Procure nos arquivos do P29BR

terça-feira, 9 de setembro de 2014

P29BR 29ER FAIR / Interbike 2014 - Outdoor Demo - Dia 01

O domínio das Fat Bikes.

Começou hoje em Las Vegas a esperada edição 2014 da Interbike, maior e mais importante feira do setor a nível mundial. Na verdade tudo começa com o evento chamado de Outdoor Demo que acontece no Bootleg Canyon, na pequena cidade de Boulder City, vizinha à capital mundial do jogo.

Além das pedregosas e divertidas trilhas onde é possível testar as novas mountain bikes de algumas das principais marcas do mercado, existe também uma sensacional ciclovia onde os amantes do Ciclismo de Estrada podem se divertir a bordo dos últimos lançamentos do segmento.

Este primeiro dia de Outdoor Demo foi dominado pelo impressionante número de Fat Bikes expostas. As divertidas bikes com rodas gordas dominaram o árido cenário do evento. Marcas tradicionais apresentaram suas armas, como a SCOTT que trouxe o modelo Big Ed, talvez a mais bonita Fat do momento.



Um dos test-drives mais aguardado pelo P29BR era o da Salsa Bucksaw, uma Fat Bike com suspensão integral que se comporta quase que como uma moto de cross nas descidas técnicas, onde é rápida e extremamente segura, sem contar a diversão.

O ótimo sistema de suspensão ativa Slit Pivot da Salsa Bucksaw desperdiça alguma energia nas subidas, o que torna a condução da bike um pouco mais trabalhosa e cansativa.

Em uma bike que será vendida no Estados Unidos por nada menos que 3.999 dólares, a ausência de um canote telescópico é quase que um pecado.

A 9:Zero:7, marca que desenvolve suas Fat Bikes no Alaska, território natal do formato, também apresentou um protótipo de um full suspension. Infelizmente essa bike não estava disponível para testes no dia de hoje.

Na trilha das Fat Bikes, vieram vários modelos desenhados para as rodas 29+, ou 29 plus. Basicamente 29ers que fazem uso de aros mais largos e pneus com medida em torno de 3 polegadas de largura. A própria 9:Zero:7 mostrou uma 29+ de carbono, na foto ao lado de sua "irmã", uma Fat tradicional.

Dentre todas as bikes testadas hoje pelo P29BR a que mereceu o título de "Melhor do Dia" foi sem dúvida a Ursa, uma 29+ da pequena fabricante independente texana chamada Chumba, um quadro vendido a aproximadamente 1.100 dólares nos Estados Unidos.

O P29BR sempre enfatizou o fascínio exercido por bikes mais exclusivas como esta. Esta hardtail com quadro em cromo, que é produzida nos Estados Unidos de maneira quase que artesanal, pode ser considerada uma joia.

O conceito das bicicletas 29+, ou MidFat como bem empregou a Chumba, é bastante inteligente, mesclando muitos dos benefícios das 29ers, como o fator divertimento das Fat Bikes. Para os testes do Outdoor Demo, a Chumba Ursa está vestida com os novíssimos pneus Chronicle 29x3.0 da Maxxis com pressão média de 15 a 18 psi. Você deve estar se perguntando se pode colocar esses pneus na sua 29er. A resposta a não, além de faltar espaço, por conta das laterais mais altas, seu aro também é muito mais largo.
A atenção as detalhes construtivos é clássica em bikes desse tipo de fabricante.

Tanto o eixo dianteiro, quanto o traseiro de 150x12mm, são passantes. Sua bela gancheira regulável permite facilmente uma montagem singlespeed.

A cereja no bolo da Chumba é o garfo de carbono Whiskey Parts, sem contar o emprego de um canote telescópico.

Um dos mais concorridos stands foi sem dúvida o da Niner. Entre algumas dezenas de novidades, como a desejada Jet 9 RDO, as novas versões da Air 9, agora todas com eixo traseiro passante e pintura de cair o queixo, a grande curiosidade do P29BR era provar a BSB RDO, um estiloso modelo, originalmente pensado para o Cyclocross, que pode perfeitamente ser a bike de quem adora o alfasto, mas não deixa de encarar uma estrada de terra.

Além de linda, a Niner BSB RDO com quadro de carbono é extremamente rápida, leve e conta com eficientes freios à disco.

Entre as curiosidades do dia, a Ritchey Break Away uma versátil e super bem construída bike de estrada dobrável, disponível no evento com quadro em cromo ou com uma opção que mescla um triângulo dianteiro de titânio e a traseira de carbono.

Para fechar o dia, um geladinho azul oferecido pela Crank Brothers.
Keep 29eriding!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR