Procure nos arquivos do P29BR

terça-feira, 20 de setembro de 2011

P29BR 29ER BIKE TEST / Specialized Carve Pro 29

Apresentando em detalhes a nova 29er da Specialized.


No último mês de abril, Ned Overend, a lenda viva do Mountain Biking, apareceu para competir na Elite do XC no Sea Otter Classic a bordo de uma 29er completamente nova. Tratava-se da Carve, nova família de bikes da Specialized, composta exclusivamente por hardtails equipadas com rodas de 29 polegadas. São três modelos "competition-inspired" com um quadro tecnologicamente avançado e faixa de preço/peso situada entre a Stumpjumper HT e a Rockhopper.


A Specialized Carve Pro é a primeira 29er de linha 2012 posta a prova pelo P29BR com exclusividade para o Brasil. Como de costume, o modelo será agora mostrado em detalhes e dentro de algumas semanas publicarei minhas impressões sobre a bela bike que tem chamado bastante atenção por onde passa.


Um dos grandes destaques do modelo é o próprio quadro construído em alumínio M4SL. Empregando soluções técnicas avançadas e dignas de bikes mais caras, como o head tube conificado e a elegante, além de funcional, traseira conhecida como "bridge-less". A Carve atende também às necessidades dos bikers aventureiros, uma vez que vem de fábrica com toda a furação necessária para a instalação de um rack traseiro.

O grafismo da Specialized está cada vez melhor e a Carve Pro não é uma exceção.


Na traseira, o câmbio XT Shadow 2012 completa a confiável transmissão Shimano de 10 velocidades.


As rodas Specialized Stout 29 com aros Alex customizados e nipples vermelhos, trazem cubos com rolamentos selados. Os competentes pneus The Captain 29x2.0, aqui na versão Control, foram desenvolvidos com o aval de Ned Overend.


Mesa, guidão reto e interessantes manoplas ergonômicas são todos de marca própria. Completando o cockpit, o bonito conjunto de freios Shimano Deore 2012 que já conta com manetes similares aos encontrados nos irmãos mais caros.


Na dianteira está montado um bem vindo rotor de 180mm.

Seguindo uma tendência em bikes high-end, o suporte de freio traseiro já é do tipo post-mount, dispensando adaptadores para a montagem do caliper.


Completando o pacote, uma suspensão Rock Shox Recon Gold 29 com sistema de amortecimento Solo Air, tubo de direção em alumínio, além de trava no guidão.


A bike de testes recebida pelo P29BR pesou 12.32Kg e tem a previsão de estar já nos próximos dias nas lojas a um preço de 5.990 Reais. Primeiro a boa notícia: a família Carve chegará completa ao Brasil. Além do modelo Pro, o Expert custará 5.390 Reais, enquanto que o Comp estará na casa de 4.490, finalmente para aqueles que se interessam apenas pelo moderno quadro da Carve Pro 29, o mesmo estará disponível em nosso país por interessantes 1.329 Reais. Agora a má notícia: por conta da ridícula e absurda alta no imposto sobre as bikes importadas, esses preços devem sofrer um reajuste em meados de outubro, entretanto a Specialized recomenda aos interessados que procurem "ontem" um dos revendedores da marca, já que a previsão é que as primeiras unidades negociadas que chegarem às lojas antes da definição do percentual de aumento ao consumidor, ainda possam ser vendidas pelos valores aqui apresentados.

O pacote da Carve Pro 29 parece de fato promissor, então fique ligado, nas próximas semanas o teste completo aqui no P29BR.

Keep 29eriding!

52 comentários:

  1. Olá Adil. Sei que este não é o espaço adequado para demais temas que não a evolução das 29ERs aqui no seu blog mas eu peço permissão para publicar um link de uma nota sobre esse famigerado aumento nos impostos de importação para as bicicletas.
    Onde na minha opinião o governo ao invés de incentivar a concorrência e com isso favorecer aos consumidores resolve por meio desta medida proteger indústrias defasadas e que não respeitam o consumidor com produtos e serviços de qualidade.

    Segue o link:

    http://www.aliancabike.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=33%3Anota-oficial-da-alianca-bike-perante-ao-aumento-dos-impostos-de-importacao-&catid=2%3Anoticias&Itemid=18&lang=pt

    ResponderExcluir
  2. No inicio fiquei pensando "Por que mais um modelo intermediário de HT?".

    A SPZ já tem as bikes de entrada (Hardrock),bikes para iniciados/entusiastas (Rockhopper) e as competitivas (Stumpjumper). Por que mais esse modelo agora?
    Será que a pra atender aquele consumidor que é atleta amador?
    A Rockhopper não atendia esse quesito?
    Pelo menos temos o aval do Ned Overend para uso competitivo das Rockhoppers e da Carve.
    Espero que a SPZ do Brasil comercialize "framesets" (quadro + suspensão + canote do selim) pois isso ajuda ainda mais a popularização das rodonas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Adil, já encomedei o meu!!! Na bike shop aqui da cidade já tem uma Pro 17,5 e um quadro avulso que o macânico já "roubou" para ele! A minha, 19" vai chegar só no final do mês, a anciedade ta grande, principalmente por ter chego a média e nada da Grandona! Quero montar logo nela e dar a minha opinião também!
    Tago T.

    ResponderExcluir
  4. Olá Adil,que show debike é a Carve.Como o Maxwell,não posso deixar de tocar no assunto do aumento da carga tributária das bikes importadas.é um desserviço á evolução industrial no Brasil,esse protecionismo ás indústrias defasadas principalmente á Caloi,cujo presidente,ao que tudo indica, foi um dos mentorse dessa famigerada medida.Me senti lesado como consumidor pois prtendia comprar uam Stumpjumper FSR 2012,cujo preço agora ficou inviável para mim,Desculpe se saio do foco doi blog,que é enaltecer o mundo 29 er.Bike mais em conta agora só contrabando,o que não aceito!

    ResponderExcluir
  5. Olá Adil.....e as demais marcas a naso SPZ E SCOTT?....qual é a sua opniao sobre elas?

    ResponderExcluir
  6. Adil....a msg saiu errada..queria sua opinao sobre outras marcas alems da SPZ, scott ..por ex cannondale, khs, giant......

    ResponderExcluir
  7. Olá, primeiro parabenizo pelo excelente blog. Estou para começar a pedalar, a bike que vou comprar é uma Specialized Rockhopper 29, gostei da nova tendência das 29. Estou começando bem, o q acha dela? É mto difícil achar pneus para esse tamanho? Obrigado. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Maxwel,

    Obrigado pela indicação de leitura.

    Pessoalmente não consigo entender como a indústria nacional quer se tornar competitiva apenas com medidas protecionistas, sem se preocupar em criar produtos com qualidade similar ao que encontramos nas importadas, além disso, em termos de esporte, é uma atitude burra, que dificulta o acesso dos atletas a bicicletas de maior tecnologia e desempenho, em resumo, mais um ENORME absurdo do "País dos Impostos".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. Olá Luiz,

    Na verdade não considero a Carve uma hardtail meramente intermediária da Specialized.

    Trata-se de um quadro que agrega várias características de desempenho disponíveis modelos top de linha e ainda é versátil o suficiente para funcionar até como uma plataforma de cicloturismo. Andei com ela na última semana e posso afirmar que é uma bike que surpreende em termos performance, um degrau (ou dois) acima das Rockhopper.

    O quadro vendido separadamente não inclui o canote, nem a suspa, mas tem um bom preço.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  10. Olá Tiago,

    Quando estiver com a Carve, deixe a sua opinião para os outros blog-leitores.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  11. Olá Ricardo,

    Concordo inteiramente com você e só posso lamentar por essa atitude imbecil que vai contra o crescimento do Ciclismo no Brasil.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  12. Olá Silvio,

    Se você adquirir uma 29er da Specialized, Scott ou Niner, estará muito bem servido.

    A KHS é uma marca que aposta nas rodonas há algum tempo. As últimas vezes que eu pedalei uma, no caso uma Tucson emprestada, achei que ela não comprometia, mas ainda não brilhava, assim como a Giant. Infelizmente não testei até agora nenhuma delas oficialmente aqui no P29BR para ser mais conclusivo. Em relação à Cannondale, apesar de produzir bikes lindas, até 2011, na minha opinião pessoal, tecnicamente ainda deixavam a desejar, quem sabe com a linha 2012 tenham encontrado definitivamente o caminho.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  13. Olá Rhudi,

    Obrigado por acompanhar o P29BR!

    Sua escolha é bastante acertada, tenho sentido entre aqueles que chegam ao esporte agora, a tendência de entrada direta no Mundo das 29ers. A Rockhopper vai bem para suas pedaladas do dia-a-dia e ainda te oferece condições de encarar algumas provas.

    Os pneus aro 29 estão disponíveis em diversas lojas aqui em São Paulo e muitas outras na web. Não se preocupe com isso.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  14. Caro Adil. Saberia nos dizer o peso real desses quadros, mais precisamente o tamanho 15.5 ??

    ResponderExcluir
  15. Olá Adil,

    novamente aqui pedindo ajuda. Como já disse, estou bem perto da aquisição de uma Rockhopper 29, pois bem, tenho 1,80, medi a altura do cavalo com um tênis de 3cm, deu 88cm, segundo o vendedor, o tamanho 17,5 da Specialized estaria perfeito pra mim. Confere? Mais uma vez obrigado!!

    ResponderExcluir
  16. Adil, pense numa ansiedade que estou para ver esse review. Estou quase decidido em comprar a bike, mas seu review vai ser decisivo para correr para a loja, ou correr da loja eeheehhe... demore não :)

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal,

    Estou buscando a informação a respeito do peso dos quadros Carve.

    Em breve publicarei maiores detalhes.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  18. Olá Rudhi,

    Tanto a 17.5" quanto a 19" te atenderiam, entretanto se está migrando de uma aro 26, sugiro ficar com a primeira.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  19. Olá Anônimo Ansioso ;-)

    Devo publicar o teste completo da Carve em até 3 semanas, contudo posso adiantar que se trata de uma excelente 29er. Na minha opinião, com todas as inovações tecnológicas embarcadas, o quadro Carve 2012 chega a ser melhor que o ótimo Stumpjumper 2011. Corra já para a loja!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  20. Ao Rhudi tirei minhas medidas tenho 1m82cm 89cm de Cavalo descalço estou
    com uma Stumpjumper 29 HT 19L pelo que vc falou sua medida será 19(L)
    com Canote de 350mm Original OK.
    Mas se optar por uma 17,5 terá que usar um canote de 400mm ai ok pois o quadro estará na medida.
    Para vc ter uma ideia com a minha medida de cavalo de 89 cm descalço no meu quadro 19 tive que colocar um canote de 400mm ficou bom. Para vc na duvida vai na loja senta na bike mede quanto tem de canote dentro do quadro e acredite aquela medida de segurança deve estar no minimo 1" polegada dentro do quadro
    qualquer duvida entre em contato
    Kidml@click21.com.br

    ResponderExcluir
  21. Adil :

    Vou comprar essa bike para fazer cicloturismo. Estou obeso (108 KG ) e essa bike me parece ideal para esse fim.

    Preciso de sua ajuda:

    Tenho 1m 73cm de altura e cavalo de 73cm. Qual tamanho de quadro é ideal para mim ? ( Conforto é prioritário pra mim, haja vista o uso da bike )

    Desde já muito grato e PARABÉNS pelo seu ÓTIMO blog !

    ResponderExcluir
  22. Em tempo :

    Tentei comprar essa bike na "Bike Point SC" (VALOR : 5.990,00) mas cheguei tarde. Tinham apenas no tamanho 19. Daí que se eu fosse fazer uma encomenda essa já viria com o NOVO preço.

    Acabei optando pela compra da Stumpjumper Comp 29 que me saiu por 7.200,00 incluindo-se aí um jogo de chaves e pedais Shimano Deore XT.

    Fiquei muito feliz. Primeiro pela bike em si e segundo pelo fato de pagar o preço antigo da alícota de ICMS.

    E para finalizar...

    A despeito desse VERGONHOSO aumento de ICMS, fica a pergunta que não quer se calar :

    Até quando ABERRAÇÕES como essa ainda acontecerão em nosso país ?

    ResponderExcluir
  23. Olá Helder,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Sem dúvida a Carve 17.5" iria ficar perfeita para você, de qualquer forma, uma Stump nova está excelente. Você pode usar um rack de canote para o cicloturismo.

    Em relação ao aumento nos impostos de um produto como bicicletas, é um retrocesso, mais uma daquelas regulamentações absurdas a que estamos diariamente sujeitos. Me irrito em falar sobre isso...

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  24. PESSOAL,

    De acordo com a Specialized, o quadro da Carve M4SL pesa em torno de 1.5-1.6kg, dependendo do tamanho e pintura.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Adil, acompanhei nas discuções quanto ao peso do quadro, na semana que passou estive na loja de um amigo e acompanhei a montagem de uma Carve tamanho 19, o quadro desmontado e apenas com a braçadeira pesa 1.9kg, eu achei um pouco pesado mas no final das contas um pouco de peso pode ser compensado por uma geometria favorável.

    ResponderExcluir
  26. Como vai Adil, tudo bem contigo ?
    Você poderia falar um pouco das 29ers que a Orbea tem produzido ?
    O que você acha dos modelos produzidos por ela ?
    Um forte abraço,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  27. Amigo,

    Estou no Peru, e pensando em comprar uma 29 pra mim, estou entre uma Carve comp (USS 1550) e uma Rockhopper Limited que consigo por USS 1700. Vc que testou as duas, acha q vale a pena pagar essa diferença pela Rockhopper?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  28. Adil, por favor preciso mto de seu parecer. Vi que vc tem a mesma altura que eu, 1.76m. Como se sentiu na Carve 17.5? Estou pegando uma 15.5 e depois deste review vc me fez questionar minha escolha. Se puder me dar uma impressão, agradeceria demais.

    ResponderExcluir
  29. Olá Adalberto,

    Obrigado pela informação precisa com relação ao peso do quadro.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  30. Olá Ricardo,

    A última vez que fiz contato com os responsáveis pela distribuição da Orbea no Brasil, a operação ainda estava no início e até agora não ofereceram um modelo para testes aqui no P29BR. De qualquer forma, a Orbea faz 29ers há um tempo considerável, o que significa que já possuem 29ers "maduras".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  31. Oi Vinicius,

    Se você compete, entre a Carve e uma Stumpjumper, ambas 2012, ficaria com a Stump. Se é um entusiasta e gosta eventualmente de competir, fique com a Carve. Finalmente, se competição não é sua praia, mas quer uma ótima 29er, escolha a Rockhopper.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  32. Oi Will,

    Não há qualquer necessidade de você pegar uma Carve tão pequena, se já decidiu pelo modelo, fique com a 17.5".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  33. Olá Adil, meu quadro chegou!!
    Pesei ele, 1820 sem braçadeira!
    A bike está de mais, muito boa, agil, acelera muito bem! Estou rodando com o conjunto de rodas que vem na RockRopper 2011, a roda é muito pesada, e o pneu agarra muito, parece que tem uma âncora nele!
    Já encomendei a Vzan Everest 29er, pneus Kenda Karma 1.9 e selante!
    Ainda não pesei a bike completa, mas creio q está na casa dos 13kg, com suspensão Dart 3, relação XT/LX 9v, freios Avid Juyce Seven!
    Bom pedal para todos!

    ResponderExcluir
  34. Olá Adil, tudo certo, renho pedalado muito com minha DB: www.mtbbiguacu.blogspot.com.

    Mas o que quero te perguntar é o seguinte: Achei muito interessante os furos no quadro da Carve, para colocar Bagageiro. Estive olhando os quadros das rockhopper e tem furos também será para a mesma utilidade?

    Um abraço,

    Tuquinha

    ResponderExcluir
  35. Olá Tuquinha,

    Curti o pedal na lama no seu blog.

    Exatamente, a furação no quadro da Rockhopper tem a mesma finalidade dessa encontrada na Carve.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  36. Obrigado Adil, sempre prestativo! Tenho feito a minha parte, já são três 29s no meu grupo!

    Rapaz estou gostando da DB, mas meu caso é paixão, achoe que vou de hockhopper, pois teu comentário no dia 10 de outubro foi muito esclarecedor. No meu caso, como não tenho a mínima pretensão de competir, acho preferível pegar uma hock "melhor embarcada" do que uma Carve (que é maravilhosa" mais "magra" de equipamento!. Estou certo?

    ResponderExcluir
  37. Oi Adil.

    Me chamo Davydson. Tenho 1,70 de altura e estou em dúvida do tamanho da bike. Pretendo comprar uma carve mas qual tamanho do quadro seria viável, a 15,5 ou 17,5?
    Desde já obg.

    ResponderExcluir
  38. Olá Davydson,

    Eu ficaria com a 17.5, mas de todas as formas, seria interessante você poder experimentar antes.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  39. Caro Adil,

    Obrigado pela rápida resposta!

    Só para complementar, tenho 1,70 e meu cavalo é de 74 cm!

    Quando fico em pé na spz rockhopper, sindo que o quadro fica topando no meu cavalo e não sobra aqueles 3 cm que vc recomenda.

    Diante de tal caso vc acha que a 17, 5 é a mais viável?

    Obrigado.,

    Davydson.

    ResponderExcluir
  40. Olá Davydson,

    Por conta da sua estatura, você está numa zona limítrofe entre o quadro Pequeno e o Médio, por isso mesmo sugeri que fosse experimentar.

    Como o standover clearance está muito justo para o Médio, aí é mais aconselhável partir para o Pequeno mesmo.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  41. Oi Adil.

    Obrigado pelas dicas!
    Olha, comprei em março desse ano uma especialized rockhopper comp 17,5. A mesma que achei o quadro rente com meu cavalo rs...
    Paguei pela belezinha o valor de R$ 4.500,00 em uma revendedora autorizada.
    Quero comprar uma carve 15.5 então se puder me ajudar divulga ai que estou vendendo ok? Veja o preço que seja razoável e me dá um toque!
    Abraço!
    Davydson.

    ResponderExcluir
  42. ola, alguem pode me dizer algo sobre a cannondale flash carbon ultimate 2012?

    ResponderExcluir
  43. Olá Clecio,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Apesar de se tratar de uma bike TOP de linha, infelizmente o P29BR não tem informações sobre o desempenho das Cannondales. O representante da marca para o Brasil não demonstrou até agora interessem em divulgar as 29ers da marca e oferecer algum modelo para teste.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  44. IBoa Tarde Adil. Ja li aqui no site uma indicação sua para quem quer iniciar nos pedais com clips para sapatilhas, mas não estou encontrando onde. Por favor, poderia indicar os pedais com clips e sapatilhas para iniciantes no gênero, para andar nas trilhas. Grato.
    Bassoto

    ResponderExcluir
  45. Olá Bassotto,

    Pretendo escrever sobre isso, mas a melhor opção para aqueles que estão começando são os pedais de encaixe com menor "float", isso quer dizer que você precisaria virar menos o pé para se soltar dos pedais.

    As melhores opções são os modelos da Shimano e ainda, caso procure um pedal com excelente relação custo X benefício X peso, eu escolheria um Exustar, ele tem 5 graus de "float" em comparação com os 20 graus dos Crank Brothers.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  46. Ola Adil, ja estou com minha cannondale flash ultimate 29er ha mais de 1 mes, posso dizer que a bike é muito boa e leve, esta pesando no tamnanho L incriveis 8,50kg

    att
    clecio

    ResponderExcluir
  47. Ola Adil, pretendo pegar um quadro Carve mas estou em duvida entre o 19" e o 21", tenho 1,89 de altura e 93cm de cavalo, o q vc diz a respeito? Abraço.

    ResponderExcluir
  48. OLá ProfDaniloFC,

    Caso você tenha as medidas do corpo proporcionais, acredito que o tamanho 21 te atenderá melhor.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  49. Adil,comprei uma trek mamba 19.como tenho 1,74m e cavalo de 82cm acabou ficando um pouco grande pra mim.o que vc sugere?trocar a mesa por uma mais curta avançar um pouco o selim,trocar o quadro ou a bicicleta toda?
    abx fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio,

      Peço desculpas pela demora em responder, mas não tinha recebido o aviso da sua postagem.

      No seu caso, acredito que o ideal seria mesmo trocar de quadro.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  50. Adil, preciso de uma ajuda sua.
    Peguei uma Carve Comp 2013 tamanho M, tava com preço bom.. rsss. Mas o quadro é um pouquinho grande, afinal, tenho 1,70. Na primeira pedalada, da loja pra minha casa, não senti muito. Coloquei uma mesa 10mm mais curta, e no pedal que fiz neste fds, 50km, percebi, que talvez tenha que colocar uma mesa de pelo menos uns 50mm.
    O que vc me sugere, colocar a mesa curta, ou trocar o quadro, ou em um caso extremo, até trocar a bike e pegar uma 26 tamanho M, rsss. Afinal, as vezes faço pedais longos, cicloturismo, audax, vai ser minha única bike, para fazer tudo.

    Abraços.

    Marcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio,

      Como você comprou um quadro teoricamente maior que o recomendado, antes de fazer qualquer ajuste empírico sugiro que procure um bom profissional de Bike Fit. Ele poderá te ajudar a atacar o problema de uma maneira técnica, aí sim, se não tiver jeito, você pode pensar em trocar o quadro, mas seria um retrocesso voltar às rodas de 26 polegadas.

      Abs,

      Adil

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR