Procure nos arquivos do P29BR

segunda-feira, 9 de julho de 2012

P29BR 29ER LONG TERM TEST / Rodas VZAN Everest 29

1.500Km depois: constatações, conversão e uma descoberta surpreendente.


Recentemente o P29BR completou 1.500 quilômetros de testes com as rodas VZAN Everest 29. Ao contrário daquele já famoso tuning realizado com o modelo mais robusto da marca, a Extreme Disc 29 (http://www.29er.com.br/2011/07/p29br-29er-tuning-rodas-vzan-extreme.html), a ideia agora era explorar o equipamento original, rodar sem qualquer modificação na Everest que sai da linha de produção da fábrica da VZAN em Londrina no Paraná.



No decorrer dos oito últimos meses a Everest 29 foi submetida a condições extremas e o saldo dessas provas foi bastante positivo, as rodas montadas a partir de cubos de 28 furos com rolamentos selados importados do Japão e interessantes raios inox com perfil aero, resistiram bravamente aos testes. A VZAN Everest 29 do P29BR passou incólume por todas as situações de uso pesado. As rodas não apresentaram qualquer problema mecânico, continuam perfeitamente alinhadas e sem folgas nos cubos. Em mais de 240 dias de pedal, não houve a necessidade de visitar o Edu do Spa da Bike, nosso especialista em rodas, sequer uma única vez. Em termos de aparência, as rodas pretas praticamente não sofreram com desgaste. Em suma, por cerca de 980 Reais você pode adquirir uma par de rodas muito confiáveis pesando o mesmo que modelos importados custando pelo menos o dobro que o produto da VZAN. O exemplar de testes do P29BR pesou exatos 1.800 gramas sem as blocagens e fitas de aro.

Em "comemoração" aos 1.500Km pedalados, minhas rodas ganharam agora uma esperada conversão tubeless, além de um makeover já com os novos adesivos da linha 2013.

Para a conversão tubeless, pedi ajuda ao correspondente do P29BR nos EUA, Laurent Tarnaud. A ideia era, ao invés de utilizar as tradicionais fitas de borracha NoTubes, encontrar um sistema alternativo que eventualmente pudesse apresentar vantagens em relação ao já testado e aprovadíssimo sistema da Stan's. Essa procura nos levou até o Velotape da marca australiana Velocity, um kit para conversão de duas rodas, composto por um rolo de fita azul que suporta altas pressões e um par de válvulas, vendido por um preço médio de 35 dólares. De início chama atenção a leveza do conjunto, que na realidade foi concebido primordialmente para os largos aros P35 da própria velocity, mas que segundo a bike shop americana, funcionaria também com outros aros e marcas. Aceitei o desafio de comprovar essa afirmação com a Everest 29.




O primeiro passo foi remover a fita de aro original e limpar vigorosamente a cavidade dos aros da VZAN com o auxílio de álcool isopropílico, deixando a superfície livre de quaisquer resíduos.



Depois passei a fita propriamente dita de acordo com as instruções do fabricante, começando a partir da emenda do aro, no lado oposto ao orifício da válvula. Deve-se tomar cuidado para evitar bolhas durante a montagem da fita de 25mm de largura, que cobriu completamente a cavidade do aro VZAN, um ótimo sinal de que o sistema iria funcionar.




Apesar do que dizia a Velocity, um rolo de fita não parecia suficiente para duas rodas, então usei apenas uma camada da fita azul em cada aro, um erro que me custou os dois últimos cartuchos de CO2 em pleno domingo. A partir de agora teria apenas a bomba de pé para terminar a montagem, situação que muitas vezes torna inviável a conversão.



Percebi na prática que o correto seriam duas camadas em cada aro e mesmo com uma camada adicional ainda sobrou fita no rolo!

Voltando ao processo de conversão, após a colocação da fita, montei os pneus com o selante NoTubes. Utilizei três tubos pequenos de 59ml, 1 e 1/2 em cada pneu.



Era chegada a hora crítica do processo, o momento de inflar os pneus. Desde 2005 utilizo pneus normais convertidos para tubeless, sendo assim, depois de algumas centenas de conversões, sei bem quando as coisas prometem dar certo e quando o processo apresenta indícios de falha. Neste caso dos aros VZAN Everest 29 com os Schwalbe Rocket Ron e o sistema da Velocity, os pneus não se encontravam exatamente justos depois da montagem no aro, por isso, sem um compressor potente ou os cartuchos de CO2, tudo levava a crer que a conversão seria um fiasco, mesmo assim, não desistiria tão facilmente.

Passo seguinte: a espuma. Em geral, recebo uma grande quantidade de perguntas sobre o processo de conversão tubeless, em muitas delas os blog-leitores querem saber mais sobre a real necessidade de se utilizar a espuma no processo. Na verdade, a espuma é de fato importante, pois facilita que as laterais dos pneus assentem corretamente nos aros. Naquelas situações em que um pneu monta bem justo no aro, eventualmente é possível realizar a conversão sem lançar mão da espuma, de qualquer forma, mesmo assim prefiro não dispensá-la nunca. O único cuidado é utilizar a espuma sem água, de modo a não contaminar o selante.



A incrível descoberta


Retornando às rodas VZAN Everest 29 do P29BR, mesmo com uma farta quantidade de espuma, os pneus não inflavam de maneira nenhuma com a bomba de pé. Foi então que coloquei a cabeça para funcionar. Lembrei que há alguns anos a Tioga vendia o Bead Wax, um tipo de cera para montagem de pneus tubeless, que além de substituir a espuma, prometia funcionar como uma barreira adicional para evitar que o ar escapasse pelas laterias dos pneus no momento da conversão. Wax...cera...pomada...pasta! E se eu experimentasse passar pasta de dentes nas laterais dos meus pneus? Resolvi arriscar. Imaginei que seria mais difícil o creme dental contaminar o selante do que a própria espuma, além disso, como é pastoso poderia criar eficiente uma barreria para o ar. Lá se foi de um tubo grande de Oral-B.



Comecei a bombar e em menos de 5 segundos o pneu já estava inflando e assentando no aro. Sim, a pasta de dentes funcionou super bem. Cheguei a 40 psi, realizei todo aquele processo de chacoalhar a roda para eliminar qualquer micro-furo, tarefa que o selante rapidamente se encarregou de cumprir. Por fim, depois de 15 minutos lavei a roda para eliminar o creme dental sem dificuldades. Conversão bem sucedida.



Pasta de dentes nos pneus: não digo que vou usar sempre, mas digo que vou usar sempre que precisar!

Economizando peso


Uma câmara para pneus de 29" pesa em torno de 250 gramas, que devem ser somados a outros 15 gramas referentes a uma fita de aro comum. Pensando em um conjunto convertido para tubeless por meio do Kit NoTubes, seriam 90 gramas de selante, mais 70 gramas da fita de borracha com válvula, com isso, teríamos 105 gramas a menos em cada roda e uma economia de 210 gramas no total. Já com o sistema da Velocity, usaríamos os mesmos 90 gramas de selante, associados a uma válvula de 5 gramas e apenas 10 gramas da fita azul, uma considerável economia total de 320 gramas em relação ao sistema com câmaras ou 110 gramas a menos considerando o NoTubes com fita de borracha. Um ótimo negócio. Aquele tipo de modificação com custo-benefício insuperável, para mim o upgrade número 1 para qualquer 29er.

Para completar, a fita azul da Velocity tem uma textura melhor e cola com mais facilidade se comparada com a fita amarela da NoTubes, aquela recomendada para os aros ZTR da Stan's.

Rodas excelentes, conversão recomendada. 

 



Os tranquilos 1.500Km com a VZAN Everest 29 comprovaram mais uma vez a alta qualidade desse produto nacional. Com o novo grafismo as rodas estão ainda mais bonitas e, principal, contam com um peso bastante competitivo em relação a seu preço e desempenho. Com ou sem pasta de dentes, o P29BR recomenda fortemente a Everest 29.

Keep 29eriding!

67 comentários:

  1. Pasta de dentes foi boa Adil! rs

    Já me questionava se utilizando uma fita para tapar os buracos dos raios não seria possível uma boa conversão com uma perda maior de peso nas rodas. E voalá! Adil responde mais uma vez...

    ResponderExcluir
  2. Adil, vc que vai converter minhas rodas. kkkk, brincadeira...
    Mas, uma duvida me surgiu quando tentei o kit da rubena, quando monta com a fita adesiva mais a fita de borracha, o pneu quase que não entra, de tão apertado que ficou, é assim mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Será que os Veloplugs funcionam no lugar dessa fita para vedar o aro? Pesquisei mas ainda não achei nada falando sobre isso. Economizaria mais alguns gramas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Otimo relatorio!
    Adorei a paste de dente
    Acho que o Rocket Ron e dificil mesmo!!
    Gostei que funcionou a Fita Velocity.
    O mecanico recomendou mesmo 2 voltas!!!!
    Muito bom, parabens!!!!
    laurent

    ResponderExcluir
  5. Adil comprei rescentemente um par de everest 29, mas nao gostei da area de contato do cubo dianteiro por considera-la pequena demais, é aprox. 6mm maior q o rasgo da canela da minha Reba (3mm de cada lado), o que vc tem a comentar sobre isso! Iria estreiar as rodas no bigbiker mas essa caracteristica nao me inspira confiança, peso 90k, faço xc e tenho um estilo de pilotagem que dou alguns pequenos saltos (poças e valetas) e gosto de umas pirambeiras.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ronaldo,

    Realmente uma fita mais leve faz diferença. O mais legal é que se trata de um produto acessível, ou seja, um upgrade em que cada grama a menos na sua bike vai custar superbarato.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  7. Olá Sânzio,

    Se o pneu estiver justo, é mais fácil inflá-lo, o que não deixa de ser uma vantagem. Por outro lado, se rasgar a lateral na trilha e você tiver que colocar uma câmara, será mais difícil desmontar.

    De todas as formas, lembro que o legal de usar esses kits de conversão, é poder optar por pneus normais, hoje todas as grandes marcas já oferecem pneus "Tubeless Ready", mais leves. Ao invés disso, caso você escolha um pneu "Tubeless" de fato, a montagem pode ser realmente dificultada, além disso, estará carregando mais borracha e, consequentemente, peso extra.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  8. Olá MTBB,

    A fita da Velocity é desenvolvida para suportar altas pressões. Para você ter uma ideia, minhas rodas não perderam praticamente nada de pressão depois da montagem, como costuma eventualmente ocorrer com o sistema NoTubes.

    Como se trata de um produto barato, levíssimo e projetado para essa finalidade, não faz sentido substituir essa fita por outra que não seja específica.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo Laurent! O produto está 100% aprovado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  10. Olá Amigo,

    Já ouvi esse tipo de reclamação antes. Respeito opiniões contrárias, mas não se trata de algo que me preocuparia. Ainda considero isso um caso isolado, mas claro que gosto também dos cubos com área de contato maior, como os da Bontrager.

    Tenho tanto a VZAN Extreme Disc 29, quanto a Everest 29. Até hoje usei PESADAMENTE as duas em algumas dezenas de modelos de garfos de diferentes marcas, Rock Shox, Manitou, Niner, Salsa, Voodoo, etc. Meu peso é de 78Kg e nunca tive qualquer problema. Em termos de rigidez mesmo já tendo utilizado as rodas com a bike carregada de alforges, pessoalmente não consegui sentir um comportamento que comprometesse seu desempenho. Também gosto de pirambeiras.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela resposta Adil, vai ser util na minha decisao. At Claudio

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Adil?
    Posso montar a roda dianteira para suspensão left??? A Left é aquela q comprei sua...
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá Adil,

    A matéria está ótima, parabéns pelo seu trabalho. É sempre bom ver uma marca brasileira(VZAM), investindo e melhorando o seu produto. Não conhecia essa da pasta de dente...aprendi mais uma hoje!

    Abração,
    Edu

    ResponderExcluir
  14. Oi Albert,

    Não seria uma boa, porque teria que trocar os cubos e eventualmente os raios para montar na Lefty.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  15. Fala meu amigo Edu,

    Tenho novos projetos de tuning em rodas. Em breve vou te visitar.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  16. Onde posso encontrar a Velotape aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  17. Oi Adil, esse Vzan Everest é o mesmo que vem nas Caloi Two Niner?

    Um abraço,

    Régis

    ResponderExcluir
  18. Não RCarv. O que vem na Caloi é um aro de 32 furos fresado, não tenho certeza, mas parece ser um Speed 700 da Vzan.

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiz,

    Infelizmente nenhum importador brasileiro descobriu ainda esse ótimo produto. Na verdade você encontra o Velotape em qualquer loja americana que vende pela internet. Como o produto é barato e levo, por isso, mesmo com o frete fica abaixo do limite de 50 dólares, sendo assim, quem comprar não paga imposto de importação.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  20. Olá rcarv,

    Como bem disse o Luiz, até agora na Caloi Two Niner, os aros eram o modelo básico da VZAN. Com as reformulações para 2013, pode ser que as coisas mudem.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  21. Adil,
    Uso as rodas Crankbrothers Cobalt 2 29er com pneus Continental X-king, teria algum problema em usa-los com selante? O encaixe de um pneu Tubeless não seria maiordo que um pneu normal sem arame?
    Abraço
    Roberto

    ResponderExcluir
  22. Pena que a Vzan não esteja agradando a muitos, leio muitas criticas nos foruns e redes sociais a respeito. Nunca tive problemas sérios com rodas ou aros da marca.

    ResponderExcluir
  23. Adil, encontrei em foruns varios comentarios negativos sobre as blocagens da everest. Qual sua opiniao a respeito? Ha necessidade de troca-las para se ter seguranca adequada?

    Abs

    Bruno

    ResponderExcluir
  24. Olá Roberto,

    Não vendo problema em utilizar selente com as rodas Crank Brothers Cobalt 2 e os pneus Continental X-King.

    O encaixe do pneu Tubeless pode de fato ser maior, mas a principal diferença está nas paredes reforçadas e, consequentemente, no maior peso.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruno,

    Boa pergunta!

    Recentemente a blocagem dianteira da minha roda afrouxou enquanto eu pedalava. Imaginei que poderia ter sido uma desatenção minha no momento de apertar a alavanca, mas assim como você, fiquei sabendo de outros usuários que tiveram o mesmo problema. Já comuniquei a fábrica, que prometeu dar uma atenção especial ao tema.

    Enquanto isso, de fato considero mais prudente utilizar as blocagens de outra marca, como por exemplo da Token, que sem muito mais leves e bastante seguras.

    Em relação a outras falhas, nunca experimentei nenhuma que desabonasse as rodas da VZAN, mesmo utilizando as minhas de maneira "pesada".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Adil!

    Hoje fiz um up no pneu traseiro, saiu um Chaoyang e entrou Racing Ralph, aproveitei e converti as rodas para tubelles, usei essa sua dica sobre a fita Velocity, porem, usei a fita amarela Notubes. Ate agota tudo nos trinques, vamos ver amanha na hr do pedal. Mas so nessa troca de pneu e conversao emagreci 310g das rodas(230g na traseira e 90g na dianteira) e a pasta de dente e realmente uma grande sacada, enchi o pneu muito fácil.

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Olá Arlei,

    Com certeza esse é o melhor upgrade que você poderia ter feito na sua bike. É o melhor custo X benefício.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  28. Olá, estava pensando em fazer esta conversão nas minhas VZAN EVEREST, que não são 29 masss continuando, só que estou inseguro quanto ao pneu que uso. Sabe dizer se o RUBENA SCYLLA RACING dá certo nesta conversão??

    ResponderExcluir
  29. Qual espessura de fita NOTUBES é mais indicado para os aros everest?? 21mm ou 25mm?? Dando duas voltas da fita notubes ainda é preciso dar duas voltas de fita isolante antes?? No vídeo Adil você recomenda reabrir o furo do aro, isto é sempre indicado ou apenas para aquela fita com bico? No caso de usar os bicos NOTUBES posso deixar de fazer esse procedimento??? Desculpa aí as várias perguntas, mas estou ansioso para fazer a conversão das minhas.

    ResponderExcluir
  30. Olá interessado nos pneus Rubena,

    Nunca converti nenhum pneu dessa marca, contudo não vejo problemas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  31. Olá Manoalysson,

    Na verdade a fita NoTubes é menos maleável e durável que a Velocity e até hoje eu só usei nos aros ZTR da própria marca. De todas as formas, se fosse utilizar nas VZAN Everest, iria preferir a mais larga para garantir que ocupasse integralmente a cavidade relativamente profunda no aro da VZAN. Quantas voltas você vai dar depende também do pneu que esteja usando, quanto mais justo, melhor. Não precisa usar fita isolante por baixo. Também não será necessário alargar o furo do aro, processo recomendado apenas para montagens com a fita de borracha.

    Qualquer outra dúvida, pergunte!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  32. Olá Adil!

    Motivado por este post, resolvi converter minha Everest XC29 para tubeless também e justamente com a fita e selante que você usou. Nunca fiz uma conversão antes e nem mesmo vi de perto uma fita da NoTubes, mas acho que esse sistema da Velo é muito melhor! Foi fácil de comprar e super fácil de instalar! Devo salientar algumas coisainhas que talvez ajude quem quer fazer essa conversão:

    - O primeiro probleminha que eu tive foi a respeito do encaixe da válvula no buraco interno do aro. Realmente ela encaixa, mas depois de 2 voltas de fita, fica meio apertado. Eu não abri o furo como se eve fazer para a conversão com a fita NoTubes, resolvi deixar tudo mais original possível. Portanto, aviso que quem for instalar esse sistema vai ter que apertar BEM a rosca externa da válvula pra que a parte interna entre totalmente no buraco e vede bem vedado!

    - Depois disso, na hora da montagem do pneu eu aconselho encaixar os dois lados do pneu na altura do bico com bastante atenção. O espaço para o pneu encaixar entre a válvula e as paredes do aro é bem apertado, talvez pelo fato deste sistema ter sido desenvolvido para os aroa largos da Velocity... Enfim, se não encaixar, o ar vai vazar na hora de encher.

    - Outra dica: Eu usei 2 pneus Maxxis Ikon 29x2.2 e vou te dizer, eu não precisei usar a espuma nem a pasta de dentes para enche-los na bomba de chão!! Eu até tenho um compressor, mas não precisei!! O Ikon entra no aro super fácil mas por ser um pouco "gordinho" logo ele encosta nas paredes do aro e isso ajudou muito! Foi MUITO FÁCIL.

    Usei espuma de detergente, apenas para tentar detectar algum vazamento como ensinam no site da NoTubes (que por sinal não existiam).

    Usei o selante da NoTubes e me surpreendi com o material. Achei que fosse uma gosma grudenta mas é algo bem fácil de lidar e limpar.

    Ainda não testei na trilha, mas já considero a conversão um sucesso pois foi feita no sábado a tarde e hoje (segunda cedo) os pneus estão aparentemente com a mesma libragem!

    A respeito da calibragem, qual é a que vc recomenda. Estou com 40 como mandam a maioria das conversões, mas qual vc tem usado?

    Também estou esperando novos adesivos da VZan já que os que vieram na roda estavam soltos e mal colados, o que me fez retira-los no mesmo dia em que as comprei. A Vzan disse que me mandaria os novas, mas até agora, nada!

    Cara, obrigado pelo post, ele realmente me deu um caminho a seguir e acho realmente que foi o melhor! Uma conversão rápida, sem problemas, econômica e com um benefício (em relação ao peso) melhor que a fita NoTubes! Perfeito!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho dois pneus ikon de arame que acompanham a minha bike serve para fazer a conversão ?

      Excluir
  33. Adil, uma duvida que tenho sobre as válvulas.
    não curto muito válvula presta, não acho prático. Sempre alarguei o furo dos meus aros pra usar schrader, isso é um problema pra conversão tubeless.

    Esses dias achei pra vender o kit da joe's no flats com opçao de válvula schrader para aros 29er. e achei também válvula schrader avulsa pra venda, separada da fita de borracha.

    será que da certo converter uma everest pra tubeless usando valvula schrader (aumentando o diâmetro do furo) e fita veloplug?
    valeu pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio,

      Não vejo problemas se você prefere utilizar o bico grosso e conseguiu o material necessário à conversão.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  34. opa, valeu Adil!
    outra dúvida: que medida eram esses Schwalbe que vc converteu? 2.10 ou 2.25?
    Comprei as rodas e percebi que o aro é bem estreito. Um pneu 2.25 veste bem nele? Não fica meio frouxo com risco do pneu escapar mesmo usando câmara?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fabio, meus pneus Rocket Ron são 2.25, mas apesar do aro da VZAN não ser largo, o pneu veste bem, sem riscos.

      Abs!

      Excluir
  35. Buenas!
    Converti minhas rodas Roval com pneus Renegade S-works e Control, usando a Velotape!
    Só alegria..esses pneus vestiram bem justo no aro, e inflei direto na primeira com bomba de pé. Perderam um pouco de pressão nos dois primeiros dias, depois a coisa estabilizou!
    Grande dica a Velotape! Valeu!
    Fabio Giovanni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio,

      Realmente a Velotape está entre as melhores opções para realizar uma conversão bem sucedida. Em aros que já são "tubeless ready" fica mais fácil ainda efetuar o processo.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    2. Pneus michelim racer sao bons para conversao ?


      Excluir
  36. Qual você achou melhor Adil, já que você testou as duas:
    Shimano XT WH MT75 x VZAN Everest XC 29 (apesar da diferença de preço ser considerável).



    Obs: Levei a minha bike, coloquei a roda da shimano, mas não conseguiram deixar minha roda sem câmera (pneu Schwalbe Rocket Ron Performance serie 2.25), pois estava ficando largo e não dava pressão. Voce acha de dá pra fazer esse esquema da pasta de dente?

    Valeu. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá luc_souza,

      A roda da Shimano é um produto tecnicamente melhor.

      Acredito que sim, seja possível usar o truque da pasta de dentes para assentar o pneu no aro da Shimano. Outra opção, seria passar uma fita de alta pressão da NoTubes ou Velocity no aro afim de deixar o pneu mais justo na montagem.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  37. Adil,peso 105kg e tenho 1,83m pratico xc ,qual melhor escolha p mim everest xc 29 ou extreme 29?seria prejudicial fazer conversao de valvula presta para schrader nestas rodas?
    abs obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,

      No seu caso, iria preferir as Extreme, mas pessoalmente não vejo necessidade em trocar o tipo de válvula. Não seria prejudicial, mas considero melhor levar um adaptador ou invés de escolher outra válvula.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  38. Olá Adil, estou pra fazer a conversão das minhas rodas everest pelo sistema da velocity, com liquido stan's e pneus continental x-king, uma dúvida tenho apenas um rolo de fita azul, qtas voltas por roda, uma ou duas??um rolo é suficiente??grande abraço!!Rodrigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Duas voltas de fita Velocity para cada roda!

      Sim, um rolo é suficiente.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  39. eu conseguiria fazer essa estalação na everest mgc 29er com a fita Velocity Velotape e o liquido notubeles com o Pneu Specialized Fast Trak S-Work 29x2.0 na frete e o Pneu Specialized Renegade Control 29x1.95 na trazeira obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verios,

      Acredito que conseguiria sem grandes dificuldades.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  40. Olá pessoal, procurei por essa fita com 25mm e não encontrei. No eBay achei várias porém com 24mm. A de 24mm atenderia para a conversão nas Everest XC 29? Alguem pode passar uma dica de onde comprá-la? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco,

      Você não precisa necessariamente de uma fita com 25mm de largura, contudo a Session Brasil vende uma excelente e levíssima fita da Spank que por coincidência tem os mesmos 25mm da Velocity.

      O rolo da fita Spank pesa apenas 9 gramas e serve para duas rodas de 29 polegadas.

      Sugiro que entre em contato com a Session Brasil para que possam te indicar onde adquirir o produto.

      Os e-mails deles são sac@sessionbrasil.com e vendas@sessionbrasil.com.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    2. Olá Adil,

      Muito obrigado pela dica e indicação de onde comprar o produto.

      Excluir
  41. Adil, boa noite.

    Comprei um par de aros VZAN EVEREST 2013 para por em minha Caloi. A surpresa desagradável ao tentar realizar a conversão, após inflar, foi perceber que em ambos existe um vazamento na emenda impossível de estancar.

    Alguma dica?

    ResponderExcluir
  42. Olá Alex,

    Se fisicamente as emendas parecem bem, você precisa dar uma atenção à fita que está passando no aro. O ideal é que toda a cavidade interna esteja ocupada por uma fita tubeless de boa qualidade.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adil,

      Visualmente falando, as emendas estão ok. Através do meu lojista, fiz contato com o Alexandre (Assistência Técnica - VZAN). O mesmo já me encaminhou hoje um adesivo que compõe o kit de conversão da VZAN que são utilizados justamente nas emendas dos aros.

      A fita que sempre usei foi a silver tape (3M). Porém, já fiz contato com o Rodrigo (Session Brasil) para aquisição do produto dele.

      Assim que montar, posto aqui o resultado. Espero que dê tudo certo.

      Obraigado pela atenção dispensada.

      Abraço

      Alex.

      Excluir
  43. Algum lugar no Brasil vende essa Velotape ou similar em preço e qualidade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur,

      Infelizmente a Velotape não é vendida no Brasil, mas pode ser facilmente adquirida no exterior pela internet.

      No Brasil uma ótima opção é a fita Effetto Mariposa encontrada sem dificuldade em várias bike shops pelo país.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  44. Oi Adil, este post já tem algum tempo... Estou querendo fazer este processo em uma Vzan MGC 29 com pneu X-King, você ainda recomendaria seguir este caminho? Estou com receio de o pneu não encaixar e a pasta de dentes não funcionar para minha pouca experiência. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleber,

      Sim, sempre recomendo a conversão, independente da marca da roda.

      Se estiver com dificuldades para inflar, sugiro usar uma fita veda-fresta de acordo com o seguinte vídeo:

      http://www.29er.com.br/2014/11/p29br-29er-video-conversao-tubeless-o.html

      Com ela deixei de usar pasta de dente.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    2. Com espuma não consegui inflar, mas a pasta de dente foi matadora! Valeu Adil :-)

      Excluir
    3. Excelente Cleber, obrigado por compartilhar sua experiência com os outros blog leitores.

      Abs!

      Excluir
  45. Adil, peso 104kg, será que as Everest XC aguentam? Faço mais XC, e raramente um single track leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Paulo,

      Consultei a fábrica e me confirmaram que o limite de peso para essas rodas é de 110Kg.

      Teoricamente, se não vai ter uma tocada agressiva com elas, devem aguentar.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  46. Adil minha bike veio com pneus Maxxis Ikon de arame servem para fazer a conversão em tubeless ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, praticamente qualquer pneu de boa marca pode ser convertido, mesmo sendo de arame.

      Abs!

      Excluir
  47. Olá amigo! Gostaria muito de fazer essa conversão para tubeless, mas não tenho ferramentas muito menos a experiência necessária para fazer lá. O amigo poderia indicar lugares onde façam esse procedimento em São Paulo ou litoral Paulista? Desde já agradeço qualquer ajuda. Abraço!

    ResponderExcluir
  48. Olá amigo! Gostaria muito de fazer essa conversão para tubeless, mas não tenho ferramentas muito menos a experiência necessária para fazer lá. O amigo poderia indicar lugares onde façam esse procedimento em São Paulo ou litoral Paulista? Desde já agradeço qualquer ajuda. Abraço!

    ResponderExcluir
  49. Adil .. compensa a Cranck brother 1 ou 2 ou evereste XCLi tubless ??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR