Procure nos arquivos do P29BR

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

P29BR 29ER TEST / Garfo rígido MOB El Tenedor 29

O retorno de um clássico.


Nos idos do ano de 2010, o P29BR apresentou aquele que seria o primeiro garfo rígido para 29ers produzido em série por uma marca nacional. Batizado com o sugestivo nome de El Tenedor, ou "O Garfo" em português, o modelo construído em cromo fez sucesso no ainda incipiente mercado nacional de Rodas Grandes, um verdadeiro clássico entre os aficionados, contudo como na ocasião a demanda por um produto tão específico ainda era pequena, o garfo foi fabricado em uma quantidade bastante limitada.

Recentemente, recebi com satisfação a notícia de que a MOB, marca que goza de ótima reputação entre os usuários brasileiros de 29ers e já acumula uma considerável bagagem em relação ao formato, estaria ressuscitando o El Tenedor 29. Pois bem, passados alguns meses, ele chegou e já está disponível nos revendedores da marca.

Para a nova encarnação do seu garfo rígido, a MOB abriu mão do uso do cromo molibdênio, um material que carrega a reputação de absorver bem os impactos, mas que perde para outros em termos de peso. Desta vez, o aço deu lugar a uma liga de alumínio da série 6000, que segundo a marca, oferece o melhor balanço possível entre peso, conforto e preço.


A geometria do modelo original foi mantida, ou seja, a medida eixo-coroa continua sendo de 470mm, bem como seu offset* de 45mm, adequado às rodas de 29 polegadas. (*) O chamado "offset" ou "rake" nos garfos é traduzido pela distância medida entre o prolongamento do eixo da caixa de direção e o eixo da roda dianteira, quando projetados perpendicularmente ao solo. Leia mais em http://www.29er.com.br/2009/10/p29br-29er-test-garfo-de-carbono-niner.html.

O design do novo El Tenedor 29 foi atualizado, sofrendo alterações consideráveis. Apesar de possuir um steerer tube reto de diâmetro padrão 1" 1/8, o modelo da MOB, em comparação com garfos rígidos metálicos de outras marcas, conta com um crown de maior diâmetro, por isso o garfo compõe muito bem com qualquer quadro, inclusive quando montado com adaptador naquelas bikes que possuem head tube tapered ou conificado.



Agora o suporte de freio é do tipo post mount, dispensando o emprego de adaptadores para a montagem dos calipers com rotores de 160mm, o que resulta em algumas gramas a menos no peso total na bike. Por falar no tema, com o novo projeto e o uso do alumínio como material, o garfo rígido da MOB está em torno de 250 gramas mais leve que na versão anterior. O exemplar de testes do P29BR pesou interessantes 885 gramas com o steerer cortado em 170mm. Faz falta apenas uma guia para a fixação do conduíte do freio.


O El Tenedor 29 acomoda sem dificuldades pneus com até 2.4 polegadas de largura. Durante os testes com o modelo da MOB, o P29BR utilizou o robusto Schwalbe Hans Dampf 29x2.35" na dianteira, com ele sobrou espaço, facilitando o escoamento de barro. Em ação, quando exigido o garfo se mostrou rígido o suficiente, oferecendo ainda um nível de conforto bastante aceitável para um modelo de metal quando em uso on e off-road. De todas as formas, o pneu parrudo também influenciou no quesito conforto.


Com um preço na casa de 500 Reais, o El Tenedor 29, um clássico revisitado pela MOB, se configura como ótima opção para os interessados em um bom garfo rígido que pode servir tanto para seu projeto de uma singlespeed, quanto para uma híbrida urbana ou, quem sabe ainda, para montar sua primeira 29er econômica. Independentemente de sua motivação, a ausência de suspensão te permitirá experimentar um pouco da real essência do mais puro Mountain Biking.

Keep 29eriding!

30 comentários:

  1. ¡Buenas, Adil!
    Bom saber que agora temos uma boa opção de garfo rígido para as 29ers!!!

    Até imaginei a minha Stamina 29 equipada com um desses, pra fazer Ciclotours em terrenos menos acidentados e asfalto!

    ¡Brazo, Hermano!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu brother Fabio Tux,

      Sem dúvida é uma excelente opção para um ciclotour, dá até para pensar uma montagem " A La Salsa Fargo".

      Abs,

      Adil

      Excluir
    2. Não da idéia Adil... Quero ver achar aquele guidão da Fargo e adaptar trocador STI em freio a disco mecânico. he he he

      Excluir
    3. Isso mesmo Luiz, somos ambos admiradores da Salsa Fargo!

      Abs.

      Excluir
  2. Excelente matéria Adil, sou louco por garfo rígido, experimentei gostei e não volto mais atrás, o retorno do garfo mob e´mais uma opção para pessoas que queiram deixar a bike rígida!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vinicius,

      Você é o exemplo claro de um piloto que vive o Mountain Biking em sua essência.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  3. Respostas
    1. Fala Luiz,

      Segundo a MOB, infelizmente algumas revendas ainda não enxergaram o potencial desse garfo rígido e acabaram por não se interessar, o que é um erro.

      Contudo os consumidores que pretendem adquirir o El Tenedor 29, podem entrar em contato diretamente com o fabricante que irá indicar uma loja virtual onde o produto esteja disponível.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  4. Eu nunca andei de bike 29 e nem de garfo rigido, mas essa simplicidade me seduz. Tenho muito vontade em montar uma singles speed e fui dar uma olhada nos preços. O quadro stamina deles está por 690 pratas, agora o tamanho maximo é 20 e eu tenho 1,96 com 93 de cavalo. Será que serviria para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre,

      De fato é muito divertido pedalar uma 29er completamente rígida.

      O quadro 20 da MOB não é compatível com sua estatura, você teria que procurar um quadro XL de outra marca.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  5. Umm que pena que é alumínio
    tava loco pra monta uma stamina 29 pra corrida com garfo de cromo

    ResponderExcluir
  6. Poderia ser melhor o preço pois, é quase o preço de um quadro.

    ResponderExcluir
  7. Melhor usar o garfo da Mosso. Encontra-se na faixa de 200,00 reais.
    Mais barato e bem mais acabado que esse da MOB El Tenedor 29.

    Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os garfos da mosso possuem medida eixo-coroa de 39 cm e são projetados para aro 26, acredito que comprometeria demais a geometria da bicicleta. Muitos donos de bikes 26" que utilizam este garfo reclamam que a frente fica muito baixa, quem dirá em um quadro 29er.

      Excluir
    2. Fala Luiz,

      Como a gente sempre comenta, garfo é um item considerado de segurança, por isso as marcas mais baratas (e menos confiáveis) devem ser evitadas.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  8. Acabei de comprar o meu e ja ja estarei subindo as ladeiras aqui de BH ultrapassando os (autoimoveis) com a minha Soul SL 29 híbrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Marco Aurelio

      Estou montando um 29er SS pra andar em BH também e comprei esse garfo, só aguardando a montagem.

      Excluir
    2. pode me passar o saite da loja quero comprar um ?

      Excluir
    3. Olá Ademir,

      Consultei a MOB e me disseram que o garfo está em falta no momento. Eles vão receber novos em Abril de 2017.

      Talvez você possa encontrar um usado.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  9. Olá Adil!

    Tempos atrás vc me ajudou a entender como funciona a geometria do quadro e a distância a-c 465mm do garfo q estava para comprar. Muito agradecido até hj!!!

    Agora fui comprar um igual (Identiti Rebate XL Jumper 456mm) mas a CRC não vende mais e, nos lojistas q encontrei na UK fica um absurdo.

    Agora q vi aqui esse review do Mob. Desconhecia.

    Minhas dúvidas são:

    1º - O garfo da 29 serve numa 26? Pensei nisso para compensar a altura, pois o Mob 26 tem a-c 455mm, o q fica um pouco baixo.

    2º - Como vc disse acima, garfo é item de segurança! O meu é de cromo. O 26 da Mob é de cromo. Mas e esse 29 em alumínio, acha confiável? O uso é apenas para mtb mesmo, com ladeiras e muitos buracos, mas sem saltos e outras manobras mais radicais.

    Obrigado pela ajuda!

    Att,

    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio,

      Obrigado por acompanhar sempre o P29BR.

      Respostas:

      1 - Sim, o garfo de uma 29 serve em uma 26, mas vai deixar a frente e o central mais altos, bem como relaxar os ângulos de direção e selim, isso em comparação com um garfo específico para 26. Lembro que o MOB El Tenedor 29 tem 470mm de altura eixo-coroa.

      2 - O garfo MOB de alumínio é totalmente confiável, assim como os outros produtos da marca.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  10. Adil, tenho um quado Totem XTL 29 e queria comprar este garfo, porém, fiquei na dúvida se o quadro aceita.
    Obrigado.
    Sds,
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Spolti,

      Perdão por não ter respondido antes, mas não recebi o aviso da postagem da sua pergunta.

      Já faz tempo, mas a resposta é sim, serve na sua bike.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  11. Caro adil tudo bem?
    difícil eu entrar em algum fórum blog ou algo do gênero pra perguntar alguna coisa mas vi que vc entende muito kkkkk. To pesquisando garfo rígido pra aro 29. Vi que são muito caros!! O melhor acho que eh da niner mas eh impossível acha-lo aqui em recife kkkk. Alem do preço ser absurdo e ta sendo mto falsificado (tem sendo vendido no ML pra aro 27.5???). Tem um da marca hylix no ebay bastante aerodinâmico e com grafismo mto bonito e levíssimo. Ele eh confiável?? Vc sabe informar?? Pq garfo eh item de segurança.. Queria o niner mas pagar mais de mil acho meio inviável pra quem pratica ciclismo mais como lazer nos fim de semanas.
    desde já agradeço a oportunidade
    Euler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Euler,

      Peço desculpas por não ter respondido antes, mas não recebi o aviso da postagem da sua pergunta.

      Exatamente como comentou, garfo é item de segurança mesmo e não pode ser subestimado.

      O Niner seria mesmo a melhor opção, mas além dele, no mercado americano existem outras opções como o Carve e o Whisky Parts. Você poderia tentar um usado no eBay, por exemplo.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  12. Adil, eu sofri um acidente que me impossibilitou pedalar por uns meses e ainda sofri com o stress da morte do meu pai e por estar indo muito mal em engenharia na USP. Enfim, por isso acabei engordando muito e hoje estou com 145kg, que já foram 152kg. Pergunto qual é o peso ideal pra voltar a pedalar. O pessoal da Niner me falou pra eu estar com no máximo 120kg (contando com capacete, água, ferramentas, etc). Me interessei em adquirir esse garfo e o quadro da Stamina. Qual seria o limite de peso dele? Saberia me informar?
    Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano,

      Perdão pela demora em responder, provavelmente já tenha emagrecido e esteja pedalando. Na minha opinião o ideal é que não esteja acima dos 110Kg.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  13. Respostas
    1. Infelizmente a MOB já não está mais comercializando esse garfo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR