Procure nos arquivos do P29BR

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

P29BR 29ER TEST / Trek Superfly Elite 2012

Aprimorando o que já era ótimo.



Primeiro modelo de linha 2012 a aportar no P29BR, a Superfly Elite da Trek chega revigorada. O grafismo sóbrio de antes, deu lugar um novo, com cores mais impactantes e de maior apelo visual. A bike conta agora com um pacote de peças ainda mais equilibrado e otimizado para suprir integralmente as necessidades de uma 29er de competição.
Entre os componentes presentes nesta nova Superfly Elite, destaques não faltam, inclusive muitos deles desenvolvidos pela própria fábrica sob a tutela da "marca-satélite" Bontrager. Começando pelas belas rodas Race Lite TLR Disc 29 montadas com cubos de tecnologia FCC, que projetados com de flanges mais altas e largas, corpo mais robusto e ponteiras superdimensionadas, conseguiram aliar características marcantes de rigidez à leveza que já é tradicional nas rodas da marca. Investindo pesado em sua linha de componentes para 2012, a Bontrager recentemente contratou Frank Stacy, talvez o maior especialista em design de pneus e profissional de grande reputação nos meios offroad. Um dos frutos desse investimento pode ser notado nos recém lançados pneus Bontrager 29-1 Team Issue, uma evolução dos rápidos XR-1 (http://www.29er.com.br/2009/06/p29br-test-pneus-bontrager-xr1-team.html), que ganharam alguns milímetros na largura e na altura dos cravos em relação ao antecessor, contudo não perderam a alta capacidade de rolagem, sem contar que estão muito melhores e mais seguros nas curvas. O exclusivo guidão de carbono modelo Race X Lite Carbon Big Sweep, manoplas do tipo bolt-on, mesa e canote Race X Lite e o selim Evoke, são outros dos itens proprietários a compor o pacote de respeito da Superfly Elite. Completando o conjunto, um grupo Shimano XT completo, incluindo seus novos e super eficientes freios M785 montado com discos de 160mm.



No quesito geometria, nada mudou, o quadro é idêntico ao do exemplar 2011 testado pelo P29BR em meados deste ano. Produzido em carbono OCLV, o quadro dispensa os inserts de alumínio na concha do movimento central e no head tube conificado batizado de E2 pela Trek,. Tanto os rolamentos do robusto central press-fit BB95, quanto os da caixa de direção, são montados diretamente na estrutura de carbono do quadro, reforçada logicamente nesses pontos. Na parte inferior do down tube o Trek Carbon Armor funciona como um autêntico escudo, evitando que uma parte crítica do quadro seja danificada por pedradas, por exemplo. Junto à concha do movimento central mais um detalhe construtivo que não pode passar despercebido, posicionada no quadro exatamente ao lado da coroa menor do pedivela, uma estrutura metálica circular protege o carbono e evita qualquer queda acidental de corrente.



A bordo da leve Superfly Elite 2012, o exemplar de testes do P29BR tamanho 17.5 pesou exatos 10.4Kg (sem os pedais), minha a primeira e mais evidente impressão diz respeito à elevada rigidez traseira do quadro, qualidade que demonstra claramente as intenções competitivas do modelo. Nos trechos planos e, principalmente, em subidas, fica a sensação de que a transferência de potência dos pedais às rodas ocorre praticamente sem perdas. Aos olhos do privilegiado piloto da Superfly, trata-se de um comportamento que torna mais fácil a tarefa de manter a bike em movimento com o menor gasto energético possível. O guidão flat de carbono Bontrager Race X Lite Carbon Big Sweep com sua pronunciada curvatura de 12 graus e largura de 680mm, proporciona uma pegada que pode parecer estranha a princípio. Pedalar com esse guidão de perfil único, pede alguma adaptação por parte do biker, entretanto depois de algumas dezenas de quilômetros rodados fica evidente que oferece uma boa dose de conforto e a alavanca suficiente para garantir um desempenho ótimo do conjunto, principalmente nas subidas longas. Na Superfly Elite, os pneus Bontrager 29-1 em sua versão de largura 2.20 polegadas, raramente perdem tração, mesmo quando se pedala em pé.



O pedivela Shimano XT 38/26, combinado com um cassette 11-36, permite o uso eficiente de todas as 20 bem escalonadas marchas da transmissão da Superfly 2012 e apresenta ainda uma relação muito mais adaptada à demanda das 29ers do que antes. Como o peso da bike é baixo, mesmo nas subidas mais fortes a coroa pequena se mostrou suficiente, enquanto que a coroa grande proporcionou condições para o piloto manter alto o giro dos pedais sem que com isso  faltassem marchas mais pesadas em se considerando um uso competitivo do equipamento. Finalizando as mudanças em relação ao grupo SRAM do modelo 2011, agora o câmbio dianteiro é do tipo direct mount.



Nas descidas, como se espera de uma boa 29er, principalmente em função do seu wheelbase (distância entre eixos) mais longo, são 1.116mm, a Superfly brilha em termos de velocidade e estabilidade, contudo é de fato nos singletracks onde a magia da bike desponta com toda sua força, muito em decorrência da famosa Geometria G2, desenvolvida pelo próprio Mestre Gary para as bikes aro 26 da Fisher e posteriormente traduzida para o "29ernês".



Explicando da maneira mais simplista possível, Gary Fisher chegou à conclusão aumentando o offset nos garfos das suas bicicletas, poderia atingir um nível de performance superior em trechos técnicos e singletracks, sem necessariamente ter que encurtar a distância entre eixos e, por consequência, sacrificar o desempenho em  descidas. Nascia assim um novo conceito em geometria para mountain bikes, batizado de G2. Quem costuma acompanhar o P29BR com frequência já sabe que uma das premissas das modernas 29ers são os garfos com offset corrigido para 45mm, contrariando o padrão previamente adotado como regra para o aro 26". Pois bem, nas 29ers da Trek essa premissa foi levada ao extremo. Por conta da Geometria G2, todos os modelos de bicicletas da Gary Fisher Collection vem de fábrica equipados com garfos dotados de um exclusivo offset de 51mm.



Não custa relembrar que a palavra "offset", sempre presente quando o assunto gira em torno do aro 29", é uma variável que exerce influência fundamental sob a medida do "trail", que por sua vez está diretamente ligado ao comportamento e personalidade da bike. O chamado "offset" ou "rake" nos garfos é traduzido pela distância perpendicular medida entre o eixo da caixa de direção e o eixo da roda dianteira. Por sua vez, o "trail" é a horizontal medida entre a projeção do eixo da caixa de direção sobre o solo e o eixo da roda dianteira.



A impressionante evolução experimentada pelas 29ers nos últimos anos evidenciou o fato de que não existe um conceito uniformizado que garanta desempenho e, consequentemente, sucesso no Mundo das Rodas Grandes, ao contrário, cada uma das principais fábricas que acreditaram de verdade no potencial do aro 29 e hoje se consolidaram como protagonistas nesse mercado promissor, ousou e criou suas próprias soluções, muitas delas relacionadas à manipulação do ângulo do tubo de direção, entretanto o visionário Gary Fisher foi além.

Depois de testar duas versões da Superfly Elite, posso afirmar com tranquilidade que não se trata de mais uma jogada de marketing ou de palavras, a Geometria G2 é efetiva de verdade. No caso desta Trek em particular, sua agilidade e manobrabilidade ficaram ainda mais evidenciadas pelo fato da bike estar “vestida” com uma suspensão de alto nível e eixo passante 15QR, uma Float 29 FIT RLC que vem de fábrica configurada com bem vindos 100mm de curso. Na grande maioria do tempo pedalei com a Fox travada, utilizando o controle de sensibilidade do travamento (Threshold) para tornar a suspensão ativa nas descidas e firme nas subidas sem ter obrigatoriamente que desativar a trava a todo momento.



Os blog-leitores mais céticos frequentemente me perguntam se um garfo com eixo de 15mm é realmente um pré-requisito que agrega desempenho a uma 29er. Respondo enfaticamente que sim, sem titubear. Tenha em mente que é nos trechos mais técnicos, rápidos e difíceis de uma prova onde vão aparecer e brilhar as qualidades do eixo passante, que associado ao head tube conificado, neutraliza qualquer flexão dianteira aparente mesmo com a roda de maior diâmetro, tornando muito mais fácil escolher uma linha e seguir por ela, bem como transpor obstáculos e as irregularidades do terreno. Nessas condições, é claríssima a vantagem alcançada pelo piloto que optar pelo 15QR em detrimento ao eixo standard de 9mm.


Quando falo de upgrades nos testes do P29BR, posso parecer repetitivo, mas a conversão tubeless é sempre o item número 1 em minhas listas de melhoramentos. No caso desta Superfly Elite, a tarefa é facilitada, pois as rodas Bontrager Race Lite são compatíveis com o sistema tubeless de fábrica, bastando instalar uma fita plástica, as válvulas e usar selante para realizar uma conversão de maneira tranquila, sem qualquer dificuldade. A curiosidade é que além de economizar algumas gramas e melhorar a já excelente rolagem dos ótimos pneus, depois de convertidos os Bontrager 29-1 ganham até 2mm na largura da carcaça quando inflados a 30psi. Ainda que o diâmetro do canote, 27.2mm, conspire a favor do conforto do ciclista, um canote de carbono faria todo sentido até mesmo em relação a peso. De resto, todo o pacote é praticamente perfeito. Chamo atenção apenas para os parafusos das manoplas que se mostraram relativamente frágeis, devem ser apertados com cuidado e uma chave allen de qualidade.


Com todo o repertório acumulado por Mister Fisher e uma política inteligente, a Trek construiu uma linha de hardtails aro 29 bastante equilibrada. Desde o modelo TOP, a Superfly Pro, até a acessível Mamba, todas as bikes da Gary Fisher Collection compartilham praticamente a mesma geometria, o que significa que tanto um entusiasta, quanto um profissional, podem ter acesso a bikes de características muito similares, independentemente do recheio da sua carteira. Seguindo uma tendência de mercado, a linha cresceu em 2012. Agora a Superfly é oferecida também com quadro de alumínio, além das já tradicionais versões em carbono proprietário OCLV. A Superfly Elite 2012 custa na loja 18.192 Reais, já o modelo de entrada na linha de 29ers da Trek pode ser levado para casa por interessantes 2.670 Reais.

Keep 29eriding!

44 comentários:

  1. Sou fã da Trek e esse modelo, na minha opinião, é a bike perfeita, meu sonho de consumo...Mas quem sabe um modelo mais simples da gama Gary Fisher já seria o suficiente, como por exemplo o modelo Wahoo.

    Até mais e mais uma vez parabéns Adil.

    ResponderExcluir
  2. Adil, uma pergunta. Acabei de montar a minha 29er (quadro carve) e o $ deu para comprar um Rockshox de espiga reta e QR de 9mm. Eu vou andar basicamente em estradões e no asfalto. A sua opinião sobre o QR15 acho válida, mas para meu uso dá para levar na boa até ter o $ para fazer uma upgrade ? Andei vendo e uma suspa tapered com QR15 tá saindo uns 700 dólares tá muito caro ainda.
    Parábens de novo pelo review.

    Lincoln

    ResponderExcluir
  3. Adil andei olhando uma Fox talas 120-95mm de curso, com offset de 27mm. Qual a diferença em relação ao comportamento da bike (Stump HT)com a mesma suspensão sem este offset ?

    Abraços

    Zeca.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Adil!Muito linda a Trek Superfly Elite,junto com a Spz Stump e a Scott Scale são para mim,as mais bem resolvidas em termo de design e componentes.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana essa Trek, não simpatizo muito pela marca, mas essa esta de "tirar o chapéu". Obrigado por dividir conosco suas impessões. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Lincoln,

    Como o quadro Carve já tem o head tube tapered, o ideal seria você montar uma suspa com tubo de direção conificado, por outro lado, no seu caso o uso do eixo passante 15QR não seria uma necessidade imediata.

    Somente para ilustrar, eu participei de uma competição com essa Superfly Elite. Num trecho longo de singletrack em descida, simplesmente ignorei todas as imperfeições do cliente e passei todas as bikes que eu encontrei nessa trilha, muito em função da bike me permitir escolher exatamente as linhas que eu precisava fazer.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  7. Olá Zeca,

    Acho que essa Fox não tem um offset de apenas 27mm, menor até que o padrão para o aro 26.

    De qualquer forma, se você usar numa 29er uma suspa com offset menor que 45mm, a dianteira pode ficar um pouco mais lenta que o desejado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  8. Obrigado aos leitores Maxwel, Ricardo e Hamilton por acompanharem sempre o P29BR.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. Adil muito grato pelo auxilio, a poeferencia pela TALAS e seu curso regulavel é em virtude de uma futura aquisição de quadro AM, sendo que na Stump eu não utilizaria o curso de 120mm (conforme o site da SPZ o quadro M-5 aceita até 100mm de curso).

    Abraços cordiais

    Zeca

    ResponderExcluir
  10. Adil,

    há algum prejuízo em se utilizar uma suspensão de espiga reta com adaptador em um quadro para espiga tapered?

    Grande abraço,

    Ronaldo Spinola

    ResponderExcluir
  11. Olá Ronaldo, nem um problema, eu usei por um bom tempo um adaptador no meu quadro que é conico em espiga normal!
    Tenho um para vender, de uma olhada!
    http://www.pedal.com.br/forum/adaptador-para-15_topic43693.html
    Tiago

    ResponderExcluir
  12. Oi Adil

    Essa bike é linda, gostei muito da sa materia, como um bom filizador de uma TREK Wahoo tunuda, estou curtindo minha 29er, a minha eu coloquei uma RST M29, acho que perdi a geometria G2, porem mesmo assim melhorei nas curvas rapidas, e ficou mais estavel nas curvas do que a minha antiga bike. Meus futuros upgrades é uma suspa da fox estou pesando em uma terralogic sera que vai ficar legal Adil? Outro upgrade seria a conversão para o tubless, só estou esperando os meus pneus desgastarem para colocar um pneu tubless, qual indicaria Adil? e medida qual seria melhor? Adil estou com problemas na roda da Crankbrothers depois de uns 4 pedais tenho que fazer um reaperto dos raios, poxa investi uma grana nessas rodas pra fica assim, o pessoal aonde eu levo a bike, disse que é assim mesmo tem que assentar sera?

    Abraços Adil

    Quem sabe no futuro seja um proximo up um quadro de carbono.


    Gerson

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog, Adil. Os textos são bastante esclarecedores. Pretendo entrar no mundo da 29er, e estou com uma dúvida.
    A Caloi Two Niner 2012 parece ter um excelente custo-benefício. Porém, nessa mesma faixa de preço, há bicicletas interessantes como Gary Fisher Wahoo e Specialized Hardrock. Meu uso será predominantemente no asfalto irregular, sendo menos freqüente em trilhas. Qual a melhor opção, na sua opinião?
    a) pegar a Caloi, devido a componentes melhores e quadro que favorece uma postura mais confortável, menos agressiva (no momento prezo pelo conforto). Se sim, como tenho 1,88m, o quadro seria o 20?
    b) ir de fabricante renomado, em função da qualidade do quadro, por ex.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá Gersão,

    As suspas da Fox, junto com a Manitou, são sempre ótimas opções para sua bike. De qualquer forma, se pudesse escolher, procuraria uma com o offset G2 de 51mm.

    Para fazer a conversão tubeless, você não precisa estar usando necessariamente pneus tubeless, mais pesados. Procure aqueles categorizados como "Tubeless ready", mais leves. Gosto muito dos Schwalbe Rocket Ron e dos novos Bontrager 29-1. Eu particularmente prefiro pneus de alta rolagem, mas de uma largura mais pronunciada, tipo 29x2.20.

    Sinceramente não considero que seu problema de roda seja normal. Não sou um especialista, mas tenho um, o Edu do Spa da Bike, você pode consultá-lo no e-mail edu@spadabike.com.br . Se as rodas fossem minhas, mandava apertar os raios com alguém que usasse um tensiôometro, além disse, colocaria um pouco de trava rrosca para evitar qualquer desaperto.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Adil

    Venho novamente com dúvidas
    Como a caloi two niner 2012 esta demorando para lançar vão aparecendo as dúvidas.
    Li esta sua matéria falando muito bem das trek, pela sua geometria g2, com isto fiquei na dúvida entre uma trek wahoo de 27v por 3200 ou a caloi two niner por 2800.

    Qual você recomendaria?

    ResponderExcluir
  16. Feliz 2012 para todos os entusiastas das 29er.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá Tiago,

    Considerando apenas os componentes, nessa faixa de preço a Caloi Two Niner é difícil de ser batida em solo brasileiro. Por outro lado, as 29ers da Trek tem apresentam uma geometria superior em relação à Two Niner da Caloi, além de um grafismo excelente.

    Qual comprar depende muito do peso que você dá para componentes e quadro. Se uma 29er bem equipada é mais importante para você, vá de Caloi, caso contrário, se considerar que um quadro mais moderno vale mais, fique com a Trek.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  18. Luiz e blog-leitores fiéis,

    Um maravilhoso 2012 para todos vocês! Que o Ano Novo venha recheado de pedaladas e muitas 29ers para todos.

    Keep 29eriding em 2012!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Bruno,

    Obrigado por acompanhar o P29BR.

    Tinha faltado sua resposta, me perdoe.

    A resposta é a mesma que dei para o Tiago, ou seja, considerando apenas os componentes, nessa faixa de preço a Caloi Two Niner é difícil de ser batida em solo brasileiro. Por outro lado, principalmente a Trek Wahoo, apresenta uma geometria superior em relação à Two Niner da Caloi, além de um grafismo excelente.

    Qual comprar depende muito do peso que você dá para componentes e quadro. Se uma 29er bem equipada é mais importante para você, vá de Caloi, caso contrário, se considerar que um quadro mais moderno vale mais, fique com a Trek, ou mesmo a Specialized.

    Se optar pela Caloi, seu quadro será o 20".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela resposta Adil

    mas só me deixou mais com dúvidas, kkk
    caso eu pegue a Two Niner 2012 eu somente pensaria em trocar o cassete dela para um Deore XT de 9v 12 - 36t
    no caso da Trek, eu tentaria negociar com a Bicicletária para colocar um conjunto todo de 27v e freios hidráulicos, o que eu não sei quanto custaria, com relação a suspenção, a suspensão da Trek é inferior a da Caloi?

    Obrigado, amanha tentarei verificar aqui na minha cidade quanto ficaria a troca de 24v para 27 e os freios.

    ResponderExcluir
  21. Oi Tiago,

    Na verdade, a esmagadora maioria dos componentes da Two Niner é superior em relação à Wahoo, inclusive a suspensão.

    Se você ficar com a Caloi, pode trocar o cassette por um HG-61 12-36 de 9 velocidades.

    Nada te impede, por exemplo, de adquirir uma Two Niner e depois no futuro comprar outro quadro. Aí você poderia montar no quadro novo todas as boas peças que vem com a Caloi.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  22. Boa noite

    pelo que você esta falando acho que é uma melhor opção comprar a Two niner mesmo do que comprar a Wahoo e trocar os componentes para deore e freios hidráulicos, sem contar que isto ficaria bem mais caro que a Two niner.

    Obrigado pela ajuda
    até logo

    ResponderExcluir
  23. Esqueci de falar que eu estaria disposto a gastar até uns 3600 reais na wahoo com freios hidráulicos e conjunto deore (n sei c é suficiente)

    ResponderExcluir
  24. E ai TIAGO, siga os conselhos do mestre ADIL e faça tambem como eu fiz. Adquiri minha CALOI em abril de 2011, troquei a mesa por uma menor, troquei o K7, troquei o mecanico por um hidraulico e arrepiei nas trilhas. Finalmente no final de dezembro meu quadro MERIDA TWENTY NINE 1000 D chegou.Todas as peças da CALOI estao sendo transferidas para esse novo quadro. A ansiedade e muito grande cara!!!! Abraços, e viva as 29 !!!!

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde

    Fernandes, vou seguir os conselhos seus e do Adil.

    Vou comprar uma Caloi Two niner, só estou esperando ela lançar (modelo 2012), ja até encomendei um k7 12 - 36t num site europeu, dentro de 20 dias chega, vamos ver quem chega primeiro, a bique ou o k7.

    Obrigado pelas dicas

    até logo

    ResponderExcluir
  26. Olá Fernandes e Tiago,

    Os dois agiram corretamente na minha opinião.

    Boas pedaladas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  27. Adil,

    Peguei a nova Caloi Two Niner e estou muito satisfeito. Não volto pro aro 26.
    Gostaria de sua ajuda. Estou pensando em comprar o quadro EMD9 2012 da NIner. Qual a compatibilidade com os componentes da Two Niner? Daria pra aproveitar tudo?

    Abs.

    Bruno

    ResponderExcluir
  28. Complementando o comentário anterior, o quadro 20 da Two Niner ficou ótimo pra mim, que tenho 1,88m e 87cm de cavalo.

    ResponderExcluir
  29. Olá Bruno,

    Sim, daria para você aproveitar todas as peças da Caloi na sua Niner, mas você precisaria de um adaptador para usar o seu garfo numa caixa de direção tapered, que você deveria comprar também.

    Abs

    Adil

    ResponderExcluir
  30. olha adil gostaria da sua opinião, estou em duvida entre o quadro gary fisher wahoo ou o specialized carver, você que já andou nos 2 qual recomenda? lembrando que sou vou aproveitar o quadro o resto da bike vai ser com as peças da minha bike atual que são muito melhores, outra duvida, se optar pela wahoo eu consigo essa suspensão com geometria G2 com facilidade?

    obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tenho 1,83cm gostaria de uma bike para andar meio asfalto meio estradas de terras e estou em duvida entre a caloi two niner ea treck 4300?gostaris muiyo da sua opinião!desde ja muito obrigago sua opinião é muito importante para min!abs

      Excluir
  31. O canote 27.2 faz parte da proposta da Fisher, desde a época das AC DC, de propiciar um pouco de flexão nos atuais quadros "duros". Eu acho uma boa pedida, o problema é que (no meu caso, uma AC DC 15.5) normalmente os canotes vinham curtos demais de fábrica e trincavam os quadros, pela excessiva "alavancagem". O conceito é esse mesmo. Não sei o comprimento deste canote, mas na minha Fisher mais antiga, tive que trocar por um Thomson de 420 mm, senão quebraria. Gosto do conceito.

    ResponderExcluir
  32. Só um adendo também: a representante Trek no Brasil está fora da realidade! Essa bike custa 4000 dólares nos EUA! Como conseguiram chegar a um preço que chega ao triplo do cobrado lá? E nem digam que é culpa de aumento de IPI, etc. Muito cara essa baqui em Terra Brasilis.

    ResponderExcluir
  33. Muito bacana o post Adil. Se dinheiro não fosse o limitante, provavelmente essa seria minha bike. Mesmo porque essa foi a escolha do próprio Lance Armstrong para correr o Mundial de Triathlon Xterra (http://www.espiritooutdoor.com/?p=2263).
    Como estou montando minha primeira 29 tenho me beneficiado muito de seus artigos.
    Obrigado por compartilhar as informações!

    ResponderExcluir
  34. Olá Anônimo,

    Muito obrigado por colaborar com as informações e o histórico do emprego do canote de menor diâmetro.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  35. Obrigado Rodrigo pela colaboração e o link.

    A Superfly 2012 foi de fato uma das melhores bikes que eu pedalei nos últimos tempos.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  36. adil ... por favor vc que tem contato com os caras da caloi ....
    oque tah acontecendo com a two niner 2012?
    nao acha essa bike em lugar nenhum .... mas nenhum mesmo !!! ja entrei em contato com o 0800 da caloi e ela disse que ta nas lojas! mas que loja ?? por favor me diga se sabe de algum lugar que tenha em estoque!!! obrigado! seu blog é o melhor !!!

    ResponderExcluir
  37. bom, eu possuo uma TREK GARY FISHER X-CALIBER 2011...não tenho nada d que reclamar, é uma bike ótima na minha opnião, as únicas alterações que fiz foram: trocar o guidão original por um da cranck(low ride de carbono), a mesa, tbm da cranck (carbono) e as blocagens, mudanças estéticas, só o guidão msm que foi por funcionalidade. tenho alguns amigos com outros modelos de 29": caloi; gt; scott; specialized e até niner...a opnião sobre o conforto é unânime, freios e configuração dos passadores(tudo x7) uma bike funcional. to adorando.
    agora...imagina com uma superply elite...

    ResponderExcluir
  38. Olá Anônimo interessado na Caloi,

    Você poderá encontrar a Two Niner 2012 à venda no site da NetShoes.

    http://www.netshoes.com.br

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  39. Olá Anônimo indeciso entre o aro 29 e o 26,

    Não quero parecer tendencioso, mas com o uso que pretende para a bike e sua estatura, a Two Niner faz muito mais sentido. Se preferir uma Trek, escolha uma com rodas de 29 polegadas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  40. Adil,

    Vc pode falar um pouco da Treck Mamba 2013 - 29er?

    Abss

    ResponderExcluir
  41. Adil tudo bem, você poderia fazer um comentário da Trek X Callibre! Obrigado, abç, Miro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miro,

      A X-Caliber conta com um quadro excelente, uma boa suspensão e um conjunto de componentes bastante equilibrado. É uma ótima opção para quem busca um modelo intermediário com potencial para encarar ainda algumas competições e longas pedaladas.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  42. eu comprei uma superfly 18,5 aro 29 eu tenho 1,80 de altura sera que acertei o tamanho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR