Procure nos arquivos do P29BR

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

P29BR 29ER TUNING / TOKEN Bling Box

Tunando com estilo e inteligência.


Antes de mais nada, vale aqui contar uma breve história. Em abril deste ano estive em Araxá nas Minas Gerais para cobrir a 1ª Etapa da Copa Internacional de MTB. Na ocasião me posicionei na famosa descida da "Dona Beja", onde os espectadores são brindados com a técnica refinada de alguns dos competidores, bem como podem presenciar diversas trapalhadas de outros. Para aqueles que não conhecem o circuito, basicamente é um ponto onde tombos são frequentes. Pois bem, um atleta pilotando uma bike de carbono aparentemente levíssima escorregou logo nos primeiros metros do rock garden, aí tomar um chão foi inevitável, entretanto o mais incrível é que a roda traseira simplesmente saiu voando da bike junto com o piloto! Dei uma conferida rápida e lá estavam aquelas blocagens superleves, ou seriam superfracas?

No dicionário, o termo "tunar" está definido como: "Processo e atividade de modificar as características de um veículo (automóvel, motocicleta, bicicleta) para personalizá-lo, em sua estética, em sua configuração, em sua potência, em seus acessórios etc". Na verdade, pensando em nossa paixão, as bikes, considero que o processo de tunar, ou tuning, pode ser dividido em duas vertentes. Existe o "tuning extremo", aquele em que o proprietário, além da personalização propriamente dita, vai fundo na redução de peso. Esse tipo de projeto resulta em bikes extremamente leves, contudo envolve um investimento que costuma ser estratosférico. As bikes peso pena, apesar de uma beleza impar, geralmente não são viáveis para o uso pesado num dia a dia de treinamentos e competições. Do outro lado está o que chamo de "tuning funcional", a customização focada na diminuição de peso da bike com aumento de desempenho, sem deixar de lado a confiabilidade do equipamento, um processo bastante necessário e que está ao alcance da vista (e do bolso) da grande maioria. Os produtos Token se encaixam perfeitamente nessa segunda categoria.

O Bling Box é uma caixa composta por nove itens, quase todos estratégicos, que, numa analogia com alguns dos procedimentos da cirurgia plástica, funcionariam para sua bike como uma lipo em termos de redução de peso, associada a um lifting considerando a melhoria estética. São pequenas peças capazes de abrilhantar e valorizar o visual da sua amada bicicleta.



Tecnicamente, o conjunto apresenta dois grandes destaques. O primeiro são as blocagens com eixo de titânio. Além de lindas, pesam apenas 46 gramas o par, sendo responsáveis sozinhas por uma diminuição de peso da ordem de 80 gramas logo em um dos pontos-chave das 29ers, as rodas. Por conta da tecnologia proprietária Y-Cut, mesmo com um design minimalista, as blocagens da Token são capazes de gerar uma tensão de aperto altíssima, garantindo a segurança adicional que aquele desafortunado piloto de nossa história não teve.


O segundo item no box que merece um comentário especial são as roldanas produzidas em alumínio 7075 magnificamente usinado em CNC, contando com os exclusivos rolamentos Tiramic de alta performance e parafusos anodizados. Compatíveis com Shimano e SRAM, são responsáveis por um economia de 10 gramas de peso no câmbio traseiro, contudo seu maior benefício reside na confiabilidade e aumento da vida útil da corrente. Quem já disputou uma prova como a Brasil Ride, sabe exatamente o que estamos falando. As roldanas originais podem simplesmente perder todos os dentes depois de algumas dezenas de quilômetros em condições extremas, casos em que fazer a reposição por um modelo em alumínio como este da Token pode ser a diferença entre completar ou não aquela corrida para a qual se preparou por meses a fio.


Completam ainda o pacote, os parafusos para as coroas do pedivela, um anel de travamento para o cassette, parafusos para os suportes de caramanhola, espaçadores para o tubo de direção, uma bela tampa para a caixa de direção e até mesmo duas tampinhas para as válvulas das rodas, tudo isso com acabamento anodizado de alta resistência.



A título de comparação, o P29BR pesou o Bling Box completo, visto que sem uma balança de maior precisão não faria sentido separar cada um dos pequenos itens e pesá-los separadamente. Logo em seguida, os componentes da Token foram substituídos por outros, os originais do câmbio, rodas, cassette, etc. Os componentes de fábrica registraram 230 gramas na balança, já descontando a base de espuma. O conjunto da Token pesou apenas 110 gramas, o que resultaria em uma redução de 120 gramas no peso total do conjunto!


Como o Bling Box tem preço ao consumidor de 490 Reais, cada grama economizada no peso total da sua bike custaria pouco mais de 4 Reais, um valor bastante competitivo levando-se em conta que os apaixonados por tuning podem gastar exponencialmente mais do que isso, mesmo nas mais simples de suas montagens.

A NINER One 9 do P29BR está decididamente mais bonita "vestida" de Token. Aliando o fator beleza à leveza adicional proporcionada pelos componentes da Bling Box, o investimento no produto está mais que justificado. Em relação à durabilidade dentro de alguns meses e muitos quilômetros será possível falar mais.

Keep 29eriding!

7 comentários:

  1. Adil,
    muito boa a matéria, um tema que tanto interessa e gera dúvidas pra quem usa 29ers.
    Basta agora vermos o resultados após uso do conjunto.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Grande Filoso !
    Parabéns por mais um excelente post !
    Muito engraçado, minha linha do tempo na 29 acompanha os ups sugeridos por seu blog rsss, coincidência ? rss
    Apenas uma pergunta, sugestão de onde encontrar esse conjunto completo? Procurei e esta difícil, me manda a dica pelo email vandopetar@gmail.com
    Obg companheiro !!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Marcelo, continue acompanhando o P29BR!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  4. Fala meu amigo Vando.

    Fico satisfeito em saber que está acompanhando os upgrades na linha do tempo do P29BR!

    Você encontra o Bling Box na www.ibikes.com.br

    Outras revendas podem ser consultadas em:

    http://www.tokenproducts.com.br/ clicando no link "Onde Comprar".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  5. No alto nível competitivo cada grama tem importância. Mas e se em vez da bike o ciclista fizer um tuning em si próprio. Para alguns, perder 1,2,3,4,5...quilos faria até bem e seria muito mais barato, não?

    ResponderExcluir
  6. Pensei como o Augusto.
    E essa grana pode ser investida na própria manutenção da bike em peças de desgaste, como pneu, cassete, corrente, etc...

    ResponderExcluir
  7. Olá Augusto e Anônimo,

    Sem dúvida perder peso corporal é um dos grandes objetivos daqueles que pedalam e o raciocínio de vocês é totalmente compreensível, contudo falando em termos de bike e numa maneira como torná-la mais legal, outro fato que muitos dos proprietários sempre perseguem, o kit da Token faria todo sentido.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR