Procure nos arquivos do P29BR

quarta-feira, 22 de julho de 2009

P29BR DEVELOPMENT – Protótipo Saga 29er Carbon kit

As Rodas Grandes nunca estiveram tão divertidas em terras tupiniquins.

Quem acompanha o P29BR certamente já ouviu falar na Saga e aguarda com grande expectativa a entrada da promissora bike house genuinamente brasileira no mercado de 29ers. A marca é capitaneada por Fabio Yoshimoto, profissional com quase 20 anos de vivência no setor de bicicletas, com passagens pelas principais fábricas nacionais, além de vasta experiência internacional.

O P29BR, que acompanha de perto a evolução do produto desde os primeiros esboços, foi agora incumbido de provar o protótipo da Saga 29er equipado com um garfo rígido de carbono PZ Racing, uma das opções de kits que em breve serão disponibilizados comercialmente pela Saga.


As diferenças entre o modelo equipado com a suspensão Rock Shox (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/06/p29br-top-secret-prototipo-de-quadro.html) e a bike montada com o garfo de carbono, vão além do que os olhos podem ver.

Com a configuração atual a Saga perdeu peso, entretanto, dependendo do uso, ganhou muito em desempenho...e diversão!

Uma conjunção de fatores resultou numa 29er efetivamente especial. Quais são eles?

O primeiro e mais importante fator é o próprio garfo rígido de carbono. O PZ Racing, com altura (eixo-coroa) de 465mm e um offset “29er-friendly” de 43 mm, casou perfeitamente com as características da bike. No primeiro teste real, confesso que imaginei terminar com os braços cansados após rodados 50 Km, entretanto além do desconforto não chegar, ainda consegui incrivelmente descer mais rápido que todas as hardtails 26ers que me acompanhavam na ocasião.


O segundo ponto positivo foi a escolha dos pneus. O P29BR optou pelos rápidos pneumáticos Bontrager XR-1 Team Issue desenvolvidos em parceria com os PROs da equipe Subaru Gary Fisher. Vou falar mais sobre eles num post exclusivo, de qualquer forma posso adiantar que, em minha opinião, são os melhores pneus de 29 polegadas do mercado. Parecem estreitos demais, tem 48 mm de largura de banda, em compensação apresentam um desempenho digno do nome “Team Issue”, rápidos, com um grip surpreendente e ainda assim bastante absorventes.

Como os pneus não são largos e tem um perfil baixo, foi possível montá-los com aros VZAN de Speed, os Spirit, mais estreitos, porém mais leves. Normalmente esse tipo de montagem é desaconselhável, porque os pneus 29” podem se deslocar de aros mais estreitos nas curvas mais fortes. No caso do pneu XR-1 isso não ocorreu em nenhum momento.


Para completar, a escolha de um guidão tipo riser com 645 mm de largura transformou a bike em uma máquina para se pedalar usando marchas mais pesadas que o normal. Enfim, a Saga equipada com o garfo de carbono e suas 27 marchas, passa para o biker um “gostinho” de singlespeed! Trata-se de uma bicicleta que praticamente “pede” que se pedale de pé nas subidas, com as relações mais pesadas possíveis.


Se uma 29er rabo-duro com suspensão é superior a uma full-suspension com aro 26 e até 4 polegadas de curso, a Saga com garfo de carbono é definitivamente superior uma hardtail com aro 26 e suspensão dianteira.

Keep 29eriding!

P.S.: Para os blog-leitores que desejam realizar um test-drive com a Saga 29er objeto deste post, estarei neste sábado, dia 25, no Bike Park São Silvano em Morungaba-SP durante os treinos para o Shimano Short Track. Os interessados em rodar com a Saga serão bem-vindos e poderão, além de curtir uma legítima 29er, conversar diretamente com Fabio Yoshimoto, responsável pelo projeto.

Espero meus blog-leitores por lá!

23 comentários:

  1. E aí quando começam as vendas da Saga? rs
    Legal Adil...

    ResponderExcluir
  2. Que maquina!Será que a importadora da PZ Racing tem a pronta entrega?

    Gostei deste Garfo de Carbono,apesar daquele da Niner que vc mostrou ser mais bonito...he he he.
    Achei outros aqui.

    http://www.carboncycles.cc/?s=0&t=0&c=43&p=197&

    quanto ao aro Vzan que vcs utilizaram, é aquele que foi para testes que vai ser usado pela caloi?

    ResponderExcluir
  3. Show!!
    lembrando que to na fila em galera!

    ResponderExcluir
  4. Adil, continuamos na expectativa... Por acaso vc vai estar presente no Power Biker de Caconde (SP)? Se estiver por lá já tem um candidato pro teste.

    Abraço e bom Pedal!

    ResponderExcluir
  5. As opççoes estão surgindo!!!
    Adill manda detalhes da Motobecane pro meu e-mail (tam,grupo,etc...) se puder mandar fotos agradeço ...
    A foto de longe o quadro aparentar poder ser usado p SS ,verdade???

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. O Dono da bike Motobecane ta na comunidade do Orkut das aros 29, oferendo a bike.

    ResponderExcluir
  7. oi Luiz

    Não encontrei a comunidade no Orkt,manda o link pra mim?
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  8. ###### IMPORTANTE ######

    Pessoal,

    Peço a ajuda de vocês que tanto colaboram com o P29BR para preferencialmente postarem comentários que sejam pertinentes ao tema do post.

    Informações e assuntos de compras/vendas ligados ao P29BR Market poderão ser enviados diretamente ao meu e-mail linkado com o anúncio.

    Valeu Galera!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. SAGA

    As vendas começam dentro de dois meses.

    Serão comercializados KITs contendo quadro, garfo e, possivelmente, rodas e pneus.

    Todo o equipamento que comporá cada KIT já está em processo de importação.

    O garfo PZ Racing é vendido hoje no Brasil por algo em torno dos R$ 800,00.

    O aro VZAN utilizado neste teste da Saga é um modelo de speed "puro", mais leve e mais estreito, que não funciona bem com pneus acima de 1.9" de largura.

    Não vamos estar no Big Biker, entretanto em breve organizarei outros test-drives.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  10. Blz Adil.

    Não pude deixar de colocar minha opinião a respeito da SAGA 29er. Apesar do pouco tempo de test Driver, terreno e pouco tempo de adaptação e não estar com sapatilha, É visível a diferença entre uma bike 26", não tinha ainda pedalado numa e acredito que vai ser em breve a evolução do MTB.
    Quero parabenizá-lo pela iniciativa e dizer que este é o caminho, ainda pretendo fazer pelo menos uns 20km com a SAGA para ter minhas impressões confirmadas. Parabens prá vc e ao Fábio !

    ResponderExcluir
  11. Jassa,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Venha pedalar comigo aqui em São Roque para poder rodar uma quilometragem maior, agora com o seu próprio pedal!

    Só me avisar :¬D

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  12. Comunidade das 29ers no orkut.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=51628673

    Vamos movimentar lá pessoal.

    ResponderExcluir
  13. Adil
    Vc tem informação a respeito dos tamanhos dos quadros??

    ResponderExcluir
  14. Adil,

    Vc viu que a gary fisher ganhou o national Xc com a superfly 100 20er
    http://fisherbikes.com/news/article/subaru-gary-fisher-mountain-bike-team-sweeps-us-nationals

    Tambem a gary atualizou o site, e agora podemos ver a superfly 100 oficial
    A demo da geometria e show
    da uma olhada e manda para tudo mundo
    Tem agora a Hifly 29 ers show!!!
    parabens pelo site!!!
    Laurent 29/ 4 ever

    ResponderExcluir
  15. Ola Adil! Eu pedalo de 3 a 4 vezes por semana, meu negocio é ir pro mato e desbravar as trilhas e o contato com a natureza com uma grande turma de amigos, mas dia de semana treino em asfalto tb.Sou bem alto e meço 1.96m. Estou afim de comprar uma 29" que seja de bom custo/benefício. Sabe me dizer se a Saga fará quadros grandes tipo 22/23 que sirva pra meu tamanho? Tem alguma sugestao de alguma 29" que atenda minhas necessidades? Muito Obrigado, vc ta disseminando essa nova cultura no Brasil, so estou optando por uma 29" devido ao conhecimento adquirido visitando o blog.

    ResponderExcluir
  16. O Negocio é a Saga se agilizar, pq segundo a Caloi, só vai sair a Two Niners em Setembro, quer dizer, vamos esperar ela pro Natal!

    ResponderExcluir
  17. Olá Engº Mauro,

    As primeiras 30 unidades da Saga a serem produzidas vão estar disponíveis no tamanho M, em torno das 18". Fizemos testes e bikers com até 1,85m se sentiram "vestidos"com o tamanho M da Saga. Lembrando que o top tube das 29ers costuma ser mais comprido que o encontrado numa 26er de mesmo tamanho de quadro.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  18. Valeu pela colaboração Laurent!

    Espero fotos da sua inédita 29er tandem full-suspension!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  19. Olá Cicero,

    Obrigado por participar do P29BR! Fico realmente contente em poder te ajudar a dar um passo em direção ao futuro do mountain biking.

    Infelizmente nem a Saga, nem a Caloi, irão produzir quadros X-Large.

    Tenho um quadro Cannondale X-Large para vender, ele é no momento uma das poucas opções a custo razoável, pois você pode aproveitar as peças da sua aro 26 e não gastar os quase 7.000 Reais, valor que custaria a bike nova.

    Para o seu tipo de pedal, a 29er é perfeita, a hardtail tem baixa manutenção e vc ainda pode colocar os pneus de speed 700C para rodar no asfalto usando a mesma roda.

    Fico à disposição.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  20. Olá Adil tudo bem?
    Também estou na expectativa aguardando o lançamento da SAGA. Espero que também sejam disponibilizados quadros menores, pois tenho apenas 1,68m.
    Fiquei impressionado com o fato relatado por você, sobre descer na frente das 26 com suspensão, utilizando a SAGA com garfo de fibra de carbono.
    É uma pena ainda eu não ter testado uma 29er, mas quem sabe no futuro...

    Abraço. Josimar. Varginha MG

    ResponderExcluir
  21. Olá Josimar,

    A Saga não irá fazer quadros pequenos num primeiro momento.

    O garfo de carbono foi uma grata surpresa e combinou perfeitamente com a 29er.

    Quando quiser fazer um test-drive, estaremos de portas abertas.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  22. Já viram? http://www.sagabicicletas.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR