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quarta-feira, 21 de março de 2012

P29BR 29ER DOC / Em busca da relação perfeita. Um tratado sobre a transmissão da sua 29er

Rodas? 29 com certeza! Transmissão? As possibilidades são muitas.

Nos primórdios do P29BR, quando ainda pedalava a minha primeira 29er, uma Felt Nine Pro, iniciei uma série de posts intitulada "Em busca da relação perfeita". Buscava na ocasião encontrar a transmissão ideal e mais adequada às novas mountain bikes equipadas com rodas grandes. Durante minha procura provei até uma coroa pequena de 20 dentes no pedivela, contudo não pude chegar a um veredito propriamente dito. Restaram algumas constatações interessantes, mas ficava claro que a tecnologia das transmissões ainda precisava evoluir e nos oferecer novas opções e soluções.



Os anos se sucederam e a participação das 29ers no mercado cresceu de maneira exponencial, convertendo o formato quase que numa unanimidade quando o assunto são as “hardtails”, mountain bikes de traseira rígida ou rabo-duro em tradução literal. Em termos de suspensão integral, com a concepção de novos modelos e componentes mais leves, o aro 29 também avança firme, tanto no terreno das full-suspensions de XC, quanto no das versáteis trailbikes, seguindo ainda ao encontro de sua última fronteira, as bikes de downhill. Tudo muito gratificante para nós que sempre apostamos nas rodonas, também para você, leitor assíduo do P29BR.

Costumo, agora que o tempo passou, bater numa mesma tecla sempre que questionado a respeito do que acredito. Afirmo sem medo de errar que uma mountain bike de traseira rígida e rodas de 29 polegadas não perde em absolutamente nenhum quesito para outra similar equipada com as tradicionais rodas de 26 polegadas, em grande parte das situações a 29er é francamente superior e em poucas outras se comporta, no mínimo, da mesma forma, nunca pior. Como chegamos lá? Sem dúvida com tecnologia.

Convencidos da supremacia das rodonas, podemos outra vez focar no tema das transmissões que igualmente evoluíram de forma a tornar muito mais gratificante nossa experiência a bordo de uma 29er. Nos últimos quatro anos, novos grupos, pedivelas, cassettes, câmbios e correntes se multiplicaram. O advento da linha XX da SRAM foi a faísca que incendiou o mercado e fez a arqui concorrente Shimano deixar a zona de conforto. Essa bem vinda “batalha” estimulou a inovação e o consequente advento de diversos padrões e relações. Você pode agora simplesmente escolher entre pedalar com uma transmissão de 30, 20 ou mesmo de 10 velocidades, dependendo, entre outras variáveis, da sua condição física, do peso da sua bike e do terreno onde costuma rodar.

Há algum tempo eu guardava uma matéria pronta confrontando as transmissões entre as mountain bikes aro 29” e aro 26”. Esse meu texto, em particular, era o resultado de muitos cálculos matemáticos comparando a distância percorrida em uma rotação de pedivela para cada uma das marchas em cada um dos tipos de transmissões e tamanhos de rodas. Nunca cheguei a publicar isso por conta da complexidade envolvida e por acreditar que o sucesso das boas 29ers reside justamente no fato de que os principais players do mercado encararam o formato como algo completamente novo, não apenas como uma adaptação do antigo padrão de bicicletas equipadas com rodas de 26 polegadas.  O mesmo vale para as transmissões. Por mais que se possa comprovar que numericamente um grupo instalado numa 29er seja pouco mais de 10% mais “pesado” que o mesmo conjunto montado numa 26er, na prática as melhores opções que temos hoje em termos de relação contrariam a lógica numérica e estão longe de serem uma adaptação do que antes existia.

Três é demais?

Em 2010, numa reação ao sucesso do sistema de 20 velocidades da SRAM, a Shimano apresentou o Dynasys. Ao contrário do que se imaginava, a gigante japonesa não abandonou as coroas triplas, mas sim acrescentou uma velocidade ao seus cassettes, que passariam a contar com um pinhão maior com 36 dentes. Já nos pedivelas a diferença no número de dentes entre a coroa grande e a pequena foi diminuída. A Shimano entendeu que uma coroa maior com 42 dentes seria mais útil em comparação aos 44 anteriormente utilizados, permitindo ao piloto se manter mais tempo nessa coroa grande, bem como avaliou que a coroa menor com 24 dentes resultaria em menos perda de energia nas subidas fortes, devido a uma redução de 10% na tensão da corrente, finalmente os japoneses chegaram à conclusão que mesmo com o aumento no número de dentes na coroa pequena, o desempenho do conjunto seria superior, haveria um melhor aproveitamento de energia e as trocas na dianteira aconteceriam de forma mais rápida e eficiente. Tudo isso, na prática, faz todo sentido, porém imagino que primordialmente essas novas relações foram definidas com base nas mountain bikes aro 26 polegadas.


E para o aro 29? A transmissão de 30 velocidades da Shimano de fato apresenta uma faixa maior de marchas utilizáveis. Na prática, a combinação coroa de 24 dentes e pinhão do cassette de 36, apesar de 15% mais “pesada”  numa 29er em relação ao antigo padrão de coroa 22 e pinhão 34 há muito empregado nas mountain bikes aro 26 polegadas, surpreendentemente funciona bem e dá conta do recado. O segredo para vencer as subidas mais longas com as rodas grandes é encontrar uma cadência confortável e seguir girando, algo que com o tempo se torna automático e até prazeroso. Como “nossas” rodas são maiores, perdemos menos energia nas ondulações do terreno e pequenos obstáculos, assim a coroa de 24 dentes aparece, a meu ver, como a melhor solução no mercado em termos de limite inferior. Lembro que as rodas maiores potencializam a tração em função da maior área de contato dos pneus com o solo, permitindo ao piloto de uma 29er pedalar de pé em uma marcha mais pesada em trechos onde as rodas de 26 polegadas já estariam patinando. Na ponta de cima da equação, quem pedala uma bike aro 29” sente menos falta ainda da coroa de 44 dentes e pode tranquilamente se dar ao luxo de experimentar com números ainda bem menores que 42.

Um “velho conhecido” dos leitores do P29BR, o cassette HG-61 de 9 velocidades e pinhão maior com 36 dentes, já fazia sucesso entre os proprietários de 29ers antes mesmo do advento da tecnologia Dynasys para os grupos da Shimano. O HG-61 se mantém até hoje muito popular entre os aficionados das rodonas. Por isso, se eventualmente sua transmissão ainda é de 27 velocidades, em princípio não há qualquer necessidade de sair correndo atrás de um upgrade além desse sempre recomendado cassette 12-36. Um sistema de 30 velocidades parece atraente num primeiro momento, contudo analisado com mais profundidade, pode apresentar algumas desvantagens consideráveis, entre elas o fato de levar ao limite o câmbio traseiro e a corrente, sem contar que certos cruzamentos de marchas não são recomendáveis. Por fim, tomando de volta a planilha de cálculos e avaliando as relações numéricas entre coroas, pinhões e a distância percorrida em cada pedalada, o fato é que numa transmissão de 30 velocidades de 6 a 8 marchas podem ser consideradas como “repetidas”. Com a combinação 3x10 mais é menos.

Uma é pouco?

No outro extremo das possibilidades estão as transmissões de 10 velocidades, ou seja, aquelas que prescindem do câmbio dianteiro. Nesses casos, a vantagem em termos de peso é evidente, vito que estão dispensados também o trocador dianteiro, conduítes, cabos e duas coroas no pedivela. Por outro lado, esse tipo de montagem pede o uso de uma guia de corrente como a ótima Chain Keeper da marca Paul Component Engineering ou uma combinação de bashguard  mais um dispositivo que evite a queda da corrente em direção à concha do movimento central como o simples e eficiente Jump Stop da N-Gear.


Jeremy Horgan-Kobelsky venceu o Campeonato Americano pedalando uma Trek Superfly montada com uma transmissão 1x10. Essa informação pode animar você, leitor do P29BR, a provar tal combinação, contudo por experiência própria, aviso desde já que as coisas não são assim tão simples, ou melhor, leves. JHK escolheu uma coroa de 36 dentes e o cassette “peso pena” SRAM XX 11-36, o que seria exagerado para os simples ciclistas mortais em condições de subida mais forte. Como se trata de uma 29er, nas descidas a coroa única de 36 dentes chega a ser suficiente para garantir um bom desempenho. Apenas por curiosidade, lembro que muitos profissionais do DH, ainda correndo de aro 26, não fazem questão de uma coroa maior que essa.

A combinação 1x10 funciona bem para competidores em ótima forma, apenas em alguns trechos específicos e, fundamentalmente, com bikes leves.

Dois é bom! Um pouco da minha experiência pessoal.

Depois de muito provar os mais diversos sistemas de transmissão com combinações variando entre 27, 30, 9 ou 10 velocidades, chegou finalmente a hora de migrar para um pedivela de coroas duplas. Vasculhei o mercado internacional em busca da melhor opção. Considerei como fatores de decisão para compra do meu primeiro pedivela duplo, a relação numérica entre as coroas, o peso do conjunto pedivela/central , qualidade construtiva e, logicamente, o preço. Quando realizei a aquisição, a opção que melhor equacionou essas variáveis foi o modelo Comet da FSA, com coroas de 39 e 27 dentes.

O pedivela Comet pode ser enquadrado na mesma categoria de um Deore, por isso utilizei o modelo da Shimano como referência na hora de comparar os pesos. O pedivela Shimano Deore de eixo passante e coroa tripla pesou 858 gramas, enquanto que o Comet de dupla coroa 840 gramas, já o central da marca japonesa chega a 97 gramas, o Megaexo da FSA está na casa dos 101 gramas. Com a troca do pedivela o peso total da bike baixou pouco, mais precisamente 14 gramas, contudo a maior vantagem ficaria reservada para o desempenho propriamente dito, ainda que se optasse por um pedivela top de linha, essa economia de peso poderia ser bem maior, alcançando aproximadamente 150 gramas.

Inicialmente não se faz necessária a substituição dos trocadores, entretanto para um funcionamento perfeito do conjunto de transmissão, é aconselhável escolher um câmbio dianteiro específico para operar com pedivelas de coroas duplas.

Um dos muitos benefícios que as coroas duplas podem agregar à sua 29er é uma melhoria dramática no chamado “chainline”, ou “linha de corrente” em português. No mundo ideal, uma corrente deveria trabalhar 100% alinhada com a coroa do pedivela e o pinhão do cassette que hipoteticamente estariam posicionados num mesmo plano. Claro que na realidade isso não ocorre, ainda assim, com numa transmissão 2x10 a corrente vai fletir muito menos em comparação ao que ocorreria com um sistema 3x10, o que na prática garante trocas muito mais precisas e ainda permite ao piloto explorar todas as 20 marchas disponíveis, ou seja, numa transmissão de 20 velocidades menos é mais.

Hoje as principais marcas do segmento partem de alguns preceitos no instante de projetar seus novos modelos de 29ers, um deles dita que os chain stays devem apresentar o menor comprimento possível, o que eventualmente pode comprometer o funcionamento do câmbio dianteiro, como consequência faz todo o sentido escolher sistemas de transmissão de 20 marchas para essas bikes. Com o emprego de um pedivela  duplo, o câmbio dianteiro pode ser mais compacto, operando sem dificuldades com uma menor amplitude de movimento, logo sobra espaço para um pneu traseiro até 10mm mais largo.

Em termos de números, a abordagem tem que ser muito mais prática do que teórica. Num primeiro momento pode-se imaginar que faltam as marchas pesadas, bem com as leves. Na parte de cima, as rodas grandes compensam a coroa com menos dentes, por isso 39 são mais que suficientes, além disso o piloto se mantém muito mais tempo pedalando na coroa grande. Por outro lado, uma coroa de 27 dentes pode ser pesada demais e dificultar nas subidas mais íngremes. No meu caso levei em consideração o fato de que pedalo uma bike relativamente leve e não mais que 5% dos meus treinos é feito em rampas com inclinação realmente altas, ainda assim 27 dentes na coroa pequena fazem mais sentido para o biker que compete e tem bom condicionamento.

Desde então, testei algumas dezenas de 29ers equipadas com transmissões de 20 velocidades tanto da SRAM e quanto da própria Shimano, que depois de um começo titubeante, aderiu também às coroas duplas.

Então, para você o que seria melhor, 30, 20 ou 10 marchas?

Não existem regras estabelecidas para que você escolha a transmissão da sua 29er, entretanto minhas muitas experiências anteriores me permitiram chegar a algumas considerações interessantes a respeito do assunto. 

A meu ver, por conta de todos os benefícios técnicos e funcionais que oferece, atualmente uma transmissão de 20 velocidades é a mais adequada às mountain bikes equipadas com rodas de 29 polegadas. Depois muitos meses de experimentação, avalio que a combinação de coroas ideal para o XC estaria em um pedivela 38-24, montado em conjunto,  é claro, com um cassette de pinhão maior com 36 dentes. Com essa configuração, o piloto poderá tirar proveito de todas as 20 marchas disponíveis na bike. Como as coroas são otimizadas para mover lateralmente a corrente em apenas um sentido, além do fato do câmbio dianteiro ser mais compacto e funcionar com uma amplitude menor de movimento, o resultado são trocas muito mais naturais e eficientes.


A relação 2x10 dá ao projetista a condição de trabalhar com chain stays mais curtos, o que afeta positivamente o desempenho e a capacidade de aceleração de uma 29er. A coroa maior será mais bem aproveitada no sistema de 20 velocidades e o fato dos pneus de 29 polegadas apresentarem uma área de contato com o solo aumentada, permite, quando necessário, que se pedale de pé sem perder tração, o que faz toda diferença nas subidas curtas. Para completar, você terá mais espaço - e liberdade - para a escolha de um pneu traseiro para sua bike.

Se eventualmente pensar em competir num short track em terreno pouco acidentado, 10 velocidades podem ser até suficientes.  Caso seja proprietário de um modelo com suspensão integral e curso um pouco maior, uma trailbike, pode então fazer algum sentido pensar em optar por 30 velocidades, ainda que, posso garantir, 20 dariam conta do recado perfeitamente.

Acredito que a esta altura já tem muito leitor preocupado porque ainda usa um cassette de 9 velocidades. Meu conselho? Segure a carteira. Não existe uma necessidade imediata em correr para a loja para comprar outro de 10 velocidades, que fatalmente teria que vir acompanhado de novos trocadores e corrente, sem contar um novo câmbio traseiro. Nada te impede de montar um pedivela duplo na sua 29er e aproveitar seu cassette antigo. Por outro lado, imagino que já tem gente pensando em deixar apenas duas coroas no seu atual pedivela triplo. Adianto que não é a mesma coisa que optar por um pedivela duplo “de verdade”. Com o pedivela triplo adaptado para duplo, o “chainline” não será tão eficiente, sem contar que o câmbio dianteiro continuar a limitar a escolha do seu pneu traseiro.

A partir de agora espero que os blog-leitores do P29BR e suas 29ers possam mais facilmente desfrutar de uma “relação perfeita” e vivam felizes para sempre...pelos menos até que novos e atraentes grupos os separem.

Keep 29eriding!

110 comentários:

  1. Como sempre, extremamente esclarecedor Adil! Valeu ;-)

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  2. Adil, tenho uma Remedy 8 com 30 marchas (26")
    Saí de uma 27 tradicional e achei que a relação 30 seria muito superior.
    Para mim a grande diferença mesmo veio devido ao Dynasys. As trocas são muito precisas e rápidas para o conjunto SLX e XT que possuo, mas sinto falta da coroa de 22. Achei que 24 é ainda um pouco pesado para o meu estilo de pedal (All Montain recreativo). Por incrível que pareça não achei em nenhum local do mundo coroas 22 para a relação 30 marchas e estou me adaptando aos poucos.
    Andei um trilha com uma 20 marchas e minha primeira impressão não foi boa. Achei que eram necessárias mais mudanças no câmbio da frente para achar uma marcha adequada. Como foi só uma trila, atribuo a impressão também à falta de adaptação. O dono dessa bike, uma stumpjumper 29", adora a relação e não troca por nada!
    De fato não senti uma melhora de performance minha saindo das 27 para as 30 marchas. Adoro a bike, mas ainda tenho dúvidas em qual relação é melhor para a turma que não compete (meu caso).

    Abs
    Marco
    www.moscajustforfun.com.br

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  3. Adil...

    Vc abordou um tema que virou obscessão pra a algum tempo desde que as transmissoes 2X10 surgiram.

    Tenho feito varios testes e acredito que consegui equalizar meu jeito de pedalar com a transmissão.

    Partindo de um grupo Deore de 27spd normal e cambio traseiro SLX, usava coroas 44/32/22 e cassete de 11/34.

    A principio substitui o cassete pelo HG-61 de 12/36 e mantive as coroas, vi que o giro melhorou na coroa 44 combinada com "catraca" de 12, mas a combinação de coroa 22 com pinhão 36 fica exageradamente com muita força o que causa descontrole em subidas fortes.

    A ideia de duas coroas fixou na cabeça ainda mais quando vi a Specialized de um amigo andar forte com coroas de 36/24 e cassete 11/36 de 10spd.... mas como? andando tão rapido quanto eu e minhas 27spd modifidadas?

    Pra ser um "São Tomé", eu comprei duas coroas, 36/24 e instalei no pedevela do Deore de 175mm, e mantive o cassete 12/36 HG-61 com 9spd. notei que a coroa 24 dentes combinada com o pinhão de 36 fazem um casal perfeito, mas a coroa de 36 não combinou com o pinhão de 12 porque o giro ficou muito alto e perdendo em velocidade final.

    Perto de mim o Professor Pardal ia ficar loko!!! Pra resolver a questão "giro", desmontei um cassete 11/34 do Deore eo cassete 12/36 HG-61. Peguei as treis marchas pesadas 12/14/16 do cassete HG-61 e substitui pelas treis marchas 11/13/15 do cassete Deore. Detalhe, o desenho dos indexados são semelhantes e por isso arrisquei em fazer esse transplante, OK!!!

    Depois desse transplante de marchas, fui pra trilha, e o veredicto é que ficou melhor o giro em todas as marchas pois a combinação ficou assim:

    Coroas-> 36/24
    Pedevela-> 175mm
    Cassete->11/13/15/18/21/24/28/32/36
    Rodas-> Aro 26" com pneus Maxxis Larsen TT 2.0

    Agora tenho uma bike de 18spd reais na combinação 2X9 e que funciona tão bem quanto uma 2X10

    Adil, desculpe ocupar tanto espaço, mas fiquei empolgado em relatar minhas experiencias com transmissão e dizer que o conceito 2X10 é o ideal... o cassete vai sempre ser 11/36, mas as coroas podem variar muito com tipo 34/22...36/24...38/26...40/28 com coroas pares e 39/27...40/30 com coroas impares (que eu já vi no mercado).

    Valeu, e viva as 29ers!!!

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  4. Olá Pessoal,

    Este assunto em especial merece mesmo ser discutido, por isso, é ótimo conhecer a opinião e experiência de cada um.

    Abs,

    Adil

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  5. Adil,
    Além de escrever muito bem (gramática e ortograficamente falando) você tem uma ótima capacidade em desenvolver o tema e esclarecer as dúvidas dos leitores. Traz muitas novidades e é muito antenado com o mundo das 29ers. A minha 29er chega amanhã (23-mar-2012). Você é o "culpado" por isso, meu amigo. Paz, bem e pedal, sempre!

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    1. parabens cara, o meu anivgersário é no dia 26/03, pedalforte, cara.

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  6. Ola ale sabia,
    Adorei tua gambi, o desculpe ajuste tecnico!! Rsrsrs
    Ja falei bastante com adil da mnha decisao de pular para 20 marchas!
    Meu problema e que tenho relacao xtr/xo/rotor
    E se quero ficar no mesmo peso tenho que montar tudo xx a mas ou mesno 850dollars!!
    Tem um kit na italia que transforma um xtr 11/32 9 marchas em xtr 12/36 por 80 dollars e fica no mesmo peso que o xxx!,
    No states as pecas de 9 marchas estao ao preco de banana!!
    Tenho muita duvida da vida util do conjunto, alguem tem experiencia nisso!
    Claro que estou louco para mudar por 2x10!!lol
    Laurent

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  7. Boa noite!
    Isso veio em uma boa hora. Tinha comprado pedivela XT duplo pra mudar pra 20v, mas o venda da minha relação não deu certo, então vou usar pedivela duplo(com cambio dianteiro próprio pra ele) com cassete 12-36 9v.
    Adil, tem alguma dica para montagem desse pedivela?

    Abraço

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  8. Pessoal, uma dúvida: diante dessas combinações( 3 ou 2 coroas e cassete) qual oferece a marcha mais leve para uma subida bem íngrime? (sem ser pra competição e sem ser pra atleta). Obrigado!

    Victor.

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  9. Adil; qual seria a sua indicação de peças e marcas: Pedivela: (FSA Comet); Câmbio dianteiro e Passador?

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  10. Victor, a relação mais "leve" que conheço é um SRAM 30 marchas com 22 na frente e 36 atrás. Ela equipa uma stumpjumper 26" 2011!! Isso de fábrica, sem as trocas que o pessoal postou aqui!

    Abs
    Marco
    www.moscajustforfun.com.br

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    1. Valeu Marco! E pra uma 29er? Seria mais ou menos a mesma coisa, 22 na frente e 36 atrás? Obrigado Marco!
      Victor.

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  11. Olá Adil, eu queria saber uma coisa que eu não entendi: com relação à coroa menor do pedivela, qual delas é melhor pra subir um morro bem íngrime, ou seja, qual delas é melhor para se ter uma marcha mais leve, a de 22 ou a de 24 dentes? Estou dependendo disso para escolher minha bike(29er), pois uma tem pedivela 22/32/44, e a outra tem 24/32/44. Entendeu a minha dúvida? Obrigado Adil!

    Victor.

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  12. Ah, esqueci de dizer, essas coroas 22 ou 24 serão combinadas com pinhão de 36. 22 com 36 ou 24 com 36, qual dessas combinações é mais leve para subir morro íngrime? Obrigado!

    Victor

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  13. Adil,

    Acabei de comprar minha 1ª 29er, nunca me senti tão bem em cima de uma bike, estou pedalando uma Merida TwentyNiner, e ela veio com relação Sram x7, pé de vela 39x26 e cassete 11x36... Particularmente, adorei a relação, a principio pensei que faltaria marchas pra subir, mais me surpreendi, ela parece ser mais leve que minha antiga bike 26, com relação de 27v (44x32x22 por 11x34), acho que bem devido a tração da bike, e conforto. Pois 29er engole pequenas trepidações.

    Adil, essa bike foi bem culpa sua...e MTO OBRIGADO POR ISSO(HAUHAUAHAU).

    Deixa eu pedir uma dica, queria saber alguns modelos de pneu um pouco mais acessíveis para usar em treinos.

    Grato.
    Vanderson Ricardo

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    1. Parti, também, para uma 29 com 20 marchas; coroa com 38 e 24 dentes...Anda muito na reta e, por incrível que pareça, sobe ladeira muito bem. Já tive uma bike 26 com 3 coroas; enfim: três coroas, nunca mais

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    2. Parti, também, para uma 29 com 20 marchas; coroa com 38 e 24 dentes...Anda muito na reta e, por incrível que pareça, sobe ladeira muito bem. Já tive uma bike 26 com 3 coroas; enfim: três coroas, nunca mais

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  14. Olá amigos da bike!

    Na minha opinião a escolha da transmissão ideal de se basear em duas variáveis:

    Condicionamento físico e terreno a ser enfrentado.

    Queria apenas deixar uma outra opinião sobre as atuais transmissões de 20 velocidades:

    Geralmente as bikes que saem de fábrica com seu conjunto OEM de 20 velocidades pecam em ter uma relação leve demais. As bikes da Specialized por exemplo vem com coroas de 24 e 38 dentes combinadas com um cassete 11-36. Isso quer dizer que a marcha mais pesada seria equivalente uma coroa de 44 dentes com um pinhão de 13 velocidades. A fórmula para verificar qual será a metragem percorrida por cada volta completa do pedivela basta multiplicar a medida em metros da circunferência total da roda pelo número de dentes da coroa e dividir o resultado pelo número de dentes do pinhão. Exemplo: Uma bike aro 26 com um pneu 2.0 possui uma circunferência de 2,05 metros (para medir a circunferência da roda de uma maneira rápida e fácil basta basta fazer uma marca no chão e alinhá-la com a válvula da do pneu, em seguida gire a roda até a que a válvula esteja totalmente vertical novamente, faça uma nova marca e meça)

    2,05 X 38 = 77,9/11 = 7,08 metros: Relação 20v adotada pela Specialized

    2,05 X 44 = 90,2/13 = 6,94 metros: Bicicleta equipada com relação Deore M590 de 27v 44/32/22 com cassete 11-34 em sua segunda marcha mais pesada.

    2,05 X 44 = 90,2/11 = 8,2 metros: Bicicleta equipada com relação Deore M590 de 27v 44/32/22 com cassete 11-34 em sua marcha mais pesada.

    Como se pode ver a diferença é grande e se pensarmos nas outras marchas fica difícil de se manter uma boa cadência em terrenos planos, isso sem falar das descidas.

    Quando se pedala no plano com velocidade acima de 28km/h já se está praticamente usando uma relação 38 x 15 o que representa a terceira marcha mais pesada em uma relação típica de 20v. Logo dá para se ver o que acontecerá nos declives...

    Quando a relação microdrive foi introduzida pela Suntour no início dos anos 90 eu já achava que a coroa maior de 42 dentes em combinação com o pinhão de 11 dentes perdia giro fácil demais nas descidas.

    Aliás acredito que a Shimano também achou isso, tanto que a segunda geração de relações microdrive da gigante Japonesa voltou a utilizar a coroa de 44 dentes.

    Tanto é que sacou isso que para atletas e bem condicionados, a Shimano oferece a relação 44/30 para pedivela duplo na versão XTR, que combinado com um cassete de 11-36 oferece praticamente a mesma gama de marchas da primeira versão XTR a maravilhosa série 900 com seu pedivela triplo 48/36/26 e cassete 12-32. Isso com a vantagem do chain-line reduzido.

    Agora... o preço do XTR é alto e bem que a Japonesa poderia ampliar essa relação de coroas 44/30 para outros grupos, deveria chegar pelo menos até o Deore. Assim os bem condicionados teriam opções mais acessíveis para não ter que ficar esgotando as pernas a 130 rpm e nem ficar com os pinhões de 36 e 32 dentes sempre ¨brilhando¨ por falta de uso

    Boas pedaladas para todos!

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  15. Olá Ronaldo,

    Como sempre, agradeço por acompanhar há tanto tempo o P29BR.

    Abs,

    Adil

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  16. Olá Marco Mosca SS,

    Concordo contigo, mas infelizmente se você não compete e quer uma relação Shimano mais leve para as subidas, teria que voltar aos pedivelas mais antigos e abrir mão do Dynasys.

    Falando de uma transmissão de 20 marchas, acho que elas poderiam merecer mais uma chance da sua parte.

    Abs,

    Adil

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  17. Olá Ale Sabia,

    Obrigado por compartilhar sua curiosa experiência com os leitores do P29BR.

    Abs,

    Adil

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  18. Olá Fernando,

    Obrigado pelas gratificantes palavras, espero que esteja gostando da sua nova 29er.

    Abs,

    Adil

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  19. Olá Laurent,

    No seu caso, seria muito difícil deixar para trás seu excelente pedivela Rotor com as coroas elípticas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  20. Olá Arlei,

    Na verdade, sua montagem não requer nenhuma ação especial, além do que, vai usar um câmbio específico.

    Abs,

    Adil

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  21. Olá Victor,

    Falando de sistemas de 3x10 ou 2x10, pelos padrões de hoje, ambas as combinações oferecem a mesma "leveza" para as subidas, ou seja, utilizam uma coroa pequena de 24 velocidades em conjunto com um cassette de pinhão maior com 36 dentes.

    Como mencionou o Marco, a SRAM oferece uma adaptação que permite a substituição do spider de alguns dos seus pedivelas de linha, transformando-os em um sistema 36-22, um pouquinho mais leve nas subidas, mas com um desempenho não mais que satisfatório nas trocas.

    Caso prefira algo mais leve, ou seja, uma coroa com 22 dentes, vai encontrar nos pedivelas feitos para transmissões baseadas em cassettes de 9 velocidades ou em alguns modelos "aftermarket" disponíveis no mercado.

    Abs,

    Adil

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  22. Olá Vanderson,

    Fico contente em ter ajudado na sua decisão.

    O que você relatou sobre sua transmissão 2x10 é exatamente o que acontece à medida que conhece melhor a potencialidade de uma 29er.

    Abs,

    Adil

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  23. Olá Bruno,

    Obrigado por toda cuidadosa explanação.

    Respeito muito sua opinião, mas como alguém que anda de 29er há 5 anos, acho um pouco difícil concordar que na prática uma coroa grande de 44 ou 48 dentes seja útil na terra para uma bike aro 29" de XC, muito menos que uma coroa pequena de 30 dentes seja aceitável para o proprietário de uma 29er que não se considere um atleta bem condicionado pedalando por um circuito favorável.

    Abs,

    Adil

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  24. Olá Adil,

    Obrigado pela sua resposta! Também respeito muito a sua opinião, mas quero enfatizar novamente que a aptidão física influencia e muito na decisão da transmissão ideal. O meu exemplo utilizou uma bike 26. Em uma 29 a relação seria cerca de 15% mais pesada, oque resultaria em aproximadamente um desenvolvimento de 1,95m por pedalada para a marcha mais leve e 9,43m para a marcha mais pesada.

    1,95m para a marcha mais leve é aproximadamente o que se usava no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando a relação era de 21v com suas coroas de 48/36/26 e cassetes de 12-28 na linha Deore XT, DX e LX da Shimano. Na linha mais básica que compreendiam do 500LX ao 200GS a situação ainda mais " casca grossa", as coroas eram 48/38/28.

    Se não me falha a memória o Márcio Raveli foi segundo colocado no GP de Águas da Prata de MTB em 1992 com uma relação dessas. O Eduardo Ramires foi campeão mundial em 1989 com uma relação dessas. Praticamente todo mundo usava tal relação e nunca ouvi ninguém reclamar na época que queria relação mais leve.

    Eu mesmo participei do GP de Águas da Prata com uma relação 48/36/26 com cassete 12-28 de 21v e em momento algum me passava pela cabeça ter uma marcha mais leve do que 26/28. E olha que quem conhece o Pico do Gavião em Águas da Prata sabe que não é mole... Você sai de uma altitude de 800m e vai para uma altitude de 1400 em cerca de 10km.

    Quando a Suntour lançou o microdrive a intenção não era de ter uma relação mais leve e sim de ter um maior vão livre do solo e de reduzir peso, tanto é que sua primeira versão para os grupos XC PRO tinha relação 42/32/22 com cassete 11-24.

    Agora aí vai outra suposição minha: A Shimano assim como outros embarcou na onda por necessidade mercadológica, ela queria vender o máximo de componentes possível e para isso precisava atingir mais consumidores em potencial e isso incluía o atleta de final de semana que a princípio não estaria apto a consumir uma relação tal qual as existentes, com marcha leve normal de 26/28 e em casos extremos de 24/30 que era bem difícil de se encontrar, diga-se de passagem. Não estou dizendo que isso seja de todo ruim, pois ajudou muito na popularização do esporte. Mas por outro lado os ¨maníacos¨, adeptos do NO PAIN, NO GAIN, aqueles que como eu preferem morrer a pôr o pé no chão em uma subida, hoje em dia ficaram órfãos. Tenho uma Trek 9800, aro 26 de 27v com relação 44/32/22 nas coroas e 11-32 no cassete, pois bem o pinhão de 32 e 28 dentes só vê a corrente durante a regulagem do câmbio e a coroa de 22 dentes só é usada para não haver cruzamentos (32x28 e 32x32) e com o pinhão de no máximo 24 dentes.

    Com 26/28 em uma aro 26 se sobe à cerca de 7 km/h com aproximados 70 rpm, coisa que acho muito razoável. Se for pra subir mais devagar do que isso é melhor empurrar, mas ISSO É OPINIÃO MINHA E NÃO ESTOU TENTANDO CONVENCER NINGUEM QUE ISSO SEJA O MELHOR, ESTOU APENAS EXPRESSANDO MINHA OPINIÃO BASEADA EM 22 ANOS DE MTB E SPEED. TAMBÉM NÃO TENHO O CONDICIONAMENTO DE UM ATLETA DE ELITE, PORÉM ESTOU BEM CONDICIONADO E FAÇO QUESTÃO DE MANTER ESSE CONDICIONAMENTO, SENDO QUE TREINO 7 DIAS POR SEMANA.

    Como me condicionei a usar 48/36/26 com 12-28 de 21v, logo que saiu o 42/32/22 com 11-28 de 24v já não gostei... Tanto é que fiz um estoque enorme de peças de reposição de coroas 48/36/26 e cassetes 12-28 e 12-32 8v que uso até hoje em 2 de minhas MTBs 26.

    Recentemente montei uma Van Nicholas Zion 29ER com a relação 44/30 e cassete 11-36 e estou muitíssimo satisfeito, continuo subindo o Pico do Gavião sem empurrar nem parar pra tomar fôlego.

    Por favor me desculpe se em algum momento possa ter parecido grosseiro, juro que não é e nunca foi a minha intenção, quis apenas expor o que pensa um FANÁTICO POR BOA FORMA FÍSICA.

    Boas pedaladas!

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  25. Olá Adil

    Obrigado pela atenção ao meu comentario, as vezes uma "Gambiarra" bem feita tem um efeito bem "Original".

    O Bruno tá recordando um passado que a maioria dos bikers de montanha viveram, e com a evolução das transmissões de bike digo que não tenho saudades nenhuma!

    Hoje é possivel percorrer Km's com menor esforço, aproveitando bem a força aplicada nos pedais, praticamente acabou o "empurra bike" morro acima... salvo as condições fisicas e ambientais!!!

    Comparar em numeros logicos é facil!!! Como relatei anteriormente, eu usava a trasmissão 27spd que na realidade são 21spd respeitado os cruzamentos proibidos. Minha gambiarra permitiu o uso de 18spd reais!!! pois o cassete tem 9spd.

    Voltei ao passado com as 18spd? Não! pois antes era 6 catracas e 3 coroas com cruzementos proibidos, atualmente são 9 catracas e duas coroas totalmente aproveitaveis em qualquer cruzamento!!!

    Outra diferença é com relação ao giro... Ficou mais natural, facil de levar a bike a qualquer lugar e chegar em casa arrumar pra sair com a namorada.

    Antigamente o giro era bastante limitado, forçava-se mais e gastava-se mais energia que no fim de uma trilha era comum dormir sentado no sofa com o prato de macarrão nas maos... Que lembrança!!! Detalhe, eu trabalhava com entrega de jornal com uma bike sem marcha, preparo fisico não faltava!!!Hahahahaha!!!

    Uma vantagem do 2X10 é a possibilidade de combinar tamanhos de coroas diferentes com as 10spd 11/36 que se tornou o padrão pra todos os grupos de marcha.

    O Bruno pode optar por coroas 42/30
    ou 40/28 com o cassete 11/36 que vai ter o efeito mais pesado que ele defende, pois o sistema 2X10 permite varias combinações, o limite é o espaço no quadro pra coroas maiores. Mas uma boa gambiarra resolve, basta deslocar os espaçadores do mov.central ou substituir por arruelas mais finas e ajustar a distancia das coroas em relação ao quadro!!! fica meio deslocado mas é impercepivel!!!

    Valeu Adil, e Viva as 29er!!!

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  26. Olá Ale Sabiá,


    uso números lógicos para representar de forma gráfica a minha realidade em cima da bike, assim como justificá-la.

    Quando digo que com uma relação 26x28 dá para subir aclives em estradões de terra com 10% de inclinação a 7km/h com giro de 70rpm, é porque faço isso pelo menos 4 vezes por semana em meus treinos (e já o fazia em 1992 aos 14 anos de idade).

    O giro, ou cadência de pedalada é uma coisa um tanto quanto particular, há ciclistas que preferem um giro alto e outros um giro mais baixo, fazendo mais força.

    Mas o pior cenário para mim é o fato das transmissões modernas fazerem com que você esgote o giro em estradões de terra.

    Em um dos meus percursos de treino tem um estradão de terra muito usado por caminhões de minério, é um aclive de 5km na qual eu subo com 26x28 e pra descer eu uso 48x12. Com 48x12 eu desço os 5km a 80km/h já quase passando do limite de cadência que considero ideal, ou seja à essa altura o meu giro já está lá pelos 115rpm.

    Com essas coroas grandes de 38 ou 40 combinadas com um pinhão de 11 dentes, como é que eu vou descer esse mesmo morro pedalando em uma cadência legal que vai estimular o meu organismo, gerando uma sobrecarga benéfica para a aptidão física?
    A de 42 dentes com pinhão de 11 quase, quase dá conta do recado. A substituta ideal é a de 44 com pinhão de 11, tal qual montei na minha nova bike!

    Você também ilustrou o ciclista que chega em casa exaurido, pois bem essa é a minha realidade e a minha vontade. Toda vez que saio de bicicleta eu saio para socar no limite, tenho que dar o meu máximo sempre... sempre

    E com essas transmissões modernas ¨leves¨ nos estradões de terra que percorro isso fica difícil...

    Outro ponto no qual as antigas transmissões de 7v dão um banho nas modernas é na durabilidade e confiabilidade! As correntes de 7/8v costumam chegar na metade da vida útil com cerca de 1500km (medidas com medidor de corrente Park Tool CC2), já as de 9 dificilmente passam dos 800km...

    Estou na expectativa pra ver quanto que vai durar a de 10v que está na minha recém adquirida Van Nicholas Zion 29ER, que como havia dito antes está com transmissão XTR 44/30 paras coroas e 11-36 no cassete.

    Aliás quero deixar aqui um elogio para essa bike! Ela consegue recapturar a essência e a simplicidade original das primeiras MTBs!

    Pra quem não conhece vai aí o link:

    http://vannicholas.com/24/Zion_29er/bike.aspx

    A minha só difere da ilustrada no site por possuir o grupo XTR 20v com relação 44/30 e 11-36. Também optei pelo garfo rígido e acredito que não volto a comprar outra suspa tão cedo... como estou amando retornar às origens...

    Também é interessante você comentar sobre o espaçamento necessário no quadro para coroas maiores. Ainda não havia pensado nisso logo quando li o seu post fui até a Van Nicholas dar uma olhadinha pra a proximidade da coroa maior, no caso uma 44, em relação ao quadro. E não tem nenhum espaçador deslocado e nem a mais no central!
    Mais um ponto pra Van Nicholas! Imagine, já pensou se eu tivesse comprado um quadro novo e descoberto na hora da montagem que a TÃO DESEJADA coroa de 44 dentes iria raspar no quadro, acho que teria uma síncope! kkkkkk

    Boas pedaladas!

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  27. Hoje dou graças a Deus que inventaram o K7 12-36.
    A uns meses eu pensei em dar uma de doido e colocar coroas 48-36-26 pra poder fazer um Audax e usar pneus finos, mas desisti da ideia, vou manter a mesma relação.
    Ainda quero testar 2 coroas mesmo com 9V.
    Abraço Adil.

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  28. Adil:A busca da relação perfeita continuará sempre.No momento não troco por nenhuma outra a Sram 2x 10 da minha STUMP 29 HT Comp carbon.Para o pedal que eu faço é perfeita,não sinto necessidade de mais marchas.Parabéns pelo post,como sempre show de pedal!

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  29. Olá Adil, qual dessas duas relações de coroas vc acha melhor, 22/33/44 ou 24/32/42 e pq? Obrigado!
    Carlos.

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  30. Hoje conversei com um mecanico e avaliamos o chainline da minha Saga. EStou com problemas na coroa grande, que esta escapando. Estou querendo fazer uma adaptação para 2 coroas como vc fez e ainda usar um bashguard.

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  31. Olá a todoa, estou usando uma stumpjumper expert carbon 2012, estou sentindo uma performance muito além da que tinha com uma merida carbon flx 1500-d rodas mavic crossmax slr 2011 toda xt com fox 100mm, mudei de 27v para 20 utilizando agora junto da 29er sram x0. Corri o bigbiker com 400km de experiencia em 2 coras e em 29 ao mesmo tempo. Achei as coroa pequenas para maratona xc, passei de 24x38 (11x36) para 26x40 e me sinto muito mais servido, agora é socar bota e força pra subir no mais inclinado que 30%... abraços a todos, fica aqui minha experiencia para tentar somar em algo para todos por aqui...

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  32. Olá Adil, estou montando minha primeira 29 Er e a grande duvida sempre foi a relação. Graças ao seu blog, tudo esta mais claro para mim. Vou manter meu grupo slx de 9 marchas e apenas colocar um cassete de 36. Deixo o investimento em um novo grupo completo para o futuro.
    Abraco

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  33. Fernando...

    Fazer a adaptação para o sistema de duas coroas é bem simples e é possivel manter o cassete de 9 velocidades original ou fazer um hibrido com peças da mesmo linha.

    Aconselho o uso do bashguard, fica mais confiavel as trocas de marchas, lembre-se que é uma adaptação, pois em um pedevela especifico pra duas coroas tudo esta na medida certa e não precisa do bashguard!

    Eu mantive o passador de marcha pra 3 coroas, mudei o cambio dianteiro pro Shimano Alivio que tem a curvatura da guia semelhante ao que é especifico pra 2 coroas

    No mais é só regular o cambio e ir pra trilha curtir a mudança...

    Confesso que nas primeiras pedaladas eu estranhei a falta da coroa de 44dentes... mas com trocas de marchas mais tranquilas ea combinação de coroas 36/24 com o cassete 11/36 9spd hibrido acabou com essa sensação.

    Viva o Professor Pardal!!!

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  34. Adil...

    Tenho visto no eBay quadros "Full Carbono" pra rodas 26" e tambem rodas 29" fabricados na China e com preços bastante interessantes.

    São bastante parecidos com de marcas famosas como Scott, Specialized, KHS, Vzan etc.... alguns dizem na descrição que são produtos OEM, o que é isso?

    Adil, pelo seu envolvimento com as bikes,com mercado entorno delas e com compras internacionais, eu pergunto:

    Dá pra confiar e comprar um kit quadro Full Carbono Chines? Mesmo ele sendo identico aos da Scott Scale 29"? ou KHS Team, Specialized Stumpjumper eo Vzan Eagle, todos pra roda 26"?

    Os quadros são fabricados pela Li Yang, tem um site internacional

    www.flyxii.com

    E os modelos são:

    FLX-FR-209 eo FLX-FR-116 pra roda 26"
    FLX-FR-211 pra roda 29"

    Estou interessado em comprar, mas estou com essa duvida!

    Viva as 29er!!!

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  35. Oi Luiz,

    Para andar na estrada de pneu fino aí sim faz todo o sentido usar as coroas 48-36-36. Falo por experiência própria.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  36. Olá Ricardo,

    Obrigado por acompanhar o P29BR e deixar sua opinião.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  37. Olá Carlos,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Falo sobre isso na matéria, mas entre as duas que você citou, para uma 29er de XC iria preferir a 24/32/42.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  38. Olá Luiz Fernando,

    Lembro que a Saga teve uma produção artesanal, por isso realmente é possível que o chainline da sua não esteja de

    acordo com o esperado, de qualquer forma, na minha, nunca enfrentei esse tipo de problema. Ainda assim, como digo

    no texto, considero duas coroas a melhor opção do momento.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  39. Olá Fillipe,

    Para os blog-leitores é bem interessante conhecer sua opinião como piloto de maratonas, obrigado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  40. Olá Peterson,

    Boa sorte com a sua 29er! Fico satisfeito em poder ajudar.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  41. Olá Ale Sabiá,

    Apesar desses quadros parecerem idênticos a outros mais famosos, geralmente esses modelos genéricos contam com uma

    geometria "conservadora", ou seja, normalmente não comprometem em qualquer quesito, mas não costumam brilhar em

    independentemente da situação. Pessoalmente eu iria preferir um quadro de boa marca, mesmo que tivesse sido

    fabricado na mesma fábrica, as características construtivas podem ser outras, muito mais cuidadosas e pensadas por engenherios gabaritados.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  42. Olá Adil,

    Essa será minha primeira participação escrevendo, pois lendo sou muito assíduo de seus experimentos e matárias.
    Tenho uma Cannondale F3 29er e a relação perfeita também foi algo que busquei muito. As conclusões que cheguei ( isso todo mundo já sabe, mas queria saber por mim mesmo):
    1. Depende do terreno a ser enfrentado
    2. Depende do preparo do atleta.
    Nas minhas pedaladas o maior desafio pra tração são as subidas, e o terreno que enfrento aqui na minha cidade são subidas de até 40% de inclinação, razão pela qual uso cassete de 12/36 de 9v ( Ótima recomendação sua).
    Já o sistema de coras 22/32/40, por que com ele posso enfrentar qualquer subida e nas descidas tenho ainda a opção de poder pedalar.
    Tranquilamente poderia usar 18 ou 20 marchas, mas acredito que teria que fazer algumas alterações de acordo com o terreno.
    Para não ficar mexendo na bike essa relação é perfeita para meu preparo e para o terreno que enfrento.
    Parabéns pela matéria!!!
    abraço

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  43. Adil, muito bacana o post!
    Obrigado por compartilhar suas experiências, com isso todos nós crescemos!

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  44. Olá Freirevet,

    Obrigado por compartilhar com os leitores do P29BR sua experiência pessoal.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  45. Ola, Adil! Eu só gostaria de dizer que, não sei com vcs, mas ja rodei tudo qto era loja e não encontro o HG-61 12x36 para 27v. Todos dizem que esse modela não tem no Brasil! Alguém sabe onde posso encontrar?

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  46. Olá, Adil! Tenho um grupo x9 de 30 velocidades (42x33x22) e gostaria de trocar por um spider sram de 20 velocidades (38x24) e o cambio dianteiro por um com relação 2x10. Você recomendaria? Parabéns pelo blog!

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    Respostas
    1. Olá Dustin,

      Agradeço por participar do P29BR e peço desculpas pela demora em responder sua dúvida, não tinha recebido o aviso automático.

      Acho uma excelente ideia trocar o spider, já que o seu pedivela permite isso. É muito melhor do que adaptar 2 coroas no pedivela triplo.

      Recomendo!

      Qualquer dúvida, me escreva.

      Abs!

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  47. Olá sou novo aki no forum... estou usando na minha 29er o grupo deore..removi a coroa grande de 42 e so deixei a de 32-24 mais ainda acho que na subida ela ainda fica bem pesada, sera que isso é por causa do cassete que 11-34..

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  48. outra coisa não sei se você conhece essa coroa race face single 36d ela serve para essa adaptação...estou querendo comprar uma dessa para colocar na minha bike e tirar a de 32d

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    1. Fala Guy,

      Obrigado por participar do P29BR.

      Na verdade, pessoalmente não sou favorável a esse tipo de adaptação.

      No caso da coroa Race Face single, ela não tem os dentes preparados para funcionar num pedivela duplo ou triplo, além disso, faltam também as ranhuras que facilitam as trocas na dianteira.

      Sugiro que continue com o pedivela triplo ou adquira um específico para duas coroas.

      Abs!

      Excluir
  49. Adil,

    Você explanou muito bem a questão para 29ers. Hoje eu estou com uma 26 e vou trocar meu pedivela e tenho a oportunidade de trocar por um pedivela XT 38x26, mas estou com receio de perder muito em final em caso de retas ou descidas.

    Hoje na minha relação 44x11 alcanço 7.1 unidades pelo site do sheldonbrown enquanto pela nova configuração 38x11 alcançaria 6.5. É uma diferença considerável e na prática seria o mesmo que eu perder a relação 44x11 e ter apenas a 44x13 atual.

    Qual sua opinião sobre 2 coroas e bikes 26.

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    Respostas
    1. Olá,

      Deixei de andar de aro 26" há alguns vários anos, mas em termos de conceito, acredito que você sentiria essa eventual perda muito mais na 26 do que na 29, que depois de acelerada rende consideravelmente mais e não pede uma coroa tão grande quanto essa de 44.

      De todas as formas, mesmo nas provas de downhill profissional, ninguém usa coroas muito maiores que as de 36 dentes.

      Independente do tamanho das rodas, considero a transmissão 2x10 a melhor opção para o XC.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  50. Adil, estou querendo partir para as duas coroas, principalmente depois que comecei a participar de provas de XC, na minha 29 é muito raro eu conseguir usar a coroa de 42 dentes com o cassete de 11, fica extremamente pesada, como na relação de 30 marchas várias se repetem, e nas trocas dianteiras temos que fazer retomadas no câmbio traseiro para não perder giro, acredito que duas coroas são o que de melhor podemos usar. Mas minha dúvida fica na relação de dentes, como vc testou, partiria para um 38x24, assim poderia substituir minhas duas coroas dianteiras pela de 38 dentes para teste antes de investir num pedivela duplo, mas essa relação de 14 dentes entre as duas coroas não dificulta a troca de marchas na frente? Essa é minha principal dúvida...

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    1. Olá Rony,

      Sem dúvida seu raciocínio a respeito do uso das marchas, está perfeito.

      Em relação ao 38-24, a própria SRAM oferece um pedivela de linha com essa configuração, por isso, não vejo problemas em adotar ela.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  51. Olá Amigo.
    Muito interessante sua explanação sobre as bikes 29 e as relações possiveis para usar nelas.
    Eu estou com uma duvida recentemente e sua experiencia em experimentar varios tipos de relação pode ajudar...
    É o seguinte, o que vc me fala sobre o tamanho do cage do cambio traseiro?
    Na relação 2x10 seria indicado usar medium ou long cage?
    Quando usar medium cage?
    Aguardo sua resposta
    Obrigado

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    Respostas
    1. Olá Daniel,

      Obrigado por participar do P29BR.

      Pela amplitude da transmissão 2x10, você pode tranquilamente usar um câmbio medium cage. Se optar pela 3x10, o long cage é mais adequado.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  52. Adil, bom dia amigo!!
    Troquei a relação da niner de 9v pra 10v, sendo que mantive o pedivela DEORE FC-m590 de 9 velocidades!! Por que mantive? Preço.. e tbm pelo fato de antes da mudança ter trocado a correte de 9v pra de 10v mantendo a relação original que era de 9 ( e deu certo!!).. Isso procede? consigo usar meu pedivela de 9 com os demais componentes de 10v??????? Grande abraço

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  53. Fala meu amigo Mauro,

    Talvez as fábricas digam o contrário, mas pela experiência prática, isso não é um problema, ou seja, o que você fez funciona, um pedivela 9V com uma transmissão 10V.

    Abs,

    Adil

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  54. Olá Adil, estou partindo finalmente para um kit shimano xt, pedivela duplo, minha dúvida é a seguinte pego um 38/24 ou 38/26, tenho um condicionamento relativamente bom, tanto que nunca uso a coroa menor do meu deore!!muito obrigado!!grande abraço!!Rodrigo!

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    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Já que vai pedalar com duas coroas, acho mais aconselhável a menor de tamanho 24, mesmo com bom condicionamento. De todas as formas, é uma opinião pessoal.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    2. Adil boa tarde meu nome e Junior verifiquei que a Scale 920 esta saindo com a relacao 22x30x40 vc acha que melhora nas subidas a relacao que uso da 2013 e 22x32x44 eu poderia trocar a coroa da minha relacao de 24 para 22 ? desde ja agradeco.

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  55. boa noite
    depois alguns teste estou usando uma relação 2x9v gambiarra fiz um duplo de um triplo, tirei o 42d e deixei o 32-22,bike 29er, para as provas de xc e xcm( essas quando há muito sobe e desce),também cortei o máximo de elos da corrente, para quando usar a 32-11, assim ficou ótimo, pois mantenho 30 a 36 km/h no plano e quando aparece as subidas mantenho o embalo( no xcm), no xc somente usei a coroa 32 e todas marchas do pinhão, nesse caso senti que nas subidas mesmo ingrimes não faltou marcha, mesmo com o condicionamento fraco, pois estou sem treina.

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    Respostas
    1. Olá Eliandro,

      Obrigado por compartilhar suas experiências práticas com os demais leitores.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  56. Adil, sua opinião sobre 2x10 no XC, 38x24 com cassete 36, seria para uma pessoa com bom condicionamento fisico? Ou se encaixaria em um perfil 29er mais light, de quem está querendo fazer o up de 3x9 para 2x10 e possivelmente participar de provas de XC num futuro próximo? Abraços!!!

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    1. Olá Guilherme,

      Além do seu nível de condicionamento, a escolha das coroas depende também dos terrenos onde você pedala e do tipo de uso que irá fazer da bike.

      Acredito que sua definição de "light" possa incluir uma coroa menor de 22 dentes, de todas as formas, pensando num número que possa atender bem a todos, 38-24 é uma boa opção.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  57. Adil boa noite,
    Troquei o pedivela da elite 30 por um shimano SLX duplo (38/26). Depois da adequação, permaneceu o câmbio 3x e o passador - estão funcionando bem - pergunto: se eu trocar o câmbio dianteiro pelo 2x, precisaria trocar também o passador? Qual custo x benefício seria melhor, Sram x5 ou x7?

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    Respostas
    1. Olá,

      Se você trocar o câmbio, não precisa trocar o passador. Mesmo assim, caso queira, o X-7 é consideravelmente melhor que o X-5.

      Abs,

      Adil

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  58. Outra opção excelente seria o cassete XX1 da SRAM com 11 velocidades (mudanças de alto desempenho) e eliminar o câmbio dianteiro. O que acham?

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    1. Olá,

      Se o preço não for um obstáculo e utilizar a bike para o XC competitivo principalmente, pode ser uma boa opção.

      Já para o ciclista comum, as transmissões de 11 velocidades nem sempre são a melhor opção.

      Abs,

      Adil

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  59. em um pedivela slx com coroas de 40/28, posso trocar a de 28 dentes por uma coroa de 26, funciona bem assim?

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    1. Olá Rogério,

      Sim, uma diferença de 14 dentes é aceitável e funcionaria de acordo. De todas as formas, considero uma transmissão pesada para uma 29er.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    2. Valew, Atualmente uso um pedivela deore 24-32-42 por cassete 11-36 e quando for trocar a relação pretendo colocar 20, mas a shimano só tem 40-28 e 28 acho sim pesada, pois pedalo bastante em montanhas, atualmente 24 com 34 ou 36 subo bem, acho que 26 com 36 vou desempenhar bem. Avalie!

      Excluir
  60. Caros amigos do Pedal e em especial Adil. Primeiramente gostaria de parabenizar pelas edições realizadas, material muito bom e útil de verdade... Agora vamos ao duvida cruel! Hoje ando com a contestada Caloi Elite 30 (amada e odiada por muitos) nada a reclamar da bike, com Exceção das Rodas um tanto quanto moles, e aproveitando o gancho desta matéria gostaria de sua opinião: Hoje a Bike tem a Relação 30 marchas "relação padrão de fabrica" e gostaria de fazer os seguintes upgrades na bike.

    1º Trocar o Pedivela padrão por um SRAM X7 39x26 - 175mm (este aqui do link --> http://goo.gl/NKsdsZ). Nesta troca eu conseguiria utilizar o mesmo conjunto de trocadores dianteiros sem a necessidade de adquirir um conjunto novo? Vi em outra matéria na qual vc recomenda a troca das coroas para um grupo Session Brasil ou o Pedivela propriamente dito, mas pelo peço encontrado acho que a melhor opção seria este pedivela informado.

    2º Me recomendaram trocar apenas as folhas originais VZAN por outras VZAN EXTREME 32 furos, para aproveitar todo o conjunto já existente. Eu teria algum ganho de resistência de fato, ou seria o caso de manter as rodas originais e pensar em investir em um conjunto de rodas melhores.

    Desde já agradeço.

    Att.

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    1. Olá amigo,

      Sim, mesmo trocando o pedivela por um SRAM X7 39-26, você continuaria podendo utilizar os trocadores originais.

      Antes de trocar os aros, o ideal seria mesmo mandar as rodas para um profissional alinhar. Não investiria em uma nova folha da VZAN.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  61. Olá Adil, vi o questionamento do Anomimo Acima e minha duvida é a mesma que a dele, em relação a troca do Pedivela da E30. Primeiramente, qual é o modelo real da E30 2013 e qual o padrão dele BB30, e tantos outros... Seria possivel equipar uma E30 com o pedivela informado pelo amigo acima sem gastos adicionais (tirar o original e colocar o novo) ou teriamos que comprar algum adaptador para o mesmo. Ou para reduzir os gastos, com Pedivela e Adaptador caso seja necessario, comprar apenas as coroas Session Brasil. Desde ja agradeço.

    Att.

    Jean.

    Segue o link do pedivela SRAM X7 desejado: http://goo.gl/NKsdsZ

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    1. Olá Jean,

      Você vai necessitar de um pedivela com central de rosca, padrão Hollowtech II para Shimano e GPX para SRAM, entre outros. BB 30 não é compatível. Se você adquirir um pedivela novo, ele já virá com o central requerido, não sendo necessária nenhuma adaptação.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  62. Prezados Adil e Colegas, estou montando minha primeira 29 (graças a vocês, é claro!) e veio a dúvida: o câmbio dianteiro Deore FD-M615 utiliza linha de corrente 48,8mm, posso utilizar, com ele, a combinação Pedivela FC-M615 ou FC-M625 mais câmbio traseiro RD-M592-SGS mais a corente CN-HG53? Muitíssimo obrigado!

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    Respostas
    1. Olá Márcio,

      Não há problema, mas se eventualmente sua transmissão for de 10 velocidades, a corrente também terá que ser.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  63. Olha minha elite 30 caloi era 44/26/22 depois mudei 42/36/22 ai tentei 38/22 mas pra min hoje foi ideal 36/24 perfeito

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    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar sua experiência Daniel!

      Abs,

      Adil

      Excluir
  64. Minha Kona Satori 29er possui um grupo Deore XT 30 velocidades.
    Como vc mesmo disse, apesar de todas essas possibilidades, não se aproveita tudo. Tenho visto muitas coroas no ebay e pensei nesse relação 38-24 ou 38-26.
    O pedivela triplo original não aceitaria a coroa 38 no lugar da 42, mantendo a 24 original? Acha que não ficaria 'eficiente? Por sorte tenho um cambio novo aqui 2x10, o shifter aceita essa configuração mudando a chave, portanto só fica a duvida do pedivela triplo para duplo... Abraço!!!

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    1. Olá Ronaldo,

      Sim, você poderá trocar a coroa de 42 dentes por outra de 38. Claro que um pedivela duplo de fábrica seria a melhor opção, contudo você não terá problemas com sua adaptação.

      Abs,

      Adil

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  65. Boa tarde poderia tirar uma duvida ... o qual o modelo de pedivela deore que você utilizou com a 1x10? tenho uma coroa Wolt toth de 34t, tem como colocar no deore m615? ... obrigado e adoro o blog

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    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Se a sua coroa tiver a medida BCD de 104 mm, sim, poderá usar esse pedivela.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  66. Ai tudo bem?
    Pra bagunçar a cabeça da galera....
    Depois de ler, comparar, calcular e testar varias e varias combinaçoes de engrenagens no pedevela tanto em bikes 26 e 29, cheguei a seguinte conclusao: a relaçao ideal para minha 29 e k7 10 v 11/36 e pedevela 32/22 e nada mas! Desenvolvo 25km/h media a 90 rpm media e 75% do meu baimento cardiaco.

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    Respostas
    1. Obrigado por dividir sua experiência com os leitores do P29BR!

      Abs,

      Adil

      Excluir
  67. Adil, acompanho o blog a algum tempo e estou na mesma duvida que o pessoal aqui. queria andar de 2 coroas a algum tempo, mas não tinha segurança e preparo suficientes para tal relação. Como minha bike ainda é 9V ( XT/XTR pedivela Deore ) comprei um par de coroas 26/36 para montar a relação que na minha cabeça será a definitiva. 26-36-44 . Terei os beneficios da 26/36 e se precisar num estradão ou descida , uso a 44t pra empurrar morro abaixo. O que me dizem ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GréLLo,

      Se utiliza a bike com frequência também em asfalto, me parece uma boa opção.

      Depois compartilhe sua experiência com essa relação com os outros leitores.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  68. Bom dia Adil,tenho uma Focus Black Forest 3.0 com pedivela Deore 2 coroas (38/26) e Cassete 11/36 e ando confortavelmente com esta relação.No entanto resolvi ser um pouco ,mais atrevido e migrei para um pedivela SLX 40/28 e meu rendimento caiu.Tenho 48 anos e 88 k e pedalo por prazer em trilhas e estradões. Como o resultado da troca não foi o esperado,tenho a opção de trocar só a coroa 40 dentes por uma de 38($140,00).Ganhei no peso da troca(955g por 862 g do SLX),mas os 2 dentes a mais do SLX fizeram a diferença negativa. Vc acha q trocando só a coroa 40 dentes por a de 38 do pedivela SLX eu volto ao q era ou passo logo para uma coroa 38 XT? Obs:não pretendo gastar muito$$.

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    Respostas
    1. Olá,

      Pelo seu relato entendo que seu rendimento caiu porque pedala bastante tempo na coroa maior. Se você tem uma bike leve ou pedala mais em trechos planos, imagino que a menor de 28 dentes não seja pesada demais. Sendo assim, talvez regressar para a coroa maior de 38 já seja suficiente.

      Abs,

      Adil

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  69. Boa tarde Adil, conheci o espaço a pouco tempo e já estou viciado em sua matérias, material de altíssima qualidade, parabéns!!!

    Tenho uma duvida, qual a diferença entre um pedivela e 3 coroas adaptado para 2 e um pedivela original de 2? Tenho uma scale 750 e já me decidi em passar de 3x10 para 2x10. Vou trocar o cambio dianteiro slx por um 2x10, meu trocador e um slx que possui o botão para conversão de 2x10 então vou mantê-lo, mais ainda estou com duvida sobre o pedivela, se troco inteiro ou apenas adapto as duas coroas.

    Obrigado
    Edson

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    1. Olá Edson,

      Obrigado por se informar e participar do P29BR!

      Basicamente a linha de corrente num pedivela duplo é otimizada para funcionar melhor com as duas coroas, contudo um pedivela triplo convertido não vai fazer feio.

      Creio que num primeiro momento a decisão seria mais econômica do que técnica.

      Escreva sempre que precisar.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento. Infelizmente tive um contratempo na adaptação do pedivela, o mecânico disse que meu pedivela (Shimano FC - m662) é de um novo padrão de tamanho e por isso a medida entre os parafusos que fixam as coroas são menores, não tendo coroa para adaptar. Será que realmente não tem?

      Excluir
  70. Obrigado pelo esclarecimento Adil.

    Gostaria que me ajudasse em uma dúvida que tenho,
    Adquiri recentemente uma Caloi Elite 30 de um amigo em excelente estado. Como notei que no câmbio SRAM X-7 existem posições de marchas quase que redundantes, estou em dúvida se vale a pena colocar o câmbio Shimano XT completo que tenho na minha Astro XTC 26".
    O pedivela é o FC-M770 com pedivela de 175mm e coroas 44/32/22.
    O cassete é o M770 9v 11/34.
    Como o câmbio Shimano XT está em excelente estado e faço XC sem competir, achei que poderia ter uma opinião sobre esse assunto e tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Horário,

      Em termos de desempenho, creio que não haveria ganho, além disso, você teria que substituir também os trocadores. De todas as formas, considero as transmissões da Shimano mais robustas e de durabilidade superior.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  71. Como sempre, parabéns pelo ótimo trabalho. Recentemente adquiri uma Caloi Elite 30, 30V, que vem com o grupo Sram X7 e, tendo lido os trabalhos de vocês sobre a bike e conversado com colegas, estou substituindo a pedivela, o câmbio dianteiro e o trocador (mania de fazer tudo no padrão) para um conjunto X7 2 X 10. A pedivela é 39 26 e já estou esperando, testei bem pouco até agora, algumas mudanças no comportamento, mas de início me pareceu uma boa troca. Estou montando, se pressa, uma 27.5, possivelmente full suspension, gostaria de saber se o uso dos componentes que "sobraram" de 30V (Sram X7) teriam bom desempenho nas rodas um pouco menores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Sem dúvida foi uma evolução.

      Não vejo problemas em reaproveitar as peças de transmissão na sua 27.5, sem dúvida iriam resultar em um bom desempenho.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  72. Boa tarde Adil,
    Tenho uma dúvida que para muitos possa até ser básica demais. Rodo em uma 29er 3x9 - 44/32/22 (Lembrando que meu pé de vela não é integrado). Estava pensando em adaptar para 36/24 ou 38/24, mas a princípio estou com dúvida em fazer essa adaptação ou colocar um pé de vela Deore 3x9 integrado.
    Qual a melhor opção ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphael,

      Obrigado por participar do P29BR!

      Sou adepto das transmissões com pedivela de coroa dupla, contudo no seu caso, entre uma adaptação e um pedivela com eixo integrado, prefiro a segunda opção.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    2. Ola, Muito show as informações, então tenho uma bike 29er, pe de vela deore 44/32/22 e cassete de 36...estou colocando um cog de 42d e quero mudar as coroas na frente estou na duvida se coloco coroa de 38 dentes e outra de 22 ou 26 ??? o que vc acha amigo a coroa menos para uso da cog qual melhor seria ??? desde já agradeço pela atenção. obrigado !

      Excluir
  73. Olá Adil, estou para comprar uma Caloi Elite 30 estou na dúvida quanto ao grupo entre Shimano Deore ou SRAM X7. A minha preocupação é quanto qualidade produto SRAM, se é resistente e se achamos peças de reposição. Diferença de preço entre os dois faça de mil reais site Centauro. Estou ansioso pela sua resposta agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá crisebeta,

      Primeiramente, peço desculpas pela demora em responder.

      Em termos de funcionamento, os dois grupos não decepcionam, mas em termos de durabilidade, os produtos Shimano ainda são superiores.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  74. Olá Adil, parabéns pelo texto, mesmo de 2012, ainda é um dos melhores em 2015.
    Minha duvida é a seguinte: Comprei uma 27.5 com câmbio traseiro SRAM X7 type 2, dianteiro X5, K7 11-36, passador X5 trigger e pedivela KHS 24/38, da própria marca. Estou pensando em colocar as peças usadas da minha 26, que estão em excelente estado. Câmbio traseiro XTR mola invertida, dianteiro XT, K7 11-34, passador XT e pedivela Deore 44/32/22. Minha é sobre desempenho em relação às rodas maiores e qualidade das peças, que julgo superiores.
    Abraço
    Jean

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  75. Olá Adil, parabéns pelo texto, mesmo de 2012, ainda é um dos melhores em 2015.
    Minha duvida é a seguinte: Comprei uma 27.5 com câmbio traseiro SRAM X7 type 2, dianteiro X5, K7 11-36, passador X5 trigger e pedivela KHS 24/38, da própria marca. Estou pensando em colocar as peças usadas da minha 26, que estão em excelente estado. Câmbio traseiro XTR mola invertida, dianteiro XT, K7 11-34, passador XT e pedivela Deore 44/32/22. Minha é sobre desempenho em relação às rodas maiores e qualidade das peças, que julgo superiores.
    Abraço
    Jean

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    Respostas
    1. Olá Jean,

      Obrigado por acompanhar o P29BR!

      Peço desculpas por demorar a responder.

      Eu iria preferir manter o conjunto original da bike, com a transmissão de 20 velocidades que é mais eficiente e o cassete 11-36 que tem mais amplitude.

      Se tiver qualquer outra dúvida, me escreva.

      Abs,

      Adil

      Excluir

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