Procure nos arquivos do P29BR

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

P29BR 29ER LONG TERM TEST / Aros Token MTX C18AR Superlite

Peso de carbono, preço de alumínio, desempenho de ouro.

O consumidor brasileiro de bicicletas de performance é talvez um dos mais influenciados pelo fator peso no momento de adquirir um novo equipamento, razão pela qual a linha de aros MTX da Token exerce tanta atração entre aqueles pilotos já apresentados aos sempre bem construídos e leves produtos da marca.


Como sugere o próprio nome "Superlight", antes de mais nada o que chama atenção no produto são os 345 gramas de cada aro construído em liga de alumínio, um número que na realidade é equivalente ao peso de alguns modelos de carbono vendidos a preço de ouro no mercado internacional. Diferentemente do que ocorre com certa frequência, inclusive em produtos de outras famosas marcas de rodas, o baixo peso dos aros MTX C18AR Superlite não significa que os mesmos possuam um perfil mais estreito, ao contrário, seguindo uma forte tendência do emprego de aros de seção mais larga inclusive para o Cross Country, o produto da Token conta com 18mm de largura interna e 22.5mm de largura externa, o que garante um adequado "footprint", característica definida como a área de contato dos pneus com o solo, diretamente proporcional ao aumento da capacidade de tração do conjunto.

Quem acompanha o P29BR há algum tempo, já deve ter notado que uma das bandeiras do site, além obviamente do tema principal que são as próprias 29ers, é o incentivo ao uso de rodas convertidas para tubeless. As vantagens são várias em termos de desempenho e confiabilidade, entretanto com certos modelos de aros, as conversões podem ser trabalhosas. Não é o caso deste MTX C18AR Superlite da Token, um produto desenvolvido de modo a facilitar as montagens sem câmara. De fato, foram uma das mais fáceis que já experimentei.


Os aros MTX 29 da Token combinados com cubos e raios da Session Brasil, além de nipples DT de alumínio, resultaram em um conjunto com apenas 1.495 gramas, rodas que durante mais de 6 meses de testes se mostraram bastante eficientes, além de rígidas o suficiente, mesmo quando montadas em uma full suspension de maior curso como a Niner RIP 9 do P29BR.


Se para você peso e qualidade são as características douradas no momento da escolha dos componentes de sua bike, os levíssimos aros MTX C18AR Superlite são uma excelente pedida, podendo ser encontrados nas revendas Token (http://www.pedalativo.com/token/dealerd994.html?dlc_id=46) a um preço sugerido de 450 Reais cada.

Keep 29eriding!

12 comentários:

  1. Só esqueceu de mencionar o peso que essas roda suporta? e o valor que ficou o conjunto aro, raios, cubo.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O aro sai de fábrica com a recomendação para ser usado por ciclistas de até 90Kg, entretanto tenho um amigo que pesa 110Kg usando esse aro há alguns meses com sucesso. Para os meus 75Kg, o aro continua suportando bem as demandas do Enduro.

      Não tenho um valor exato para a roda montada, visto que nesta matéria o foco era o aro, contudo creio que o conjunto custaria por volta de R$ 1.300.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  2. Adil, sua RIP ta pesando quanto? Montei canote dropper e pneus mais parrudos na minha Epic e agora ta beirando os 14...antes era 12.5..

    Nao sou WW, mas tenho curiosidade sobre outras full de aluminio..

    abraço

    Lucas Mendanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lucas,

      Minha RIP pesa 13.4Kg completa com os pedais, pneus largos e canote telescópico.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  3. Boa matéria Adil, o aro além de leve também é muito bonito. Você poderia acrescentar na matéria o peso de cada componente.... niples, raios e cubos, para chegar a 1,495 Kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alain,

      Como o objetivo era apresentar os aros, não fiz esse controle de peso de cada item. Desta vez vou ficar te devendo.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  4. Adil,

    Interessante o produto, porém, em breve consulta, somente o encontrei com preço acima dos R$ 2.000,00.

    Abraço,

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Como menciona o Alain, o preço que você encontrou é mesmo para a roda completa da Token.

      Caso esteja interessado nos aros somente, fale com eles pelo telefone (34) 3210-9366.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  5. Ei Marcelo, também andei pesquisando os valores da roda, talvez você tenha visto a roda completa da tokem....encontrei no mercado livre por $2,500.

    ResponderExcluir
  6. Essa roda é muito antiga? Eu sei que hoje, um bom espaço interno é de 23.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são antigas. Se você pretende usar pneus até 2.6 o ideal seriam aros de 30mm de largura interna, de todas as formas pelo menos 25mm seria o aconselhável para as mountain bikes atuais.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR