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terça-feira, 27 de agosto de 2013

P29BR 29ER BIKE TEST / Caloi Elite 30 X Elite 20 - Parte 1

Medir, Pesar, Analisar.

Quase um ano depois do lançamento ao público na Brasil Cycle Fair de 2012, finalmente chegaram ao P29BR dois modelos de 29ers da linha Elite da Caloi. Hoje, a mais tradicional marca de bicicletas do país é uma empresa que se reestruturou visando ganhar mercado com a adoção de um modelo de gestão mais profissional, por outro lado, reafirmou de maneira inteligente seu comprometimento com o Ciclismo nacional. No caso do Mountain Biking, a marca reuniu jovens talentos e criou a Caloi Elite Team, um ambicioso projeto de longo prazo, que começa a apresentar resultados expressivos desde agora. Talvez essa recente reinvenção interna e o inegável sucesso comercial da marca, tenham colaborado para que a Dorel, gigante mundial do mercado de bicicletas, decidisse pela compra a Caloi, negócio milionário que acaba de ser concretizado e deve resultar em uma mudança de mentalidade no segmento, com reflexo direto na forma de operação e atuação da própria Caloi e também da concorrência em solo brasileiro. O consumidor pode, sem dúvida, esperar dias melhores.


A ideia do P29BR, a partir deste post, testanto ao mesmo tempo a Elite 30 e a 20, é, como de costume, apontar as diferenças técnicas e de desempenho entre cada uma, mas sem parar por aí. Foram analisados também o peso de quadros e componentes, detalhes construtivos e de geometria. Ao final, quem já é proprietário estará conhecendo melhor sua Caloi, enquanto que eventuais compradores conseguirão identificar qual delas melhor se adequa às suas necessidades. Os três modelos em alumínio da linha Elite já podem ser considerados "best sellers", apoiados principalmente por um preço quase que imbatível no segmento onde se enquadram.

Os quadros

Nos fóruns, é impressionante a quantidade de informação especulativa quando o assunto é a Caloi, uma delas diz respeito à origem dos seus quadros. Para que não restassem dúvidas, o P29BR se dirigiu diretamente à fonte. Segundo Bob Nogueira, que responde por Produtos na Caloi, os quadros da linha Elite em alumínio são produzidos na Ásia com suporte do escritório da própria Caloi sediado em Xangai. Os projetos dos modelos Elite 10/20 e 30 foram executados no ano de 2012 em conjunto com o fornecedor que validou a geometria sugerida pela Caloi, assim como desenvolveu processos especiais de pintura de alta qualidade e durabilidade. Adicionalmente, a Caloi afirma que os quadros em alumínio da linha Elite passam por rigorosos testes de durabilidade e fadiga, em laboratório próprio localizado no interior de São Paulo. Esses testes seguem a norma japonesa JIS, garantindo que cada amostra seja submetida a ciclos de milhares de movimentos simulando impactos e esforços de torção. Em virtude de restrições legais impostas por um acordo industrial, a Caloi não divulga o nome desse fornecedor asiático.

Além da esperada diferença de componentes entre uma versão e outra, o projeto do quadro da Elite 30 conta com algumas particularidades numa comparação direta com a Elite 20 e a 10, mais baratas.


O material escolhido pela Caloi para os quadros é uma liga de alumínio 6061. No triângulo dianteiro, os três modelos aparentemente compartilham o mesmo down tube de perfil variável com reforço na junção com o head tube, este de altura razoável, tem 110mm nos quadros tamanho 17" e é compatível com caixas de direção semi-integradas, o que ajuda a manter o guidão numa posição menos elevada.


Na Elite 20 os conduítes de câmbios e freio traseiro correm por baixo do top tube, cujo perfil é também variável, se expandindo gradativamente até encontrar o seat tube.


Um top tube ovalado e ligeiramente curvado valoriza as linhas do quadro da Elite 30, que segue uma tendência de mercado com o roteamento interno dos conduítes de câmbio. Aí um detalhe relevante, algo que a Caloi poderia considerar numa eventual evolução do projeto da bike. O conduíte do câmbio dianteiro entra no quadro através de uma discreta e eficiente guia metálica no lado esquerdo do top tube, no lado direito do down tube está localizada a entrada do conduíte do câmbio traseiro. Até aí, tudo parece bem, contudo idealmente o contrário seria mais correto, ou seja, o conduíte do câmbio dianteiro deveria entrar pelo lado direito do quadro, o do câmbio traseiro pela esquerda, assim se cruzariam em frente ao head tube seguindo um caminho muito mais natural, modificação que inclusive poderia melhorar ainda mais as trocas de marchas na 30.


Nos seat stays da Elite 20, a presença de dois orifícios com roscas supostamente permitiria a montagem de um bagageiro, o que seria muito bem vindo para aqueles que tem planos de realizar cicloviagens, entretanto faltam os furos na altura das gancheiras para completar a fixação de um rack. O mais curioso é que na gancheira da Elite 30 está presente a furação para um bagageiro, entretanto faltam justamente os pontos de fixação nos seatstays.


Em ambos os quadros, o sistema de montagem dos freios traseiros é o post-mount, o que chega a surpreender, pois é mais comum apenas em modelos de 29ers de maior preço. No caso da 20, o suporte do freio está localizado na base do seat stay, já na 30, posicionado no chain stay, é ainda mais eficiente e agrega valor ao quadro. Ao contrário, igualmente surpreendente é a concha do movimento central com apenas 68mm de largura. Há muito tempo o P29BR não testava uma bike cuja concha do central que não tivesse ao menos 73mm.


Apesar dos quadros tamanho 17" permitirem a montagem de dois suportes de caramanhola, na prática o seat tube curvado da Elite 30 diminui o espaço disponível dentro do triângulo dianteiro e inviabiliza o uso simultâneo de duas garrafas.

A geometria

No quesito geometria, a Caloi parece ter preferido seguir um caminho mais conservador, optando para uma fórmula até certo ponto à prova de erros, sendo assim elegeu números "tradicionais" para os ângulos do tubo de direção (head angle) e do tubo do selim (seat angle), 71 e 73 graus, respectivamente. Na prática, pelas medições realizadas pelo P29BR, o seat angle se mostrou ligeiramente mais elevado nas duas bikes, próximo a 74 graus, o que pode ser benéfico em termos de rendimento de pedalada.

Na traseira estão as diferenças geométricas mais evidentes entre a Elite 20 e a 30. Na primeira, os chain stays tem 450mm de comprimento, um número quase que padrão para as 29ers da categoria, já na 30 esse número cai para interessantes 438mm, que resultam em uma distância entre eixos mais curta e um prometido ganho em agilidade. A viabilidade dos chain stays mais curtos está diretamente ligada ao seat tube curvado da Elite 30, característica que afasta o pneu traseiro da linha de ação do câmbio dianteiro, o espaço adicional favorece seu correto funcionamento e ainda facilita o escoamento de lama.


A medida da diferença de altura entre os eixos das rodas e o eixo do movimento central, o chamado bottom bracket drop, é maior na Elite 30, são 60mm, um número igualmente conservador, ainda que correto. Com o piloto posicionado um pouco mais para "dentro" da bike, a Elite 30 tende a ganhar em termos de estabilidade e comportamento em curvas rápidas numa comparação com a 20.

O peso

Preocupação comum de 9 entre 10 consumidores de bicicletas de performance no Brasil, o assunto peso precisa ser tratado sempre com um algum cuidado. Num comparativo entre marcas concorrentes, antes de formar opinião, o ideal é mais uma vez comparar preferencialmente modelos que se encaixam numa mesma categoria de produto.

O exemplar de testes da Elite 30 pesou 13.75 Kg com os pedais de encaixe Candy 1 da Crank Brothers. No caso da Elite 20, o peso aferido com os pedais de plataforma originais foi de 14.40 Kg. Números que num contexto geral não podem ser considerados modestos, contudo bastante aceitáveis para a realidade brasileira considerando outras bikes inseridas num segmento de 29ers que custam entre 3.000 e 4.000 reais.

Havia uma grande expectativa dos leitores em relação ao peso dos quadros em alumínio da linha de 29ers da Caloi. Com 1.830 gramas, o quadro da Elite 30 é 160 gramas mais leve que o da Elite 20, que pesou 1.990 gramas, ambos no tamanho 17" e sem as abraçadeiras de canote. Como curiosidade, a primeira versão da Caloi Two Niner testada em 2009 pelo P29BR tinha um quadro de características mais simples com peso na casa de 1.950 gramas.


As suspensões Rock Shox e RST montadas nas bikes tem características e pesos muito similares, entretanto chama a atenção o fato de que as hastes da RST Omega que equipa a Elite 20 tem 32mm de diâmetro, enquanto que na XC 30 da Elite 30, como o próprio nome já diz, as hastes são de 30mm. O modelo da Rock Shox tem 2.290 gramas incluindo a trava de guidão, contra 2.320 gramas da suspensão RST.


Apesar de contarem com cubos SRAM de aparência similar, mas denominações distintas, MTH-406 na Elite 30 e MTH-306 na 20, montadas com aros de 470 gramas produzidos pela VZAN, as rodas podem ser consideradas quase que idênticas, com exceção do grafismo coordenado combinando com as cores de cada modelo da linha. Ambas as rodas dianteiras pesaram os mesmos 1.120 gramas cada, já as traseiras apresentaram uma pequena variação que extraordinariamente favoreceu a Elite 20, são 1.310 gramas contra 1.345 gramas na Elite 30. Na balança o peso total registrado para as rodas da Caloi Elite 20 foi de 2.430 gramas, 35 gramas a menos que os 2.465 gramas das rodas da Elite 30. Nos dois casos foram desconsideradas as blocagens. A título de comparação, no mercado existem rodas intermediárias pesando menos de 2 Kg.


Considerando o conjunto de cada bicicleta dividido de forma didática em quatro partes principais, ou seja, quadro, suspensão, rodas (rodas, pneus e câmaras) e componentes (transmissão, freios, canote, selim, mesa, guidão, etc). A razão de peso entre uma parte e outra é praticamente constante entre as duas 29ers da Caloi testadas pelo P29BR, de todas as formas, merecem menção os quase 500 gramas a mais de peso nos componentes da Elite 20.

Tanto no caso da Elite 30, quanto no da 20, as rodas completas correspondem a praticamente um terço do peso total da bike, por isso mereceriam uma atenção especial, até mesmo porque a cartilha das 29ers prega que quanto menor o "peso rodante" melhor o desempenho geral do conjunto.



O que esperar dos testes

No papel, as 29ers em alumínio da Caloi demonstram um indubitável potencial. Os quadros são bem acabados, com grafismo atual e uma pintura brilhante de ótima aparência. Em relação à geometria, a marca preferiu o certo ao duvidoso, o que é compreensível pensando em custos de desenvolvimento e prazos, contudo num comparativo rápido com a concorrência, os quadros tamanho 17 e 19" da linha Elite são bastante compactos, talvez se projetados com um top tube um pouco mais longo pudessem atender a uma gama maior de ciclistas; de qualquer forma, este é um tema para ser melhor explorado e desenvolvido no próximo post, junto com as impressões do P29BR sobre o desempenho das bikes. Como era de se esperar em modelos posicionados no mercado nacional na faixa de preço ao consumidor de até 4.000 Reais, não são bikes leves, entretanto também não chegam a destoar dos concorrentes. Suas rodas sim, estas mereceriam ao menos raios e nipples mais leves.

Fique atento, nas próximas semanas as impressões finais do P29BR sobre as 29ers da Caloi.

Keep 29eriding!

131 comentários:

  1. Fiquei espantado com o peso dos aros. 470g na minha concepção é um aro leve.(90g mais pesada que os ZTR Crest) Vale a pena investir em raios e cubos mais leves até.

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    1. Fala Luiz!

      De fato o número informado pela VZAN parece promissor.

      Abs,

      Adil

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    2. Tenho a mesma dúvida. Vale a pensa investir somente em raios e nipples mais leves...?

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  2. Parabéns pelo posicionamento profissional. Aguardaremos novas postagens. Já diminui o "peso rodante". Instalei um jogo de Everest Xc 29er.

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    1. Olá Keke,

      Excelente upgrade, tenho certeza que a diferença de peso nas rodas está fazendo a diferença no desempenho da sua bike.

      Abs,

      Adil

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    2. Valeu Adil,

      Além disso estou trocando o pedivela por um X5 2x10 26-39 e um cambio dianteiro x7 2x10.

      Eu pensei também em trocar os freios, mas decidi esperar pelas próximas gerações da Caloi. Full 29er e a própria evolução que deve ocorrer com a Caloi Elite 30.

      Como você já tem um bom espaço no mercado 29er, sugiro se apresentar a Dorel, mencionando que está testando as bicicletas.

      Quando puder, faça uma parceria com um fabricante de camisas para vender uma com o logo do Projeto 29 Brasil.

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  3. Gostei das primeiras impressões do teste.
    Apesar de serem bons quadros continuam com problemas do "imediatismo" que passa por cima de pequenos detalhes que fazem diferença.

    Destaco alguns detalhes:

    Caixa de direção... poderia já ser "tapered", acredito que não agregaria valor extra na produção já que a manipulação dos tubos atualmente é facil!!! usa-se um adaptador para garfos comuns.

    Cabeamento... por gosto pessoal adoro o sistema de cabos passando por baixo do top tube igual as da Elite 20... Kkkkk minha Astro Jumper é assim!!! Vejo com desconfiança o roteamento interno dos cabos, os furos por onde passam dão impressão que podem trincar o quadro, apesar do visual limpo, não faz muita difereça numa MTB. Agua, sujeira adoram esses furinhos!!!

    Movimento Central... o padrão 68mm funciona bem pras 26". O sistema 73mm acredito ser melhor, mais espaço pro pneu e permite encurtar ainda mais os chainstays. Usar um sistema assimetrico para criar espaço para as coroas seria bem vindo. Ou melhor usar o padrão DH de 83mm, ai sim cria-se espaços pra tudo que precisar!!!

    Suportes pra bagageiro... Kkkkk...ri demais, uma tem furos com rosca no seatstay mas a gancheira não tem furação... a outra tem furação nas gancheiras e no seatstay nada(????)... Sao detalhes assim que mostra o imediatismo em lançar um produto no mercado.

    Rodas... porque não usar as otimas rodas montadas Vzan Extreme 29", leves bonitas e baratas... é o upgrade natural pra todas as Elites!!!

    Suspensão... Componentes importados são bem baratos, mas porque não fizeram uma junção com a Proshock para desenvolver suspensões especificas para as Elites? Eu usei a RST, muito boa mas muito pesada, troquei por uma Proshock que é 1kg mais leve!!! A RockShox supreendeu com o peso, foi-se o tempo que ela era a marca a ser seguida!!! As Proshock 28mm e 32mm são tops com excelente custoXbeneficio... Recomendo.

    No geral, são bikes excelentes e honestas... o custo Brasil é que atrapalha!!! mas com upgrades basicos ficam com nivel melhor que muitas bikes importadas... Com relação aos quadros, acho que faltou uma analise mais criteriosa das evoluçoes disponiveis em outras marcas, pois os pecados cometidos neles são de facil solução mesmo agregando um valor a mais que se justifica na satisfação do cliente por ter um produto bem desenvolvido e atualizado.

    Valeu Adil!!!

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    1. Olá Anônimo,

      Obrigado por participar do P29BR e deixar suas opiniões e contribuições.

      Quanto aos componentes, quando uma bike é desenvolvida, a fábrica define uma meta em relação a preço final, então busca o arranjo de peças que melhor permita atingir esse número pré-determinado. Claro que as rodas completas de VZAN seriam muito melhores que as de linha, contudo o preço da bike ao consumidor não seria mais o mesmo, aplicando esse raciocínio à suspensão e demais itens.

      Abs,

      Adil

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    2. Olá Anônimo, gostei dos seus pontos, mas deixo um destaque apenas para o Movimento Central. Creio que o padrão de 73mm seja o ideal, 83mm ficaria com a perna muito aberta, não teríamos uma pedalada tão natural podendo forçar o joelho.
      Tiago.

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    3. Adil,

      A Proshock poderia desenvolver junto com a Caloi uma suspensão mais simples com funcionamento igual ao das linha E100R com mola e elastomero, bengalas de 32mm... teria o mesmo preço de uma RST e seria mais leve.

      No padrão atual dos Hollowtech, basta tirar todos os espaçadores para conseguir os 83mm no movimento central. Não vai alterar em nada a forma de pedalar.

      Alexandre Sabiá - Lavras - MG

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    4. Boa tarde, pessoal! Possuo uma E30 e fiz alguns upgrades (as rodas são MAVIC CROSS RIDE 29 ER, AVANÇO RACE FACE e GUIDÃO SHIMANO PRO KORYAK RISE). A bike ficou top...quanto quadro, não tenho nada a reclamar...

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  4. Adil, parabéns pela iniciativa de detalhar tecnicamente as Elites 20 e 30!

    Ficou a dúvida sobre a caixa de direção. O site da Caloi diz que a caixa de direção da Elite 30 e 20 são integrados.

    Será que a Caloi poderia tomar a iniciativa de vender somente o quadro da Elite 30 a fim de contentar um ciclista mais exigente para que desse modo ele mesmo monte a sua? A Specialized fez isto com muito sucesso na linha Carve.

    Abraços,
    Eduardo Furukawa.

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    1. Olá Eduardo,

      As caixas de direção dos quadros Elite em alumínio são do tipo semi-integrada. Considero uma caixa integrada somente aquelas em que os rolamentos são encaixados diretamente numa pista usinada no próprio head tube do quadro.

      Sem dúvida a sua ideia de venda do quadro avulso é de fato interessante.

      Abs,

      Adil

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  5. Esse aro de 470 gramas tá esquisito. já pesei vários e todos mais de 520gr

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    1. Olá Rafael Silva,

      No caso das rodas, o P29BR não desmontou elas para pesar. A informação dizendo que o peso seria de 470 gramas veio oficialmente da própria VZAN.

      Abs,

      Adil

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  6. Adil parabéns pelo trabalho eu que já tive uma twoniner e acompanho vc à algum tempo,
    antes mesmo da compra q fiz da E30, comprei um par da Vzan Evereste por 980,00
    pois alem do peso das rodas originais, o k7 tipo deore e que deve ser o mesmo no sram nao suporta muita agua e terra, e trava.
    troquei tambem os freios achei no mercado livre por 440,00 o deore, e a elite ficou legal.
    Uma critica que não poderia deixar passar é sobre o tamanho do maior quadro disponivel: 19 absurdo !! tenho 190 cm e quase não comprava a bike por isso.
    Onde esse pessoal responsavél pelo projeto ta com a cabeça!!
    Um grande abraço.

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    1. Olá Anderson,

      Obrigado por acompanhar o P29BR!

      Vamos falar mais sobre geometria em breve, mas adianto que o quadro da Elite 30 tamanho 19" tem um top tube efetivo menor que o encontrado em um quadro tamanho 16.5" da Niner, por exemplo.

      Por essa razão, teoricamente, o quadro tamanho 19" da Elite parece pequeno (curto) demais para um ciclista com 1.90m de estatura. De todas as formas, o importante é que esteja bem adaptado à bike.

      Abs,

      Adil

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  7. Seu teste foi legal mas não apontou os defeitos crônicos do modelo Elite 30 como o problema do câmbio com cage médio (ao invés de cage longo)que provoca quebras (câmbio entrando para dentro dos aros quando se cruza a corrente)e a torção do aro dianteiro.

    Por outro lado, a caixa de direção Chin Haur de bacia e esferas me parece muito simples para uma bike com cockipt Crank Brothers.

    Por favor, da próxima vez ofereça-nos um teste em condições reais de pilotagem, não somente de desmontagem e análise de componentes em bancada.

    Valeu!

    ZOK

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    1. Fala ZOK,

      Acho que você não entendeu muito bem o contexto do artigo, o teste está dividido um duas partes distintas, somente na segunda parte, que será publicada em breve, é que o P29BR vai passar as impressões sobre a pilotagem da bike, o desempenho dos componentes, apontar eventuais defeitos, etc.

      Este primeiro post foi produzido para esclarecer dúvidas a respeito do projeto das bikes, peso e geometria. Ok?

      Abs,

      Adil

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    2. Tudo bem Adil, só espero que voce quando for fazer o teste de pista com a Elite 30 coloque joelheira e capacete fechado de downhill por que se cruzar sem querer a coroa pequena com o catraca pequena numa trilha as chances do câmbio irem parar no meio do aro são grandes!

      Abraço!

      ZOK

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  8. Sempre tem os frescos de plantão. Por acaso, esses são os mesmos que qualquer lojista quer ver longe, pois enchem o saco.
    Quanto ao cage do cambio, amigo meu, lojista troca o X7 por um X9 longo voltando pequena diferença, 100reais. A bike é boa sim, e sabendo negociar com o lojista sai com upgrade de cambio, e até mais, só ser menos besta e menos metido a entendedor, esses, os vendedores fazem bem em dar no lombo.

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    1. De fato lojistas detestam compradores que sabem diferenciar um câmbio traseiro Tourney de um Deore, assim podem empurrar uma bike "toda Shimano' para o primeiro ingênuo que aparecer, bem como bikes com freios a disco mecânicos Zoom ou WG.

      Além do vício oculto por você mesmo constatado referente ao câmbio traseiro, passível de recall por qualquer empresa séria, como está fazendo a Giant nos EUA por conta da quebra de 5 canotes em um de seus modelos de MTB, também a torção da roda dianteira e o disco de freio de 160 mm são problemas inerentes ao modelo Elite 30.

      A Elite 30 é muito pesada para utilizar discos de 160 mm, o que a torna uma "bike" de uso recreacional, de baixa performance para competição, a menos que sejam trocadas a suspensão, rodas, discos de freio, caixa de direção e câmbio traseiro.

      É inacreditável que a Caloi tenha colocado uma caixa de direção de 20,00 reais em uma bike cuja sugetsão de preço ao consumidor seja de 3.999,00 reais.

      Enfim, não somente eu mas muitos usuários de fóruns de discussão bem como consumidores aguardam ansiosamente os testes feitos por este prestigiado blog na esperança de que as dúvidas referentes aos componentes da Caloi Elite 30 sejam definitivamente esclarecidas.

      Creia-me: conhecer como uma bike funciona não é frescura, é inteligência e bom senso.

      ZOK

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    2. parecendo um usuário fresco do forum pedal.
      se fosse realmente tão entendido de bikes, nunca que teria pago o valor na bike, e depois "alegadamente" devolvido ela, pois por fotos já se percebia que o cage era o curto.
      Na verdade, tá parecendo corno "bravo", que fica perturbando a ex-mulher o tempo todo. a vida passa e tu ainda reclama da bike, como se fosse uma coisa crucial.
      vai pedalar cara, ou melhor, compra uma bike primeiro e comece a pedalar.
      essa ladainha já deu, se esses cages fosse tão problema assim, eu ja teria estourado uns 4 deore xt, e sempre utilizei o curto por opção. hoje uso cage longo, porque é o que encontro, mas tambem nao utilizo 30v há 2anos.

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    3. Mas então você acha que o consumidor precisa analisar foto antes de comprar uma bike de uma empresa dita séria para ver antes da compra se ela não fez um erro pré-primário? se você como consumidor pensa assim, é por isso que as empresas do Brasil tratam o consumidor igual lixo. A não que você tenha deixado de ser consumidor desde que comprou a sua Giant dos anos 90.

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    4. Bem, a GIANT ATX 770 tá guardadinha, como relíquia, toda DEORE XT 2x10, descansando depois de muitissimos anos trabalhando duro.
      A atual é uma camber 29 2013, que da camber original so sobrou as rodas e o quadro com a suspensao Monarch RL, também é toda DEORE XT (toda, sem exceçao). Logo, o ciclista aqui, entende do que fala.
      Ja tive outras Giant's e Specialized's, mas as atuais e que me servem sao essas duas. Não preciso ficar falando abobrinha no fórum ou aqui no blog, pois o que tenho e todos sabem é isso. Ao invés de ficarem cornetando, vao pedalar primeiro, e postar realmente as bikes que possui, pois é igual quando é comparação de carro, ninguem mostra o que tem, fica tudo na omissao.

      PS:
      1 - desde a década de 80 eu sabia que a caloi não prestava, se pegasse as monark concorrentes, o cidadão já veria que a monark banhava a caloi em qualidade de soldagem, de pintura e tudo mais. Por isso nunca cai no engano da caloi.
      2 - Quanto a ver fotos, observem atualmente no site da specialized, a linha Stumpjumper utilizando cage curto, com relação 38-24 coroas e 11-36 catracas, e mesmo assim, pelas contas da SRAM, essa relação não é adequada a cage curto.
      3 - A pior bicicleta que tive, foi da Caloi, uma mountain bike dos anos 90, daí ja parti pra GIANT e nunca mais tive decepçoes na minha vida.

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    5. E existe "grupo SHIMANO DEORE XT", Sanzio Antônio? Você não é a primeira pessoa que comenta isso, mas eu nunca li isso numa peça da SHIMANO.

      Eu conheço o grupo SHIMANO DEORE e o grupo SHIMANO XT, tendo entre eles o grupo SHIMANO SLX(Que deriva do grupo SHIMANO LX, essa era a denominação antiga.).


      Quanto ao câmbio de cage/gaiola média nessas bicicletas é uma falha da CALOI, que pode levar à quebras e o correto seria um recall de todas as bikes que sairam com o câmbio assim para substituição por outro câmbio de cage longa.

      Pelo que o Adil Filoso explanou a CALOI ELITE 30 e a CALOI ELITE 20/10 foram fabricadas sem uma gancheira com furação para receber o bagageiro por razão de custos.

      E ainda a posição dos cabos dos câmbios na CALOI ELITE 30 veio trocada, isso é um defeito de projeto.

      Era interessante que a CALOI consertasse ambos os quadros pois é seu nome que está em jogo. Se eu cheguei a pensar em comprar uma CALOI ELITE 30 para minha mulher, mudei de ideia ao ler este blog.

      Obrigado, Adil Filoso.

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    6. Olá Pedro! No passado a nomenclatura da Shimano era um pouco diferente. Quem já curtia bikes no começo dos anos 1990 tinha estes nomes: Deore LX, Deore XT, além dos já aposentados STX e STX RC, entre outros. Por isso talvez muitos ainda chamam os XT de Deore XT.

      O grupo "Shimano Deore" é recente, assim como o SLX (que substitui os Deore LX). Se você nunca leu isso numa peça shimano, dê uma procurada no google por peças mais antigas como esta: http://www.velobase.com/CompImages/RDerailleur/2A79B3B6-D894-409B-BDED-120F5824FA64.jpeg

      A propósito, eu tenho uma Caloi Elite 30, já passei dos 1300km e não me arrependo da compra. A bike é boa, o maior problema mesmo é este do câmbio (que você não percebe caso não cruze as marchas). Vou substituí-lo conforme o desgaste natural, assim como as outras peças.

      Grande abraço!

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    7. kkkkkk. os entendidos de bikes do forum, puts, Pedro amigão, tá o link aqui
      http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/products/mountain/Deore_XT_Prata.html
      ... SHIMANO DEORE XT, existe até hoje, lançado em 1984...

      antes de falar merda, procura ler um tiquinho. não precisaria ter passado o atestado de cabaço.

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    8. não só existe, como uso eles na GIANT ATX 770 e na SPECIALIZED CAMBER que possuo.
      é cada uma...

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    9. em 1984 surgiu o deore xt...

      um pouco depois surgiu o deore lx (nesse meio tempo, tem os altus e alivio). na década de 90 inicio, surge o xtr... em 1998 ou 1999 a shimano lança o deore, grupo de mountain profissional de entrada (xt, lx e xtr sao profissas demais, ja altus e alivio eram grupos para bikes de entrada/recreacionais)

      recentemente (coisa de uns 6anos) a shimano descontinuou o deore lx para o mountain, mas o manteve para treking, e ai, lançou o slx no lugar...

      portanto hoje temos pra mountain, DEORE < SLX < DEORE XT < XTR

      para treking temos: DEORE < DEORE LX < DEORE XT

      grupos SAINT e ZEE são grupos pra allmountain hard ou downhill, ou freeride.

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    10. ah, e esqueci de DEORE DX, que foi tirado de linha em 1993/94, ele era intermediario entre o DEORE XT e DEORE LX... e o EXAGE, que tinha linhas bastante belas, e que saiu na decada de 1990 de linha.
      teve o hone, mas nunca vi um

      alias, hone e deore dx, so vi por fotos... pessoalmente ja possui deore xt novo (série 780 e dos primeiros da série 730 7marchas), deore lx ja tive 7marchas e 9 marchas, e os exage (usei muito tempo cubos e pedivela)... xtr sempre vi, mas nunca utilizei, por não ver necessidade em compra-los, apesar de serem muito bons o preço é muito abusivo em relaçao ao deore xt.

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    11. SANZIO: não sou um "usuário fresco" do Forum Pedal, ainda que eu reconheça que só tem frescos por lá. Aquele Forum não tem a menor credibilidade, os comentários técnicos são poucos, mais parece um fórum de fofocas do que um fórum especializado em bikes.

      ZOK

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    12. Ai eu tenho que concordar contigo ZOK, ali já foi bom, hoje só sobrou uma galerinha que nem subir numa bike subiu... Infelizmente.

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  9. Adil, tenho uma E20 e queria trocar a caixa de direção e a mesa dela por uma esteticamente mais bacana...sou bem leigo no assunto e gostaria de saber se devo comprar uma caixa 1-1/8 semi-integrada, ou outra de outro tipo? Abraços e espero pelas considerações dos componentes nos próximos posts.

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    1. Olá Guilherme,

      Sim, a caixa de direção é 1 1/8" semi-integrada.

      Abs,

      Adil

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  10. Valeu o post Adil.
    Pena que a Caloi não fez algo para os "gigantes".

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  11. Olá, uma das coisas que não me agradou foi o pedivela, que deveria ser X7. Estou curioso para saber quanto de peso eu conseguiria reduzir trocando o pedivela original (seria um S-800?)por um X7 3x10.

    Abraço!

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    1. Só o pedivela? E a caixa de direção Chin Haur? E o câmbio médio? E as rodas? :(

      ZOK

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    2. Olá Zok, cara... não prestei atenção à caixa de direção, é algo que eu deva me preocupar? Já passei dos 1300km com ela, já lavei várias vezes, andei em chuva, etc e sequer está fazendo barulho. Então não sei se é algo que vale à pena trocar.

      O câmbio com cage médio é realmente um baita erro da Caloi, apesar de que não cruzando as marchas com a coroa menor do pedivela com a menor do cassete, não há problema algum. Vou andar com ele até que precise trocar pelo desgaste natural.

      As rodas não são assim tão ruins, já dei bastante paulada nelas e no início alguns raios afrouxaram, coisa que resolvi facilmente dando uma apertada geral em todos. De qualquer forma, já encomendei um par de Everest MGC e utilizarei as rodas originais com pneus slik para andar no asfalto. Só nas rodas já há uma bela redução de peso.


      Grande abraço!

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    3. Voce já pedalou uma bike com caixa rolamentada? Experimente uma caixa PRO (Shimano) com rolamentos, você vai achar que a bike é outra, é como sair de um carro com direção mecânica e ir para direção hidráulica. Esta caixa Chin Haur é uma das piores caixas de direção do mundo.

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  12. Tenho uma E30 e troquei o câmbio traseiro X7 cage médio por um de cage longo, na segunda parte do teste vocês descobrirão o porquê! Eu só queria entender o motivo da Caloi ter instalado uma peça em total desconformidade com o que indica o manual de compatibilidade da própria SRAM, e ao mesmo tempo afirmar aos consumidores que seguiu orientações do representante brasileiro da SRAM e que não há erro de projeto na montagem da relação da E30. Eu achei isso uma super, ultra, mega sacanagem da Caloi. Parabéns pela iniciativa.

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    1. O Musa sabia que ia se livrar de 70% das ações da Caloi e empurrou para os consumidores o câmbio errado, problema de quem comprou. Se fosse uma empresa séria teria um recall, como a Giant está fazendo nos EUA por conta de canotes de selim quebrados, mas como é a Caloi... mas vamos aguardar os testes de pista da Elite 30 feitos pelo P29BR.

      ZOK

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  13. Adil, parabéns pelo post,
    Fique com uma dúvida, quando vc diz:"idealmente o contrário seria mais correto, ou seja, o conduíte do câmbio dianteiro deveria entrar pelo lado direito do quadro, o do câmbio traseiro pela esquerda", pergunto, é possível fazer essa modificação, trazendo melhorias como vc disse?

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    Respostas
    1. Olá,

      Infelizmente não, é uma modificação que deveria ser realizada no projeto da bike.

      Abs,

      Adil

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  14. Bom dia Adil.

    Parabéns pela matéria comparativa entre as elite 20 e 30. Ja tem um bom tempo que pretendo adiquirir minha 29er, e seu Bloq vem sendo de grande ajuda em minha aquisiçao.
    Bom, estou interessado na E10, creio que para o tipo de uso que farei, a E10 ira me atender muito bem. Quanto aos freios, ouço falar muito bem dos Avid BB5 da E10. Minha duvida é! O Quadro da E10 tem o mesmo peso que de sua irma E20???
    Pois pela diferença de preço, posso investir nas rodas Everest, que acredito ser um ótimo up.

    Grato
    Alain Pozzatti

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    1. Olá Alain,

      Sim, os quadros da Elite 20 e 10 tem pesos similares, variando somente o grafismo.

      Também uso os meus freios BB5 desde 2009, sem qualquer problema. Recomendo.

      Em relação às rodas, com esse upgrade sem dúvida o ganho em desempenho seria visível.

      Abs,

      Adil

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  15. Boa tarde!
    Fiz a compra da minha elite 30 e estou esperando chegar, porém tive que comprar sem fazer um "test drive" pois a loja não tinha a bike a pronta entrega, e agora estou com um pouco de medo de a bike ficar grande para mim que tenho 1,70 de altura pois pedi no tamanho 17... e já ouvi dizer que a caloi tem os quadros maiores que a média;
    O que vcs acham? eu com meus 1,70 de altura terei que adequar a bike ao meu tamanho?
    Obrigado!

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    1. Existe uma formula simples de calcular o tamanho correto de uma bike para um dado ciclista.

      MÉTODO DA MOUNTAIN BIKE ACTION:
      • Mede-se o "cavalo" = "inseam size", que é a medida que vai do fundo do seu calção de ciclismo, estando descalço ou de meias ereto contra a parede. É preciso uma segunda pessoa para passar uma régua de ao menos 30cm entre suas pernas. Marcar uma cruz na parede onde a régua tangencia o calção e faz um ângulo de 90º com a parede. Marcar a cruz com lápis, por favor. É medido em centímetros. A medida do rodapé da parede também entra.
      • Divide-se o "cavalo" por 2,54cm, que é a medida da polegada.
      • Subtrai-se 14"(polegadas).
      • O resultado é o tamanho exato, com valores quebrados. O que vier depois da 2ª casa, após a vírgula, despreza-se.


      EXAMPLE/EXEMPLO:
      Calculating my mountain bike frameset size:
      Calculando o tamanho de meu quadro de mountain bike:

      inseam size(entre pernas ou cavalo = altura da sola dos pés até a virilha, estando de pé):
      81,4cm

      Converting the measure to inches(transformando em polegadas):
      81,4cm ÷ 2.54cm = 32.0472441" = 32.04"

      minus(subtraindo) 14"(polegadas):
      32.04" - 14" = 18.04"

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    2. Olá Reiter,

      Pelo contrário, a Caloi tem quadros bem mais compactos que a média dos concorrentes. Em termos de top tube, a Elite tamanho 19 é mais curta que uma Niner EMD tamanho 16.5!

      Sua única preocupação, no caso da Elite tamanho 17, é ficar de pé sobre a bike, com os pés apoiados no chão e garantir que o top tube não encoste no seu cavalo. O ideal seriam ao menos 3 centímetros de folga.

      Abs,

      Adil

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  16. Reiter, acredito que vai ficar perfeita para vç.
    Tenho uma E 20 tamanho 15, fiz o Bike Fit e estou aguardando chegar o canote de 450 mm, minha altura é parecida c/ a sua.

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  17. Jean quanto vc tem de altura? a 15 ficou pequena e tivesse que comprar um canote maior?

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  18. Devo ter uns 1,68, qdo fui comprar só tinha tamanho 15 e o vendedor disse que essa ficaria perfeita.
    Logo nas primeiras voltas percebi que o canote era curto (350 mm), troquei por um 400 mm, depois de uns dois meses fiz o Bike Fit e tive que subir mais um pouco, como o canote iria passar do limite pelo fabricante, decidimos trocar por um 410 ou 420 mm.

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  19. Pessoal, quem disse que cruzar marcha com câmbio de cage médio faz entrar o câmbio entre os raios? Que absurdo!!!!!

    Isso pode acontecer com qualquer câmbio, SE a gancheira estiver torta.

    Câmbios de "cage" longo são muito comuns e indicados também para bikers principiantes que cruzam coroa pequena c/ pinhões pequenos, justamente para a corrente não embarrigar, ponto.

    Olha só, muita, mas muita gente usa e eu também sempre usei câmbios com o "cage" médio (SRAM) e NUNCA tive problemas (defeitos crônicos, essa foi boa), e cruzar a corrente usando coroa grande e os pinhões maiores (tudo bem, não vai usar o pinhão maior, mas da 2ª pra baixo, tá tranquilo) é inerente a ele, e é mais inerente ainda se o cage for curto, mas aí já é outro assunto....

    Você que comprou a Elite 20 ou 30 não se preocupe com o tamanho do "cage", vai na fé que é melhor que o longo, pode apostar!!!

    Não sou o dono da verdade mas por favor, não fale o que não sabe para não induzir as pessoas ao erro.

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    Respostas
    1. Olá Julien,

      Obrigado por seu depoimento e coerência.

      Nos próximos dias o P29BR publica um artigo especialmente produzido sobre essa história do tamanho do cage do câmbio na Caloi Elite 30.

      Continue acompanhando o P29BR!

      Abs,

      Adil

      Excluir
  20. Coloca logo o outro artigo :P rsrs... estou para comprar a elite 30, mas estou com "receio". Não terei dinheiro para fazer um upgrade tão cedo..

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    1. Olá Fernando,

      Independentemente do próximo post, já te adianto que você poderá utilizar bem a sua futura bike sem a obrigação de um upgrade imediato.

      Abs,

      Adil

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    2. É, não teve jeito, tive que comprar a elite 30...hehehe, estou gostando demais.... excelente bike e componentes show!!

      Excluir
    3. Boa tarde, Fernando! Não tenha receio....tenho a minha E30, fiz alguns upgrades e não me arrependo de nada nessa bike!

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  21. Meu nome é Alessandro, moro no ES, pessoal, gostei muito da elite 30, porém achei péssimo os ajustes de fábrica, após dar a primeira pedalada, notei que os raios estavam bem folgados, o freio traseiro apresentou vazamento na porca do conduite fazendo com que o manete baixasse, o parafuso batente do cambio traseiro estava todo apertado e fez com que ele empenasse, o disco de freio traseiro veio empenado e o pior de tudo, notei que o cambio traseiro parecia estar desregulado e tive uma surpresa quando fui pegar ela na revisão para resolver isso tudo, me informaram que a corrente dela havia sido trocada por uma shimano e consequentemente estava dando esses problemas na regulagem, a minha sorte que tirei foto de tudo e enviei por email para a loja que me vendeu, graças a Deus que o dono da loja é muito correto e aceitou a fazer a troca da bike por outra elite 30 nova.

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    Respostas
    1. Ola Alessandro, que bom que tudo tenha finalizado bem para voce. Tambem sou do ES, moro em Vila Velha e em breve irei adquirir minha primeira 29er, mas minhas pretençoes apontam para uma bike mais modesta, no meu caso a Elite 10. Tenho curiosidade em sabe se o quadro da Elite 10 tem o mesmo peso da Elite 20, certamente o Adil vai sanar minha duvida em breve. Parabens pela bike e curta as inumeras trilhas acompanhada de magnificas paisagens que o nosso estado tem.
      Abraço
      Alain Pozzatti

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    2. Oi Alessandro,

      De fato a montagem talvez ainda seja o ponto mais fraco na linha Elite da Caloi. Transmiti a informação à fábrica que promete uma atenção especial ao tema.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    3. Olá Alain,

      Sim, com exceção do grafismo, os quadros da Elite 20 e 10 são os mesmos e consequentemente apresentam pesos similares.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  22. Olá Adil, saudações!
    Eu tenho uma Elite 10 que de original sobrou apenas quadro, suspensão, aros, raios, pneus e câmaras. Vi o vídeo que vc ensina o passo a passo pra converter rodas e pneus pra tubeless. Minha pergunta é: consigo converter as rodas e pneus originais da E 10, utilizando o No tubes??
    Obrigado!

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    Respostas
    1. Olá,

      Não vejo problemas, você consegue converter sim.

      Abs,

      Adil

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  23. Oi Adil, tudo bem? Inicialmente, quero parabenizar pelo blog, que acompanho há muito tempo e me ajuda muito a entender e aprender sempre mais, já que sou ciclista de MTB há pouco mais de 20 anos e ávido por mais informações...
    Sobre a Elite 30, eu dou risada sobre o que pessoal comenta sobre o cage do câmbio... comprei uma para minha esposa, que nunca pedalou, diga-se de passagem!... ela troca marcha tudo errado, cruza toda hora, faz maior lambança, e não tem nada desse lance de entrar nos raios, etc... estou orientando ela, mas deixando-a cometer erros para eu poder opinar sobre a bike... já são 3 meses e muitos KM's de teste... fica a dica aos espertos de plantão!
    Grande abraço e bom pedal a todos!

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    1. Completando... escolhi a bike depois de muita pesquisa, o melhor custo x benefício, comparei em tabelas, tentando montar o mesmo nível de peças, e mesmo pegando "de fora" fica muito difícil encontrar algo melhor. Não queria gastar muito, devido ela ser iniciante... Bom, por sorte a bike dela ñ apresentou defeito algum de fábrica e o lojista tem um ótimo mecânico que fez uma excelente revisão de entrega...
      Estou ansioso para ver os demais testes profissionais que você está realizando Adil!

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    2. Olá Alexandre,

      Agradeço por acompanhar sempre o P29BR.

      Na verdade essa situação extrema só aconteceria se o comprimento da corrente fosse encurtado além do limite.

      A Caloi tem um problema de montagem, por isso essa revisão de entrega deve ter ajudado bastante.

      Em breve minhas impressões finais.

      Abs,

      Adil

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  24. olá, adail, paraabens pelo blog.
    tenho uma leite 30 e gostaria de fazer Upgrade das rodas e cubo traseiro. favor orientar-me sobre as melhores opções. Vale a pena fazê-lo, quem não compete forte?
    grato pelos ensinamentos.
    xico piaui

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    1. Olá Xico,

      As rodas completas da VZAN podem ser boas opções para você.

      Escolha entre a Everest 29 ou, caso seja um ciclista mais pesado, fique com a Extreme Disc 29.

      Mesmo não competindo forte, vale a pena, pois a diferença de peso será facilmente notada e vai influir positivamente sobre o desempenho da bike.

      Abs,

      Adil

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    2. Quanto mais pesado? 85kg é demais para a Everest? mandei email para o pessoal da VZAN perguntando a respeito e não me responderam.

      Aguardando o final da avaliação da Elite 20 e 30. Você está de parabéns Adil, site e material show. De verdade.

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  25. ola Adil
    o pedivela da elite 30 é o sram S800 certo? como ele é para 9v não pode dar problemas na transmissão como chain suck e até reduzir a vida util da corrente, cassete...?

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    1. Olá,

      Sim, o pedivela é esse mesmo. Pessoalmente não considero um problema utilizar um pedivela de 9v em uma transmissão completa de 10v.

      Em algumas centenas de quilômetros bem rodados, não tive problemas de chain suck. Aí a correta regulagem do câmbio dianteiro conta muito. Quanto a desgaste, também não vejo razão para preocupação.

      Essa é a minha opinião.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  26. olá, tenho os cubos sram X7 e o grupo slx 2013 da minha antiga bike, vale a pena trocar na elite 30?!teria algum ganho nessa troca?
    abraços

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    1. Olá,

      Em relação ao grupo, caso o seu SLX seja completo, sem dúvida vai ser um ganho, além disso as transmissões da Shimano costumam ser mais duráveis em comparação às da SRAM de mesma categoria.

      Quanto ao cubo, considero mais aconselhável adquirir um bom jogo de rodas completas em substituição às originais.

      Abs,

      Adil

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    2. Boa Noite Adil, estou pensando em adquirir esse modelo, Mtb Merida Big Nine TFS 300 D 27vel Aro 29 2014 - Preto/Verde Team Replica - Merida , e colocar meu grupo SLX completo, o que me diz?!
      Obrigado

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  27. Adil, nesse peso das rodas estão as blocagens, o cassete e os discos?

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    Respostas
    1. Olá Fabio Alexandre,

      No peso das rodas não estão incluídos cassette, blocagens e rotores.

      Abs,

      Adil

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  28. olá, Adail!
    grato por atender-nos con tanta maestria. Adail, ontem quebrei a gancheira SRAM X7 do cambio traseiro da minha Elite 30. Gostaria que me orientasse na troca, pois depois de amnhã 10/11, ocorrerá aqui em Oeiras-Pi uma prova de 30km,nq qual me inscrevi, etô com difilcudade para compra outro X7. A opção mais urgente e viável seria o SRAM SL, que temos aqui mesmo. O SL é compatível? há grandes diferenças? Posso utilizá-lo sem perdas? mais uma vez,agradecido. xico piaui

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    1. Olá Xico,

      Peço desculpas pela demora na resposta.

      Entendi que o seu câmbio quebrou próximo ao ponto onde é fixado na gancheira da bike. Algo que já via acontecer antes com os câmbios traseiros da SRAM.

      Aconselho a repor seu câmbio por outro X-7 ou superior, tomando cuidado para escolher um exemplar de cage longo, caso utilize o pedivela original da bike.

      Abs,

      Adil

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  29. Ei cara. Excelente matéria!
    Tenho uma dúvida, espero que possa me ajudar. No site da Caloi diz que a cx de direção é integrada enquanto vejo muita gente dizendo que é semi-integrada. Poderia me orientar nessa questão? Pois quero muito trocar a cx de direção dela, mas permanece a dúvida e o medo de comprar o tipo errado.
    Abraço!

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    Respostas
    1. Olá Thiago,

      O site está equivocado, a caixa de direção é uma semi-integrada mesmo.

      Abs,

      Adil

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  30. coloquei rodas everest xc na minha bike tirei 600 gramas da bike, e ainda esta com camara e os pneus continental que vem na bike, agora e colocar pneus menores e tubless, vamos tirar cerca de mais 60o gramas, total de mais de 1.200 Kgm

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  31. Quero comprar um quadro Caloi Elite 30 tamanho 15, alguém pode ajudar. Obrigado!
    yaedu@nomamotors.com.br

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  32. Bom dia Adil, tenho uma dúvida em relação a suspensão da elite 30, atualmento utilizo a xc 30 original mas gostaria de fazer um up e pretendo colocar uma de 80mm, como a bike foi concebida originalmente para uma suspa 100mm terei problemas com uma de 80?

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    Respostas
    1. Olá Caio,

      A Elite 30 já é uma 29er com uma distância entre-eixos bem curta. A troca da suspensão por outra com 80mm de curso vai diminuir ainda mais essa distância, o que poderia tornar a bike um pouco mais instável em trechos de downhill. Sugiro escolher uma suspensão nova com os mesmos 100mm de curso da original.

      Abs,

      Adil

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    2. Ok Adil, vou seguir sua orientação e obrigado pela resposta.

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  33. Olá Adil,
    sabe indicar uma loja que vende niner?
    MARCELO

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    1. Olá Marcelo,

      Em caso de interesse por algum produto Niner, entre em contato diretamente com o Wagner, representante da marca para o Brasil. O e-mail dele é contato@ninerbikes.com.br

      Abs,

      Adil

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  34. Pessoal, ótima matéria...tenho uma Giant atx 26 tam M (19"). Estou pensando em um up para a 29 e o quadro da elite 10 me parece interessante (trocar as peças das duas). No meu caso terei que ir para uma tamanho 19" ou será que a 17" seria o ideal?
    Obrigado e um abraço!
    nlino@bol.combr

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    1. Olá Nelio,

      Obrigado por participar do P29BR.

      Sem conhecer suas medidas fica difícil fazer uma recomendação mais exata, contudo pelo fato do top tube ser bastante curto na Caloi Elite, principalmente para o quadro de maior tamanho, acredito que se já usa um 19" da Giant com rodas de 26 polegadas, teoricamente o 19" da Caloi Elite também irá te servir.

      Abs,

      Adil

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  35. Adil;

    Estou ao ponto de adquirir uma 29, gostei muito da Elite 30 só que com todos estes comentários estou com um pouco de receio de fazer a escolha errada. Estou disposto a gastar até os R$ 4000 que são pedidos hoje pela Elite 30. Gostaria de saber se a esta faixa de preço eu encontro uma bike que possa me entregar o que o produto da Caloi me oferece ou se de fato a Elite 30 é a melhor opção para este custo?
    guilherme.engmec1@ gmail.com

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    1. Olá Guilherme,

      A Elite 30 ainda é uma boa opção, além do que na versão 2014 o câmbio de cage médio foi substituído pelo longo, entre outros refinamentos.

      Gosto bastante dos modelos da GT na mesma faixa de preço.

      A X-Caliber é uma excelente opção em termos de geometria, uma das melhores do segmento.

      Abs,

      Adil

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  36. Prezados, boa tarde!
    Muito bom todos os comentários. Farei o meu.
    Tenho 50 anos, possuo duas 29 (uma Caloi Elite 20 no Rio, onde trabalho durante a semana e vou diariamente pedalando ao trabalho, no meio dos carros e ônibus... também sou motociclista) e outra 29, full (discos 180mm...), em SP, aonde moro com mulher e 3 filhos.
    Tive um sério problema com a Elite, que foi o travamento dos freios com a bike parada, devido ao calor do Rio.
    Com temperatura de 40°C, ao sol, o óleo DOT chega a uns 50ºC, e dilata e trava os freios. Para voltar para casa (estava anoitecendo e necessitava sair do centro do Rio, aonde trabalho, e a bike fica na rua) tive que apertar a manete, e o retentor / o'ring quebrou, vazando o óleo.
    Em consulta ao SAC da Caloi, ela inventou dificuldades para a substituição.
    Acabei levando a bike para SP e substituindo o freio por Shimano.
    Testei no calor e no sol, e não travou.
    Quanto às impressões de pedalada, são de pouca estabilidade, pois o quadro 19" é muito curto.
    Uma crítica construtiva que tenho a fazer é que, pelo jargão utilizado, percebo que parece-me que os ciclistas atuais estão muito preocupados com os gadgets (equipamentos periféricos e roupas) e, pelo que percebo nas constantes pedaladas que faço, não tem muita "pressão" no pedal.
    Resumindo, minha impressão com a Elite é de que é uma bike para pedaladas eventuais, de quem não está acostumado a "judiar" das bicicletas.
    Quanto à "cruzar" a corrente, quem teve Caloi / Monark 10 há 36 anos atrás sabe que se usa coroa pequena com catraca grande, coroa grande com catraca pequena, e que não se torce a corrente.
    Quanto aos "gadgets", sugiro observação na enorme população que acorda cedo e vai de bike ao trabalho... biciletas simples e roupas comuns... não por falta de dinheiro, mas por discrição e estilo de vida.
    Que olhe, também, aos "silenciosos" cicloturistas, em que as bikes (e roupas) utilizadas são bem simples... "reliability".
    Sds. de um "tiozinho" que pedala muito aos jovens que conhecem todos os nomes de detalhes das bikes.

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    Respostas
    1. Olá leitor de 50,

      Obrigado por compartilhar sua experiência pessoal.

      Continue acompanhando e participando do P29BR!

      Abs,

      Adil

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  37. Olá Adil, tudo bem?
    Estou prestes a comprar uma Elite 20 tam 19, você sabe informar se há alguma alteração da bike versão 2014 se comparada a versão 2013?
    Obrigado e parabéns pelo site, já adicionado aos favoritos.

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    Respostas
    1. Olá Talvane,

      Obrigado por participar do P29BR.

      Infelizmente a Caloi deixa a desejar em termos de detalhes relativos às especificações de cada produto, por isso, não saberia te responder com certeza. De todas as formas, acredito que o câmbio de cage médio foi substituído pelo longo.

      Abs,

      Adil

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    2. Olá Talvane!
      Outro dia fui numa loja e vi um catálogo da linha Elite 2014, observei que a Elite 10 e 20 vem agora com trava da suspensão no guidão como na irmã mais nobre, a Elite 30. Só pra tirar a dúvida, liguei na Caloi e a atendente tbm confirmou. Com isso, me animei e comprei a minha Elite 20 na Netshoes. Estou esperando chegar a qualquer momento!

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    3. Olá! Também comprei a Elite 20 e estou esperando chegar! Pela descrição no site não mostra essa mudança na suspensão, estou na expectativa também! Deve chegar ate 15/01/2015! A sua veio com a trava de guidão?

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    4. Boa tarde amigo!!!! Sua bike já chegou?? Veio com trava? Comprei uma na centauro e estou com a mesma dúvida.

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    5. Chegou sim amigo! Para minha surpresa veio com a trava de guidão! Muito feliz! Já havia feito alguns pedais longos de 5 ou 6 horas com a elite 30 e agora com a 20 quase não senti diferença! Ela é ótima! Curta muito sua bike! Abraço

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  38. Olá, Adil.
    Tudo em paz?
    Antes de mais nada, obrigado pela sua louvável iniciativa e pelas potagens por aqui.
    Tem me servido como um precioso norte para ajudar a definir qual bike comprar, sobretudo por eu ser novato no assunto.
    Bom, serei simples e objetivo em minha pergunta: poder-se-ia comparar a Caloi Elite 20 com a Specialized Hardrock COMP Disc 29 2013?
    O que diria, para um iniciante que pretende dispender não mais que R$ 3.000,00, a respeito da Caloi e da SPZ, tendo como base o teste feito na Hardrock Sport Disc 29 e já publicado?
    Obrigado novamente, grande abraço e sucesso, sempre.
    Att,
    Marco.

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    1. Olá Marco,

      Obrigado por acompanhar o P29BR.

      Em termos de quadro e geometria, prefiro a Specialized Hardrock, ainda mais para um iniciante, contudo o pacote de componentes da Caloi é melhor.

      Abs,

      Adil

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  39. Maranata Adil !
    Antes de postar alguma coisa nesse nobre espaço, preferi ler todos os tópicos discutidos, inclusive sua jornada pelo Caminho de Santiago...mas inevitavelmente tenho que parabenizá-lo pelo empenho a este esporte, em especial às 29er...na verdade nem sei como consegue tempo para responder educadamente a tantas perguntas, mesmo, sendo muitas delas "perguntas idiotas" ou seja, perguntas já respondidas em comentários anteriores, mas que o perguntador insiste em fazê-la...rsrsrsr.
    Por fim, peço gentilmente que continue esse belíssimo trabalho que seus reais efeitos talvez nunca saberemos em seu total, mas que tem tirado muita gente do sedentarismo e jogado nas trilhas!
    Kelber Wilker, Palmas - Tocantins - Brasil

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    Respostas
    1. Olá Kelber,

      Suas palavras de incentivo são muito bem vindas.

      Muito obrigado por valorizar meu trabalho.

      Abs,

      Adil

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  40. Tenho uma E20 e não tenho muito a reclamar digamos que para mim aos 35 anos de idade que já teve várias marcas de bicicleta, sendo destas apenas a caloi e a alfameq "abrasileiradas" o restante importadas. Tive SPZ, TREK, GIANT, CANNONDALE, GT, FUJI E BIANCHI. Falando de geometria, Trek e Bianchi para mim foram as melhores, mas no geral todas são boas, inclusive a Caloi Elite. Andei em todos os terrenos possíveis e a maior diferença mesmo negativa da caloi elite 20 notei nas curvas fechadas (pouca estabilidade), trocas de marchas pesadas (normal da sram) e com reais falhas no cruzamento delas, baixa qualidade dos componentes da caloi (peso elevado, mas que podem ser substituídas e deixar ela mais leve), falta de contador de marchas (apesar que eu mesmo nem preciso, mas não acho justo com os iniciantes), pois essa bike da caloi de performance ela é amadora (fui competidor de auto rendimento e nem adianta querer competir com elite que não seja a carbon team, não recomendo. Portanto, não deixa de ser ótima opção para o geral no quesito custo x benefício (cicloturismo e trilhas/estradão).
    Estou satisfeito pelo fato de me atender no geral. No momento faço mais treinos no asfalto do que trilhas e não me decepcionou. O peso das rodas é absurdo, deve-se pensar em trocar sim urgente, pois o ganho é incrível de performance (vzan everest no mínimo pra ficar razoável).
    Caso alguns de vocês possam gastar mais, vá de FOCUS, que está com excelente custo x benefício e é muito melhor que a caloi e muitas outras grandes (na mesma categoria claro. Custa mais ou menos uns 4500,00 toda Shimano SLX com peso na casa dos 12.8 kg). Ela tem tecnologia alemã.
    Agora se quiser mesmo ter uma Bike quase perfeita, vá de Trek ou Bianchi. Estas sim são maravilhosas.
    Outras marcas mais tops que recomendo são a KTM e Cannondale, além da Specialized.
    No mais PESQUISEM!!!!!!! Esta é a alma do negócio!
    Você pode ter uma caloi elite e fazer ela virar outra bike trocando os componentes, também vale a pena e é o que eu farei, cansei de gastar rios de dinheiro com bike!

    Agora se você não vai fazer nenhuma trilha, faça uso daquela que seja melhor confortável pra você fisicamente e econômicamente e assim ser feliz nas pedaladas!

    Abraço a todos!

    _________________________________________________
    Caloi Elite 20 - SRAM X5 + Cataye velo 9 tamanho 17
    Avanço trocado para 90mm TransX (bikefit ajustado)
    1,76 m de altura e 78 kg.
    Suporte TI e Professor de Ed. Física
    Faixa preta TKD E KickBoxing
    Adoro pedalar nas horas vagas, seja pra onde for!
    "Saúde é sucesso!"



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    Respostas
    1. Olá,

      Muito obrigado por compartilhar suas experiencias com os outros leitores. Esse tipo de comentário é sempre útil.

      Abs,

      Adil

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  41. Olá, andei recentemente lendo matérias no seu site e gostei demais dos testes e explicções, parabéns!

    Estou consultando vocês porque acabo de comprar uma Caloi Elite 30 e fiquei assustadíssimo com os relatos de quebras e defeitos constantes nos freios Avid Elixir 1 e no câmbio traseiro, em virtude de a Caloi ter feito a escolha de montar e vender suas bicilcetas com o cage médio do câmbio Sram x7.

    Por outro lado ouvi falar de algumas pessoas que a Caloi agora em 2014 teria corrigido esses problemas e que a Elite 30 ter passado a vir com o X7 de cage longo? ´

    É verdade que esse problema do Cage foi corrigido pela Caloi em 2014? Como posso saber se o cage da minha bicilceta é longo ou de tamanho médio? E esses defeitos nos Avid Elixir 1 perduram até hoje?

    Finalmente gostaria de saber se valeria a pena trocar todo o conjunto SRAM da minha bicicleta por um grupo Deore completo, na loja em que comprei a minha bicicleta. Comprei a bicilceta faz menos de uma semana e ainda não fiz uso dela, então talvez eles aceitassem a troca. Tenho horror a coisas que se quebra com facilidade e nos deixam na mão. Por outro lado pretendo fazer apenas trilhas leves e estradões de terras, nada muito pesado não.

    Muito obrigado e fico aguardando seu contato e opinião.

    André Teixeira

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    1. Olá André,

      Sim, os modelos 2014 estão sendo vendidos com câmbios de cage longo.

      O Avid Elixir não tem defeitos propriamente ditos, mas pedem atenção do mecânico que for montar a bike.

      Não aconselho comprar uma bicicleta e trocar todo o grupo. Valeria muito mais a pena procurar rodas mais leves, além de convertê-las para tubeless.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  42. Quem quiser comprar essas bikes, na centauro hoje ta com promoção! a Elite 20 ta saindo por 2634,15 (coloca o cupom CIADOSDESC10 e vc ganha 10% de desconto) e a Elite 30 ta por 3.739,15 o cupom tb serve pra essa. ;)

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    Respostas
    1. Olá amigo,

      Obrigado por dividir a informação.

      Abs,

      Adil

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  43. Adil, gosto muito do teu trabalho, tu tens me ajudado muito.Gostaria de saber qual caixa de direção serve na Elite 30, pois quero troca a minha por uma melhor e mais leve? Desde já agradeço.

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    1. Olá W. Muniz,

      Obrigado por curtir o P29BR!

      A caixa de direção da Elite 30 é do tipo semi-integrada, medida 1 1/8".

      Abs,

      Adil

      Excluir
  44. Chegou sim amigo! Para minha surpresa veio com a trava de guidão! Muito feliz! Já havia feito alguns pedais longos de 5 ou 6 horas com a elite 30 e agora com a 20 quase não senti diferença! Ela é ótima! Curta muito sua bike! Abraço

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  45. Adil,
    Vc tem a geometria da Elite 30 para o tamanho 19"? Olhando na loja me pareceu que apesar do tamanho nominal, o Top Tube Horizontal ser curto.
    Abs e obrigado!

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    1. Olá Ricardo,

      Sim, o top tube é curtíssimo para um quadro tamanho 19"!

      Você pode consultar a geometria aqui:

      https://www.facebook.com/p29br/photos/pb.272851069486978.-2207520000.1429811307./299094850195933/?type=3&theater

      Abs,

      Adil

      Excluir
  46. estou querendo comprar a caloi elite porem não sei qual devo pegar a caloi elite 30 ou a 20 tenho 1,69 de altura e 64 kg
    sai de uma mosso rampage 29 pra pegar a elite, mas estou em duvida de qual pegar
    desde já agradeço

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    Respostas
    1. Olá Juninho,

      Se o seu orçamento atinge a Elite 30, fique com ela. O quadro teria que ser tamanho 15".

      Abs,

      Adil

      Excluir
  47. Boa tarde,

    Tenho uma Elite 30 comprada em 11/2014 e tive agora um problema com o cambio traseiro Sram X7 a mola "expeliu a trava" e perdeu a pressão. Levei em duas bicicletarias e a informação é que o câmbio traseiro quando acontece tem que ser trocado, pois eles não conseguiram aperta-lo e travar tendo a pressão normal de fábrica. Vocês já tiveram alguma experiência dessa?

    Valeu e no aguardo!

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    Respostas
    1. Olá Murilo,

      Sem ver uma foto do acontecido, suponho que o problema tenha a ver com um batente que mantém o cambio suficientemente tensionado. Já vi vários câmbios X5 com esse problema. Se for isso, você teria que buscar um câmbio igual ao seu, algum que já estivesse quebrado em outra parte para poder o usar o batente como substituto. Um bom mecânico poderia te auxiliar.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  48. Boa noite, ótima comparação, acho que o assunto foi exaurido! Só uma dúvida, na verdade uma questão que reparei, na segunda e quarta foto percebe-se que o quadro da E20 parece-me que tem uma leve curvatura pra cima, perto de onde vai o canote, é isso mesmo? o da E30 é reto, pelo menos nas fotos me passou essa impressão.

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    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Bem observado, sim, os quadros são ligeiramente diferentes na região dos seat stays.

      Abs,

      Adil

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  49. Olá, tenho uma Elite 30 comprada em Maio/2015 acho que o cage já é longo, essa semana comprei um par de rodas vzan everest xc 1800g, par de pneus michelin de 920g e vou passar pra tubeles, espero reduzir aprox. 1300g.

    Mas qual seria outro Upgrade com boa relação custo/peso ?

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    1. Olá,

      O melhor upgrade você já fez, ainda que existam bons pneus com peso um pouco menor.

      Outra alteração que faria, caso tivesse budget suficiente, seria um canote de carbono Niner RDO, ele diminuiria algumas gramas na sua bike e traria mais conforto.

      Abs,

      Adil

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  50. Boa noite, estou adquirindo uma Caloi elite 30 no valor de 3,200,00 com 1150km rodado ano 2014, queria saber se já é muita quilometragem? Se em uma breve revisão devo me preocupar com alguma peça muito cara? Att Evandro

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    Respostas
    1. Olá Evandro,

      Não dá para saber a condição da bike sem olhar antes, contudo se essa quilometragem é real, não acho exagerada. Se o dono anterior cuidou bem dela, provavelmente nada esteja desgastado demais. Cheque as pastilhas de freios e possíveis folgas, principalmente no câmbio traseiro.

      Abs,

      Adil

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  51. Olá Adil, sou de SP, tenho uma E30 2015, com Grupo Deore. Por acaso vc fez um review desta atualização? Saberia me dizer quais destes pontos da versão anterior aqui analisada foram corrigidos ou melhorados ? Por fim, tenho aprox 100 kilos e tenho vontade de trocar a suspensão por uma a AR. Saberia me dizer se vale a pena? Vou sentir de fato diferença significativa trocando mola pelo ar/óleo considerando que o investimento não é baixo? Se sim, qual modelo/marca vc sugere? Penso que tem q ser uma suspensao de valor o mais baixo possível, não sendo assim, melhor seria trocar a bike por outra ja com essa opção. Pelo que vi uma das mais enconta são as Proshock, mas não sei se é boa, confiáveis como as Rockshocks, agradeço desde já pela atenção. Abs e Parabéns pelo Blog.

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    Respostas
    1. Olá Alevidotti,

      Não saberia te dizer exatamente o que mudou na 2015.

      Quanto à suspensão, sim valeria a pena, mas o ideal seria que ela também tivesse eixo passante por conta do seu peso. Uma Rock Shox Reba seria uma boa opção.

      Abs,

      Adil

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  52. Opa, bacana? Tenho uma Caloi E20, grupo Alívio. Gosto bastante da bike, porém quero melhorá-la. O que é melhor a ser feito. Trocar o grupo ou comprar outro quadro e aproveitar o grupo dela mesmo?

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    Respostas
    1. Olá,

      O grupo nao é problema, o que poderia fazer é converter os pneus para tubeless para começar. Depois, dependendo do seu uso, você poderia pensar em tirar peso com algumas peças em carbono (canote e guiadão), por exemplo.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  53. tenho uma elite 10 ja a alguns anos e queria trocar o movimento central da bike por um pressfit gostaria de saber qual e a medida certa para comprar ja que a rosca do quadro esta zuada gostaria de salvar este quadro usando este Movimento Central Shimano Deore Xt Sm Bb71 41a Pressfit Mtb ja que ele entra na pressao sera que serve????

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  54. Olá Paulo,

    A melhor maneira de salvar esse quadro é levar até uma boa oficina para eles refazerem a rosca. Infelizmente nao tem como colocar um central pressfit nela, inclusive pelas dimensões da concha desse central.

    Abs,

    Adil

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