Procure nos arquivos do P29BR

segunda-feira, 17 de março de 2014

P29BR 29ER TEST / Selim 66sick Espacio Libre

Começam a aparecer produtos especialmente pensados para o Enduro.

A modalidade do Mountain Biking que mais tem ganhado corpo nos últimos anos é sem dúvida o Enduro. Eventos com ótima vibe, caracterizados por reunir pilotos de disciplinas antagônicas, como Cross Country e Downhill, em torno de exigentes provas, mesclando especiais cronometradas em zonas de declives técnicos, com trechos de transição com subidas. Nas competições de Enduro os pilotos devem ser autossuficientes, contar com uma dose de coragem, bom preparo físico e utilizar um equipamento confiável.


A consolidação do Enduro como espote é resultado direto da evolução das bikes do tipo All Mountain, modelos de suspensão integral com pelo menos 5 polegadas de curso na dianteira e na traseira, equipados com canotes telescópicos, guias de corrente, pneus parrudos, guidões largos e mesas curtas, em resumo, bicicletas fortes e de alta eficiência, ainda que isso tudo não se traduza em um conjunto de peso elevado em comparação às bicicletas de Downhill.

Como curiosidade, 2014 marca a estreia do Brasil Enduro Series. Serão três provas no mesmo formato do Enduro World Series, com grandes patrocinadores e gente competente envolvida na organização. Vale uma olhada, ou quem sabe ainda, sua participação.

O fato de "todos" amarem o Enduro e a mente inventiva de um bem sucedido piloto multicampeão de BMX, o alemão Sascha Meyenborg, hoje também contaminado pela força da nova modalidade, foram o estopim para a constituição da 66sick, marca que já nasceu super descolada e desde seu momento zero dedica uma atenção especial à ergonomia, bem como ao design diferenciado dos seus produtos. Os principais itens do portfólio da 66sick foram desenvolvidos para equipar as sempre divertidas bikes All Mountain, aquelas que servem exatamente aos pilotos de Enduro.

O selim Espacio Libre com seu grafismo único, inspirado nas famosas Luchas Libres mexicanas, é um show à parte, tanto no quesito estético, quanto no funcional. Utilizando tecnologia da igualmente alemã SQLab, premiada empresa que é considerada um paradigma da indústria em termos ergonômicos, o selim da 66sick está disponível em duas versões, com 144 ou 129mm de largura, além de duas cores.


Visto de perfil, o Espacio Libre apresenta um formato igualmente incomum. A área de contato do ciclista com o selim é maximizada e ligeiramente elevada, o que a SQLab chama de Level Plus, tecnologia desenvolvida com base em estudos de posicionamento, levando em consideração o melhor arranjo entre conforto e desempenho de pedalada. O selim conta ainda com um canal interno, desenvolvido de modo a evitar pressões desnecessárias sobre as áreas sensíveis do piloto, distribuindo seu peso sobre os ísquios, os ossos do quadril.


Nas extremidades se encontram os outros dois trunfos do modelo Espacio Libre. Um nariz mais largo, longo e confortável, permite rápidas mudanças de posicionamento e oferece suporte, ideal para o momento de vencer os trechos mais íngremes. Já a parte traseira do selim inclinada para baixo é simplesmente perfeita, permite ao piloto assumir uma posição ótima no momento de encarar um downhill, principalmente em caso do mesmo utilizar um canote telescópico.


As laterais do Espacio Libre contam com bem vindos e verdadeiramente eficientes reforços em kevlar. Os trilhos são de cromo e seu peso está na casa de 275 gramas, número mais que aceitável para uma All Mountain. Aos interessados em tirar algumas gramas da bike, a 66sick oferece ainda o modelo El Flaco, "O Magro" em tradução literal, mais leve e com um grafismo menos impactante, ainda que bem legal.

Depois de medir a distância dos meus ísquios com o auxílio de um pedaço de papelão ondulado, conforme instruções obtidas na página da própria SQLab (http://www.sq-lab.com/en/sqlaboratory-en/sqlab-ergonomic-bicycle-en/the-way-to-a-perfect-saddle-en/sit-and-fit.html), escolhi a versão mais larga do Espacio Libre. O selim, apesar de um acolchoamento espesso, é bastante firme. De acordo com a fábrica, modelos com espuma macia aumentam drasticamente a pressão sobre o períneo e começam a causar desconforto em menos de 45 minutos de pedal. Outra vantagem é que os selins desenvolvidos com a tecnologia da SQLAb são "Spinal friendly", ou seja, projetados de forma a resguardar a coluna vertebral do piloto. Minhas costas agradeceram!

O formato e perfil do selim, exclusivos do modelo da 66sick, são provas claras de que seu idealizador conhece de fato os atalhos do "Mundo All Mountain". Na interminável busca do P29BR pelo selim ideal, o Espacio Libre foi aquele que atingiu as melhores marcas em condições de Enduro. Um modelo robusto e eficiente, que acima de tudo é muito estiloso.


O selim custa 99.90 Euros e está disponível no site da 66sick (http://www.66sick.de). Como não existem representantes da marca no Brasil, em caso de interesse escreva para info@66sick.de. O próprio Sascha Meyenborg irá te atender. Ele é sempre muito simpático e o melhor, manda os produtos para o nosso país. Por mais 20 Euros você poderá adquirir ainda as manoplas AA, ou Double A, também ergonômicas e com cores coordenadas para combinar com seu selim.
Keep 29eriding!

3 comentários:

  1. Adil, sou Maurício, possuo uma khs winslow e venho acompanhando suas postagens e decidir que quero fazer alguns ups nela, como um guidão, mesa, canote niner RDO ou ate mesmo colocar um grupo deore (todos os items se por ventura comprar, comprarei nos EUA).Mas tenho planos futuros de comprar uma full 29, o que me aconselha?Esperar um pouco para juntar dinheiro ou fazer esse update na minha atual?O único ruim é que essas full 29 estão um pouco salgadas e, qual você me indicaria com um preço em torno de 5 mill-7,8+ mil?Abcs!

    ResponderExcluir
  2. Fala Adilao! Bao fiote? Cara ta muito parado o blog hein, to achando q se ta virando down hillero, entro sempre aq man ehehe mto foda nunca tem noticia, paradero né...Vc podia fazer um review da Caloi Vita Adil, queria ler suas opinioes e dicas de up pra bike e tudo mais.... Valeu Adil, boas pedaladas!

    ResponderExcluir
  3. Adil, tem como voce fazer uma analise da bike GROOVE RIFF 70 29er? Estou entre ela e a Caloi Vitus 29er...Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR