Procure nos arquivos do P29BR

segunda-feira, 23 de abril de 2012

P29BR 29ER D.I.Y. / Configurando um ciclocomputador para sua 29er

Uma solução simples para uma dúvida recorrente.


Entre as centenas de e-mails que recebo diariamente dos blog-leitores do P29BR, é comum encontrar dúvidas a respeito da configuração correta dos ciclocomputadores quando montados em uma 29er.


Normalmente os manuais desses produtos ainda ignoram a existência do aro 29 polegadas, sendo assim, para configurar seu equipamento com o tamanho de roda (wheel size) adequado, você poderá realizar um procedimento simples, que reproduzo aqui neste vídeo.


O número que estamos procurando é a medida em milímetros da circunferência da roda, incluindo o pneu. Para obtê-lo, primeiro coloque sua bike em uma superfície plana. Você vai precisar de uma referência, então posicione a roda dianteira de modo que a válvula permaneça perpendicular ao solo. Marque essa posição no chão, eu usei um giz para isso. Desloque a bike para a frente em linha reta até que a válvula complete uma circunferência completa e esteja novamente perpendicular ao solo. Outra vez com o aulíxio do giz faça uma marca no solo. Finalmente, meça a distância entre as marcas. O número obtido é a informação que deverá ser inserida em seu ciclocomputador.

Dúvidas em relação às 29ers? Me escreva, terei prazer em ajudá-lo!

Keep 29eriding!

16 comentários:

  1. Acompanho sempre seu blog e por causa dele já estou com 2 29ers....

    Outra forma de se fazer isso seria ver a distância do eixo ao solo (R ou raio) com uma linha e usar a fórmula do perímetro do círculo (2.pi.R). E qdo a gente estudou isso na escola, achamos q nunca iríamos usar...

    Abç,

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima foi histórico..... realmente não sabemos pra que vamos usar isso, mas aqui está. Parabéns as Carlos Souza por essa dica.

    Ah, e estas 2 dicas servem para acertar o ciclo de qualquer bike com qualquer diâmetro de pneu.....

    ResponderExcluir
  3. Esta foi uma duvida que tive quando ainda estava montando a 29er. Muito obrigado Adil.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é o método certo, mas acho que se for pra ter o trabalho de fazer isso, é melhor pedir ajuda para alguém - ou fazê-lo sozinho se conseguir - e fazer o procedimento montado na bike, pois a roda "diminui" de diâmetro quando se está montado, pelo peso do cilista que deforma o pneu. Ainda mais em tubless com baixas pressões, acho que essa diminuição do pneu começa a interferir um pouco (3, 5, 7%?)

    Isso é uma questão que sempre tive curiosidade, será que os números informados pelo fabricante do ciclo já não consideram esse "achatamento" da roda? Estipulando uma "média" de peso do ciclista e uma "calibragem" padrão do pneu?

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Adil! Penso em comprar um ciclocomputador na próxima semana.

    A propósito, te mandei um email com uma dúvida em minha 29er.

    abraço!
    Alexey

    ResponderExcluir
  6. Olá Adil e amigos das 29ers...

    Tenho uma dica que utilizo quando vou configurar meus ciclos: pinto um dos cravos na área de rolagem do pneu, podendo ser com giz, com excesso do pó ou ainda com tinta fresca. Aí monto na bike e sigo a técnica de fazer o pneu rolar sobre o chão, preferencialmente em cerâmica ou porcelanato. Mede-se a distância entre os dois pontos e que ficaram marcados no châo pelo giz ou tinta e pronto, taí a medida correta.
    Valeu pessoal...
    Boas pedaladas a todos...

    Fábio Tozetto

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? parabens pelo blog! acabo de conhece-lo mas ja vejo que irei voltar muitas vezes.
    tenho uma pergunta, estes aplicativos para celular se baseiam somente nos dados do gps né? não funcionam como os ciclocomputadores estou correto?
    abraço

    ResponderExcluir
  8. Amigos, o 2.pi.r seria ótimo, mas ele não dá a medida exata pq o pneu deforma com o peso do ciclista. Então a forma ideal é realmente montar na bike e rolar a volta toda (medindo com um giz ou marcando com tinta um dos cravos!
    Teoricamente fazer o 2.pi.r com vc montado na bike na parte de baixo da roda (onde o pneu está encostado no chão) daria certo, mas confesso que nunca testei!

    Abs
    Marco
    www.moscajustforfun.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá a todos!
    Acredito que realmente os projetos dos ciclocomputadores não estavam pensando em 29ers. A dica do Fábio Tozetto é a mais eficiente, só se deve ficar de olho no tamanho final da circunferência da roda pois no meu caso o valor era exatamente o limite superior da faixa de regulagem. Se a roda fosse maior um pouco, não serviria. Vale a pena dar uma olhada no manual do ciclocomputador antes de fazer a compra...

    ResponderExcluir
  10. Se vc subir na bike e usar uma trena dá no mesmo... Vc pode tanto usar uma opção qto outra.

    ResponderExcluir
  11. Adil, ja a algum tempo venho lendo seus post e ai vai minha primeira duvida que é mais "auxilio" dicas suas... vou disputar minha primeira prova de mtb aqui no estado do ceara e a etapa é uma etapa numa cidade praiana, onde tem trexos de praia, estradão, single trak, para um iniciante o que vc me aconselha!? como ditar o ritmo da prova... essas dicas que não se encontra em livros!!

    mesmo sendo minha primeira prova, fisicamente estou muito bem.. com treinamento que foi muito bem planejado e executado.

    grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. Olá Pessoal,

    Primeiro quero agradecer as várias sugestões recebidas, todas úteis.

    Preferi modificar o título para D.I.Y. "Do It Yourself", ou seja, "Faça Você Mesmo", pois essa era a ideia inicial do post, evitar fazer contas ou pedir ajuda a alguém. A menos que o ciclista seja muito pesado e a pressão dos pneus muito baixa, não considero a deformação uma variável relevante nessa configuração.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlos Augusto,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Os aplicativos dos celulares funcionam de fato apoiados pelo GPS, já os ciclocomputadores necessitam de um imã montado num dos raios da roda para funcionar.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  14. Olá Ítalo,

    Independente da prova que você vai participar, a principal preocupação para um piloto que pedala uma 29er, deve ser a de aproveitar ao máximo a energia da pedalada, aprendendo a frear menos e embalar mais. Evitar gastar energia demais nos trechos de areia.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  15. Tenho um ciclo computador pro digi 7 funções, para ajustá-lo eu devo colocar a medida da roda ou a medida obtida da medição dela em milímetros no chão? Pois na tabela dele não tem a a medida da milha roda que e 2060 mm .Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, basta usar a medida em milímitros, independente de constar da tabela ou não, o importante é que o ciclocomputador aceite o número correto.

      Abs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR