Procure nos arquivos do P29BR

sexta-feira, 8 de março de 2013

P29BR 29ER WOMEN'S POWER / De sedentária a Atleta do Mountain Biking e Musa do P29BR

Conheça a inspiradora história de Franciely Teixeira.

Quem acompanha regularmente o site, sabe que o P29BR se consolidou como um veículo de temática primordialmente técnica, contudo neste Dia Internacional da Mulher nada mais oportuno que mostrar um outro lado mais humano da Cultura 29er, até porque que o Ciclismo é feito de grandes personagens, muitos deles do sexo feminino, gente como Franciely Teixeira, uma mineira de Araxá que encontrou na bike um meio para mudar radicalmente de vida e espalhar entusiasmo às pessoas que cruzam seu caminho.



A história ciclística da Fran, como é carinhosamente chamada pelos amigos, começa no mês de abril de 2012, na época em razão de uma sucessão de acontecimentos inesperados, ela caminhava a passos largos para uma depressão das mais sérias. Insatisfeita com seu corpo de 76Kg e percebendo que era hora de modificar sua vida por completo, encontrou no esporte a força necessária para uma volta por cima em grande estilo. Seu primeiro passo à redenção foi adquirir uma bike, um modelo simples e, segundo ela, muito pesado. "Minha falta de conhecimento me permitia achar aquela bicicleta era perfeita para o momento, na verdade foi, com ela fiquei alguns poucos meses, até sofrer minha primeira queda", conta a nova e obstinada ciclista. Na verdade o que poderia ser um fato desanimador se converteu em força extra para seguir em frente. Apoiada pelos vários amigos ciclistas e agora devidamente apresentada ao Mountain Biking, fazia nascer sua primeira "bicicleta de verdade", batizada de Josefina, a materialização de um investimento suado, resultado de grandes e suaves prestações, conforme declarações da animada proprietária.


"No início meu principal objetivo era utilizar a bike para ocupar a cabeça nas horas vagas e emagrecer, assim comecei a pedalar pelo menos 4 vezes na semana", comenta. Araxá conta hoje com um número considerável de ciclistas bastante ativos e organizados numa associação, a ACICLA, que frequentemente promove algumas grandes e épicas pedaladas, numa delas, a Cicloromaria realizada em agosto passado, estive presente. Durante os 160Km de pedal, me chamava atenção uma garota toda simpática que pedalava forte mesmo sem um equipamento dos melhores. Não tivemos a oportunidade de conversar durante o trajeto, mas fui saber que se tratava da Fran em seu primeiro grande desafio, evento que segundo ela, transformou em relacionamento sério a recente paixão pelos pedais. Daí em diante Franciely não parou mais, vieram sua primeira vez numa etapa na Copa Internacional disputada em dupla com o amigo e técnico Rodrigo Otávio, logo depois a alegria do primeiro pódio individual já na prova seguinte. O sucesso e a felicidade proporcionada pelo esporte contrastavam com preconceito e desinformação dentro de casa. Mais uma vez a brava Fran teve que mostrar sua determinação e contar com o apoio dos sempre presente amigos para vencer esses tabus domésticos e continuar no esporte.


Aquela máxima que diz "amizade é tudo" parece valer perfeitamente para Franciely. Junto com outra grande amiga, Ana Cláudia, teve a ideia de criar o “Pedal da Luluzinha”, projeto cujo objetivo era disseminar a cultura ciclística e promover o bem estar entre as mulheres na cidade e região. "Inicialmente nossa expectativa era promover um passeio para umas 15 ou 20 mulheres. Graças a Deus e a todo nosso trabalho de divulgação, tanto nas redes sociais, quanto num grupo no Facebook que já atingiu mais de 500 membros, conseguimos trazer muitas mulheres mais para a causa e consequentemente para o esporte", comemora Fran. Mesmo enfrentando uma árdua batalha para conseguir apoios para seus eventos, hoje já são mais de 160 mulheres pedalando junto em Araxá. A experiência com o "Pedal da Luluzinha" foi tão gratificante e mobilizou tanta gente, que novas ideias não paravam de brotar na cabeça da organizadora, uma delas, o "Pedal Beneficiente de Natal", arrecadou centenas de presentes para crianças carentes. É incrível o bem que um grupo de ciclistas engajados pode fazer à sociedade como um todo.

Chega 2013 e junto com o Ano Novo mais uma conquista, desta vez a brava Josefina dá lugar à esperada Judith, uma SCOTT Scale aro 29! Buscando melhorar seu desempenho e influenciada por uma fortíssima coletividade 29er na região, a mineira com 1.71m de estatura mergulha de cabeça no Universo da Rodas Grandes. Provando novamente que o aro 29 pode ser uma escolha adequada também às mulheres.


"Atualmente não conto com a ajuda de nenhum patrocinador, o que me leva às competições é a minha paixão pelo MTB e a vontade de cada dia me aprimorar nessa atividade apaixonante, sem deixar de lado, é claro, o firme compromisso de sempre levar o ciclismo a mais e mais mulheres", comenta. Já de 29er, Fran continua sua trajetória vencedora, agora ultrapassando as fronteiras do estado de Minas Gerais, voltando a subir no pódio em Goiás e São Paulo, se arriscando com sucesso inclusive em uma prova de Triathlon. Maravilhada com a performance de sua SCOTT com Rodas Grandes, garante estar super adaptada ao novo formato.


"Consegui me encontrar no mundo do Ciclismo, atividade que já é fundamental para minha vida. Sem contar nos inúmeros benefícios que me trouxe, as histórias de cada passeio, cada pedalada, cada trilha, emoções que vou poder levar comigo para sempre. Bom seria se todos pudessem praticar uma atividade física que realmente desse prazer, assim como meu esporte me dá. Antes eu era vista como uma pessoa qualquer na minha cidade, hoje faço a diferença, sou a “Fran que pedala”, a “Fran co-criadora do Pedal da Luluzinha”, a que não tem medo de se arriscar, que treina com os homens sem ficar em desvantagem. Sou a Fran que não vai parar por aqui, quero seguir pedalando e fazendo outros pedalarem".

Em menos de um ano foram 15Kg perdidos e centenas de amigos ganhos com a ajuda da bicicleta, além de muito carisma. De sedentária com uma vida estressante, Franciely Teixeira se tornou uma ciclista séria, uma modelo requisitada, uma cicloativista atuante e acima da tudo, uma pessoa mais feliz e caridosa, capaz de se doar por uma causa e pelo bem estar do próximo.


De acordo com os dicionários, a palavra "musa" vem de uma figura feminina emblemática na mitologia grega, a mulher que servia como fonte de inspiração, exatamente como Franciely Teixeira. Sendo assim, não seria exagero dizer que essa araxaense é a Musa do P29BR e de tanta gente! Que a força desta admirável mulher sirva de exemplo e incentivo a todos nós.

O P29BR deseja a você leitora, um Maravilhoso Dia Internacional da Mulher e Keep 29eriding!

25 comentários:

  1. o a mor pela 29ER contagia os amante do pedal.

    ResponderExcluir
  2. Ótima história para ilustrar esse dia, saudações à Musa Franciely!

    ResponderExcluir
  3. Multiplica!!! Apaixonei! kkkk
    Bela história representando muitas de nossas guerreiras!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Show!!! Muito obrigada pela homenagem e pelo carinho! Espero que muitas mulheres se espelhem e comece hoje mesmo a conhecer esse esporte apaixonante!!! Quero ver o mundo pedalando, é isso que eu mais quero!!! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Fran, é o que todos nós queremos!

      Continue sempre assim, contagiante e persistente.

      Abs!

      Excluir
  5. Sendo assim, Franciely se torna não somente a "Musa do P29BR", mas sim a "Inspiração do P29BR"!!!!!!!!!!!
    Obrigado Fran!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns FRAN voce merece !!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Show de matéria realizada pela Adil, só para complementar, já que após a realização da matéria houve algumas mudanças com relação a apoiadores, gostaria de deixar meu MUITO OBRIGADA a equipe TendênciaOutdoor Assessoria Esportiva coordenada pelo grande profissional e meu atual treinador de Multisport Fredy Guerra, a academia Hidromania Araxá que com o grande apoio da Clarissa Rocha Nagli que me cedeu o espaço fantástico da academia juntamente com os excelentes profissionais, para me ajudar a complementar meus treinos, onde este está sendo fundamental. Ao treinador Rodrigo Otávio que acompanha minha evolução no MTB e a todos os amigos, nos quais desde o início me apoiaram e foram verdadeiros anjos (estes não irei citar um por um pois não quero ser injusta caso eu deixe de citar algum) mais cada um sabe da importância que teve nesse meu um ano de grandes mudanças!!! Valeu Garelaaaaa, vcs são SHOW!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns p Fran! Sua "fama" corre longe e certamente inspira mtas pessoas! Saúde sempre e mente tranquila Fran!

    ResponderExcluir
  9. Pô, sô á musa q tem direito a blusa da 29er?? hehehehe. Na loja do site não tem p vender, onde consigo?? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor interessado nas camisas do P29BR,

      Caso tenha interesse, você poderá encomendar a sua. Por favor, envie um e-mail para o P29BR e responderemos com as instruções para você pedir a sua.

      Abs!

      Excluir
    2. Eu quero uma tbm, aliás, acho que minha esposa vai querer tbm!

      Excluir
  10. Parabéns Fran, continue sua luta diária, pois no fim sempre vem a recompensa.
    E continue nos inspirando. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por esse belíssima história de vida, Franciely.
    Boas pedaladas pra você.
    Josimar

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, continue treinando forte que você vai longe viu.

    ResponderExcluir
  13. Surpreendente! Em menos de um ano evoluir assim não é para muitos. Parabéns Franciely pelo sucesso conquistado e aos muitos que conquistará. Espero inspirar-me em você para voltar ao meu pedal! A 29er já adquiri!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal. É o esporte mudando a vida das pessoas. Eu tb comecei a pedalar no início de 2012 e isso só trouxe coisas boas pra mim. Agora eu tô entrando de cabeça nas corridas de aventura e não paro de pensar nisso. Enfim... é um vício!!! Parabéns e muito sucesso na sua vida.

    Já ia esquecendo: Vc é muuuuuuuito bonita.

    Stay Heavy!!!

    ResponderExcluir
  16. Sua história emociona qualquer atleta tanto profissional ou amador, Parabens pelo otimo sucesso

    ResponderExcluir
  17. Olá Adil !
    Parabéns novamente pelo belo trabalho no mundo das 29, você é um grande personagem para nós !
    Uma dúvida, li o poste e as discussões e não localizei, a situação é a seguinte:
    Possuo o grupo X9 com o type 2 2x10 e o cassete pg 1070

    Posso apenas retirar a coroa menor do grupo original e inserir o "mega range de 41" e sair andando feliz? ou os ajustes propostos por você são apenas alcançados trocando a coroa e corrente?

    O desgaste do equipamento aumenta consideravelmente? Visto que a corrente em teoria irá trabalhar muito mais cruzada do que em 2 coroas?

    Muito obrigado novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vando,

      Obrigado por acompanhar o P29BR!

      Sim, você poderia fazer isso, mas vai precisar necessariamente de uma guia de corrente, além do "mega range de 41".

      Abs,

      Adil

      Excluir
  18. Boa noite!

    Amigo, tenho 1,69 de altura e 77 cm de cavalo. Acabei de comprar um quadro scott scale 910 no tamanho S. Acertei?????
    Outra duvida, meu canote é de 350 mm e esta no limite. Tem algum problema se usar ele assim????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Adriano,

      Teoricamente você acertou. Não faria sentido um quadro maior. Se o canote está no limite, mas não passou dele, não vejo problemas, ainda que prefira um de 400mm.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  19. A Fran além de bonita é muito gostosa, com todo respeito!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR