Procure nos arquivos do P29BR

terça-feira, 21 de abril de 2009

P29BR NEWS - Sea Otter Classic, a confirmação

Nunca as 29ers foram tão cultuadas!

Terminou o Sea Otter Classic, o balanço dos lançamentos e prévias apresentados pelas principais fábricas é amplamente favorável às 29ers. Os produtos de maior destaque na área de exposição foram definitivamente os voltados às Rodas Grandes.

A tendência das top bike houses em oferecer novos e elaborados modelos 29er, ilustra bem o futuro e o impacto que as rodas de 29 polegadas terão no mountain biking como um todo.

As novidades começaram com as Specialized já antecipadas no post anterior e passaram por Rocky Mountain, Niner, Rock Shox, entre outras marcas.

A Rocky Mountain mostrou as totalmente novas 29ers que irão compor a linha 2010 da respeitada marca canadense. As tradicionais Altitude e Vertex agora em "Grande" estilo.


Conhecida por adotar um design mais conservador nas plataformas de XC nos últimos anos, a Rocky Mountain surpreendeu ao aparecer com um novo sistema de suspensão traseira denominado SmoothLink, com uma cara de Horst Link e a promessa de um funcionamento ativo, sem interferência dos freios, assim como já ocorre com as bikes da concorrente americana Specialized.


Aliado ao novo sistema de amortecimento, está a geometria StraightUp criada com base em um seat tube com um superelevado ângulo de 76 graus, que posiciona o biker de uma maneira sobre os pedais que favorece o funcionamento da suspensão e a eficiência da pedalada, segundo os engenheiros da Rocky Mountain.


O curso da suspensão são longos 120mm!

A Niner, padrão mundial para o formato 29er, apresentou a evolução dos modelos tradicionais de linha, como a RIP, agora com um bonito trabalho de Hydroforming nos tubos, rolamentos selados e uma das mais evidenciadas tendências, o head tube de dupla medida (over na parte superior e superover na inferior).


No stand da Niner foram apresentados modelos de garfos das marcas Rock Shox, Marzocchi e Fox, todos já preparados para os novos head tubes de duplo diâmetro.


Outra das jóias apresentadas pela fábrica foi o modelo Air9 "vestido" para um total de inacreditáveis 17Lb, ou menos de 8Kg, uma marca surpreendente!


O mercado de 29ers está definitivamente aquecido nos EUA, então esperamos que toda empolgação em terras americanas se alastre para fora do país e, quem sabe, chegue também a nosso país.

O P29BR nunca tentou bancar o visionário, mas dia após dia está ficando claro que as 29ers são uma evolução que veio para revolucionar a forma como se anda de mountain bike.

Keep 29eriding!

6 comentários:

  1. Tava vendo.. a maioria tem 2 coroas apenas!
    Duvidazinha boba! Pq do duplo diametro das espigas das suspensões?

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz,

    O head tube de dupla medida adiciona rigidez à frente da bike com um mínimo de ganho de peso.

    O diâmetro maior na parte inferior da caixa de direção significa um aumento na interface entre o garfo e o quadro, traduzindo-se em aumento de rigidez e, principalmente, em precisão na direção.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  3. Acredito ainda que a medida maior na parte inferior to crown da suspensão (onde o quadro mais recebe pancadas, mesmo com suspa) ajuda na distribuição do impacto recebido neste ponto, uma idéia que começou inclusive com as caixas de direção integradas
    Completando...parabens pela reportagem e postagem impecável: direta e clara com boas imagens

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigo,

    Obrigado por participar do P29BR e complementar meu raciocínio de maneira perfeita!

    É isso mesmo pessoal, o blog é colaborativo e precisa da opinião e do conhecimento de todos.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  5. Ola Adilson! Cara to fissurado numa 29, ja venho pesquisando e agora com o teu blog foi d+. Queria mto trocar uma ideia contigo pra ver onde compro uma ou se vale a pena montar, eu por enquanto so vi ao vivo um kit khs 29 nunca andei numa 29 mas to louco pra comprar a minha logo. Por favor vamos conversar pra eu te pedir algumas dicas! Se for possivel me adicione no MSN: gm.novaes@uol.com.br ou me passe seu email ou mande me um email para trocarmos uma ideia blz? valeu cara otimo blog, favoritado já! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Aff me desculpa ADIL! Nao sei de onde tirei Adilson, q viagem rs rs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR