Procure nos arquivos do P29BR

domingo, 20 de setembro de 2009

P29BR TEST - Caloi Two Niner, pedalando a primeira 29er brasileira

Um aluno aplicado.

Quando estive na Bike Expo Brasil em outubro do ano passado fotografei uma das versões iniciais da bicicleta que viria a ser a primeira 29er produzida em nosso país. Foram meses de espera, alguns adiamentos e muita curiosidade. Finalmente setembro chegou e a Caloi Two Niner veio junto.


Desde o primeiro contato com a nova bike já foi possível perceber que a Caloi estudou e de fato fez bem a "lição de casa". Além de um pacote inteligente de peças, a própria geometria da bike está muito próxima da escolhida pelos principais players do mercado de 29ers, aquelas marcas que já produzem bikes de Rodas Grandes há alguns anos. Assim não há como errar.

Qual a vocação da Two Niner?

A Caloi Two Niner é uma bike versátil e da maneira como vem de fábrica pode fazer bem o papel de uma trailbike, enfrentando todo o tipo de terreno e longas distâncias com conforto e desempenho, tudo isso com a providencial ajuda das rodas de 29 polegadas. Caso o proprietário tenha em mente algo mais competitivo, a Two Niner tem também potencial para se adaptar a um uso mais cross-country.

Antes de avaliar qualquer bicicleta, é fundamental o biker perceber a categoria em que ela se encaixa, considerando o custo e qualidade do equipamento. A Caloi Two Niner, que pesa em torno de 13,5Kg sem os pedais, poderia ser comparada e concorreria no mercado internacional com outras bicicletas, como a Marin Alpine Trail 29er, que utilizam equipamentos inferiores e pesam mais.

O quadro branco.

É evidente a mudança ocorrida desde a apresentação das primeiras versões da Two Niner até o produto final. O quadro que tinha uma aparência comum, ganhou linhas muito mais marcantes, há quem não goste do resultado que une dois conceitos, entretanto pessoalmente aprovei a solução proposta para o top tube, concebido "A La Haro Beasley", culminando em uma medida de standover clearance muito interessante para um quadro 29er tamanho 18". O down tube segue as linhas adotadas pela Niner, Specialized e Giant, entre outros.


A pintura eletrostática em branco fosco chama a atenção, apesar da limpeza ser um pouco mais trabalhosa. Os adesivos clear coat ajudaram a compor um conjunto harmonioso. Outros detalhes merecem destaque. Os cabos passando juntos pela parte inferior do top tube além de funcionais são elegantes. Algo que pode ser considerado pequeno, mas que também conta é a abraçadeira do canote do selim com a marca da Caloi e um design agradável. Faltou apenas um necessário protetor de chain stay.


A única ressalva quanto ao quadro reside no fato de que o head tube é longo em se tratando de uma 29er (125mm), uma posição de competição exigiria do biker a montagem da mesa invertida, abaixo de todos os espaçadores, colocando-se o guidão mais próximo ao solo.

Lista de material.

Até hoje, entre todas as bicicletas da Caloi que pilotei, a Two Niner é de longe a que apresenta o pacote de componentes mais equilibrado e bem escolhido. Grupo, pneus, freios, suspensão, os componentes possuem um bom nível de qualidade, alguns são ótimos, inclusive o antes contestado selim foi trocado na versão final por um modelo de perfil mais race, que casou melhor com o propósito da bike.

O grupo Shimano Deore 2010 é um achado, principalmente os componentes da série M590, que de quebra apresentam um visual moderno. O pedivela se destaca no conjunto da Two Niner. Os equipamentos Truvativ sao ótimos, tem bom peso e um visual mais atual que os componentes da mesma marca anteriormente utilizados em outros modelos da Caloi.

Comportamento em classe...terra.

Nos primeiros dias de testes rodei com a Two Niner exatamente como recebida da fábrica, sem alterar qualquer um dos componentes, apenas incluindo meu pedal de encaixe preferido. Considerei a principio a Caloi uma bike neutra, daquelas que se comportam satisfatoriamente em quase todos os tipos de situação, com destaque para a estabilidade nas descidas, graças aos chain stays relativamente longos (450mm).

Quem estiver migrando de formato, do aro 26" para as 29ers, principalmente aquele que rodava de hardtail, vai sentir uma brutal diferença e irá se surpreender descendo muito melhor, para esse biker a Caloi Two Niner representa definitivamente um ganho.


A equação rodas grandes + suspensão de qualidade tem o conforto como resultado. O Rock Shox Dart 3 surpreende, com um design moderno que lembra a prima rica Reba, apresenta além da trava e da regulagem de pré-carga, um controle de retorno digno de modelos mais caros. O Dart usa mola-helicodal, tem espiga de aço e pesa 2.3Kg.

Como uma boa 29er o modelo da Caloi é muito seguro nas curvas. Em estradão a impressão é a de estar rodando sobre trilhos, já os singletracks pedem um pouco mais de atenção e algum tempo para se acostumar com a manobrabilidade da bike.

Aquela foto de pré-produção onde aparecia um pedal com firma-pé praticamente tocando o pneu dianteiro da Two Niner foi tremendamente infeliz, passando a idéia errônea de que havia algo errado com as medidas da bike. Posso garantir que não acontece qualquer contato das pontas dos pés com a roda dianteira, mesmo nas mudanças de direção mais contundentes, os switchbacks.

A dita neutralidade do conjunto garantiu um bom desempenho inicial nas subidas, entretanto decidi realizar uma experiência e substituí os ótimos, aderentes e largos pneus 2.25 por outros 1.90, foi então que a Two Niner começou definitivamente a brilhar nas escaladas. O desempenho nos aclives melhorou consideravelmente, tanto sentado quando em pé. Para completar, a troca dos pneus resultou em 500 gramas de peso "rodante" a menos na bicicleta. Mesmo com pneus mais estreitos ainda assim encontrei tração suficiente sempre que necessário.

A largura do guidão Truvativ Stylo SL escolhido pela Caloi é perfeita para uma 29er, são 670mm, colaborando decisivamente para uma tocada mais agressiva, permitindo ao piloto pedalar em pé, bombando nas marchas mais pesadas.


Melhorando as notas.

A mesa Truvativ de 110mm é muito comprida para uma bicicleta tamanho 18" com top tube efetivo de 600mm, favorecendo o biker de maior estatura, aquele que ainda assim poderia optar pela Two Niner tamanho 20". Considero que uma mesa de 100mm seria a opção mais democrática para o quadro 18". Além de melhorar bastante a manobrabilidade da Caloi Two Niner, o emprego de uma mesa mais curta resultaria em um aumento no desempenho em curvas e tornaria a bike um pouco mais rápida no geral.

Os grandalhões que optarem pela Two Niner tamanho 18" eventualmente poderão necessitar de um canote com comprimento de 400mm, um pouco maior que o de série.

Antes de tirar a bike da loja, recomendo negociar com o vendedor a troca do cassette 11-32 de linha por um 11-34, mais amigável e adequado às 29ers, uma vez que o maior diâmetro das rodas torna a relação mais pesada que numa aro 26".

Aprovada com louvor.

A Caloi mostrou-se atenta ao movimento do mercado internacional de mountain bikes (principalmente o norte-americano) desenvolvendo uma plataforma 29er realmente de qualidade antes que muitas marcas de renome. Mais forte aqui que em muitos países da própria Europa, o movimento das Rodas Grandes ganha força extra no Brasil com o lançamento da Two Niner, uma bicicleta com uma relação custo X benefício das melhores, capaz de fazer frente a qualquer outra 29er do mesmo segmento. Se o custo da Two Niner está dentro do seu budget, está aqui um ótima opção para se pedalar em alto (e Grande) nível.

Keep 29eriding!

PS.: Durante os próximos meses o P29BR tem ainda programadas outras séries de artigos, num deles irei "vestir" a Two Niner com uma configuração 100% XC, visando atingir o menor peso possível, em outro transformarei a bike numa Singlespeed. Conto com sua leitura.

331 comentários:

  1. Obrigado Adil por nos repassar suas primeiras impressões.
    Gostei da bike, mas com esse top tube efetivo de 600mm ela é muita grande pra mim, infelizmente. Quem mandou eu não crescer.... rsrsrs
    O jeito agora é esperar que seja lançado um quadro menor. Como o mercado das 29er só tende a crescer, talvez eu não tenha que esperar muito não.
    Abraços.
    Josimar.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Adil ja deu para matar um pouco da curiosidade, dei uma pequena pedalada numa loja e gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Adil eu tenho 1.95. Pra mim Caloi29er nao tem como ne? Oq me sugerem pessoal?

    ResponderExcluir
  4. Valeu Adil! Cada post seu é um ânimo a mais para eu comprar logo minha 29er =)

    ResponderExcluir
  5. Olá Josimar,

    Um ponto muito importante, que sempre deve ser considerado, é que o top tube das 29ers é sempre mais comprido que o de uma 26er de mesmo tamanho de quadro.

    Minha FELT era tamanho pequeno e o top tube efetivo media 590mm. Menos que isso pode ser crítico, pois existiria a possibilidade do toe overlaping, quando a ponta dos pés toca a roda dianteira nas curvas fechadas.

    Várias marcas fazem 29ers de tamanho pequeno, entretanto se você tiver ao menos 1,70m, vale um test-drive com a Caloi.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  6. Oi Gil,

    A Caloi ficou de me enviar as medidas da Two Niner tamanho 20", quem sabe eventualmente possa te servir.

    Uma outra opção seria um quadro Cannondale X-Large (21") que um amigo está vendendo, entretanto ele não custa barato.

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Olá Macrobiótico,

    Está chegando sua hora de adquirir uma 29er! As opções estão pipocando.

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo post, sempre muito professional, continua assim, A caloi esta investindo, e muito bom para todos nos, Keep 29 riding!!!
    laurent

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela explicação Adil, não tinha atentado pra isso. Acho que esqueci que a roda é maior, né? hehehe.
    Eu tenho 1,68m, "medido descalço" (como dizia meu avô) rsrsrs
    Talvez dê certo com uma mesa menor. Como ainda não tive o prazer de ver uma 29er "ao vivo", o jeito é testar mesmo... rsrsrs
    Gosto da Caloi e torço pra que a bike tenha sucesso.
    Abraços.
    Josimar.

    ResponderExcluir
  10. Adil, muito bom o post. A Caloi deu alguma notícia de quando a bicicleta estará na loja? Mesmo não sendo mais um consumidor do modelo, estou muito curioso em vê-la ao vivo.
    Um abraço,

    Silvio Sá.

    ResponderExcluir
  11. Olá Silvio!

    Obrigado!!

    Você já pode encontrar a Two Niner nos principais revendedores da Caloi.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  12. Adil, gostaria de registrar minhas surpresas, uma positiva e outra negativa: Acabo de comprar a BikeAction deste mês e já me chamou a atenção a contracapa sobre um modelo de suspensão com opção para as 29... Sinal de que a coisa pegou mesmo! A segunda é sobre a Caloi 29er. Me animei ao ver a propaganda, porém ao olhar com mais atenção os detalhei, notei que a foto publicada é aquela que vc já havia nos disponibilizado há algum tempo e que, como vc bem corrigiu na época, encontrava-se com um jogo de rodas "protótipo", além do firma-pé e um grupo Deore 2009 sem mov central integrado.
    Me corrija se estiver errado mas para mim é uma pena (pra não dizer um erro infantil e infeliz) uma empresa fazer talvez a primeira grande divulgação de um produto com uma foto desatualizada...
    Abraço
    Fernando Dechichi

    ResponderExcluir
  13. Fernando,

    Realmente é um fato a se lamentar...bastante.

    Tanto do lado do consumidor mais desavisado que vai encontrar uma imagem desatualizada, quanto do lado da Caloi que poderia estar promovendo o modelo "real" muito mais bem composto do que aquele apresentado antes do lançamento.

    Minhas fotos estão à disposição :)

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  14. Excelente matéria,parabéns Adil,estou pensando seriamente em adquirir uma aro 29 e com todas essas informações fiquei ainda mais interessado. São muitas as diferenças,semana passada pedalei uma aro 29 Two Niner e adorei a experiência,mesmo que tenha sido só uma volta na quadra.
    Minha duvida é se uma pessoa com 1.70cm ficaria confortavel nessa bike ou ela é indicada apenas para pessoas mais altas.
    Um abraço.
    Claudio

    ResponderExcluir
  15. Olá Cláudio,

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    A bike é boa realmente, entretanto mesmo sem conhecer suas medidas gerais considero o tamanho 18" um pouquinho grande para você, um quadro 16" te atenderia melhor.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  16. Oi Adil,
    Todos recebemos essas informações da Caloi 29er com muita alegria, especialmente ao ver que a Caloi realmente está de volta ao cenário MTB nacional com grande força e modelos realmente competitivos.
    Gostaria de saber uma informação. Você pesou somente o quadro da Caloi?
    Aguardo informações pois acho que esse quadro, pelo fato de ser em Alumínio 7005 pode representar um ótimo modelo para equipar bikes mais tops, com a garantia de um quadro nacional com ótima geometria e muito bonito.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Poxa Adil, com esse post eu fiquei ainda mais louco em possuir uma 29er, nã vejo a hora de ter a minha, e predento deixá-la com as configurações que vc indicou, mudando principalmente a mesa de 110 por uma de 100! Que sorte a minha, pois minha altura é 1,82m (risos)!

    Keep 29eriding!

    Thiago Gurgel

    ResponderExcluir
  18. Obrigado por participar, Thiago.

    Qualquer dúvida, pergunte.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  19. Oi! Tenho 1,60com, tenho medo dessa bike ficar grande pois nunca a vi pessoalmente! Mas estou apaixonada!
    O q vc acha?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Olá Marianna,

    É muito gratificante ver mulheres se interessando pelas 29ers aqui no Brasil. Obrigado por ler e participar do P29BR.A campeã americana de XC de 2009 usou uma 29er também.

    Geralmente o top tube das 29ers é um pouco mais longo que o de uma 26er de mesmo tamanho de quadro, portanto, acredito que a Caloi Two Niner irá ficar um pouco grande para você, de qualquer forma, se quiser fazer um test-drive, me avise.

    Um quadro tamanho pequeno seria perfeito para você.

    Se precisar de ajuda para encontrar algum, me avise.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  21. Adil,tenho 1,78mt qual tamanho ideal para mim 18 ou 20 da caloi two nine 29? outra coisa, seria interessante eu mudar a mesa de 110mm para 100mm em qualquer dos dois tamanhos?quanto a cor dessa bike, será a caloi vai variar de cores em 2010?

    ResponderExcluir
  22. Oi Mauro,

    Estava revisando os comentários e percebi que não respondi o seu. Me desculpe.

    Sem dúvida o tamanho 18 é suficiente para você.

    Quanto à mesa, depende muito das suas medidas de tronco e braços, a princípio, trocaria.

    Não está programada outra cor.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  23. Oi Adil, estava lendo seus comentários sobre a Caloi two niner e realmente são motivadores. Mas fiquei em dúvida com relação aos freios utilizados. No site da caloi aparecem como freios a disco mecânicos. É isso mesmo?
    Em uma pesquisa rápida vi que realmente o custo beneficio leva todo mundo que não pretende investir muita grana para a Caloi, mas será que realmente vale a pena?

    Forte abraço

    Celso

    ResponderExcluir
  24. É to vendo que vou migrar da minha elite 2.7 para a 29er! Parece ser muito boa a bike!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Oi Celso,

    A Two Niner ainda vale muito a pena, mesmo utilizando freios à disco mecânicos, eles funcionam bem e o pacote de peças compensa.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  27. Olá Eduardo,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Depois de migrar para as 29ers, você irá esquecer totalmente sua Elite 2.7, te garanto!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  28. AA uma coisa e como é a questão da frenagem? é boa e segura?e outra coisa tenho 1,70m o quadro de 18" serve para mim?

    ResponderExcluir
  29. Oi Eduardo,

    Considero que os calipers Avid BB5 são realmente muito eficientes em se tratando de freios operados via cabo. Eles não deveriam ser uma preocupação para os compradores da Two Niner.

    Com 1,70m você está bem pouco abaixo para o limite mínimo de altura recomendado para o quadro 29er da Caloi, no seu caso, recomendo um teste drive antes de comprar. Você vai precisar de uma mesa mais curta.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  30. desculpe te incomodar de novo, tenho um velo8, ele marca direito a km e velocidade na 29er, sabe me dizer? e outra questão de peças, pneus, aqui na minha cidade é fraco ainda an relação as 29er e ai em caxias com o está essa questão?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite!! foia primeira vez que ví esta bike, e sinceramente fiquei apaixonado e disposto a trocar minha Sundown Team 4000 por esta Caloi, mas confesso que nunca vi uma 29er pessoalmente! Então a primeira duvida que surgiu foi sobre o tamanho que deveria escolher, pois tenho 1,83m. Qual sería o tamanho ideal?
    Um abraço!!

    Adriano Passabão

    ResponderExcluir
  32. Oi Eduardo,

    Não sei dizer se o seu ciclocomputador consegue registrar corretamente as informações de velocidade e distância numa 29er. Basicamente você pode colocar o bico da câmara da roda da sua bicicleta aro 29 numa posição perpendicular ao solo, marcar no pneu esse ponto como início e dar uma volta completa com a roda. Marque o ponto final e meça a distância. Se o seu Velo8 aceitar o número, ele vai funcionar bem.

    Nas cidades do interior as bike shops ainda não apostaram nas 29ers, até pelo fato da grande maioria dos vendedores ainda não conhecerem de verdade o formato. Aqui no estado de são Paulo as principais cidades, mesmo no interior, já vendem equipamentos para as bikes de rodas grandes.

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. Oi Adriano,

    Pela sua altura, você é um candidato perfeito às 29ers. Trocaria sua bike por uma Caloi Two Niner de olhos fechados. A bike da Caloi tamanho 18" vai ficar perfeita para você.

    Qualquer dúvida, me escreva.

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. fiz um test drive ontem com a 29er,cara que maravilha, isso que o era quadro 20" e me senti confortável, então o 18" com uma mesa mais curta vai ficar melhor ainda, outra coisa, se colocar um pneu mais fino tipo 2.10,2.00 ou 1,95 vou ter a mesma segurança nas decidas? Pois com vc. disse , nas subidas se ganha mais tração com um pneu mais fino.

    ResponderExcluir
  35. Olá Eduardo,

    Sim, você poderá usar pneus até 1.95 com boa margem de segurança, mas é claro que os 2.25 originais descem ainda melhor. Dequalquer forma, para XC pneus 29x2.1 são suficientes.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  36. Esse top tubo horizontal de 600mm é recomendado para ciclistas com 1,75 metro ou MAIS.
    Essa Caloi parece muito (na geometria) com a Sette Razzo.
    No site da Sette tem um "bike fit" interessante com vários tamanhos, começando do 16".

    ResponderExcluir
  37. http://www.settebikes.com/razzo_frame.htm

    ResponderExcluir
  38. Olá Adil, Boa noite!!!
    Depois de muitas pesquisas e seus conselhos, comprei a minha Two niner!
    Ainda não chegou e estou ansioso! Assim que chegar e dar minha primeira volta eu volto a postar minha experiência!!
    Um abraço!

    Adriano Passabão

    ResponderExcluir
  39. Olá César,

    Obrigado por acompanhar sempre o P29BR!

    Já li alguns dos seus posts em fóruns sobre 29ers, mas infelizmente não posso concordar com sua afirmação que a Caloi Two Niner tamanho 18" não serve para alguém mais baixo.

    Os 1,75m que você sempre menciona nos seus comentários, devem mesmo ser adotados com um referencial, entretanto não se trata de uma regra imutável. Entre um biker e outro existe invariavelmente uma variação no comprimento das pernas (cavalo) e do tronco, por isso, eventualmente alguém que está um pouco abaixo de 1,75m ainda pode vir a se adaptar ao quadro 29er tamanho 18" da Caloi.

    Outro detalhe que considero muito importante é nunca compararmos uma aro 29" com uma aro 26" em questão de geometria. São bikes concebidas de maneira distinta para rodas distintas. A 29er sempre terá o top tube efetivo mais longo e não irá "vestir" exatamente igual a uma aro 26 que o proprietário poderia estar pedalando antes.

    Para fechar, ainda existe muito "profissional" de Bike Fit que pouco conheçe de 29ers...ou até pior, nunca pedalou uma. Nessas condições indicar ajustes sem um base teórica, pode comprometer a qualidade de sua experiência a bordo de uma 29er. Por isso, escolha muito bem com quem irá fazer Bike Fit.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  40. Parabéns, Adriano :-D

    Bem-vindo ao clube!

    Depois compartilhe suas impressões com os outros blog-leitores.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  41. Bom dia!

    A bike chegou nesta quarta, depois de monta-la a noite, o jeito foi aguardar até o outro dia para testa-la, na quinta um pedal leve no asfalto e já me impressionei com o conforto, mas o verdadeiro teste foi hoje, que fiz um pedal de 75km, não peguei nenhum single, mas foi asfalto, esttradão, subidas com cascalho, na volta ainda passamos pela praia onde pegamos areia fofa e solada, pedras e grama. Por fim posso falar uma coisa, ótima Bike em todos do tipos de terrenos, muito agil, confortável e segura!

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  42. Ops!

    Esqueci de me identificar e dizer que a bike já veio com um avanço de 100mm que contado invertido ficou perfeito!!

    Adriano Passabão

    ResponderExcluir
  43. Adil,
    Tô querendo comprar uma bike versátil p/ pedalar em qualquer terreno, que seja confortável e aro 29.
    Qual modelo e marca você me indica?
    Pretendo gastar até R$ 4.000,00 (um pouco mais ou bem menos, dependendo do que você me sugerir). Mas a bike é só p/ lazer e não vai pegar nenhuma cratera.
    Ah, tenho 1,72.
    Valeu pela força.
    O Blog está ótimo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  44. Adil,
    Tô querendo comprar uma bike versátil p/ pedalar em qualquer terreno, que seja confortável e aro 29.
    Qual modelo e marca você me indica?
    Pretendo gastar até R$ 4.000,00 (um pouco mais ou bem menos, dependendo do que você me sugerir). Mas a bike é só p/ lazer e não vai pegar nenhuma cratera.
    Ah, tenho 1,72.
    Valeu pela força.
    O Blog está ótimo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  45. Valeu Adriano.

    Seu depoimento vai ajudar novos interessados a se converter para o Mundo 29er.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  46. Oi Igor,

    Obrigado por participar do P29BR.

    A linha 2011 da Specialized tem ótimas opções para você. O modelo Hardrock 29, o mais acessível da linha, custará menos de 3.000 Reais e apresenta um ótimo conjunto. Deve estar disponível aqui no Brasil no final de outubro.

    Se quiser comprar já, a Caloi Two Niner é até hoje o melhor modelo já lançado pela fábrica nacional. Recomendo.

    Qualquer dúvida, pergunte.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  47. ainda andei pouco tenho 1,70, mas estou me sentindo confortavel como num landau . Demetrio

    ResponderExcluir
  48. Com Quase 1500km rodados em todos os tipos de terrenos, posso dizer que a bike foi aprovada em todos, sem exeção! E agora estou aguardando o liquido Notubes para a conversão das rodas para Tubeless, para poder aproveitar todas a qualidades da 29er sem me preucupar com pneus furados!!!!

    Abraços

    Adriano Passabão.

    ResponderExcluir
  49. Olá Pessoal!

    Obrigado pelos depoimentos, eles dão mais segurança a quem deseja embarcar numa 29er, mas ainda tem algum receio.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  50. Olá Adil,

    Fiz um bike fit com a minha Two Niner. Entretanto, uso uma sapatilha Shimano M086 e, após ajustar o taco no fit, o bico da sapatilha pega na roda dianteira, mesmo em baixas velocidades. Meu quadro é 18".

    Rafael.

    ResponderExcluir
  51. Oi Rafael,

    Isso é uma completa novidade para mim, principalmente porque o comprimento do top tube da Two Niner não é nada curto.

    Qual seria a sua altura?

    Qual é o comprimento dos seus pedivelas?

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  52. Olá Adil,

    Acho que o pedivela é de 175mm. Minha sapatilha é tam. 45 (calço 42 no Brasil). Tenho 1,84m de altura.

    Rafael.

    ResponderExcluir
  53. Adil,

    A propósito, quem fez o fit, fez a medida do meu pé e acabou chegando o taco para trás (consequentemente a sapatilha pra frente).

    Rafael.

    ResponderExcluir
  54. Olá Rafael,

    Você estaria no limite entre o quadro tamanho 18" e o 20". Considerando que você tivesse medidas proporcionais, um ou outro iria te atender bem.

    Mas além de estar nesse limite, tem a particularidade do tamanho dos seus pés, sendo assim, o ideal para você seria mesmo um quadro Caloi 20".

    Se por acaso seu pedivela for de 180mm aí é só trocar para um de 175mm.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  55. Bom dia! aqui estou interessado na caloi 29, mas lendo as ultimas postagens alguem disse que a roda dianteira pega na sapatilha. bom no meu caso tenho 1,80 e minha sapatilha é 46. qual o melhor quadro, 18 ou 20.

    at
    Djalma

    ResponderExcluir
  56. Olá Srs!

    Só para ajudar quem esta nessa dúvida sobre a Caloi. Eu tenho 1.83m de altura, não uso sapatilha, meu nº de calçado(BR) é 43 e meu pé não pega na roda!

    Meu pedivela é o original da Caloi, um Deore de 175mm.

    Se posicionar corretamente o pé, não tem esse problema.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  57. Olá Djalma,

    Quando o aro 29" começou, no início desta década, realmente a ponta dos pés do ciclista eventualmente tocavam a roda dianteira em algumas situações de curva.

    Principalmente a partir de 2005 o formato passou a se desenvolver a passos largos e esse problema em particular simplesmente deixou de existir através de ajustes no comprimento do top tube, no offset dos garfos, etc. A geometria das 29ers hoje está muito bem trabalhada e o resultado são bikes eficientes.

    Por tudo isso, esse caso do blog-leitor Rafael é algo totalmente isolado, provavelmente motivado por uma fisiologia toda particular.

    Não podemos em hipótese alguma transformar isso num mito, porque de fato NÃO é.

    O projeto da Caloi é ótimo e foi concebido com base no que as grandes fábricas internacionais já vinham utilizando com sucesso.

    Em relação a você, um quadro 18" estaria perfeito. De qualquer forma, antes de comprar, recomendo que visite um revendedor Caloi e faça um test-drive. Ainda assim, penso que o tamanho 20 seria exagerado para sua estatura.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  58. Olá Matheus,

    Concordo inteiramente com você!

    Não deve ser o caso do leitor Rafael, mas tem um outro detalhe que menciono em minha próxima coluna na revista Bike Action: atenção quando escolher os fundamentais serviços de Bike Fit, muitos (muitos mesmo) desses profissionais nunca pedalaram uma 29er. O que acontece depois, você imagina...

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde Adil
    obrigado pela informação
    estou quase comprando minha 29 er, ja achei por 2499,00 on line o preço ta otimo.
    pensei em fazer este teste drive que vc falou mas ja olhei em todas as lojas em Belo Horizonte e ainda ninguem tem.
    sobre o quadro acho que vou ficar com esse 18 mesmo, eu tinha uma caloi team LX e era 18.

    at
    Djalma
    at
    Djalma

    ResponderExcluir
  60. Oi Djalma! Eu não acho muito seguro comprar sua 29er tendo como base a sua 26er! O ideal seria você testar alguma antes de comprar. Olha o meu exemplo, E tenho uma Specialized Rockhopper29er tamanho 17" e minha antiga 26er era tamanho 18. Espera mais um pouco para fazer um teste, veja se nos passeios da sua cidade alguém já tem alguma 29er para você ter alguma noção de tamanho, certo? Espero ter ajudado um pouco, acho que o Adil pode explicar melhor.

    Um abraço a todos!
    Thiago Gurgel.

    ResponderExcluir
  61. Olá Djalma, blz?

    Antes de comprar minha Caloi (minha primeira 29er) fui até a Centauro do BH Shopping. Lá sempre teve uma Caloi Two Niner montada de exposição. Telefone para eles antes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  62. Olá Djalma,

    Se puder testar melhor, ainda assim penso que o tamanho 20" seria demais para você.

    Aos blog-leitores Thiago e Matheus obrigado pelas dicas e informações, afinal vocês também fazem o P29BR.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  63. Boa noite Galera, peço desculpas por não ter respondido antes os comentarios, é que estou de ferias e quero ficar distante do pc...rs
    mas hoje vim dar uma olhada se tinha novidades.
    liguei na centauro e eles não tem mais, fui no centro e na global me informaram que vai chegar uma essa semana tamanho 18 vou aguardar para ver a bike de perto porque mineiro tem que ver com as mãos..rs
    assim que colocar as maos nela conto a vcs. obrigado pela atenção
    Djalma

    ResponderExcluir
  64. Adil, só vc pode me ajudar. Encomendei a Caloi 29ers, porém não consegui encontrar em nenhuma loja essa bike para um teste. A minha dúvida é a seguinte: Qual tamanho do quadro?
    Eu pedi um de 20", tenho 1,83cm de altura. Se fosse uma aro 26 tudo bem, mas estou em dúvida pela geometria particular das 29ers.
    Desde já agradeço, Mauricio.

    ResponderExcluir
  65. Oi Mauricio,

    Obrigado por acompanhar o P29BR.

    Você com sua estatura está numa zona limítrofe entre o quadro 18 e o 20. Os dois vão te atender bem. Se prefere um top tube mais comprido e uma bike mais estável fique com o 20, caso queira maior manobrabilidade vá de 18.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  66. Muito obrigado pela ajuda Adil. Só vc mesmo. Quando se trata de 29ers vc e seu blog são referências. Já decidi, vou comprar a 20".
    Pena que vai levar 1 mes pra chegar, mas quando vir eu posto minha opinião aqui.
    Obrigado novamente Adil, pela rapidez e atenção.
    Att. Mauricio

    ResponderExcluir
  67. Oi Adil:
    Tenho 1,85m de altura, qual seria o tamanho do quadro da Caloi 29 para mim? E vi tua sugestão de trocar o cassette 11-32 para 11-34, o que significa isto?
    obrigado
    Fernando Bertolucci

    ResponderExcluir
  68. Oi Fernando,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Com 1,85m de altura, é mais lógico ficar com o tamanho 20", acredito que será mais confortável para você. Ainda assim, eventualmente o 18" com a mesa original de 110mm pode te servir também, por isso aconselho, se possível, experimentar antes.

    A troca do cassette, ou das catracas traseiras, serve para adequar a pedalada às rodas de maior diâmetro, uma vez que o esforço requerido para você movimentar uma 29er é em torno de 10% maior em comparação a uma bicicleta aro 26". De qualquer forma, o conselho mudou um pouco, o ideal seria substituir o cassette 11-32 original por outro 12-36 Shimano HG-61.

    Em caso de maiores dúvidas, pergunte.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  69. Adil, estive lendo o teste da Two Niner buscando exatamente esse tipo de informações que você passou.

    Mas mesmo assim ainda fiquei com dúvidas, principalmente por se tratar de uma bike 29ers, e como estou bastante interessado em comprar uma, resolvi aproveitar seu conhecimento e opinião.

    Como tenho 1,66m de altura, tenho receio que mesmo no tamanho 18 e com essa mesa de 110mm ela fique desconfortável.
    E quanto a suspensão com 80mm, me parece um pouco "curta" para uma tocada mais agressiva.
    Qual sua opinião quanto a esses dois aspectos citados?

    Obrigado.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  70. Esse 1,75 não é uma fórmula mágica que eu sempre comento. Acontece que meço 1,73 metro e o quadro 18" ficou grande para mim!!! Tenho apenas 80cm de entre-pernas (cavalo), então isso quer dizer que meu tronco é até maior proporcionalmente que meu "cavalo", em tese a 29'er tam. 18" ficaria boa para mim, mas não ficou. Minha dica para ciclistas com 1,75 metro ou mais optarem pelo tamanho 18" (medium) e os ciclistas menores por quadros 16" (small) são baseados na minha própria experiência, não apenas em uma tabela de bike fit que vi na internet.
    Quem quiser acreditar ... acredite!
    Quem quiser pagar para ver então opte pelo quadro maior, tenho certeza que sua LOMBAR em pouco tempo vai reclamar da posição incômoda em cima da bike.
    Recomendo esse bike fit: http://farm5.static.flickr.com/4106/5161910300_e874dc1315_b.jpg

    ResponderExcluir
  71. Uma 29'er com um quadro tam. médio (18" no caso da Sette ou 17,3" no caso das Scott) não precisa de mais do que 80mm e um pneu 2.1 para absorver qualquer impacto. Indicaria uma suspensão com 100mm e pneus maiores para quem usa quadros Large ou maiores.
    Se você usa um quadro SMALL (pequeno) e colocar uma suspa 29'er de 100mm pode ser que a frente fique muito alta e desproporcional, o que pode também te atrapalhar nas subidas!!!

    ResponderExcluir
  72. Oi MarMeLo,

    Obrigado por acompanhar o P29BR!

    No seu caso, considero a Caloi Two Niner tamanho 18" ainda muito grande. Uma opção interessante seria a Scott Scale 29 Comp 2011, com um quadro leve e eficiente, componentes confiáveis e principalmente, um tamanho mais adequado a você, o Small, equivalente a 15.6".

    A Scott também conta com uma suspensão com 100mm de curso e geometria preparada para isso, entretanto não se preocupe, porque devido ao maior diâmetro das rodas e o aumento da capacidade de amortecimento dos pneus, 80mm são bastante aceitáveis e quase que um padrão entre as demais marcas que vendem hardtails aro 29.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  73. A Tomac por exemplo recomenda 80mm em todos os tamanhos de sua Tomac Flint.
    http://www.tomac.com/bikes.php?year=2011&model=flint-29#5

    Eu recomendo 100mm a partir do quadro Large (na Flint é o 19" com ETT de 622mm). O Large da Caloi é o 20".

    ResponderExcluir
  74. olas...
    Comprei uma Caloi 29er tamanho 20, estou esperando ela chegar.
    Com relação a troca de cassete, é necessário também trocar o cubo
    (http://turmadopedal.groupsite.com/post/se-for-usar-o-cassete-12-36-aconselh-vel-trocar-o-cubo-tamb)?
    Pretendo utilizada em trilhas de final de semana e viagens de bicicleta, então minha preocupação é com as subidas e não com alto desempenho/velocidade.
    Grato
    Marcelo "Viramesa"
    Maringá-PR

    ResponderExcluir
  75. Hola Marcelo,

    De fato a Shimano vende essa idéia de trocar o cubo também, mas por experiência pessoal, te digo que estou há mais de um ano usando o cassette 12-36 em inúmeros tipos diferentes de cubos em todas as minhas 29ers, inclusive na Caloi Two Niner. Nunca tive qualquer problema.

    Pode trocar o cassette tranquilamente.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  76. vou transformar o cassette 11-34 em um 13-36.
    Tem um kit que vende no e-bay que serve para isso.
    Você retira o anel de 11 dentes e substitui por um de 13, adiciona um de 36 dentes atrás do de 34 (com o espaçador que vem junto). Tem que comprar também o LockRing para cassettes 12 dentes ou maiores.

    ResponderExcluir
  77. Acho que ficará melhor no 11-32.
    11-32t (11-12-14-16-18-21-24-28-32)
    Vai virar:
    13-36T (13-14-16-18-21-24-28-32-36).

    Show de bola!

    ResponderExcluir
  78. Olá Adil Filoso, estou pra comprar uma 29er e gostaria de saber qual compensa mais na atualidade.

    Em vista, eu queria uma Caloi Two Niner, amei o looking da bike.

    Aqui fica meu Bike Fit pra você me indicar tamanho, altura canote, mesa etc... http://i54.tinypic.com/dr2fb6.png

    Valeu!

    ResponderExcluir
  79. Esse bike fit é o ideal!!! http://farm5.static.flickr.com/4106/5161910300_e874dc1315_b.jpg

    Caloi 29er tamanho 18" para ciclistas com 1,75metro ou maiores.

    ResponderExcluir
  80. Oi Beto,

    Obrigado por participar do P29BR.

    A Caloi Two Niner tem um excelente custoXbenefício, já que conta com um pacote de peças bem melhor que os das concorrentes na mesma faixa de preço.

    Eu tenho exatamente sua altura, por isso posso afirmar com toda convicção que uma Caloi Two Niner tamanho 18" fica perfeita para você.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  81. Olá Adil,

    Sou leigo no assunto mas fiz algumas pesquisas em sites e foruns da vida, e realmente não tem nada comparado ao custo x benefício desta bike. Pelo que eu li, somente pelo grupo Deore, e susp. Dart 3 ja valeria muito a pena.

    Estou muito (muito mesmo) a fim de compra-la, mas minha preucupação é a altura. Tenho apenas 1,65. Segundo um vendedor, devido a geometria do quadro (acredito que seja a curvatura) e até fazendo alguns ajustes, não teria problema, bastaria me acostumar. Parece ser lábia de vendedor, mas estou tão interessado pelo custo x benefício que estou quase caindo nessa :)

    Gostaria de saber se alguem que possui minha estatura ou próxima dela já fez algum teste ou tem esta bike que poderia dar a opnião a respeito.

    Abraços,
    Cleyton

    ResponderExcluir
  82. Oi Cleyton,

    Sua estatura desaconselha a compra dessa Caloi Two Niner tamanho 18", está abaixo do mínimo recomendado, por isso você precisaria de um quadro menor.

    De qualquer forma, se quiser experimentar, dê antes uma lida em:
    http://projeto29brasil.blogspot.com/2010/10/p29br-29er-doc-o-dilema-do-tamanho-do.html

    Nesse post você terá informações que te ajudarão a escolher a bike mais correta para seu biotipo. Um ponto importante a se levar em consideração é que sua medida conhecida como “cavalo” esteja pelo menos 3cm acima do top tube quando estiver posicionado sobre a bicicleta com os pés plantados no chão.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  83. Cleyton, não cai nessa lábia de vendedor não! Realmente a Caloi é o melhor custo X benefício em matéria de MTB hoje em dia, com os benefícios da aro 29" (conforto, tração, facilidade em transformar em tubeless, posição do ciclista)...
    Mas um quadro que tem um tubo horizontal (effective top tubo) de 600mm é equivalente a um quadro tamanho 20" de rodas 26" (comuns). Minha primeira MTB "decente" foi uma Caloi Elite tam. 19", já tive também Giant ATX Pro no mesmo tamanho, ficavam NO LIMITE para minha altura de 1,73 metro e ambas têm menos de 600mm de tubo horizontal. Pense bem, um ajuste de canote é fácil resolver, hoje em dia existem canotes de até 430mm, mas ajuste de mesa (avanço) são poucas opções de tamanho e mesmo ajustando-a DIFICILMENTE você conseguirá o tamanho ideal no COMPRIMENTO do quadro.
    Pense bem... se sua lombar ficar muito curvada e os braços muito para frente o risco de lesões aumentará muito e você não conseguirá pedalar por muito tempo (mais de 2 horas por exemplo) sem sentir desconforto e cansaço!
    Tenha o livre-arbítrio para escolher sua bike, mas não releve certos conselhos, você perderá dinheiro e tempo investindo em uma bike que não é apropriada para seu tamanho.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  84. Quem não comprou a Two Niner perdeu uma GRANDE oportunidade e pechincha!!!
    Parece que a Caloi NÃO está conseguindo manter o preço e simplesmente está difícil de ver Two Niner nos sites e lojas de bikes.

    Quem comprou, no seu tamanho indicado, é lógico, fez um excelente negócio! Parabéns a todos(as) que compraram e acreditaram na indústria nacional!

    Tomara que não façam o mesmo com a NEO 2.4, que continua, na minha opinião, a melhor MTB em termos de relação custo-benefício!!

    ResponderExcluir
  85. Acabei de comprar a Caloi 29er, no preço promocional, e dei o primeiro pedal sábado. Já competi por alguns anos e sempre fui apaixonado por pedal, porem nos ultimos anos dediquei ao motocross.
    Faziam 7 anos que não pedalava, e me senti muito confortável.Tenho 1,81m e achei a ciclística excepcional. A diferença dela pra uma 26, é como se um adulto com estatura média (1,60 a 1,70) optasse por andar de aro 24. Recomendo e aprovo, adorei realmente a bike.
    Comprei na Ciclo Araxá, em Araxá-MG, talvez ainda tenham mais algumas. Se alguém se interessar eu passo o contato.
    Abraços

    ResponderExcluir
  86. Olá Daniel,

    Obrigado pelo seu depoimento, ele reforça a qualidade do produto que é um dos mais recomendados pelo P29BR em virtude de uma relação custo X benefício excelente.

    Se você comprou por um valor promocional, com certeza outros bikers vão querer.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  87. Estou voltando às full suspension, hard tail para trilha NUNCA mais!!

    Acho que vai ser a primeira Haro Shift do Brasil!!!!

    $300 com frete no quadro no e-bay, só alegria!

    ResponderExcluir
  88. Adil, comecei a pedalar agora. Comprei uma neo 2.4 e estou achando muito boa.
    estou tentado em adquirir essa two niner, tenho 1,70 de altura, o que vc acha?
    Outra coisa, soube que tens um quadro da two niner a venda? ainda está?
    Atenciosamente,
    Davydson.
    e-mail para contato:
    davydson@msn.com

    ResponderExcluir
  89. Olá Davydson,

    Obrigado por acompanhar o P29BR.

    Não quero parecer tendencioso, mas considero a Caloi Two Niner é infinitamente superior à Neo.

    O quadro tamanho 18" da Two Niner é indicado principalmente para ciclistas com pelo menos 1,75m de altura, entretanto nada te impede de comprar uma e utilizá-la com uma mesa bem pequena, para de certa forma compensar o top tube mais comprido.

    Além disso, você precisaria testar uma, ficar de pé sobre a bike e com os pés no chão conferir se existe espaço suficiente entre seu cavalo e o top tube da bike.

    Não tenho quadro da Caloi para vender, mas vou me informar com a fábrica como está a disponibilidade do modelo, visto que tem bastante gente procurando e não encontrando.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  90. Oi Adil,

    Obrigado pela rápida resposta.

    Estou empolgado para entrar no mundo das 29er. Pena que a Caloi não pensou em pessoas com a minha estatura.

    Todavia, faz 10 dias que comprei a vista a neo full por R$ 1.999,00 na centauro. De qualquer sorte nada impede, no futuro, de adquirir uma outra bike para ficar com duas opções.
    Abraço!
    Davydson.

    ResponderExcluir
  91. Dayvdson, meus parabéns! Não podia ter iniciado com uma bicicleta melhor!!!!
    Full Suspension é , SEM DÚVIDA, a melhor bicicleta para trilhas.

    As trêz vezes que vendi meus quadros full e voltei para as hard tail eu me arrependi! Uma vez até tentei um canote com suspensão da Cane Creek, mas não tem nem comparação, um amortecedor (principalmente a ar) no quadro funcion 1000 vezes melhor!
    Isso que dizem que full suspension é ruim para subir ... é tudo papo-furado, a full suspension lê o terreno, enquanto a hard tail fica quicando em cima das irregularidades.
    Na full suspension você pode usar pneus estreitos na roda traseira, de 1.90 @ 2.10, sem prejudicar o conforto, porque quanto menor o pneu, mas agilidade na bike; coisa que não acontece na hard tail, quanto menor o pneu mais desconforto você sente na bike , mais precisamente no selim!!!
    O maior peso do quadro full é rapidamente igualado ao peso da hard tail com bons componentes e pneus menos largos. O que dá agilidade à bike é o peso rotativo: rodas (traseira principalmente), pneus (sem câmara de preferência), pedivela, corrente, pedais (meus preferidos são os CB Egg Beater) e até sapatilha.
    Já usei 29er por mais de um ano, fiz umas 20 trilhas, entre elas as mais difíceis do Distrito Federal, ela não é muito boa em terrenos muito irregulares, o problema é que a roda grande tem dificuldade para retomar velocidade; e as velocidade em terrenos mais acidentados variam MUUUUUITO!!!!
    Meus up-grades para a NEO seriam: câmbio traseiro SRAM X.5 de 9 velocidades, passadores SRAM Grip Shift x.7 , guidão reto com bar-ends , uma suspensão a ar (Rock Shox TORA Solo Air, RST F1RST ou Sr. Suntour Epicon e pelo menos um freio dianteiro a disco mecânico.

    ResponderExcluir
  92. Obg "anônimo".

    De fato quando comprei a neo 2.4, fui incentivado pela tecnologia e pela beleza, diga-se de passagem.

    A neo tem em seu quadro a liga de alumínio 7005, com a tecnologia super plastic form, além de ser aparentemente muito reforçado.

    A suspensão dianteira dart 2 possui trava e a traseira é com regulagem a ar com ajuste de retorno.

    Bom estou satisfeito pela compra, no entanto quero esperimentar a 29 er, seja a caloi two niner ou uma especialized.

    Estou em dúvidas. abraços,

    Davydson.

    ResponderExcluir
  93. https://lh6.googleusercontent.com/_21EwEcBnqK8/TFlxEeVPiAI/AAAAAAAABHI/mm_ZW__0rrA/s800/sette%20razzo%20001.jpg

    https://lh5.googleusercontent.com/_21EwEcBnqK8/TFlxEgSJ5tI/AAAAAAAABHI/GwrVXrkxNpQ/s800/sette%20razzo%20002.jpg

    ResponderExcluir
  94. linda bike!

    Dei uma olhada em uma especialized aro 29, com o quadro 17,5". Tenho 1,70m e achei confortável p/ minha estatura. estou estudando...

    Estou em dúvida em uma two niner (29) ou uma especialized (aro 29).

    A two niner vem com o grupo fechado shimano acera, octilink..., já a especialized é mais modesto o conjunto...

    Quero saber se alguém pode explicar qual dos dois é mais resistente em relação ao alumínio, qualidade e tal...

    Na loja que fui o vendedor disse que o quadro da especialize tem garantia vitalícia...

    ResponderExcluir
  95. vitalícia para primeiro dono.

    Se você comprar a bike , casar com ela, e não separar mais, a garantia é vitalícia. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  96. para altura de 1,70m , quadros da Scott 29'ers, o quadro certo é o 15,6", tamanho S, que NA VERDADE é M. Pra mim não existe S nas 29'ers.

    http://farm2.static.flickr.com/1427/5163730877_84b09e6f14_b.jpg

    ResponderExcluir
  97. Olá Davydson!

    Tem um detalhe errado aí na sua especificação. A Caloi Two Niner não vem com kit acera, ela vem com o kit Deore (e em todas que vi até agora, Deore 2010).

    O pedivela do kit deore não é octalink(estriado), ele tem o eixo integrado ao pedivela (muuito melhor que o octalink).

    Abraços ...

    ResponderExcluir
  98. Caros amigos,tenho 1,95 de altura , qual seria a melhor medida de quadro para mim ? Vou comprar uma specialized 29 !

    ResponderExcluir
  99. Olá comprador da Specialized,

    Você poderá escolher entre o 21 e o 23". Acredito que o maior seja melhor, entretanto te aconselho a experimentar antes para ter certeza qual será o mais confortável para você especificamente.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  100. Adil, grato pela informação !
    Estarei comprando a specialized agora no mês de abril em Madrid e posterioemente estou indo a França, onde começo a minha jornada rumo a Santiago de Compostela.
    Verei na loja qual se adapta melhor a mim, a 21 ou 23.
    Mais uma vez muito obrigado !!!

    ResponderExcluir
  101. Adil, sou praticante de ciclismo de estrada em nivel de competição e sempre fui apaixonado pelas MTB's. tinha uma aro 26 e agora adquiri a minha Caloi 29er, ainda não peguei trilhas e so rodei no asfalto. Inverti a mesa e os espaçadores, coloquei meus pedais SPD mas ainda não vi uma foto da cALOI 29er "vestida" para o XC. Vc tem uma foto com ela deste jeito?
    Semana q vem 10/04 irei competir no Montanha Cup com ela, farei a minha 1º Prova de MTB e estreiar a bike na trilha... passe umas dicas!!! Abraço

    ResponderExcluir
  102. kkkkk Agora q vi o seu nome me lembrei!!!! Comprei a minha MTB aro 26 de vc!!! uma Kona AA,kkkkkk agora to de 29 e vou vender a Kona... quer ela devolta???? kkk ta com grupo X7, KKKK Abraço

    ResponderExcluir
  103. Oi Renato,

    Mundo pequeno, não é mesmo.

    Fico contente que tenha vindo para as 29ers também.

    Você encontra fotos da two Niner em:

    http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/10/p29br-29er-test-garfo-de-carbono-niner.html

    Me avise se precisar de qualquer coisa.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  104. Adil, realmente você é um baita conhecedor de bike.
    Li todos os posts e não restou nenhuma dúvida a respeito de minha próxima compra.

    ResponderExcluir
  105. ui ui ui

    se não heim...

    ResponderExcluir
  106. Olá Amigos,

    Obrigado por acompanhar o P29BR.

    A idéia é essa mesmo, compartilhar com vocês, blog-leitores, um pouco da experiência de ter pedalado algumas dezenas de 29ers diferentes nos últimos anos.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  107. Olá Adil,

    Demorou, mas finalmente chegou a minha Two Niner. Muito obrigado pelas preciosas dicas...
    (nós trocamos alguns emails em dzembro).

    Bom... vou rodar um pouco nela antes de seguir a recomendação da troca do K7. vi um post aí de um kit 13-36 vendido no ebay... ainda não encontrei... tem algo que desaconselha o uso do kit?

    Gostaria tbem de recomendaçõs (considerando bom custo/benefício) para ciclocomputer wireless e sapatilha... tem muito tempo que estou "fora do mercado".

    Forte abraço,
    Cid - BH/MG

    ResponderExcluir
  108. Oi Cid,

    Parabéns pela aquisição.

    O cassette é o 12-36 HG-61 da Shimano. Não há qualquer contra-indicação, polde usá-lo normalmente e com qualquer cubo.

    Em termos de sapatilhas, eu uso e aprovo as Scott, tem bom custo benefício e durabilidade.

    Qunato a ciclocomputador, já não uso há algusn anos. Troquei o meu por um GPS Garmin 305, ele é bem melhor que um ciclocomputador, não necessita de sensores ou fios e pode ser mudado de uma bike a outra sem que você tenha que configurar nada.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  109. GPS para trilhas tem que ter suporte de mapas (tracklogs). O 305 não tem, na minha opinião é jogar dinheiro fora.
    Comprei o Edge 605 há três anos atrás e é só alegria, muito bom mesmo!
    Hoje em dia compraria, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, um Edge 800 básico sem monitor cardíaco.
    GPS é na cidade do GPS: www.gpscity.com

    ResponderExcluir
  110. Isso mesmo Cid,

    Já tenho meu GPS há vários anos, então se você quiser comprar um agora, já existem modelos muito mais modernos que o meu, como o próprio "Anônimo" escreveu.

    De qualquer forma, o modelo que uso me atender muito bem por enquanto, por isso ciclocomputador eu já considero coisa do passado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  111. Eu estava muito cabreiro de comprar uma 29, mas li a sua avaliação da Caloi 29er, encorajei e comprei.

    Parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar tanta informação.

    ResponderExcluir
  112. Olá Mafra,

    Fico muito contente em trazer mais um ciclista para o Mundo das 29ers.

    Sempre que tiver alguma dúvida, escreva!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  113. Pois é, pode crer que você angariou mais um 29er. É o que espero. Eu estava sem pedalar de MTB há 2 anos, mas não parei de pedalar. Bike é meu transporte (Monark Brisa e Caloi Suave 3V). A 29er eu comprei hoje e comecei dando umas pedaladas de leve, uma terrinha, uns pulos. Me senti confortável, mas sem muita agilidade. Achei a mesa comprida, mas isso deve ter mais a ver com a minha adaptação do que com a bike, não sei. Entretanto, percebi que ela tem um grande potencial para me dar muitas alegrias. Amanhã vou fazer um teste mais eficiente e escrevo pra contar. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  114. Olá Mafra,

    A mesa original da Caloi Two Niner é de fato grande demais. Depois que você se familiarizar com a bike, deixe suas impressões.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  115. Adil, depois de uns dias me sinto com um pouco mais de propriedade pra falar da 29er.
    Posso me cosiderar adaptado às rodas grandes. A bike parece uma nave no asfalto, apesar do pneu balão. Na estrada de terra nem se fala, só não voa porque eu sou pesado. Muito boa a aquisição. Gostei muito.
    Agora, a mesa eu ainda acho um pouco comprida, apesar de ter me acostumado, mas ela tem de estar abaixo dos espaçadores na bengala, senão não domino a bici.
    Como eu disse, em estradão ela vai embora fácil, e ainda estou sem sapatilha, mas nas single tracks me senti num cadilac no cartódromo.
    Não tenho ainda o domínio total dela, ma acho que uma mesa de 80 ou 90 mm vai me ajudar bastante.
    O selim eu não gostei, mas não interfere na avaliação da camela.
    Agora, acho que a Caloi pecou no cassete. Realmente a relação é pesada. Uma catraca com 36 dentes seria ideal. Como na loja não tinha nem de 34, vou gastar esses cassete para fazer o up na próxima.
    Enfim, foi uma ótima aquisição e mais uma vez te agradeço pela postagem, pois foi ela que me animu a comprar a bike. Eu ia de Caloi Elite 2.8 e na hora H achei seu site.
    Como a minha meta são cicloviagens em estrada de terra e trilha, acho que encontrei a bike perfeita.
    Mas fiquei com uma dúvida: E a garupa, coisa que vou precisar logo logo? Será que qualquer uma cabe ou tem de ser uma específica para algo como aro 700?
    Vou aproveitar para fazer uma pergunta bem boba, mas que se faz necessária. Sempre usei pito grosso na câmara e a 29er veio com o pito fino. Qual a ventagem disso?
    Como já achei umas câmaras aqui em Brasília com o pito grosso, tenho pensado em alargar o furo do aro. O que me diz sobre isso?

    Agora os amigos de pedal estão de olho grande nas rodas, ou melhor, de olho nas rodas grandes.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  116. bico fino (presta) é mais fácil instalar pois vem com uma porca que faz com que o bico fique alinhado, já o bico grosso (válvula de carro = schrader) é mais difícil porque ao encher o pneu a câmara pode sair do lugar e o bico ficar desalinhado (torto), alé da câmara de bico fino (presta) ser mais leve.
    Selim WTB ou SDG são os mais confortáveis.
    WTB Pure V.

    ResponderExcluir
  117. Olá Mafra,

    Com relação à garupa, as tradicionais não devem servir, principalmente se você utilizar os pneus originais da Two Niner. Uma opção que eu uso é o modelo da Topeak (http://www.topeak.com/products/Racks/MTXBeamRackEX) que vai instalado no canote do selim.

    POr falar em selim, meus dois prediletos são o Fizik Aliante e, um achado, o Syncros AM, bom, bonito, barato e mega confortável.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  118. Olá para todo. Sou novo por aqui.
    E inicialmente, parabenizo a todos pelo comentários de qualidade. Estou com uma dúvida... estou preste a adquirir uma bike de trilha, e estou com duas opções: Caloi two niner e uma Cannondale 5, ambas no valor de R$ 2.690,00. Vou pegar umas boas trilhas, inclusive umas pesadas... nas opiniões de vcs qual seria melhor para mim. tenho 1,84 e já ando de bike a um certo tempo.
    Desde já agradeço os comentários de vcs.

    Valeu

    ResponderExcluir
  119. ciclista com altura de 1,84 metro certamente encontrará uma melhor posição (conforto) em uma bike aro 29", sem sombra de dúvidas.

    ResponderExcluir
  120. Acho que a bike perfeita seria uma Cannondale Scalpel 29er.
    Já existe?

    ResponderExcluir
  121. Olá Anderson,

    Conforme mencionou o nosso querido amigo "Anônimo", sua estatura favorece a opção por uma 29er.

    Caso, num futuro próximo, você pense em um upgrade para sua suposta 29er, um garfo com cubo de eixo passante seria bem vindo, imaginado que seu peso seja compatível com a altura.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  122. Pois é, essa garupa não serve pra mim, ela não aguenta o peso da barraca, saco de dormir, fogareiro, algumas roupas e alimentos. Sem chance.

    Eu vi no blog da Renata Falzoni uma foto da 29er com garupa ( http://espn.estadao.com.br/renatafalzoni/post/194862_RENATA+FALZONI+EM+7+DIAS+DE+PEDAL+PELA+FRANCA ). Agora é achar a dita cuja.
    O selim ainda vou escolher dentre os que encontrar aqui nas bike shops de Brasília.

    Agora, depois de algumas centenas de km rodados, uma constatação sobre o deore traseiro. Você disse no post que ele é um achado, mas tenho que discordar. Já usei o deore antes e sempre foi muito ruim porque desregula fácil. Achei que a mecânica desse era melhor, mas não é. Não aguenta um passeio, é só pedalar que ele desregula. O pior câmbio que a shimano já fez. O alivio bota ele no bolso. O câmbio e o cassete são os "defeitos" da 29er. Apesar da raiva que o câmbio me dá todo dia, acredito que tenha valido o custo benefício da bike.

    Eu tenho 1,82m e me adaptei muito bem à geometria da 29er. O rendimento e conforto são incomparáveis à 26.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  123. Onde acho uma Caloi two niner ou uma Cannondale 5, ambas no valor de R$ 2.690,00?

    Ten. Silke

    ResponderExcluir
  124. Oi Mafra,

    Você realmente vai precisar de um bagageiro mais forte. Antes de comprar, leve sua bike para medir como ele vai ficar em relação a sua roda traseira, além do que o pneu original da Two Niner tem um perfil alto que pode atrapalhar um pouco a escolha.

    Considero o grupo Deore da Two Niner, principalmente os componentes da linha Shimano Deore M590, de fato muito bom para o preço da bike. Concordo com você que o câmbio traseiro da Two Niner não funciona tão bem quanto o novo Alivio M430, entretanto utilizo o meu com sucesso em várias das bikes de teste que eu monto. No caso do cassette, realmente a Caloi poderia ter feito uma escolha mais adequada.

    Boas pedaladas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  125. Olá Ten. Silke,

    Tenho contato direto com a Caloi. Me diga onde está e eles te indicam uma loja que efetivamente tenha o produto em estoque. Qual tamanho você gostaria de adquirir?

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  126. Olá Adil,
    Obrigado pelo retorno
    Estou em São Paulo Capital. Outi falar que não tem mais a Two Niner 2011 nas lojas pois vai sair a 2012, é verdade?

    abs,
    Ten. Silke

    ResponderExcluir
  127. Adil,
    O tamanho que eu gostaria seria a 20.
    abs,
    Ten. Silke

    ResponderExcluir
  128. Se você não achar no site NETSHOES não encontra em lugar algum! Melhor site de material esportivo, inclusive bicicletas, do Brasil, com certeza!

    ResponderExcluir
  129. Adil, só pra te parabenizar e agradecer tanto a atenção como a informação sobre a 29er. Falei antes e reitero que esse post foi o responsável pela minha escolha pela bicicleta e agora percebo que o aro 29 era o que eu procurava sem saber.

    Valeu mesmo!

    Keep 29eriding!

    ResponderExcluir
  130. Olá, Adil.

    Acabei de vender minha T-Type e agora estou buscando uma nova MTB. Gostei de duas: a Elite 2.8 e a 29er. Ambas com o custo benefício muito bom, pelo que percebi.

    O vendedor me disse que o câmbio traseiro da Elite 2.8 (Deore XT) é superior ao da 90er. Isso procede ?

    Também me disse que a suspensão dianteira da Elite 2.8 é a ar, que seria melhor que a de mola da 29er. O que vc me diz ?

    Atualmente, estou mais pedalando em asfalto, mas tenho interesse em partir pra trilhas. Qual seria o grande diferencial entre os dois modelos nesse caso ?

    Tenho 1,80. Creio que o tamanho 18 na 29er é o melhor pra mim. Certo ?

    Parabéns pelo blog tão esclarecedor !

    Cláudio (Manaus-AM)

    ResponderExcluir
  131. Olá Cláudio,

    Um câmbio traseiro XT de fato é superior ao Deore da Two Niner, mas pessoalmente eu não basearia a escolha de uma bike no modelo que câmbio montado nela.

    Um suspensão Tora é superior à Dart que equipa a Two Niner, apesar de ambas posuirem um peso similar.

    O diferencial da Two Niner é que ela é um projeto mais moderno e utiliza as rodas de 29 polegadas que para sua estatura e uso da bike me parecem mais adequadas, confortáveis e divertidas.

    Eu ficaria com a Two Niner tamanho 18".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  132. Olá Ten. Silke

    Ainda estou aguardando a resposta da Caloi, em breve te digo.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  133. Cláudio...
    As suspensões a ar são melhores que as com mola porque elas possuem uma resistência maior para começar a funcionar, o que dá um efeito tipo "plataforma", ou seja, elas "em tese" funcionam só quando necessário; além de serem mais leves.
    Também o ajuste em relação ao peso do ciclista é mais fácil, basta ter uma bomba de ar para suspensão (até 300 PSI) e fazer o ajuste.
    A suspensão Rock Shox Tora Solo Air é infinitamente melhor do que a suspensão Tora Coil.
    Isso não se aplica ao DownHill, obviamente.

    ResponderExcluir
  134. Oi Adil. Tenho 1,73 e comprei uma quadro 18, sem testa-la antes. A minha deve chegar semana que vem (comprei hoje). Será que esse quadro vai ficar grande pra mim? Voce acha que eu deveria comprar uma mesa de qual tamanho?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  135. Alexandre.
    Tente uma mesa 70mm ou 50mm de zero grau de inclinação (reta) da Thomson.
    Utilize um canote reto (zero off-set = in-line) e o selim mais para frente possível nos carris.
    Esse era o ajuste que eu fazia na 18" com gigantescos 603mm de tubo horizontal (ETT).
    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  136. Gostaria de saber oque voces acham desse quadro de carbono http://cgi.ebay.com/Carbon-MTB-29er-carbon-frame-12k-3k-Mountain-bike-17-5-/250837974334?pt=UK_sportsleisure_cycling_bikeparts_SR&hash=item3a671bbd3e

    Ta barato e pode valer a pena pra montar uma 29 de carbono por um preço acessivel. Oque voces acham?

    ResponderExcluir
  137. http://cgi.ebay.com/Carbon-MTB-29er-carbon-frame-12k-3k-Mountain-bike-17-5-/250837974334?pt=UK_sportsleisure_cycling_bikeparts_SR&hash=item3a671bbd3e

    Faltam dados sobre a geometria. Principalmente sobre o tubo horizontal efetivo (ETT) que é o que REALMENTE interessa.
    Mas deve sair mais barato que um quadro Sette Razzo 2011 lá na Pricepoint.com , porque o imposto da transportadora deles é de lascar!

    ResponderExcluir
  138. Olá Alexandre,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Para você ter uma idéia, tenho 1,76m e usava confortavelmente um Two Niner tamanho 18". A única alteração que eu tinha feito foi a diminuição do comprimento da mesa, de 110mm para 90mm. De resto, de resto não há o que se preocupar, o canote original, por exemplo, já é zero offset.

    Um ponto muito importante, lembre-se de não comparar a sua nova 29er com a antiga 26er. São bikes diferentes, com geometrias distintas. Inclusive muitas das bikes com rodas de 26 polegadas tem sido sistematicamente "alongadas" pelas principais marcas e hoje em dia estão muito mais próximas das 29ers em termos de geometria que há alguns anos.

    Tenho certeza que vai gostar muito da bike e de migrar para as rodas grandes. Até hoje dentre centenas de leitores que me escrevem todas as semanas, conheço apenas um único que não conseguiu compreender o conceito por trás das 29ers e desistiu de pedalar com as rodonas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  139. Olá Alexandre,

    Esse quadro de carbono é bonito e parece ter muitas características de quadros TOP das marcas famosas, entretanto sem a geometria fica impossível fazer uma análise mais técnica do produto.

    Apesar de ser de carbono, quase pelo mesmo preço eu seguramente ia preferir um bom quadro de alumínio de marcas como Niner, Scott ou Specialized.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  140. Adil,

    Tenho 1,79m e comprei uma caloi 29er 20'.
    Comecei a testar e não senti muita dificuldade.
    Você aconselha alguma adaptação?

    Abç.

    ResponderExcluir
  141. Olá Adil,
    Alguma notícia da Two Niner 2012?

    Não acho a 2011 em nenhuma loja de sampa!

    abraços,

    Ten. Silke

    ResponderExcluir
  142. opa adil, blz?

    to pensando em comprar uma 29er, mas tenho 1 e 69 m....teria que ser uma com quadro 18 certo? fora isso um cara do meu tamanho fica confortavel numa bike dessas ou teria que fazer alguma modificaçao? sou leigo nessa parte mecanica entao prefiro nao ter que mexer em nada....
    abs do otavio!

    ResponderExcluir
  143. Olá Ten. Silke,

    Finalmente a Two Niner tamanho 20 está disponível na loja virtual da Centauro pelo preço de 2.499.

    Corre lá!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  144. Olá Carneiro,

    Com a sua estatura, no máximo eu trocaria a mesa original que tem 110mm. Um modelo um pouco melhor deixaria a direção da bike mais ligeira.

    De resto, tudo bem.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  145. Olá Otávio,

    Na realidade o tamanho do seu quadro não é um número absoluto e vai depender bastante da marca que escolher. A Caloi Two Niner tamanho 18 ficaria teoricamente grande para você. O quadro MOB tamanho 16 te vestiria perfeitamente.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  146. ola Adil, tenho 1,94 m será que o quadro 20 ficaria bom p/ mim ou ainda é pequeno? vlw abç

    ResponderExcluir
  147. Adil,

    Parabéns pelo trabalho, o qual me convenceu a adquirir a minha primeira 29er. Comprei a própria Caloi Two Niner no último dia 20 e digo que estou surpreso com a sua performance. Confesso que estava com um pouco de receio, haja visto o peso da "Maria Polenta", em torno de 14 kilos, no quadro 20, até que a testei na trilha neste último final de semana. Realmente o aro 29 facilita a transposição dos obstáculos, pois vi a dificuldade dos demais companheiros que estavam com aros 26 na parte mais técnica do single track. Porém, não se pode negar que a questão peso é muito relevante. Visando minimizar este problema, pretendo, inicialmente, substituir os exagerados ardente 2.25 por algo mais ligeiro.
    Também, exagerada a largura do guidão, o que gerou alguma dificuldade na partes mais estreitas da trilha.
    Quanto a relação, posso dizer que não faltou, mas chegou no limite, o que realmente aconselha a troca do cassete.
    No mais, é aguardar o mercado baratear as peças para 29ers e fazer os upgrades.

    Valeu,

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  148. Esse pneu fica legal na Calou two Niner?
    link: http://maxxbike.net/produto/Pneu-29er-29-X-2.35-Kevlar.html

    abs ppp pessoal.

    ResponderExcluir
  149. 2.35 é exagerado, tanto para 26" quanto para 29"!!

    Recomendo no máximo 2.2.

    Maxxis Ignitor 2.1 dianteiro.
    Maxxis CrossMark 2.1 traseiro.

    ResponderExcluir
  150. Olá Anônimo de 1,94m,

    A Caloi Two Niner tamanho 20 é teoricamente pequena para você. De qualquer forma, se puder fazer um test-drive aí você tira a prova.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  151. Olá Marcelo,

    Fico muito satisfeito em ter ajudado na sua escolha pela "Maria Polenta", você será definitivamente feliz com ela.

    Sempre que tiver dúvidas, entre em contato.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  152. Oi Pedro Kaliu,

    Esse Panaracer é um ótimo pneu, no estilo "trator", muito parecido com o Maxxis Ardent original da Caloi Two Niner.

    Caso pense em competir pode escolher um pneu de XC um pouco mais estreito e moderno, tipo o novo Maxxis Ikon ou o Specialized Renegade.

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  153. Boa noite Adil, voce sabe se a two niner tamanho 20 vem com a mesma mesa de 110mm da tamanho 18? Procurei esta informaçao e não estou achando.
    Abraço
    Streva

    ResponderExcluir
  154. Olá Streva,

    A Two Niner tamanho 20 é idêntica às outras tamanho 18 em termos de componentes. A única diferença é o quadro maior e nada mais.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  155. COMENTÁRIO DO BLOG-LEITOR ANDERSON LEMOS:

    Olá adil, meu nome é Anderson, moro em Salvador comprei uma two niner 20 em uma loja de londrina PR pela site proprio o nome é Artminis brinquedos e como sempre acompanho seu blog e vejo o pessoal procurar a 29 br entao resolvi dar essa dica eu nao consigo inserir um comentario no seu blog, tenho que cadastrar é isso?
    Recebi a two niner dia 6/9 veio perfeita demorou um pouco pois a loja nao tem estoque eles faturam quando agente compra, mas o atemdimento é muito bom, exelente!
    Comprei por 2400 c frete gratis.
    Ah a caloi informa no sac que suspendeu a montagem da 29 mas nao é verdade se vc ligar pro tele vendas e falar com a vendedora de juridico ela informa que estao montando a 29. Falo pois tomei um susto quando disconfiado da loja eu estava comprando, entao resolvi ligar p caloi e me deram esse susto mas logo foi esclarecido.
    tenho uma 2.7 que vou vender agora. a two é otima comprei sem nunca tela visto fisicamente mas comprei sabendo que n me arempederia tenho 1.90 e o tamanho ficou blz, só troquei o freio por um 445 alivio hidra. e ficou show. Um abraço e parabens pelo blog.

    Anderson Lemos
    Salvador BA

    ResponderExcluir
  156. Bom dia, Galera

    Por impulso comprei uma Caloi 29er tamanho 18, mas tenho 1.60 mts e neste caso a bike é bem grande pra mim, se houver algum interessado em uma troca por quadro menor ou compra estou a disposição.

    abs

    ResponderExcluir
  157. Já tinha dado uma volta nesta bike em uma loja aqui perto da minha casa. Confesso que no primeiro contato fiquei meio assustado com o tamanho da roda. Mas depois que li a reportagem e os comentários deste blog, resolvi apostar na caloi e comprei uma tamanho 20. A bike é show. Muito boa tanto pro asfalto, se colocar um pneu mais fino, claro. Como para as trilhas. O preço já está mais em conta, R$ 2.500,00. Recomendo a bike

    ResponderExcluir
  158. Olá Adil,
    Não é para competir que quero "super pneus". É mais pela estética mesmo. (creio que ganho em aderencia tmb) veja essa foto: http://www.cyclelicio.us/uploaded_images/fatbike-turnertech-1-770963.jpg

    Comprei 2 pneus com o pessoal da Maxx Bike www.maxxbike.net e ja enviaram. Só falta montar na Two niner. abs!
    Pedro Kaliu

    ResponderExcluir
  159. Olá Edgar,

    Obrigado por acompanhar o P29BR.

    Deixo meus votos das melhores pedaladas com sua Caloi Two Niner.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  160. Adil será que Vc já esta com as medidas desse projeto em mãos?
    O problema é que eu pretendo mudar, mas aí entra a questão do custo e minhas medidas. . . tenho 1,94mt. e peso 103Kg.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  161. Ola Adil, estou retomando ao mundo do mountain bike depois de um longo tempo longe, atualmente somente pratico corrida de rua. Minha primeira bike foi adquirida sem cuidado algum com a questao de tamanho de quadro e isso creio que me causou, ou agravou, uma lordose... como nao quero errar de novo, gostaria de saber se para minha altura de 1,73m poderia pilotar sem me prejudicar um 29er de 18" da Caloi. Agradeco!

    ResponderExcluir
  162. Olá Sr.Formig@

    Perdão, de qual projeto você precisa das medidas?

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  163. Olá Renato,

    Tenho 1.76m, problemas com a lombar e usava uma Caloi Two Niner tamanho 18" com sucesso. Se suas medidas de braços e pernas forem proporcionais à sua estatura, acredito que com uma mesa menor conseguirá se adaptar bem à Two Niner 18".

    Caso prefira uma bike com um quadro um pouco menor, as novas Scott Aspect 2012 podem ser uma boa opção, entretanto o pacote de componentes da Caloi Two Niner é imbatível na faixa de preço onde a bike se situa.

    Se tiver dúvidas, me pergunte.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  164. ANDERSON LEMOS:

    Putz... comprei nessa loja tambem no dia 09/09... fiquei mais tranquilo com seu comentário pois eu estava apreensivo que nem voce. Quanto tempo demorou pra chegar sua bike? Pq trocou o cambio?

    abç

    ResponderExcluir
  165. Adil, parabéns pelas informações preciosas do blog...
    Amigo gostaria de adquirir uma caloi two niner, no entanto, estou em dúvidas com relação ao tamanho do quadro. Possuo 1.70m de altura e 79 cm de cavalo, fiz o bike fit do site NO GRAU, e obtive o tamanho do top tube efetivo + mesa de 700mm, porém o tamanho do quadro 17’’. Pergunto: O quadro 18 da caloi two niner possui 604mm (segundo o site da caloi) de top tube + 110mm de mesa totalizando 714mm, seria grande para o meu tamanho? Eu poderia diminuir a mesa? Para quanto? Aguardo sua resposta. Grande abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  166. Olá Amigo!

    Pessoalmente considero 1,70m o limite mínimo para quem quer uma Two Niner tamanho 18". Se o seu bike fit estiver correto, poderá usar uma mesa de 90mm ou um pouquinho mesmo.

    De qualquer forma, seria bem legal você experimentar a bike antes de comprar.

    Em caso de qualquer dúvida, pergunte.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  167. Parabéns Adil pelo excelente blog!

    Me tira uma dúvida... sobre o câmbio da Two Niner (alem da dica do K-7) vc sugere algum upgrade? Ou oq tem nela já dá conta do recado para quem curte passeios longos pela cidade?

    ResponderExcluir
  168. Olá Tiago,

    Obrigado por acompanhar o P29BR!

    Câmbio é um item que raramente eu recomendo como upgrade. No caso da Two Niner o Deore dá conta do recado tranquilamente.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  169. Obrigado Adil! Poxa... tou muito ansioso para a chegada da minha Two Niner. A loja que eu comprei no Paraná (mesma do colega acima) não me deu prazo certo... talvez 20 a 30 dias mais... Essa espera vai deixar louco! =/

    ResponderExcluir
  170. Adil, apenas para atualizar a informação, a mesa da caloi two niner tamanho 20 mede 120mm ao invés de 110mm. Portanto não é a mesma mesa da tamanho 18.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  171. Meço 1,73 metro e mesmo com vários ajustes como troca de mesa , canote (p/ reto) e outros, NÃO me adaptei à 29er no tamanho 18". Se voltar a usar novamente com certeza será tamanho XS, ou seja, 16" ou menor. O quadro tam. 18" que eu usava tinha gigantescos 603mm de top tubo efetivo (tubo horizontal), o que equivale a uma 20" ,21" ou até algumas 22" comuns aro 26".
    Recomendo para maiores ou no mínimo 1,75 metro de altura essa Two Niner 18".

    ResponderExcluir
  172. Olá Streva,

    Excelente infrmação, vai ajudar os outros leitores interessados na bike.

    Essa nem a própria assessoria da Caloi conseguiu me passar.

    Muito obrigado!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  173. Olá César "Anônimo" Ribeiro,

    Respeito muito suas opiniões, mas dentre os milhares de leitores do P29BR, só conheço dois que não se adaptaram às 29ers, você e outro grande amigo.

    Cada um teve certamente suas razões, mas talvez se persistissem e tentassem em outras condições, quem sabe a coisa não seria diferente.

    Num futuro, se tiver oportunidade de adquirir uma maior experiência pedalando outras 29ers por um período de tempo mais longo, acredito que possa ser mais flexível nas suas afirmações.

    Conheço pessoalmente vários leitores com menos de 1.75m de estatura pedalando com sucesso uma Caloi Two Niner tamanho 18".

    Lembre-se, o que é ruim para você, pode não ser, e de fato não é uma regra a ser seguida pelos outros leitores.

    Seja feliz nas suas pedaladas.

    Um grande abraço,

    Adil

    ResponderExcluir
  174. Boa tarde Adil!
    Amigo, vi hoje uma Two Niner tam. 18' em uma loja aqui na cidade e percebi que a mesa media 90mm (truvativ), diferente do que tenho visto nos sites(110mm). Há algo de errado? ou realmente existe a possibilidade da Caloi ter realizado esta mudança de 110mm para 90mm?
    Muito obrigado pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  175. Olá,

    Ótima observação e pergunta!

    Se realmente diminuiram a mesa, agora sim estaria mais proporcional ao tamanho da bike.

    Vou averiguar com a Caloi e torcer para eles me responderem em breve.

    Fique ligado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  176. Adil, gostaria de saber sobre a calibragem mais adequada para a Caloi Two Niner (pneu original), com o uso de selante (com câmara de ar), nas condições de trilha, asfalto, estradão etc. Você indicaria algum selante para uso com câmara de ar? Em relação aos fabricantes JOE´S e BIKE-ON qual seria o melhor?
    Valeu amigo pelas informações...!

    ResponderExcluir
  177. Olá Anônimo,

    Basicamente, quanto maior o volume de ar suportado pelo pneu, menores são as pressões que você pode eventualmente utiliza com eles. Para os meus 76Kg, calibrava os Maxxis Ardent com 28 psi na traseira e 26 psi na dianteira, pensando num uso all-mountain.

    O melhor selante é, de longe, o NoTubes. O Joe's eu já usei e não compromete, o Bike-on eu não conheço.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  178. TIAGO CUNHA,

    Pode esperar que a bike vai chegar, a demora é só o atendimento da Caloi que é uma merda mas o Helio que é o vendedor da Art minis adianta o maximo pra gente, ele é tao gente boa que já o considero como um amigo.
    Eu troquei o freio e nao o cambio, coloquei um freio a oleo pq nela vem a cabo q é bom mas o hidraulico é show e a corrente q veio errada pois veio uma IG de 7 velo, ai fui e comprei uma HG 53 p/ 9 velo q é a certa.Valeu, Adil um abraço.

    ResponderExcluir
  179. Olá Adil

    Boa Noite

    Irei voltar ao pedal depois de muitos anos, e me interessei muito pela Two Niner 29', tenho 1,80 de altura porém estou assima do peso normal.

    Me interessei pelo tamanho do quadro 20, será que me atende? posso comprar sem problemas que não irei me arrempeder pelo tamanho do quadro.

    Pois quanto a Bike esta execelente o Grupo.

    Abraços Walter BSB / GYN.

    ResponderExcluir
  180. Olá Walter,

    Com 1.80m pode ficar tranquilamente com o tamanho 18", caso queira prefira o 20" não será um problema, entretanto o primeiro vai se ajustar melhor à sua estatura.

    Bom retorno aos pedais!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  181. Adil, Boa noite,
    Terei que trocar o pneu MAXXIS da minha Caloi Two Niner, encontrei em uma loja o KENDA (small block eigth) 29x2.10, seria, em termos de qualidade, similar, inferior ou melhor que Maxxis 29x2.25?
    Outra dúvida amigo, em relação ao transporte das 29er em carros (“transbike” na traseira do veículo), dá para transportar normalmente ou teria que ser suporte no teto do veículo?

    ResponderExcluir
  182. já usei kenda small block 8 na dianteira, horrível, um lixo. Em "loose terrain" terreno macio, cascalho ou lama por exemplo, ele não tem nenhuma aderência.
    Serve muito bem como pneu traseiro, pricipalmente se estiver no sentido invertido; mas se usá-lo no sentido invertido evite asfalto pois ele acabará bem rápido.
    Transporte normal em engate traseiro, apenas ajustando o posicionamento da bike ou retirando a roda dianteira.
    Pneu dianteiro eu iria de Maxxis Ignitor 2.1 com pressão de 32~35 PSI.

    ResponderExcluir
  183. Olá Anônimo,

    Na versão de 29 polegadas, o Kenda Small Block é um bom pneu, principalmente para a traseira, mas não deve ser montado invertido.

    De todas as formas, fique atento, pois caso substitua os Maxxis Ardent pelos Kenda SB8, estará trocando um pneu de uso All-Mountain por outro de uso mais Cross Country.

    Na minha opnião, o melhor que você poderia comprar para substituir o Ardent seria o Schwalbe Rocket Ron 29X2.25.

    Eu não gosto de racks traseiros do tipo "transbike", eles são inseguros, riscam seu carro e, dependendo do veículo, as rodas das 29ers ficam muito expostas lateralmente. Eu prefiro racks de teto, principalmente aqueles que prendem a bike pelo eixo da roda dianteira, eles são seguros e evitam riscos no quadro. A única desvantagem é que você tem que estar sempre prestando atenção para não entrar em estacionamentos baixos ou mesmo no drive-thru de algumas redes.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  184. Caro Adil, afinal de contas qual a identificaçao desse Cassete 12/36 9V que voce tanto menciona ??? Abraços.

    ResponderExcluir
  185. Olá Fernandes,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Quando esse cassette foi lançado, o Shimano HG-61, não havia nada parecido de 9 velocidades com o pinhão maior de 36 dentes, por isso, falava tanto dele.

    Se quiser saber mais, pode dar uma olhada em:

    http://www.29er.com.br/2009/08/p29br-short-test-cassette-shimano-cs.html

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  186. "Filé" mesmo é o XTR 12-34, pesou 248 gramas na minha balança digital. É o CS-M970.

    Shimano Deore Cassette 9 Speed HG61 deve pesar o dobro!

    ResponderExcluir
  187. Olá Anônimo Aro 26,

    Como você deve ter percebido, não estamos falando aqui de peso, mas sim da melhor maneira de tornar uma 29er eficiente.

    O "nosso" cassette HG-61 é 177 gramas mais pesado que o "seu".

    Usar o HG-61 significaria pedalar com algo em torno de 150 ml a menos de água na caramanhola, com a possibilidade de encarar melhor qualquer subida, independente se a 29er em questão pesa 9 ou 13 Kg.

    Como você não conseguiu se adaptar às rodas grandes, sem dúvida é melhor continuar com seu XTR.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  188. Só que é bem diferente você diminuir o peso-rotativo do que o "peso-estático" de uma bicicleta.
    O peso rotativo influencia DIRETAMENTE no comportamento/agilidade da bicicleta.
    Peso rotativo:
    pneus
    rodas
    pedivela
    pedais
    corrente
    cassette
    rotores de freio
    etc...
    Mas realmente vc tem razão em indicar o pesadíssimo HG-61, ajuda realmente nas subidas; apesar de ser mal-escalonado e de pesar "uma tonelada".
    O escalonamento de marchas do HG-61 12-36 é péssimo!

    Apesar desses dois "inconvenientes" do HG-61 12-36 (peso e mal-escalonamento) pelo preço de 40 dólares ele é um bom investimento para 29es, mas ao indicá-lo também seria bom alertar para tais problemas, afinal, estamos em um fórum de 29ers, não somos vendedores que só dizem os pontos a favor de um produto e omitem os defeitos.

    ResponderExcluir
  189. Caro amigo,

    Ainda bem que cada um tem sua opinião própria, não é mesmo.

    Para mim não há nada de mal escalonado no cassette e o fato dele pesar 177 gramas a mais que o seu XTR também não chega a ser um problema para o proprietário de uma Two Niner, sendo esse peso rotacional ou não.

    Portanto, não vejo nada a alertar.

    E o mais importante de tudo, quando falo de um produto, procuro fazê-lo com conhecimento de causa, após tê-lo experimentado exaustivamente, assim evito ser tendencioso ou extremista nas minhas opiniões.

    Fico torcendo para que além de colaborar com essas suas opiniões tão particulares, você também possa um dia voltar a pedalar uma 29er de verdade e que encontre a bike que case perfeitamente com seu conceitos próprios de tamanho de top tube efetivo, equipada com o cassette mais leve e de melhor escalonamento, com pneus Maxxis Ignitor que você tanto admira, enfim, com tudo que te agrade e te faça o biker mais feliz do mundo!

    São meus votos sinceros :-D

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  190. O meu cassete Shimano Deore SLX HG-61 12-36 29er pesa exatamente 320g

    ResponderExcluir
  191. Adil... Vc tem alguma info sobre as Two Niner para 2012 ? A Caloi planeja modificar?

    ResponderExcluir
  192. Olá Pessoal,

    NOVIDADES SOBRE A TWO NINER 2012.

    Segundo a Caloi acabou de me informar, o grafismo da Two Niner será alterado para a linha 2012, bem como alguns componentes.

    Na Bike Expo a nova versão dessa bike de grande sucesso, será oficialmente apresentada.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  193. Boa tarde.
    Adil, estou pedalando a 4 meses com uma caloi 26er, gostei muito da caloi two niner, tenho 1,83m e 0,79m de cavalo.Qual sua opiniao em relacao a troca das bicicletas? caso seja favoravel, qual tamanho comprar, 18 ou 20.
    Desde ja agradeco.
    Abracos.
    Hewerton.

    ResponderExcluir
  194. Olá Hewerton,

    Para sua estatura, uma Two Niner seria perfeita, fique com a tamanho 18".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  195. Boa tarde Adil,
    segui seu conselho e comprei a Two Niner 29er 18", hoje mesmo vou dar um pedal.
    Obrigado pela dica
    Hewerton

    ResponderExcluir
  196. Parabéns Adil, seu blog é muito instrutivo. Estava de olho na 29er há tempo; com dinheiro no bolso fui pesquisar e te achei. Como há desde o primeiro post sobre a CALOI o 'custo X benefício' me interessei por ela. O cara que fala de por um XTR na CALOI por causa de um copo d'água e efeito giroscópio é um frustrado que nao tem grana pra comprar uma gringa e menospreza o produto nacional. Tal efeito seria agravante se fosse na extremidade da roda, longe do eixo de rotação, no caso o aro. Parabenizo os que dão dicas e depoimentos como a troca do K7, guidon mais curto e pneus mais finos; que so têm a acrescentar. Os defeitos não devem ser omitidos mas estamos falando de custo X beneficio. Minha duvida é: tenho 1,88m e nao ando de bike (trilhas) há 10 anos, pelo que entendi meu tamanho é a 20, mas gosto de mais agilidade, não sei se ainda tenho rs, portanto, ficaria desconfortável o tamanho 18 para mim?
    Estou aguardando a resposta depois do dia 15 para que você possa colocar foto do novo grafismo com a ficha técnica da 2012 apresentada na EXPOBIKE pois vai influenciar minha compra.

    Viva grande sobre roda grande, abraço,

    Ricardo.
    BH,MG.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR