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terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Redenção das Hardtails

O desenvolvimento das mountain bikes full-suspension, a partir de meados da década de 90, operou uma mudança considerável de mentalidade do consumidor de bikes comum americano. Segundo a conceituada pesquisa anual da revista Mountain Bike Action diminuiu exponencialmente ano a ano o número de interessados em adquirir uma hardtail. No último levantamento, menos de 15% dos leitores que responderam a pesquisa teriam interesse em adquirir uma rabo-duro.

Entretanto as 29ers chegaram e vieram definitivamente para mudar essa linha de pensamento. A consolidação das “Rodas Grandes” está trazendo de volta o interesse pelas hardtails. Simplesmente porque as principais qualidades das aro 29 se aliaram ao menor peso e simplicidade das hardtails, e se refletiram em bikes muito competitivas em se tratando de custo/peso/benefício.

Se você nunca pedalou uma 29er, pode imaginar que nós, os “convertidos” ao formato, exageramos nas qualidades e disfarçamos as falhas, mas a realidade é que as rodas grandes REALMENTE diminuem o desconforto das hardtails em solo mais acidentado, chegando a ponto de rivalizar com as full-suspensions de até 4 polegadas de curso. Experimente, eu garanto!

Outro ponto superfavorável às hardtails é o peso reduzido em relação às fulls, Gary Fisher conseguiu construir o mais leve quadro de toda sua linha para a Superfly 29 (mais informações no post anterior intitulado “A Fisher Superfly do Sam Schultz”).

Não escondo que sou fã das Felt, pois bem, para 2009 o Andy Felt criou uma versão em carbono para a “minha” Nine Pro. Uma evolução que se mostrou simplesmente sensacional.

Marcas de menor expressão, mas de ótima qualidade, perceberam o potencial das “Rodas Grandes” antes de muitas das empresas top do setor. Entre essas está a Raleigh, muito respeitada entre os 29ermaníacos americanos. O modelo XXIX apresenta um custo acessível mesmo mantendo um nível de performance alto.

Quando se fala de 29er, não se pode deixar de lado aquela que, para mim, foi a companhia responsável pela “faísca” que reacendeu a decisiva evolução do formato nos últimos três anos, a Niner Bikes. A empresa de Chris Sugai e Steve Domahidy conta com 5 maravilhosos modelos de hardtails no catálogo, mas já deu um passo à frente das demais. Além de possuir 2 modelos de 29ers full-suspension, o Jet 9 e o R.I.P. 9 que hoje já são um clássico entre os aficionados, a Niner partiu para o nicho de trailbikes e para 2009 desenvolveu, depois de extensa pesquisa e testes, o modelo W.F.O. (Wide Full Open) com 5,5 polegadas de curso e aros 29, mas isso será assunto de um futuro post.

Fechando o assunto das hardtails, não poderia deixar de mencionar a iniciativa da “nossa” Caloi, que para 2009 apresenta o modelo Two Niner, O buzz é grande, vem gerando muitos questionamentos por parte dos leitores deste blog e das pessoas que encontro em provas e trilhas. Todos querem conhecer melhor o novo modelo da Caloi, que pode, quem sabe, vir a se tornar um best-seller entre os bikers brasileiros ávidos em aderir ao formato 29.

Por falar em Caloi, estou entrando em contato com eles e possivelmente em breve estaremos recebendo uma Two Niner para testes aqui no P29BR. Fique ligado!!!

Keep 29eriding

2 comentários:

  1. Eu sou dos teimosos. Fico com a rabo duro 29er! Gosto da simplicidade da bicicleta e adora a pilotagem na hardtail!

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  2. montei minha 29er agora, fiz apenas dois pedais, com 200 km rodados, e posso garantir que ela absorve muito as irregularidades do terreno, estou pasmo com a eficiência desse modelo, senti apenas nas subidas longas, porem pode ser por conta do peso um pouco maior que a minha 26....porem não volto mais pra 26.....29er essa e a tendencia.

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