Procure nos arquivos do P29BR

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

P29BR 29ER LONG TERM TEST / Freios Avid XX World Cup

Em 180 dias, da dúvida à confiança irrestrita.


A versão World Cup dos freios Avid XX foi concebida primordialmente como um equipamento para competição em alto nível, sendo assim, como era de se esperar, os materiais empregados em sua construção são nobres. A preocupação com os fatores peso e desempenho está clara e onipresente em cada pequeno detalhe do conjunto, contudo o modelo apresentou problemas de confiabilidade em suas "encarnações" anteriores, fato que motivou o P29BR, através de um teste compreensivo, a reavaliar o produto, que segundo a fábrica passou por uma remodelação completa em sua estrutura interna, agora mais compacta, bem como recebeu novos anéis de vedação.

Os calipers e o corpo de cada um dos reservatórios de óleo são forjados em liga de alumínio. A fibra de carbono está presente nos manetes. Para tornar o conjunto uma das opções de linha mais leves do mercado, nesta versão World Cup dos freios XX, a Avid abriu mão da funcionalidade conhecida como Contact Point Adjustment, que permite um ajuste fino do contato das pastilhas com os rotores. Para completar o pacote "light", parafusos de titânio e os novos rotores HSX de 160mm com núcleo forjado em alumínio, disponíveis também em 140 e 180mm.


Os exemplares de teste do P29BR completos com adaptador, parafusos, etc, pesaram apenas 210 gramas o dianteiro e 235 gramas o traseiro, com o detalhe que na traseira o conduíte de fábrica é extremamente longo, mas pode ser encurtado em menos de 10 minutos em uma oficina autorizada, resultando numa economia de mais algumas gramas no peso total da bike.

Ainda de olho na leveza, desta vez a fábrica dispensou o excelente sistema de ajuste Tri-Align, marca registrada nos freios da Avid, optando apenas por parafusos de titânio do tipo Torx. De todas as formas, a montagem e alinhamento dos calipers se mostrou simples e eficiente. No guidão, graças à compatibilidade com o conveniente sistema MatchMaker-X, que permite agrupar os manetes de freio, trocadores SRAM e até o controle remoto da trava hidráulica da RockShox, a impressão é a de um cockpit limpo e ergonomicamente adequado.


Menos rígidos do que muitos podem estar acostumados, os manetes de carbono dos freios XX World Cup proporcionam ao piloto uma pegada bastante natural e são de fato confortáveis, mesmo após longas horas de pedal e frenagem. A regulagem de distância desses manetes ao guidão, o chamado "reach adjust", pode ser efetuada com o auxílio de uma chave allen. Mais uma vez por conta do peso, o botão de ajuste "tool-free", presente em outros freios da linha, aqui foi abandonado.

Em termos de modulação, este Avid é difícil de ser batido, um conjunto que oferece progressividade, potência e controle na medida certa. Sinceramente, a falta do Contact Point Adjustment não foi sentida em nenhum momento durante os testes. A opção pelo óleo DOT 5.1 se justifica pela capacidade consideravelmente maior de suportar aquecimento e evitar a formação de bolhas no circuito, um ponto a mais a favor da segurança do usuário.

Após centenas de horas de testes, a performance do Avid XX World Cup se manteve constante, inclusive em condições extremas de umidade e lama. Nas frenagens mais fortes, o ruído produzido pelo freio traseiro chegou a incomodar, mesmo após a limpeza do rotor e alinhamento do caliper, ações fundamentais para um funcionamento mais silencioso do sistema. Seguindo o conselho da Assistência Técnica da Proparts, as pastilhas foram substituídas e o problema sanado. Uma recomendação fundamental de fábrica é sempre utilizar pastilhas com base de alumínio para o modelo.

Por falar em substituição de pastilhas, a possibilidade de realizar esse tipo de manutenção sem a necessidade de remoção das rodas é um dos pontos fortes no projeto dos freios da Avid. Em uma prova longa de múltiplos estágios em condições inóspitas, como na Brasil Ride, a facilidade da troca das pastilhas pelo próprio piloto é muito bem vinda.


Após seis meses de uso e nenhuma ocorrência de problemas técnicos, os freios XX World Cup demonstraram fazer jus ao status de produto de excelência na linha da Avid, mesclando alta potência para o XC, uma modulação superior e extrema leveza, características finalmente combinadas com a parcela de confiabilidade que faltou nas versões anteriores do modelo, agora 100% aprovado para sua 29er de competição. Para 2013, o modelo Avid XX World Cup passa a se chamar apenas Avid XX, e pode ser encontrado nos principais revendedores SRAM espalhados pelo Brasil por R$ 2898,00, o par.

Keep 29eriding!

10 comentários:

  1. É impossível trocar as pastilhas sem remover as rodas, você até consegue tirar as pastilhas usadas, mas não conseguirá colocar as pastilhas novas sem afastar o pistão e isso só pode ser feito sem o rotor estar dentro do caliper.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Obrigado por participar do P29BR.

      Na realidade para os freios Avid XX WC do P29BR eu já troquei algumas vezes as pastilhas sem qualquer necessidade de remover as rodas ou o caliper. Se você quiser, posso fazer um vídeo demonstrando. No máximo o que você teria que fazer depois de trocar seria realinhar esse caliper.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  2. Olá Adil, quando as pastilhas estão muito gastas realmente tem que afastar os pistões para colocar pastilhas novas, e isso é só possivel retirando a roda. Caso o seu video mostre como faz isso sem tirar a roda ele será muito bem vindo e uma coisa a mais irei aprender por aqui.
    Agora uma dica, coisa que eu pretendo fazer: que tal você passar a trava x-loc para o manete esquerdo. Como a sua é do lado superior direito creio que você terá uma pegada melhor ao posicioná-la no lado inferior esquerdo. O visual fica-rá mais limpo e para travar-destravar, será como a alavanca do trocador do cambio dianteiro, mais ergonomico e seguro.
    Tiago Tofanetto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Tiago,

      Te agradeço pelas dicas, mas ainda prefiro a trava hidráulica do lado de cima do guidão.

      Em relação às pastilhas, entendo seu ponto de vista, mas até agora, todas as vezes que eu troquei não precisei tirar a roda.

      Tenha um ótimo 2013.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  3. Adir,
    desculpa aproveitar esse post para te fazer uma pergunta nada a ver.
    A Caloi lançou a linha Elite e me interessei pela Elite 30, só que a Caloi só faz até o tamanho 19, pelo o que vi, e eu tenho 93 de cavalo (meço 1,96). Será que a 19 serve para mim?

    ABS !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xampa,

      Na realidade, nenhuma das novas 29ers da Caloi é adequada à sua estatura. Você precisa de uma bike com quadro XL. Caso tenha interesse num quadro Niner desse tamanho, me envie um e-mail, pois tenho um aqui.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  4. Olá pessoal. Muito bom esse teste. Tenho vontade de ter um desses aí. Vai demorar mas quem sabe um dia consigo comprar... Que bom que ele melhorou com relação ao anterior, afinal, um produto desse valor não tem direito de dar defeito....rsrsrsrs
    Desculpe pelo off topic, mas há uns dois meses realizei o meu sonho: comprei uma Epic Comp 29. A bike é muito boa. Embora seja a básica da linha Epic, vale cada centavo. Eu estava acostumado com bike full suspension, por isso preferi esperar até poder comprar uma full 29. Sempre "amolava" o Adil com perguntas. Até fiquei sem jeito e parei de comentar por um tempo... Fiquei com medo de que a bike fosse ruim pra subir, mas é ótima. Basta manter uma cadência elevada que ela mantem um bom ritmo. Nas descidas ela dá muita segurança e nas retas é muito rápida também. Hoje passo por obstáculos que antes tinha medo. O chão parece bem mais liso agora...rsrsrsrs O sistema brain é fantástico. O que mais gostei nela foi a ótima estabilidade em alta velocidade. Só falta uma marcha mais pesada pra aproveitar essa estabilidade. Nos estradões quando desço acho que falta marcha. Mas eu já sabia que não me daria com a relação de 20 velocidades mesmo... Porém isso é puro gosto pessoal, já que a galera daqui (Varginha MG) gosta muito dessa relação de marchas. Dentro das opções de 20 velocidades, a dela é a que me parece ser a mais acertada: pedivela com coroas 24x38 e cassete 11x36.
    Agradeço a Deus pela oportunidade e ao Adil por ter respondido aos meus questionamentos, sempre com boa vontade. Moro longe mas ainda pedalarei com o Adil um dia. Obrigado.
    Feliz 2013 a todos!
    Josimar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Josimar,

      Feliz 2013!!!

      Fico muito feliz em saber que finalmente conquistou sua 29er...e não foi uma bike qualquer. A Epic é de fato excelente e deve ter mudado para melhor a forma como você pedala e curte as trilhas.

      Um pedivela tipo o FSA 40/27 poderia te ajudar a se acostumar com as 20 velocidades.

      Sempre que tiver dúvidas, não exite em perguntar.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  5. Bom dia ,andei lendo alguns post de freio XX WORLD CUP que esta dando defeito vc sabe me imformar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Conforme escrevi neste teste, a geração anterior dos freios XX WC realmente apresentou problemas, agora totalmente sanados nesta última versão. O meu já tem 2.500Km e não apresentou qualquer tipo de problema.

      Abs,

      Adil

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR