Procure nos arquivos do P29BR

terça-feira, 14 de julho de 2009

P29BR OPINION - Porque 29er

Mesmo tema, novas constatações.

Quem costuma acompanhar programas jornalísticos na TV percebe que de tempos em tempos algumas reportagens se repetem, ou melhor, se atualizam. Por exemplo, matérias sobre como levar uma vida saudável estão frequentemente em pauta, sempre mostrando os benefícios, melhores alimentos, atitudes, comportamentos, etc.


No caso das 29ers e do P29BR, a situação não é diferente. Desde que iniciei o projeto em finais de 2007, periodicamente me vejo impelido a propagar e enfatizar as inerentes qualidades das Rodas Grandes, o porquê de se aderir ao formato, os benefícios do aro 29, enfim, mostrar ao mundo tudo o que acredito, acrescido das constatações mais atuais sobre o tema.

Na edição de agosto (publicada neste mês de julho) da conceituada revista americana Mountain Bike Action, seu respeitado editor-chefe, Richard Cunningham, que a muito tempo circula no meio do Mountain Biking e construía as famosas Mantis do início da década de 90, escreveu o principal editoral sobre o que ele chamou de "verdade impossível de se ignorar": uma 29er hardtail é absolutamente superior em todos os quesitos a sua prima com rodas de 26 polegadas em se tratando de performance para o cross country.

Repetindo o que o P29BR vem pregando há algum tempo, RC considera que as 29ers desenvolvem melhor nas pedaladas, sobem com mais autoridade, melhoram efetivamente o conforto, desempenho e segurança nas descidas e, para completar, podem ser tranquilamente comparadas às bikes aro 26 de suspensão integral com até quatro polegadas de curso. Além de tudo uma rabo-duro conta com uma simplicidade e facilidade de manutenção que nunca será igualada em se comparando à complexidade dos pivots presentes nas bicicletas full-suspension.


Meu contato diário com os leitores do P29BR e potenciais interessados em migrar para o formato 29er, me permitiu identificar um curioso e gratificante comportamento por parte de vários bikers brasileiros. Muita gente que por qualquer razão estava fora do mountain biking nos últimos tempos ou mesmo está começando a pedalar sério agora, vem optando diretamente pelas 29ers, sem considerar ou passar pelo padrão 26!

Além de perceber que o trabalho de formiga do Projeto 29 Brasil está fazendo efeito, fica claro para mim que mais e mais o biker que leva o esporte a sério pesquisa, se informa e chega às 29ers. Ajuda muito a condição desses novos adeptos terem a "cebeça limpa" em relação aos standards do Mountain Biking .

Nas provas amadoras nos EUA o número de bikers usando as Rodas Grandes é incrível e deve em breve se igualar em número às 26ers. Mas se as 29ers são tão eficientes assim, porque grande parte dos profissionais que competem na Copa do Mundo de Cross Country ainda usam as "velhas" magrelas equipadas com rodas de 26 polegadas? As razões estão aí e são compreensíveis. Levou muito tempo até que o freio a disco fosse aceito nas provas de XC, o mesmo se passou com as full-suspensions e agora acontece com as 29ers. Aliado a isso, com exceção dos ingleses, os europeus em geral ignoram o formato das Rodas Grandes. Os vários blog-leitores do P29BR em Portugal podem nos contar mais.


O que costumo chamar de nova geração de 29ers, capitaneada por marcas como Niner, Gary Fisher e Felt, para citar apenas algumas, anulou todas as fraquezas dos primeiros modelos disponíveis comercialmente. Agora que a geometria dos quadros atingiu uma maturidade, que o peso e resistência das rodas não é mais um problema, que a disponibilidade de pneus é ampla e caminhamos para contar com um drivetrain específico (coroas ou pratos e cassette pensados para as 29ers), não existe desculpa, antes de adquirir sua nova máquina, considere e, se possível, experimente uma aro 29. É paixão na certa.

Já provou sua 29er hoje?

Keep 29eriding!

20 comentários:

  1. Tudo que é novo assusta um pouco a maioria das pessoas. Em geral o ser humano tem um bloqueio com aquilo que é desconhecido... Por mais que alguns digam que é bom, pode ser que muitos nunca siquer experimentem essas boas novidades até que se dêem conta de que o mundo andou e ficaram para trás.

    Confesso que me sinto um pouco frustado por ainda não ter uma 29er. Mas essa frustação não se compara a expectativa e ansiedade do dia em que vou sair pra fazer minha primeira trilha em uma 29er =)

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Editorial da MBaction tratou de referendar a revolução que não é mais silenciosa no mountainbike. Gostei muito da metáfora de pessoas que se encontram em uma sala, sendo que as que se encontram em pé trazem novas informações, vão se achegando e conseguindo espaço. Isso esta acontecendo com as Niners. Eu gosto muito de bikes fullsuspension e espero logo poder ter uma 29 pois já possuo uma ótima fullsuspension 29.
    Um abraço e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  3. O ponto em que o editor fala que a 29ers são mais seguras e andam melhor eu assino em baixo. Eu migrei de uma 26 full de 6" para uma 29er full de 80mm. Quando eu falo que sou mais rápido com a 29 do que com a 26 ninguém leva fé...
    A verdade é que quase chorei pra vender a 26, ela era bem superior a 29er em tecnologia e construção mas a 29er consegue ser mais segura, rápida e confotavel, mesmo sendo de qualidade "inferior"

    ResponderExcluir
  4. Pois é, mas onde estão as 29" do pais?
    Cade a Caloi Two Niner?

    Sera que os logistas estão descrentes?

    A maioria que eu falo diz que não vai pegar, que vai ser proibida nas provas de XC, que vai faltar peças,que os profissionais não vão aderir etc etc etc

    ResponderExcluir
  5. Verdade Luiz, é bem isso que acontece mesmo. No começo do ano tentei pesquisar algumas lojas e o papo era esse de não tenho, tem uma no distribuidor (custava uma fortuna rs). Teve até um lojista que me falou: "Meu, com esse valor você compra uma aro 26 muito legal! Não quer comprar essa aqui?" Acho que ele não entendeu que eu queria uma aro 29... rsrs

    Mas o negócio é a gente se mexer. Se tiver consumidor querendo comprar peças pra aro 29, as distribuidoras e lojas vão ter de se virar pra atender.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal,

    Não tem que rolar pessimismo!

    Nos bastidores as coisas não são tão feias assim.

    A Caloi depois de um impressionante adiamento está definitivamente confirmada para agosto.

    A Saga está em fase final de desenvolvimento, vai ser uma realidade, uma opção de alto nível com várias opções de cores e garfos, algo que se vê apenas nas principais (e mais descoladas) bike houses do exterior, como a Intense.

    Esses dois produtos, por si só já irão alavancar as importações dos componentes-chave, entre eles garfos e pneus, trabalho todos os dias para isso, junto com outros vários interessados e tenho informações concretas da disponibilidade desses componentes até o final deste ano.

    Além de tudo isso, já existe um acordo formalizado e pelo menos uma grande marca americana passará a ser representada no nosso país e irá oferecer opções muito interessantes para os 29ermaníacos brasileiros.

    Uma das questões que pessoalmente mais me incomoda é aquela "será que a 29er vai pegar?", simplesmente porque não se trata de uma moda ou uma onda, algo que vai "pegar" e passar algum dia. As 29ers são uma realidade, uma evolução das mountain bikes, um formato que suplantará as 26ers em quantidade mais dia menos dia, pelo menos em se falando de cross country.

    A palavra de alguns lojistas, simplesmente desconsidero. Será que esse lojista anda de bike? Será que ele já experimentou de fato uma 29er? Será que ele tem repertório técnico para afirmar que uma bike aro 29 é ruim?

    Quanto a uma eventual proibição em provas, seria o mesmo que dizer que uma 29er não é uma mountain bike!

    Bloguers do P29BR, eu, Adil, garanto aos que embarcarem no mundo das Rodas Grandes que a coisa irá crescer e se solidificar por aqui. É minha bandeira.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa!
    Gostei de ver Adil!

    Eu quero uma 29ers nem que seja com kit Acera! he he he

    ResponderExcluir
  8. Agora, queria ver uma 29ers em ação no Shimano Short Track
    http://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=3172&source=rss

    ResponderExcluir
  9. Mais informações!
    http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/shimano_short_track.html

    ResponderExcluir
  10. Gente!
    Tava dando uma "revisada" no Blog e vi algo interessante.

    http://3.bp.blogspot.com/__K91gWffRDw/SeiaGPVgW9I/AAAAAAAAAS8/SzE3VD1hBjY/s1600/seaotter_foes700.jpg

    O LX que foi reposicionado de MTb para bikes de passeio?

    http://cycle.shimano-eu.com/publish/content/global_cycle/en/nl/index/products/trekking_bike/deore_lx/product.-code-FC-T661.-type-.html

    ResponderExcluir
  11. Pensando bem...esquece as marchas, quero single speed..he he he

    ResponderExcluir
  12. Ei quem falou em desânimo Adil? rsrs

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,

    O Adil ja andou na minha 29,

    eu tinha uma genius mc LTd de 10,6kg!!! Quando vendi, foi sem dor!!porque minha khs 29 ja estava com seus 9,7kg.
    Sobou melhor, desceu melhor, andou mas, pula mas gostoso, e na reta no plano, nao tem para ninguem!!!!
    Nem precisa mas travar a susp na subida, que ja estou de pe halucinada.
    Com a full 26, ja tinha esquecido isso, tive que fazer spinning para lembrar como era.
    Agora ja da para tirar o selim, na 29 so pensa em acelerar, e passar os caras de 26, chorando porque tem pedras!!! a onde!!! cade elas!!! nao vi!!!!
    Na descida nao tem pra ninguem!!
    Na subida quasi nao coloca a corinha, tem muito mas tracao que a 26, muito superior, e na lama, show de bola!! tem muito mas contato!!!
    29 / 4 ever
    Laurent

    ResponderExcluir
  14. Isso mesmo Laurent!

    É ótimo para os bike-leitores poderem conhecer mais sobre sua experiência com as 29ers.

    Obrigado por participar e colaborar.

    Abs do sempre amigo,

    Adil

    ResponderExcluir
  15. Estou, já faz um tempo, pensando em montar uma bike para usar como meio de transporte. Pensava muito em usar aros 700x35 mas infelizmente ou felizmente acabei por descobrir o teu blog.. Aí fiquei pensando no desempenho que os aros 29 poderiam gerar em relação aos comuns 700x35 usados nas híbridas. Mas onde eu posso conseguir quadro, garfo, pneus, raios e aros para montar uma bicicleta com rodas deste tamanho?

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas,

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    De fato uma 29er é muito mais polivalente e confortável que uma bike com aros 700C.

    Hoje a Saga está produzindo quadros no Brasil a R$ 650. As lojas aqui de São Paulo já vendem pneus e garfos. Eu mesmo sempre tenho alguns disponíveis para atender ao leitores.

    A partir de fevereiro vários lotes dos importadores irão chegar, aumentando o leque de opções.

    Se precisar de qualquer ajuda, avise.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  17. Acredito que, se algo é tão bom e superior aos padrões existentes vai acabar se consolidando com o tempo. Não vejo portanto a necessidade de se "martelar" em cima de uma idéia que "se vende" sozinha. Gosto do blog P29BR mas confesso que as vezes acho a propaganda um tanto exagerada. Tbém sonho com um 29 mas não vejo motivos para subjulgar e despresar as tão consagradas MTB aro 26.

    ResponderExcluir
  18. Olá Blog-leitor Anônimo,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Respeito muito sua opinião, mas note que esse texto é de 2009, uma época que eu e o formato 29er ainda lutávamos contra uma descrença geral que hoje simplesmente não existe mais.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Adil pela resposta e considerações...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR