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segunda-feira, 27 de agosto de 2012

P29BR 29ER BIKE TEST/ Specialized Stumpjumper FSR Expert Carbon 29

MUITAS SITUAÇÕES, UMA ÚNICA BIKE.


O mítico nome Stumpjumper remonta da já distante década de 80, quando por conta da ousadia de Mike Sinyard, apoiado por um amigo framebuilder californiano, nascia, não a primeira mountain bike do planeta, mas sim a primeira bicicleta de montanha comercialmente bem sucedida do mundo. Com o inteligentíssimo slogan "Não apenas uma nova Bicicleta, mas sim um completamente novo Esporte", o modelo que custava 750 dólares, revolucionaria a indústria e transformaria para sempre o próprio Mountain Biking.

O carismático Mike Sinyard, que inclusive esteve recentemente no Brasil, continua sendo o homem forte da Specialized, assim como o nome Stumpjumper continua a batizar bikes emblemáticas na linha da marca americana. Não poderia ser diferente com a Stumpjumper FSR Expert Carbon 29 que o P29BR testa agora, a Expert é o segundo modelo na linha FSR de trailbikes, situada abaixo apenas da S-Works.

Foram alguns longos meses até o P29BR conseguir um exemplar da Stump FSR com rodas grandes, contudo a ideia de poder experimentar uma 29er tão especial, compensou a exaustiva espera. Trata-se de uma bike com suspensão integral e muitas particularidades. São consideráveis 130mm de curso na dianteira e na traseira com um quadro produzido em carbono proprietário FACT 9m e triângulo traseiro em alumínio M5. Tudo isso somado a um amortecedor Fox desenvolvido especialmente para a Specialized, contando com o super eficiente Brain e o até então inédito recurso AUTOSAG, o que por si só já valeria uma olhada mais atenta.


Pessoalmente me divirto bastante lendo manuais técnicos e "brincando" com as regulagens que uma full suspension oferece, contudo essa riqueza de possibilidades às vezes assusta muitos dos consumidores em potencial, além do que, envolve um tempo de experimentação que vários não tem.

O correto ajuste do SAG, parcela de compressão inicial do amortecedor traseiro quando o ciclista se coloca sobre a bicicleta, é fundamental para assegurar o melhor desempenho possível em uma bike com suspensão integral. Antes de mais nada, o proprietário  teria que saber seu peso, incluindo o capacete, sapatilha e todo vestuário necessário à pedalada. Deveria então consultar uma tabela fornecida pelo fabricante onde estaria relacionado esse peso total do ciclista com um valor de pressão sugerido para o amortecedor traseiro. Depois de fazer a calibragem, o piloto subiria na bike para conferir se o SAG estaria de fato de acordo com o especificado para o modelo, o que garantiria um funcionamento ótimo da suspensão. Com o recurso do AUTOSAG, a Specialized e a Fox abreviaram toda essa tarefa, que ficou reduzida a um único e extremamente simples procedimento, bastando apenas pressurizar o amortecedor, partindo de um valor em psi mais alto, subir na bike completamente equipado, acionar o AUTOSAG e aguardar enquanto a válvula de transferência equaliza de forma automática as pressões nas câmaras positiva e negativa com base no peso do ciclista, que tão somente escutará ar sendo liberado pela válvula até o ponto em que o SAG esteja perfeito. Uma sacada interessantíssima, em todos os sentidos!


Pedalar a Stump FSR Carbon é um prazer grandemente facilitado pelo Brain, funcionalidade originalmente desenvolvida para a Epic e hoje, após anos de sucesso e contínuo aprimoramento, estendida a outras plataformas da Specialized. O conceito do Brain continua aquele original, ou seja, tem a função de minimizar no sistema de suspensão o movimento decorrente do input gerado pelo próprio piloto no ato de pedalar (BOB), enquanto que, por outro lado, de uma forma dita inteligente, "entende" quando os esforços agindo sobre a suspensão são provenientes das irregularidades do terreno e, nessas condições, libera o amortecedor para funcionar.


Em ação, a versão 2012 do Brain encontrada nesta Stumpjumper FSR Expert Carbon 29, parece que já chega de fábrica perfeitamente adaptada às necessidades de uma trailbike com 130mm de curso, mesmo quando configurado na posição de maior firmeza, não me pareceu tão firme quanto num modelo de XC, como a Epic.


Existe ainda um persistente ceticismo em relação às 29ers com suspensão integral, mais um daqueles conceitos erroneamente disseminados, prega que rodas de 29 polegadas e suspensão traseira com curso mais longo são características antagônicas e totalmente incompatíveis em uma bike. A Specialized provou exatamente o contrário. O sistema de suspensão FSR funciona maravilhosamente bem na Stump FSR 29, ainda com chain stays relativamente curtos para uma full suspension, são apenas 450mm. O ângulo do tubo de direção de 69.4° se traduz em estabilidade em alta velocidade, sem detrimento na rapidez de manobras, comportamento assegurado pela combinação de uma mesa curta de 75mm e um largo guidão Specialized XC Mini-Riser com 720mm.

O grande trunfo das trailbikes, é permitir que o piloto possa vencer qualquer subida quase que com a mesma eficiência que desceria uma montanha. Nesse quesito, a Stump FSR Expert Carbon 29, além do Brain, conta com um conjunto de características que justificam seu preço e a colocam no topo da pirâmide da categoria. Começando pelo peso de apenas 12.4Kg, que faz desta full suspension uma bike mais leve que muita hardtail por aí. A escolha da transmissão foi inteligente e bastante adequada às necessidades de quem compra uma bike como esta, a Specialized elegeu um belo pedivela SRAM de carbono com coroas 36/22 somado a um cassette 11-36, conjunto que definitivamente não vai exigir que o proprietário da FSR seja um atleta nato para pedalar morro acima...ou abaixo. Câmbios e trocadores são um funcional mix de X0, X9 e X7. Um inteligente esticador desenvolvido pela mesma Specialized evita que a corrente falhe, mesmo nas piores condições. Por fim, o desempenho nas subidas e mesmo nos trechos planos é favorecido pela angulação efetiva do tubo do selim, são 74.5°que posicionam o piloto de uma maneira bastante favorável sobre os pedais.


Apesar de todas as vantagens, talvez a maior qualidade do sistema FSR seja mesmo o fato da suspensão se manter ativa em 100% das situações, ou seja, ao contrário do que acontece com a grande maioria dos sistemas de suspensão concorrentes, nas bikes da Specialized o acionamento dos freios não afeta o comportamento da suspensão traseira, o que faz da Stump FSR 29, com seus 130mm de curso, uma máquina de desempenho invejável nas descidas e principalmente nos singletracks, que quanto mais acidentados, melhor. O eixo traseiro passante 142x12mm, é garantia de rigidez e surpreende na facilidade para remover a roda, um padrão que vai estar cada vez mais presente nas novas mountain bikes, inclusive em modelos de Cross Country. Na dianteira o garfo Fox Float 130 RL, também conta com eixo passante de 15mm e, apesar de não oferecer tantas possibilidades de ajuste quanto na versão superior RLC, é ainda um modelo de alto desempenho, melhor que algumas suspensões top de linha de outras marcas de sucesso no mercado.

Na verdade, a bordo da Stumpjumper FSR Expert Carbon 29 fui capaz de ignorar, já na primeira tentativa, um difícil e super inclinado rock garden, trecho onde frequentemente sofro para zerar com a minha 29er hardtail. Nessa conta, além da suspensão que funciona muito bem, de uma geometria acertada e de um cockpit bem dimensionado, podemos incluir o canote telescópico Command Post BlackLite. Se você nunca andou com um, não vai acreditar a diferença que um produto como esses faz quando estiver "negociando" trechos mais técnicos. O modelo da Specialized conta com alavanca de acionamento remoto no guidão, 125mm de curso e três posições de uso, o que otimiza sua pedalada tanto nas subidas, quanto nas descidas. Mesmo pesando quase 500 gramas, o canote telescópico é um equipamento que não pode faltar em sua trailbike, o benefício é insuperável. Eu até me arrisco a dizer que consideraria usar um canote do tipo em uma full de Cross Country.


Nas curvas a Stump FSR 29 não decepciona, a despeito do central parecer alto em relação ao solo num primeiro momento, com o peso do piloto corretamente distribuído entre os eixos e bons pneus, Specialized Purgatory 29x2.2 na dianteira e a nova encarnação do Specialized Ground Control 29x2.1 na traseira, não há com o que se preocupar. Nas rodas Roval Control Trail 29, os aros apresentam um perfil mais largo que nos modelos de XC, o que além de permitir que o equipamento seja mais abusado, proporciona um "footprint" maior para os pneus, ou seja, aumenta a área de contato dos pneus com o solo, o que, por consequência, resulta em aderência extra. Mais uma vez a Specialized caprichou na escolha de componentes para a bike, oferecendo os raios mais adequados para uma trailbike, os leves e reforçados Super Comp da DT Swiss.

Merece uma menção honrosa o selim Specialized Henge, bem construído e tão confortável que entrou em definitivo na minha lista de selins prediletos. Recomendo.


A bike empolgou demais por conta de um projeto e pacote excelentes, contudo alguns pontos merecem atenção. O principal deles diz respeito aos freios Formula The One R, que são bastante potentes, tem uma modulação satisfatória, oferecem possibilidades de ajuste "on-the-fly" e estão acertadamente montados com um rotor dianteiro maior, entretanto não consegui me livrar do barulho exagerado que o Formula produz. Tentei de tudo, alinhamento, limpeza de rotores e até troca de pastilhas, ainda assim, o ruído não desapareceu. Os italianos da Formula precisam trabalhar nos seus freios, pois tive o mesmo problema com outros modelos da marca. Outro ponto de atenção em condições de lama, são os pneus que tem uma tendência de acumular barro. Para completar, se o cabo de acionamento do Command Post estivesse localizado na base do canote, o piloto nunca faria contato com o seu conduíte, o que tornaria ainda melhor um componente que já é ótimo.


Em termos de comportamento, um dos preços que o piloto paga por optar por uma trailbike como a Stump FSR 29, é uma dificuldade maior para vencer subidas de grande inclinação e comprimento, nessas situações a frente pode ficar leve demais e será necessário posicionar-se no nariz do selim, com o corpo o mais baixo possível. Pedalar em pé pode não ser um boa opção nessas condições. Felizmente, as subidas realmente inclinadas e longas não são uma constante para grande parte dos consumidores que vão optar por esta bike. A versão 2013 desta Stump FSR conta com uma bem vinda suspensão dianteira Fox TALAS, que permite uma redução de curso, muito útil nesse tipo de situação.


A Specialized Stumpjumper FSR Expert Carbon 29 é de fato uma trailbike quase perfeita, um dos melhores exemplos daquela bicicleta "faz-tudo", uma categoria de mountain bikes que é a bola da vez no mercado americano e tem tudo para emplacar aqui no Brasil também. Você que busca uma bike única e quer se beneficiar das vantagens das rodonas, pensa em uma full suspension leve e eficiente de verdade, capaz de encarar praticamente qualquer desafio e tem pouco mais de 18 mil Reais disponíveis em sua conta bancária, não irá se arrepender um minuto sequer. Já eu, me arrependo...me arrependo demais de ter devolvido a bike! Depois de provar a Stump FSR 29, está difícil viver sem ela.

Keep 29eriding!

34 comentários:

  1. Boa tarde 29ers, em especial ao meu amigo adil... Como sempre com seus posts fantásticos!
    Essa stump tah d++. Linda e cheia dos componentes top d linha... Sem falar das praticidades como o brain e o autosag. Como citado no artigo, infelizmente o fato de ter 18mil no banco não é o meu caso, mas... Ontem adquiri minha primeira bike 29. Ainda nao tive a oportunidade de testa-la, mas também trata-se de uma 29 full suspension, porém com quadro em alumínio... Trata-se de uma trek superfly 100al. Alguém ja teve a oportunidade de testa-la ou conhece alguém que o fez? Oq acham da bike? Abraço a todos os amigos!

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  2. Olá Felipe,

    Primeiro deixo meus parabéns por ter ingressado no Mundo das 29ers.

    Te garanto que começou com o pé direito, já que a Superfly 100 é uma das bikes full de XC mais bem avaliadas nos EUA. Tenho um amigo de Sorocaba que tem uma e simplesmente adora.

    Boas pedaladas!

    Abs,

    Adil

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  3. Boa tarde Adil,
    Sempre acompanho seus pots e não posso deixar de te dar os parabéns por mais uma excelente cobertura.
    Gostaria que vc apontasse as principais diferenças entre a Stumpjumper e a EPIC.
    Quais as vantagens e desvantagens de uma sobre a outra?
    Grande abraço

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  4. Ta ai uma bike que ja me disseram que não é boa para as trilhas brasileiras e sim lá pro Canada...kkkk
    Achei bacana a proposta da bike, mas meu bolso pediria uma Camber 29, mesmo sem toda tecnologia embarcada quea Stumpy FSR oferece.

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  5. Adil com já havia colocado no Face, tenho a Specialized Stumpjumper FSR 29 de alumínio que não conta com o Brain e o canote Command Post BlackLite. A diferença de peso da bike em carbono e o de alumínio é de apenas 1Kg e um pouquinho ( comparação de peso nas bikes tamanho XL) em favor do modelo em carbono. O preço (quase o dobro) para essa diferença de peso ao meu ver é muito alto, mesmo a Expert Carbon ter o Brain e o canote. A suspensão traseira Fox com o Autosag é fantástica!!! Penso que não faz falta o Brain. Pelo menos não percebo sua falta. A suspensão dianteira então... outro show!!!
    A bike "gruda" no chão nas descidas, em curvas e mesmo em subidas você não "briga" com a suspensão traseira ou com a dianteira.... acredite nunca precisei travá-las para subidas!!!
    (Obs. Andei por 4 anos com uma Scott Genius LTD em carbono muito boa por sinal)
    Apesar dos modelos Stumpjumper FSR Expert Carbon e FSR 29 em alumínio terem suas pequenas diferenças, o relato do teste vai de encontro com a minha modesta opinião sobre a minha bike.
    Para finalizar gostaria de dizer o seguinte: As 29" vieram prá ficar!!!
    Tanto que comprei uma "rígida" 29 da Wilier modelo XN 505 e fiz uns upgrades interessantes... Taí uma boa dica para testes, pois, a Wilier está entrando no mercado de Mountain Bike...
    Parabéns pelo teste!!!
    Grande Abraço!!!

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  6. Ola Ricardo,
    as geometrias das bikes de alu e carbono sao simliares somente desde 2012.
    Ja andei en 2011 na Epic alu e a Epic Carbono, e infelizmente existente um diferenca de geometria e de comportamento!
    Percebi mas a diferenca na subida, a de aluminio pede mas esforco!!
    Agora gracas a deus, desde 2012, todas as bikes por exemplo as hardtails, da stumpjumper HT de alu,carbono e ate a carve, tem a mesma geometria!!
    Ai sim a briga entre o alu e carbono vai ser boa!!!
    Laurent

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  7. Boa noite Adil.
    Sou novo no mundo das 29ers.
    Gostaria muito de uma indicação sua na minha primeira compra. Gostaria de uma bike com um bom custo beneficio que eu possa ficar um bom tempo com ela e possa trocar por pneus lisos para anda no asfalto.
    Obigado e desculpe o incomodo.
    Parabens pelo blog.
    É de muita ajuda.
    Thiago

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  8. Bom dia Adil. Parabéns pelo excelente artigo. Tenho pesquisado as 29er full para compra. Como não pretendo competir a minha escolha está muito próxima da stmpjumper fsr, exatamente este modelo, expert. Gostaria de acrescentar que o modelo expert pesa 13kg.
    Somente a versão sworks pesa 11,1kg. Ela possui triângulo traseiro em carbono, grupo xx full, e rodas roval em carbono. Mas o preço vai a 30mil reais!
    Abraço!
    Guilherme.

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  9. Olá tperes,

    Basicamente a Epic é uma full suspension projetada para o XC, suas suspensões contam com um curso menor que o da FSR, além de ser uma bicicleta mais leve. A FSR, como mostrado no post, é a bike "faz-tudo", uma genuína trailbike, com um curso considerável e componentes bem escolhidos que favorecem seu desempenho em trilhas técnicas.

    Abs,

    Adil

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  10. Fala Luiz,

    Te garanto que no Canadá, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, a FSR chega a impressionar. Seu desempenho somado às rodas grandes permite até que um piloto com menos recursos técnicos possa vencer desafios que antes considerava difíceis.

    Mais um benefício na conta das 29ers...pelo menos as bem construídas como esta.

    Abs,

    Adil

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  11. Olá Ricardo,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Realmente o desempenho da Stump FSR faz dela uma bike extremamente divertida.

    De fato tenho visto no mercado alguns modelos de Wilier com bom custo X benefício.

    Abs,

    Adil

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  12. olá Adil,1º lugar meus parabéns pelo ótimo trabalho com as 29er, show de bola as matérias muito bom mesmo, esse teste então foi muito bem explicado com todos os detalhes bem simples e fácil de entender adorei!
    2º Minha bike é uma full 26 Epic 2009 modelo Comp,tamanho L, adoro esta bike e vou comprar uma 29 HT mas gostaria de saber, meço 1.76 e uso essa bike tamanho L, e me sinto super confortável nos estradões e trilhas leves com ela, agora a 29 por ser uma bike maior o tamanho M seria mais indicado? não faço mais competições, só lazer mesmo. Valeu abração e boas pedaladas Elson

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  13. Adil, vc vai testar a Caloi 29? Aquela bike de entrada da Caloi? Como se fosse a Supra de roda grande.
    Obrigado,
    Fabiano

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  14. Olá Thiago,

    Muitas 29ers do mercado vão te atender perfeitamente, lembrando que em virtude do diâmetro do aro idêntico ao de uma bike de speed, você poderá utilizar pneus de estrada e até híbridos 700C na cidade.

    A própria Specialized, além da KHS e Caloi, por exemplo, oferecem ótimas bikes de custo X benefício interessante.

    Abs,

    Adil

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  15. Olá Guilherme,

    Obrigado pela colaboração. A FSR, além de não ser pesada, é muito versátil na trilha. Boa escolha.

    Abs,

    Adil

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  16. Olá Elson,

    Fico feliz que tenha gostado dos testes realizados pelo P29BR, procuro sempre oferecer a mais completa informação possível.

    Tenho exatamente a mesma estatura que você, sendo assim, considero a Epic 29 tamanho M totalmente adequada às suas necessidades e biotipo, desde que tenha medidas proporcionais entre seus membros.

    Abs,

    Adil

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  17. Olá Fabiano,

    Até o momento a Caloi não demostrou qualquer interesse em oferecer suas novas 29ers para testes no P29BR. Ainda assim, num primeiro momento, considero essa Caloi mais acessível um modelo puramente voltado para o lazer.

    Abs,

    Adil

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  18. Boa tarde Adil!

    Amigo, estou pensando em mais um up, na 29, agora passando da hock para a carve pró. Te faço duas perguntas:

    - Tem muita diferença a 2012 para 2013?

    - a suspa que vem nelas, pode receber trava de guidão? Se não, qual a suspensão, com traba de guidão, indicas no mesmo nível da que vem na da 2013?

    Um abraço!

    Tuquinha

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  19. Caro Adilson,

    E as novas scott,
    Quando teremos algo relacionado as spark 900 ou até, a da genius 900, o povo da scott nao se interessou em um review ???

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  20. Adil, na verdade queria saber, além Sá suspa, se vale pagar a diferença para comprar uma carve 2013 em relação à 2012. Custo benefício!

    Um abraço,

    Tuquinha

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  21. Opa, boa tarde a todos!
    Possuo uma SJ FSR Comp 29 ano 2012, antes de tirar da loja já fiz uns upgrades trocando o câmbio trazeiro, os trocadores e o rotor pelos Shimano XT e o freio pelo Shimano XTR Trail.
    A bike é simplesmente ótima, na subida e na decida, em qualquer terreno!
    Eu tenho uma Carve que montei com grupo XT, freio XTR Trail, Cubo X9 e aros ZTR Flow, com suspa Reba XX com eixo de 20mm. A bike ficou muito boa, mas na subida técnica com muita pedra, a SJ FSR é bem melhor (meu ponto de vista).
    Para ser sincero, a Carve só é levemente melhor no asfalto, e isso acho que só ocorre por causa dos pneus...
    Para quem quer "curtir" o pedal, a trilha, a SJ FSR é o que há!
    Não sou defensor de 29er... só sei que tenho uma FULL e uma HT, ambas 29er, e estou super satisfeito!

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  22. Ola, preciso da ajuda de voces, estou na busca de uma 29er de entrada e como vou para orlando pensei em trazer uma spz dessa : http://orangecycleorlando.com/product/13specialized-hardrock-sport-disc-29-172420-1.htm
    Gostei do quadro e da configuracao, mas gostaria de trocar o grupo, como teria que mexer ao inves de por alivio, que tem o melhor custo beneficio, pensei em colocar deore... Na chainreactioncicles tem umas pecas com precos bons, precisaria trocar pedivela, coroa, cambio dianteiro e traseiro, seria isso, vale trocar o cassete??
    Pensei no cambio Deore m592 Shadow 9v, chainset Deore M590 175 mm, 22.32.42 t 68/73 mm, dianteiro M591 34.9 mm 44-48 t duall , e qual cassete??? To no caminho certo ou to viajando???

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  23. Olá Danny Huang,

    Provavelmente nos próximos dias o P29BR receberá um exemplar da SCOTT Genius 700 para testes.

    Fique ligado!

    Abs,

    Adil

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  24. Olá Tuquinha,

    De acordo com o que conversamos via e-mail, considero que uma Carve 2013 com 20 velocidades valeria sim a pena.

    Abs,

    Adil

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  25. Olá Fábio Nery,

    Obrigado por postar seu depoimento imparcial.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  26. Olá Bertolino,

    A Hardrock é uma boa bike para quem pensa em começar a pedalar uma 29er. O modelo é de entrada, portanto um pouquinho pesado, mas ainda assim super confortável.

    Em relação a upgrades, a última coisa que eu me preocuparia é o grupo. Os grupos mais simples de hoje, são tão bons quanto um intermediário de 5 anos atrás. Se eu estivesse no seu lugar, começaria tirando peso das rodas, o Calcanhar de Aquiles das 29ers.

    Outra coisa, caso seja um ciclista mais pesado, a suspensão de fábrica não irá te atender e vai frustrar suas expectativas em relação à bike. Aí valeria outro upgrade.

    Abs!

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  27. Olá adilson, tenho 1,83 e estou querendo passar da HT para a full, porém andei na SJ 26, tam. M e achei meio pequena para mim que tenho cavalo de 87cm. Já me disseram que no caso da 29 SJ fsr pode ser M para mim. O que me diz?

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    Respostas
    1. Olá Leone,

      Teoricamente, eu consideraria ficar com a tamanho M. De todas as formas, sugiro consultar um profissional de bike fit, caso queria comprar na certeza.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  28. Mestre Adil,

    há tempos sou leitor assíduo do seu blog e parabenizo-o pelas suas bem fundadas ponderações. Estou pedalando com regularidade pelos menos 03 vezes por semana, há 07 anos, quando me aposentei. Com base neste excelente teste, não tive dúvidas e, desde então, vinha tentando trocar a minha magrela 26 por essa "calanga-29" espetacular. A perseverança venceu. Ao entrar para o seleto clube dos sex(agenários) trilheiros, agora em junho/13, me presenteei com uma negona SPZ SJ COMP FSR 29. Suas dicas foram decisivas e o "Véio" agradece e ... vamos dentro!!
    Um grande abraço,
    Luizão Caixa D'água.

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    Respostas
    1. Olá Luizão Caixa D'água,

      É histórias como a sua que fazem valer meu trabalho com as 29ers!

      Você adquiriu uma EXCELENTE bike.

      Qualquer dúvida, é só escrever.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  29. Parabéns pelo blog, não perco mais os post mas sou novo no ciclismo ainda e tenho muitas dúvidas. Uma delas é a diferença da stumpjumper para a camber? Qual seria a melhor para o pedal sem competir somente para curtir.

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  30. Olá Ademir,

    Obrigado por participar do P29BR.

    A Camber estaria no meio do caminho entre uma bike full de XC e a Stump FSR, esta última tem mais curso e dependendo da versão, pode ser mais leve. Contudo a Camber é uma bike bem divertida também.

    Se dinheiro não for problema, escolha a Stump FSR.

    Abs,

    Adil

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  31. Desculpem os apaixonados pelas Specialized Stumpjumper FSR 29 mas achei a bike pesada.Achei também ela com menos mobilidade que uma 26 e mais pesada na subida que uma 26.Na descida e no reto em estradão são melhores e são bikes bonitas,mas para quem anda realmente de mountain bike e não só passeia, sabe que o peso é algo muito importante.

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  32. Adil, esses Spz Purgatory, na largura 2.3 fariam um bom papel na dianteira da Epic? uso os Kenda Karma 2.2 hoje e nao tenho confiança... quero passa-los pra tras e colocar um pneu allmountain largo na frente...

    o que me diz?

    Lucas Mendanha

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