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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

P29BR 29ER TEST / Suspensão X-Fusion Slide RL 29

Resistência de peso pesado, desempenho de peso leve.

A X-Fusion, fábrica que já produzia suspensões e amortecedores desde antes da virada do século, pretende agora atingir a maioridade se colocando como uma das principais e mais inovadoras do mercado, para alcançar esses objetivos não vem poupando esforços, nem investimentos. Atualmente seu principal piloto é ninguém menos que a "lenda" Brian Lopes. Várias vezes Campeão Mundial, celebridade nos Estados Unidos e estrela do lado extremo do Mountain Biking, Brian participa ativamente do desenvolvimento dos novos produtos da marca, que recentemente surpreendeu ao contratar Paul Turner, o respeitado fundador da RockShox é hoje o nome que lidera diversos projetos na X-Fusion, desde amortecedores, até canotes telescópicos, sem falar numa promissora suspensão com hastes invertidas "A La Maverick", produto que já causa interesse e enorme curiosidade, devendo chegar ao mercado até 2014.


A Slide RL é a primeira incursão da marca no segmento das 29ers. Uma suspensão robusta, construída com hastes de 32mm de diâmetro, corpo em magnésio, suporte de freio do tipo post-mount e 100mm de curso ajustáveis internamente, podendo ser configurada com 80 ou mesmo 120mm. Além dos ajustes de pré-carga de ar e retorno, o modelo testado conta ainda com uma trava remota no guidão. Até o momento, Slide RL 29 é oferecida no Brasil apenas na versão para tubo de direção tradicional de 1 1/8" e os habituais dropouts compatíveis eixo padrão de 9mm.


Uma das bandeiras da X-Fusion é o fato das suspensões da marca não utilizarem partes plásticas em sua construção. Todos os seus componentes são metálicos, impecavelmente usinados, o que confere à Slide 29 uma aparência comparável à de alguns dos modelos mais caros da concorrência. Um ponto a se destacar é o botão do controle de retorno, metálico logicamente, que oferece a possibilidade de uma regulagem fina e precisa, são nada menos que 36 cliques audíveis e funcionais, bem vinda característica, muitas vezes ausente até em garfos, digamos, mais famosos. Em termos de peso, a Slide RL 29 de testes do P29BR, com a espiga cortada em 180mm, marcou 1.795 gramas, mais uma vez um número competitivo.


A pré-carga de ar pode ser ajustada através de uma válvula protegida localizada na parte superior da haste esquerda. Para meus 78Kg de peso, foram suficientes 70psi de ar, que resultaram em um SAG de 20mm, número adequado para quem deseja utilizar integralmente os 100mm de curso disponíveis na Slide RL 29. Com base em um uso XC, a melhor regulagem do retorno ficou em 16 cliques a partir do ponto mais rápido.


Em ação, o funcionamento da Slide 29 provou que a X-Fusion realmente não veio para ser apenas mais uma entre tantas outras no mundo das suspensões. Trata-se de um garfo de estrutura sólida e funcionamento eficiente. Nas ondulações de baixa velocidade, ou seja, nos obstáculos menores que povoam estradas e singletracks, se mostrou sempre eficiente, sem que isso se traduzisse em perda considerável de energia por conta de movimentação indesejada, o chamado "bobing", mesmo sem contar com um sistema de plataforma dedicado. A curva de amortecimento da Slide 29 é mais linear que da concorrência o que lhe confere uma personalidade própria e garante um aproveitamento mais efetivo a partir da porção intermediária até o final do seu curso, resultando em ótima resposta às maiores ondulações. Utilizei a suspensão travada apenas em trechos planos mais longos, mesmo quando encarava alguma subida sentado no selim, preferia mantê-la destravada.


O alto padrão construtivo está evidente em cada detalhe na Slide RL 29, contudo a X-Fusion optou por utilizar alguns parafusos de diâmetro pequeno demais em alguns pontos importantes, principalmente na guia da mangueira de freio, 2mm, e na tampa do sistema da trava localizada na haste direita da suspensão, esta última emprega um parafuso allen de apenas 1.5mm, o que requer cuidado por parte do mecânico e torna compulsório o uso de chaves de boa qualidade em caso de manutenção. Falando na trava de guidão, apesar funcionar de acordo com o esperado, a X-Fusion poderia ter trabalhado melhor essa alavanca no quesito design.


A Slide 29 RL, encontrada nos revendedores da marca por preços que variam entre 1.550 e 1.750 Reais, pode ser considerada a melhor opção disponível no marcado nacional para o ciclista mais pesado ou aquele que ainda não pretende investir em um modelo mais caro com eixo passante de 15mm, visto que esta X-Fusion apresenta uma rigidez construtiva superior a outros garfos inseridos na mesma categoria, sem mencionar seu desempenho bastante positivo em termos de amortecimento, fato que o P29BR pôde comprovar em três meses intensivos de testes e em uma cicloviagem realizada da cidade paulista de Cunha até Paraty, enfrentando um downhill insano de mais de 10 Km e levando 15 Kg extras de bagagem. A X-Fusion Slide 29 RL não sofreu com flexão, conta com um peso interessante e uma performance digna de suspensões mais caras, o que faz dela uma real desafiante na "batalha das suspensões" para a sua 29er.

Keep 29eriding!

21 comentários:

  1. Oi Adil
    Levou mesmo 15kgs na guarupa, prendeu no canote ou na roda??
    Muito boa opcoa para o mercado brasileiro
    Abraco
    Laurent

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    1. Fala Laurent!

      Os 15Kg foram no total das bagagens, incluindo traseira e dianteira. Sem ultrapassar os limites para não ficar na mão.

      Abs,

      Adil

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  2. adil e laurent, na jenson tem esta suspenção por U$ 400,00, mas é RL2, compensa trazer de la, sera que tributa?e qual a diferença por ser a 2?

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  3. essa trava da suspensão tem como colocar ele por baixo pra evitar risco de em uma queda ela for pro saço!!!!!!!!!!!!!!!

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  4. Se botar por baixo a trava não atrapalha na hora da troca de marcha?

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    1. Fala Luiz e SupremeDH35,

      Sim, é possível montar a trava para baixo de forma que não atrapalhe a troca de marchas, contudo nos testes a posição com melhor pegada foi essa mesma.

      Abs,

      Adil

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  5. Adil, eu tenho essa suspa e e concordo com tudo que descreveu. O complicado que após 3 meses a espiga começa a fazer barulhos. mandei para garantia, porem , apresentou o mesmo barulho.

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    1. Eu também tenho uma x-fusion slide 29 e depois de uns 3 meses e pouco mais de 500km começou a dar estes estalos na espiga. Vou acionar a garantia e vamos ver o que vai dar.

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  6. gente, estou para pegar essa suspa.
    Tem como postar um video de funcionamento ou algo assim?

    Estou querendo comprar esta ou uma manitou ou rst first

    email ramon-219@hotmail.com
    se alguem puder me opinar desta suspa agradecerei.

    Abraço!

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    Respostas
    1. Olá Ramon,

      Acredito que no review do P29BR você encontre todas as informações que necessita. Posso garantir que se trata de uma excelente opção em relação ao seu preço. Funciona bem de fato.

      Abs,

      Adil

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  7. OLÁ ADIL, FELIZ ANO NOVO, ME DESCULPE POR TANTAS PERGUNTAS MAS JÁ ESTOU COM OS COMPONENTES PARA MONTAR A BIKE SÓ ME FALTA O QUADRO E A SUSPENSÃO, VOÇÊ TEM IMFORMAÇÕES SOBRE O NOVO STAMINA PRO, OUVI DIZER QUE O HEAD TUBE SERÁ MENOR, E O QUE MUDOU NA GEOMETRIA.

    UM ABRAÇO

    JOSÉ LUIZ

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    Respostas
    1. Olá José Luiz,

      Um Feliz 2013 para você também!

      O novo MOB Stamina Pro deve chegar às lojas em março. Basicamente ele terá uma traseira mais curta, bem como um head tube mais compacto, além disso o seat tube terá uma leve curva e o grafismo novo é bem interessante.

      Abs,

      adil

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  8. Vi uma ontem, parece um produto bem feito mesmo.

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    Respostas
    1. Fala Luiz,

      Realmente padrão construtivo da X-Fusion supera em muito o que você vai encontrar em modelos intermediários de outras marcas mais famosas.

      Abs,

      Adil

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  9. Olá amigo, sabe dizer quais foram as mudanças da RL para a RL2/RL2R ?

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    1. Olá Leandro,

      A sigla RL designava o modelo com trava no crown, já a RLR se referia à trava remota. As novas RL2 e RLR2 tem grafismo diferente, mas não mudam internamente. A trava foi aperfeiçoada nos modelos mais recentes.

      Abs,

      Adil

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    2. Legal Adil, obrigado pela resposta.

      Estou propenso a pegar uma RL2R, sabe dizer se ela tem a trava inteligente? E quanto a manutenção, será que é fácil encontrar peças e assistência?

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    3. Oi Leandro,

      Como trava inteligente acredito que você esteja falando de algum tipo de sistema de plataforma. Ela não tem, mas mesmo assim o comportamento da X-Fusion é ótimo, posso te garantir. Em relação à assistência, a Scitex, importadora da marca, oferece todo apoio ao comprador.

      Abs,

      Adil

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  10. onde consigo informacçoes ou o manual dela? preciso fazer manutenção e não tenho informação alguma para o menanico poder abri-la

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    1. Olá Alex,

      No seu caso a melhor opcao seria contatar os importadores, certamente o pessoal da Scitex poderá te ajudar. O e-mail deles é:

      contato@mobbike.com.br

      Abs,

      Adil

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