Procure nos arquivos do P29BR

segunda-feira, 24 de junho de 2013

P29BR 29ER TIPS / Caixa de direção inferior Cane Creek EC 44

Montando um garfo tapered numa 29er com head tube tradicional de 1 1/8".


Uma forte tendência entre os principais fabricantes de bicicletas, o head tube do tipo tapered, conhecido por aqui também como tubo de direção conificado, ganhou força no cenário internacional durante os últimos anos. Agora, presença constante em muitos dos novos modelos à venda no mercado brasileiro, é um padrão que se consolida apoiado pelas consideráveis vantagens que oferece.

O tubo de direção conificado apresenta rigidez superior. Seu emprego tem como resultado mais precisão em termos de condução, além de tudo, uma caixa de direção tapered seria, em teoria, mais durável. Por conta da área de contado inferior aumentada, os projetistas conseguem desenvolver seus novos quadros com um down tube bastante robusto, o que se traduz em bikes de estrutura frontal mais rígida. Da mesma forma, a coroa, ou "crown", nas suspensões tapered é superdimensionada, consideravelmente mais forte e muito menos suscetível aos indesejáveis esforços de flexão que costumam afetar muitos dos garfos tradicionais de 1 1/8", o reflexo disso você sentirá de maneira clara na trilha. Para completar, os rolamentos de 1 1/2" dissipam melhor as cargas e impactos, são mais resistentes e por tudo isso prometem maior durabilidade. Vantagens que combinadas, garantem uma experiência muito melhor para o piloto.


Hoje, quando recebo perguntas de leitores interessados em adquirir uma nova suspensão, desde que quadro e budget do comprador sejam compatíveis, tenho naturalmente a tendência de sugerir um modelo tapered, mais moderno, forte e eficiente. O head tube conificado se tornou uma realidade entre as modernas bikes de competição, fato que por si só já justificaria o investimento, mais ainda para aqueles que planejam futuros upgrades.

Na realidade, mesmo que o head tube de sua bike não seja conificado, existe ainda uma possibilidade que viabilizaria a montagem de um garfo tapered. A solução seria lançar mão de uma caixa de direção inferior de copo externo com 1 1/2" de diâmetro, como o modelo EC 44 da Cane Creek. No seu quadro atual, a presença de uma caixa de direção do tipo "zero stack", igualmente conhecida como interna ou semi-integrada, é característica que o qualifica a receber uma suspensão tapered. Para confirmar em definitivo, meça o diâmetro interno da parte inferior do head tube, o número resultante deverá estar muito próximo de 44mm.


Com fama de cult, o quadro da Saga - primeira 29er produzida em série no Brasil - me pareceu a opção perfeita para montar a caixa Cane Creek EC 44. O projeto original, com o qual tive o prazer de me envolver, previa um ângulo do tubo de direção na casa de 72.5° levando-se em conta uma suspensão de 80mm, um número já considerado elevado, ainda que justificado, porém na prática muitos dos exemplares saíram de fábrica com o head tube significativamente mais elevado que isso, atingindo às vezes até 75°, um desvio indesejável, talvez ocasionado pelas dificuldades que envolviam sua produção artesanal. Nesses casos, uma suspensão com 100mm de curso seria uma escolha praticamente obrigatória, capaz de relaxar em até 1° a frente da Saga, contudo muitas vezes isso não seria suficiente para corrigir por completo o problema. É aí que vale a "mágica" da caixa de direção de copo externo, com ela o rolamento fica posicionado por fora do head tube, funcionando como uma extensão do comprimento do tubo de direção, como efeito, a angulação da frente da Limone do P29BR relaxou mais um pouco, unindo o útil ao agradável, ou seja, combinando uma geometria corrigida com o reforçado garfo tapered. Com as modificações realizadas, a altura do movimento central em relação ao solo e a distância entre-eixos aumentaram alguns milímetros, mas não o suficiente para arruinar a excelente capacidade de fazer curvas da Saga.


A Cane Creek EC 44 possui um "stack heigh" (a parte que penetra no tubo) de 12mm, entretanto muitos quadros tem no head tube um batente interno posicionado a uma altura menor que essa, 10mm no caso da Saga. Esses 2mm não inviabilizaram a instalação desta caixa de direção. De todas as formas, fique atento para não exagerar na força na hora da montagem.


Esteticamente, a Rock Shox SID tapered harmonizou super bem com o quadro da Saga. Já em termos de performance, confesso que não me lembrava o quanto a 29er idealizada por meu finado amigo Fabio Yoshimoto era acima da média, muito boa mesmo de pedal. Fazia algum tempo que não pedalava a minha. Agora, com o garfo tapered e seus ângulos devidamente corrigidos, ficou ainda melhor.


O P29BR escolheu para este teste a caixa de direção inferior EC 44 da série 40 da Cane Creek, produto muito bem acabado que pesa 64 gramas e utiliza um rolamento selado de funcionamento super suave. As partes superior e inferior das caixas de direção da marca são vendidas separadamente, liberdade de escolha que facilita as mais diversas composições e configurações. A EC 44 tem preço sugerido ao consumidor de 196 Reais na série 40. Na linha existe ainda uma série premium produzida com materiais ainda mais nobres, a 110. Você encontra as caixas de direção Cane Creek nos revendedores autorizados Proparts (http://www.proparts.esp.br/revendedoresautorizados).

Keep 29eriding!

21 comentários:

  1. Ola Adil tudo bem? Meu nome e Wellington. Resolvi adaptar uma suspensao roch shox SID 2013 conica 1,5 no meu quadro 11/8. Comprei a mesma caixa direcao que vc usou na materia, porem ela nao encaixa completamente no tubo da suspensao. No quadro entrou sem problemas, mas na suspensao falta cerca de 1 cm para encaixe completo. Vc poderia me ajudar nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington,

      Sem ver a imagem, fica difícil dar uma resposta. Poderia me mandar algumas fotos?

      Abs,

      Adil

      Excluir
  2. Adil,
    Tenho uma SPZ Hardrock Sport Disc 29er, pelo que li a caixa de direção não é semi-integrada, é daquelas antigas.
    Saberia me dizer se existe alguma caixa compatível com a minha bike para utilizar suspensão cônica?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,

      Se a sua bike usa aquele tipo de caixa de direção de copos externos, não existe opção para você montar um garfo tapered.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  3. Ola Adil, beleza? Me chamo Tomas. Quero comprar uma bike 29er e gostaria de pedir sua opinião sobre qual a melhor bike 29er aluminio que posso comprar sem updates imediatos. As de carbono pesam o orçamento demais, posso gastar 10mil. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tomas,

      Antes de adquirir sua nova 29er, teria que ter em mente de forma clara o uso que irá fazer dela. Se vai competir ou não, se o peso é importante para você ou se prefere o conforto de uma full suspension. Enfim, as variáveis são inúmeras. Todas as grandes marcas oferecem boas opções.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  4. Olá,me chamo bruno e gostaria de saber qual o tamanho ideal de quadro 29 para uma pessoa com 1,76 de altura, tamanho 17 ou 19? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Caso tenha medidas corporais proporcionais e está em dúvida entre os quadros de uma marca que oferece o 17 e o 19, fique sem dúvida com o primeiro, o 17".

      Abs,

      Adil

      Excluir
  5. Adil bom dia,
    estou interessado em fazer um UP (para reduzir peso) nos aros da minha Giant Talon 0 29er. Estou usando os originais de 32 furos e pretendo colocar o Vzan Everest de 28. Voce saberia dizer se vou sentir diferença de rigidez por ter menos aros que o original? Outra pergunta, os cubos do aro vzan everest Modelo MTB DV10 são de fabricação Vzan?
    Obrigado e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex,

      Obrigado por participar do P29BR!

      As rodas VZAN Everest não apresentam problemas de flexão e rigidez, mesmo com um número menor de raios, são adequadas ao XC. A menos que você seja um ciclista muito pesado e/ou pretenda usar pneus mais largos que 2.25 polegadas, elas irão te atender. Os cubos são fabricados no oriente para a VZAN.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  6. Adil tenho uma Merida Big Nine 100, to querendo upar a suspa e pelo q me parece meu quadro nao é tapered, ou seja é 1 1/8 vc me recomenda comprar uma suspa tapered e usar o adaptador ou uma suspa 1 1/8? Abracoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rik,

      Sim, recomendo. Já que irá investir numa nova suspensão, o ideal seria adquirir um modelo tapered e montar com a caixa inferior da Cane Creek, o que garantiria esse investimento em caso de um futuro upgrade de quadro.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  7. Olá Adil, tenho um quadro TSW pro elite não cônico, si consigo adaptar uma suspensão Fox tapered nele?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathalia,

      Obrigado por participar do P29BR!

      Sim, você pode usar este modelo de caixa de direção inferior de Cane Creek apresentado na matéria. Como ele vai conseguir montar a suspensão com tubo tapered,

      Abs,

      Adil

      Excluir
  8. Olá, consigo com essa caixa de direção montar uma suspa conica num quadro da caloi elite 30?? valeeu...

    ResponderExcluir
  9. Olá tenho um quadro first willix 29 como faço para conseguir colocar uma suspa conica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Faça exatamente o que estou explicando nesta matéria.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  10. olá,
    Meu quadro é kona mahuna e a suspensão que estou comprando é uma Rock Shox Sid XX Solo Air Tapered, gostaria de saber qual configuração (tamanho) do cane creek eu devo comprar?
    O tamanho da espiga da rock shox sid XX Solo Air Tapered e compatível com o quadro kona mahuna?

    Se você poder me ajudar ficarei muito grato pela sua contribuição.

    Atenciosamente,

    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor,

      Você teria qua comprar uma caixa de direção inferior idêntica à esta mostrada no artigo. A suspensão também é a mesma que eu usei nesta bike, por isso não vejo problemas.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  11. Bom dia Adil!

    Muito obrigado pela a orientação! Então o cane creek inferior de tamanho 44mm e o tamanho da espiga da rock shox sid xx dá para colocar no quadro kona mahuna? Observando a foto da bike acima vejo que a parte do quadro onde é colocado a suspensão é bem parecida com o quadro da kona, você sabe me dizer o tamanho da espiga da suspensão laranja acima?

    Att,

    Vitor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR