com quadro de alumínio.E pvallaterreçinho do brinquedo?

    ResponderExcluir
  4. Adil, isso pra mim não eh uma bike, eh uma moto de trilha!!!!!!! Que máquina!!! Linda a bike. No mês passado, eu comprei uma Scott Scale Elite 29 hardtrail e a bike eh animal nas trilhas. Agora, imagina uma dessa full 29, afff........ nem sente bacadas nos buracos. Soh o preço q vai ser meio salgadinho, rsrsrsrs. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi a bike pessoalmente e realmente impressiona, parabéns Adil, sempre na vanguarda das informações!!!

    abs

    Claudio

    ResponderExcluir
  6. Adil, conforme o meu comentário anterior (ANÔNIMO), isso pra mim não eh uma bike, eh uma moto de trilha!!!!!!! Que máquina!!! Linda a bike. No mês passado, eu comprei uma Scott Scale Elite 29 hardtrail e a bike jah eh animal nas trilhas. Agora, imagina uma dessa full 29, afff........ Além do conforto, nas trilhas vc deve sentir como estivesse andando com uma speed no asfalto, nem sente bacadas. Jah o preço..... não sei não, mas eh bom economizar um pouquinho de "dindin" no bolso, rsrsrsrs. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Vou vender minha ranger V6 cabine dupla pra comprar uma desta.
    a vou!!!!

    ResponderExcluir
  8. Fala Laurent!

    Estava uma friaca absurda no último final de semana aqui no estado de São Paulo. Deu para sentir bastante falta do calorão no Caminho de Santiago.

    A bike é bonita, leve e ainda parece muito eficiente.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. Olá Ricardo e demais blog-leitores,

    A Scott Spark 29 Elite de linha, modelo top com quadro de alumínio vai custar nas lojas em torno de 10 mil Reais. Já a Expert, modelo em carbono mais acessível da Spark 29, estará na casa de 13 mil Reais.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  10. Valeu Claudio e Gustavo,

    A bike chama muito a atenção mesmo.

    A Scott já confirmou um testo com a Spark aqui no P29BR. Em breve trarei mais detalhes.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  11. Adil,entre a Spark Elite e a Stumpjumper fsr,qual vc escolheria,estou com essa dúvida,para comprar minha primeira 29.ABb.Ricardo

    ResponderExcluir
  12. Oi Ricardo,

    Pergunta difícil. Ótimas opções!

    Em geral prefiro não opinar entre duas bikes que ainda não provei de fato. De qualquer forma, já tenho testes agendados com ambas.

    Num primeiro momento o que posso te dizer é que se você pretende competir e, por exemplo, fazer provas longas, entre as duas a Spark é a escolha mais natural. Por outro lado, se você quer uma bike all-mountain com mais curso e que te permita encarar qualquer desafio, vá de FSR.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  13. Adil,

    Qual é o tamanho dessa spark? Qual a tua altura?
    Estou pensando em comprar uma spark 29 tamanho m, tenho 1,77.

    ResponderExcluir
  14. Olá Manfredini,

    A Spark da foto é tamanho "L", mas para mim com 1.76m de estatura o correto seria o tamanho "M", similar a esta que eu testei recentemente:

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150471256343058&set=a.473083833057.262824.534523057&type=1&theater

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  15. Olá Adil, tudo bem ? Vc diz q p/ sua estatura o ideal seria tamanho M. Agora fiquei na dúvida. Também tenho 1,76m e hoje pedalo uma Spark 50 tamanho L (aro 26). Estou pensando em trocar pela Spark 29 Elite. Qual sua sugestão ? Parabéns pelo seu trabalho. Abraço e tudo de bom !!! Cláudio

    ResponderExcluir
  16. Olá Cláudio,

    Obrigado por participar do P29BR.

    O tamanho da sua 29er não vai necessariamente depender da 26er que você utiliza hoje.

    Caso opte por uma Spark 29, sem dúvida nenhuma fique com o tamanho M, desde que suas medidas sejam proporcionais à sua estatura.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  17. QUAL O SITE QUE POSSO VER O PREÇO DESSA MÁQUINA, E QUAL O MELHOR QUADRO PARA UM RAPAZ DE 1,65 M DE ALTURA?

    ResponderExcluir
  18. Pode ser interessante, desmontei minha Spark Comp 29 2012, Tamanho M, peso, do quadro (2.325g) e a suspensão do quadro que é uma X Fusion E1 pesando 285, sendo o total Quadro suspensão, 2.610g. Observação: o quadro foi pesado com a gancheira, os parafusos da suspensão e os guias dos cabos de marcha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR