Procure nos arquivos do P29BR

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

P29BR 29er INVESTIGATION - Caloi Two Niner "A La Jack"

Dissecando uma 29er.

Há exatamente 3 meses a Two Niner se tornou a bike de testes do P29BR, durante estes últimos 90 dias o modelo de Rodas Grandes da Caloi foi exposto aos mais diversos tipos de condições, desde estradas, singletracks, até competições e cicloviagens. Período em que pude me familiarizar com os comportamentos da bike e procurei expressá-los aqui no blog.


As diversas reações da Two Niner já são conhecidas, percebi entretanto que compradores, interessados e aficionados no formato poderiam conhecer de maneira mais intima uma típica 29er e a partir desse conhecimento extrair mais da própria bike.

A idéia deste post é demonstrar como são compostos os aproximadamente 13,5Kg da primeira 29er brasileira. O P29BR desmontou completamente a bicicleta, pesou cada um dos componentes e descobriu a porcentagem que cada parte agrega à composição do peso total do conjunto. De posse dessas informações o blog-leitor pode avaliar a melhor maneira, a mais econômica ou a mais eficiente, de realizar um eventual upgrade e cortar gordura da bike onde o peso incide com mais intensidade.


Com um quadro de peso bastante aceitável para o padrão 29er, 1.950 gramas, fica claro que o potencial da Caloi Two Niner é grande. É no garfo onde se concentra a maior parcela de peso do conjunto. Um upgrade para uma suspensão com amortecimento a ar, de cara cortaria em torno de meio kilograma e colaboraria para uma efetiva melhora no desempenho da bicicleta, tanto pelo biker carregar menos peso, quanto pelo fato do uso de uma suspensão tecnicamente superior.


O principal segredo para uma 29er de alto desempenho está nas rodas, o ideal é contar com o menor "peso rodante" possível, o que se reflete diretamente na facilidade de aceleração da bike. Um par de rodas, como o novo modelo da VZAN, com peso abaixo dos 2.000 gramas, eliminaria mais de meio kilo de peso. Somando-se rodas mais garfo, teríamos uma economia de mais de 1.000 gramas no peso total sem que o bolso do proprietário fosse severamente prejudicado. Tudo isso sem contar que dependendo do uso, as 29ers combinam bem com garfos rígidos, neste caso, o emagrecimento da Two Niner seria ainda mais contundente e, inclusive, com um custo ainda mais acessível.

Por falar em custo relativamente baixo, os pneus são outro ponto que pode ser atacado. Perto de 300 gramas do total seriam eliminados com uma troca por outros modelos que batem na casa dos 600 gramas. Existem ainda pneus mais leves, entretanto o upgrade deve ser feito com cuidado para não evitar uma perda de eficiência.

A tabela deixa claro que a substituição de componentes de menor impacto no peso total (como trocadores, câmbios, mesa, etc) além de dispendiosa, pode resultar em pouca economia de massa. Claro que os fanáticos por bikes leves vão argumentar que cada grama conta, de fato, é uma verdade, entretanto o raciocínio aqui visa atingir o biker comum, aquele que não tem um budget ilimitado, mas que busca melhorar sempre a 29er que já possui ou ainda possuirá.


É a sua vez blog-leitor, pegue sua planilha, brinque com o números e decida com consciência o melhor caminho a seguir com sua Caloi Two Niner, ou qualquer outra boa 29er.

Keep 29eriding!

46 comentários:

  1. Ah se as nossas revistas "especializadas" tivessem uma avaliação desse naipe! Para os weight weenies de plantão (tô nesse pacote) esse seu relato é uma mão na roda. Belo trabalho. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 meses e só o que tem a dizer a algo relacionado ao peso. Com todo respeito mas é a análise da geometria, distancia entregar os eixos, agilidade nas curvas, desempenho nas subidas devido a pouca inclinaçao do quadro.... Uai.... Kkkk

      Excluir
  2. Valeu Fernando, a idéia é ajudar o blog leitor sempre.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  3. Grande Adil!!!

    Agora eu também tenho uma Two Niner, mas como ela é 20" o peso ficou muito próximo aos 14,1kg. Ótima matéria, vou fazer "lobi" para te contratarem na Bike Action para uma seção especial e mensal 29er.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Guilherme,

    Obrigado pelas palavras!

    É muito bom saber que mais um dos "colaboradores" dp P29BR está rodando de 29er. Espero que este artigo possa melhorar ainda mais sua experiência com as Rodas Grandes.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela dissecação da bike, assim sabemos com precisão o que estamos comprando e exatamente quanto nos custará deixar a bike mais ao nosso gosto,particularmente prefiro aguardar um pouco e investir meu dinheiro em uma gringa de melhor custo benefício, até que tento ajudar a industria nacional mas a 3500 reais fica meio difícil.Abraço a todos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Adil.. Muito bacana esse levantamento...
    Valeu

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Adil, por mais um post inteligente.
    Assim fica mais fácil até mesmo de se decidir se vale ou não a pena comprar a bike, dependendo da expectativa, e do bolso, de cada biker.
    Josimar.

    ResponderExcluir
  8. Dá hora Adil!
    (não sobrou nenhuma peça pra montar um robozinho não né? rs)

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Adil, tá de parabéns!

    A revista BikeAction deveria ter uma seção sobre 29er, só assim eu iria ser assinante dela! kkkkk
    Exelente "post" estava-mos precisando de super informações sobre essa bike da Caloi.

    +1x parabéns pelo Blog e por essas informações preciosas que tanto nos ajudam!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Achei a diferença de peso: os pedais e o quadro maior: 535 gramas...

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Adil,

    Parabéns pelo blog. Muito inteligente e mais confiável do que qualquer revista.Se me permite fazer uma sugestão, que tal simular a montagem de uma 29er com o quadro Saga com diferentes configurações(disco,vbrake,garfo rígido/susp.)para podermos decidir para que lado investir. (two niner "ready to spin" ou uma "doityourself 29er"

    Grande abraço e mais uma vez, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Olá Roger e demais blog-leitores assíduos,

    Obrigado pelas palavras!

    Já estamos programando novos posts com a 29er da Saga.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  13. Já estou com minha Caloi Two Niner, presente do meu "personal santa claus". Só troquei o selim por um mais macio e os pedais .È a mesma sensação de carro novo, he he . A estranheza dos rodões passa em 5 minutos.

    Gostei do "moto" da Niner PEDAL DAMN IT. Arrisco uma tradução livre. " "Pedala Caramba!" ou mais ousadamente: "pedala Caralho!"

    Feliz natal a todos e keep on 29eriding!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Roger,

    Fico contente em saber que mais um biker pedala 29er no Brasil!

    Estamos lançando um cadastro nacional de 29ers, muito em breve vou disponibilizar uma ficha para que os proprietários possam preencher. A idéia ter um censo das Rodas Grandes no Brasil e um banco de dados para centralizar as informações de cada bike, servindo de apoio inclusive para aqueles que queiram comprar uma 29er de segunda-mão.

    Sua definição para o bordão da Niner foi ótima, obrigado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  15. Oi Roger,

    Fico contente em saber que mais um biker pedala 29er no Brasil!

    Estamos lançando um cadastro nacional de 29ers, muito em breve vou disponibilizar uma ficha para que os proprietários possam preencher. A idéia ter um censo das Rodas Grandes no Brasil e um banco de dados para centralizar as informações de cada bike, servindo de apoio inclusive para aqueles que queiram comprar uma 29er de segunda-mão.

    Sua definição para o bordão da Niner foi ótima, obrigado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  16. Para melhorar o desempenho das 29er, pedivela triplo braços 180mm e K-7 com relação 12-34 (nove velocidades).

    ResponderExcluir
  17. Ola.. tenho uma cannondale f2 29' sou fã da maquina, de tanto que andei ja estou sem pneu, preciso de uma dica de qual usar nela, e se vc tem algo pra me vender...

    Felipe

    ResponderExcluir
  18. Olá mountain.biker

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    Na realidade um pedivela 180mm tem algumas particularidades, inclusive fisiológicas, pois alguns fisioterapeutas esportivos recomendam cuidado com joelhos que são mais exigidos pelo pedivela longo. De qualquer forma é uma boa opção em algumas montagens singlespeed.

    O cassette para ideal para uma 29er deveria ter o pinhão maior de 36 dentes. Além do SRAM XX, a Shimano é fabrica um 12-36 de 9 velocidades.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  19. Olá Felipe,

    Sua escolha de pneus depende do uso que você faz da sua bike. No momento tenho um par de Maxxis Ignitor à disposição. Se precisar de mais informações click no link do P29BR Market e me mande um e-mail.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  20. comprei uma MANITOU DRAKE na CRC que deve ser bem mais leve que essa rock shox TORA.

    ResponderExcluir
  21. Manitou Drake SuperAir 29 = 4.40 lbs
    Rock Shox Tora 29 = 4.56 lbs

    As duas na casa de 2Kg, a Manitou com uns 50 gramas a menos.

    ResponderExcluir
  22. Adil, diz uma coisa, vc sabe se esses valores continuam para as bikes de 2011? E que quadro vc usou, 18 ou 20"? Estou seriamente pensando em uma 29er e a Caloi está alto na minha lista.

    E parabéns pelo blog, aqui tem toneladas de informação!
    [ ]s

    Luciano

    ResponderExcluir
  23. Oi Luciano,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Sim, os valores continuam idênticos para 2011. Já me informaram da fábrica que para 2012 haverão mudanças.

    A utilizada neste post foi uma tamanho 18".

    Pode ir de Caloi porque o custo X benefício é ainda insuperável.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  24. Ótima postagem.

    Muito obrigado por destrinchar a 29er.

    ResponderExcluir
  25. Comprei uma tamanho 20. Essa é a bike. um trator, passa por cima de tudo nas trilhas. Além de componentes TOP´S, é muito boa de pedalar. Recomendo a todos essa bike. E viva os rodões

    ResponderExcluir
  26. Adil... acabei de adiquirir uma Caloi Two Niner (vc me influenciou! heheeh). Gostaria de uma indicação de uma bom suspensão a ar compativel com ela (melhor custo x beneficio) oq vc recomendaria ?

    Att,
    Tiago

    ResponderExcluir
  27. Olá Tiago,

    Considero uma boa opção a RST M29 Air-RL, que custa em torno de 1.100 Reais. Até agora tive boas experiências com ela.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  28. Adil, já que vc desmontou ela toda, onde foi que teve mais desgastes? O quadro ficou intacto? Eu tenho uma 2011 e já rodei uns 1.500 km com ela e até agora parece bem!

    ResponderExcluir
  29. Olá Ramon,

    Quando eu desmontei essa Two Niner ela tinha ainda 500Km.

    Pessoalmente não identifiquei nenhum componente com desgaste anormal. O único porém na minha opinião é a pintura fosca que tende a encardir.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  30. Caro Adil já vi que tu é fera e gostaria de uma informação e opinião ao mesmo tempo;possuo uma Caloi Elite 2.7 2010 tamanho 18(a mesa tá uma mais curta e não a original) gosto muito dela ;a pergunta é a seguinte:andei numa Caloi 29 e em uma outra 29 Specialized e nas duas me dá a impressão de meu corpo ficar mais natural(ajustado) na bike mais bem ajustado porque?minha altura 1,72 mts.Abraços muito bom o seu blog aliás ótimo

    ResponderExcluir
  31. Olá Gilberto,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Costuma-se dizer que nas 29ers você não pedala apenas "sobre" a bike, mas sim "dentro" dela, essa sensação ocorre porque o movimento central se encontra consideravelmente abaixo da altura do eixo das rodas em relação ao solo. De fato você percebeu bem.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  32. Bom dia!!!

    Parabéns pelo teste!!!
    Após ler o post decidi adquirir a Caloi 29 2012 quadro 20".

    Fiz algumas alterações...
    - Pneu Kenda Small Block Eight 29 X 2.10
    - Cassete 34 dentes

    Tenho 1,80 de altura e após pedalar 500km com ela estou sentindo uma leve dor nas costas.

    A minha impressão é que o guidão poderia estar mais perto o que vc acha? Esta bike ficou grande para mim?

    Abraços,
    Carlos

    ResponderExcluir
  33. Grande Adil, Surgiu uma dúvida...será que um quadro 20" atenderia a minha altura de 1,94mt?
    Sei que teoricamente não, mas no caso da Stamina29, coube quase que perfeito com exceção do avanço da mesa.

    Obrigado e parabéns por sua dedicação e toda linguagem técnica trazida destacando a qualidade o trabalho realizado.

    ResponderExcluir
  34. Olá Carlos,

    Se você adquiriu a Two Niner 2012, o modelo tamanho 20 é um pouco menor que no modelo 2011, ainda assim, independente da marca, qualquer bike tamanho 20 é de fato um pouco grande para alguém com 1,80m de estatura.

    O ideal é que consiga trocar seu quadro por um menor. Por outro lado, caso precise se adaptar, vai necessitar ao menos de uma mesa bem mais curta que a original.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  35. Olá Sr.Formig@,

    Obrigado por participar do P29BR!

    A Two Niner tamanho 20 é de fato pequena para sua estatura. Você precisaria procurar um quadro extra-grande de outra marca.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  36. Salve Adil,

    Será que para uma pessoa de 1,87 o quadro 20 ficaria legal? Tenho uma gary fisher 21" e fico achando pequena às vezes.


    Abração e parabéns pelo excelente blog.

    Marco.

    ResponderExcluir
  37. Adil, Bom dia!
    Quando puder responder agradeço a brevidade, pois estou naquela fase lamentável das dúvidas antes de comprar. Tenho um orçamento com limite o que me deixou entre a Caloi 29 e a Merida Big Nine TFS 100D. Não ligo para questões outras se não qualidade e beleza. E você vai me entender quando digo que a Caloi é boa e a Merida é bela. Nesta Dissecação você sugere muitos ups na Caloi e como sou inexperiente fiquei com receio pois a Merida também mereceria melhoras mais não no quadro pra minha opinião. A diferença entre elas é de R$700,00 a mais para Merida. Me dá uma luz ai! Este post me deixou preocupado. Me dá uma força! Agradeço.

    ResponderExcluir
  38. Olá Evandro,

    Os itens que eu sugiro para troca na Caloi Two Niner, teriam também que ser trocados nessa Merida, uma bike muito mais pobre em componentes que o modelo nacional.

    Sugiro que fique com a Two Niner e, quando puder, acrescente apenas um cassette 12-36.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  39. Olá Marco,

    Talvez a Caloi Two Niner tamanho 20" ainda sirva para você. De qualquer forma, sugiro um teste drive antes de comprar.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Acabei de adquirir um Two Niner 2012, Já rodei uns 130 km entre asfalto e trilha. Notei que ta dando uns estralos no pé de vela. o que sera?
    Qual e a calibragem ideal já que peso 95 kg? estou andando com 55 libras.

    ResponderExcluir
  41. Olá Anderson,

    São inúmeras as possibilidades que podem gerar ruídos indesejáveis na sua bike, no caso do pedivela, será necessário conferir a tensão de aperto no central, nos parafusos das coroas e no próprio pedivela.

    Em relação aos pneus, no seu caso evitaria de passar dos 45psi.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  42. não tem como comparar uma Manitou pneumática com uma Rock Shox com funcionamento à mola.
    Se fosse uma RS SOLO (ou DUAL) AIR, tudo bem.
    A diferença deve ser uns 300 gramas, no mínimo!

    Infinitamente superior a Manitou, mas agora com a TOWER.

    ResponderExcluir
  43. Você está de parabéns, estou gostando muito do que leio aqui. Estou voltando para as mtb´s e comprei sexta passada uma Caloi two niner por R$2639,00 na Bikepointsc. Acertei sem saber pelo que li. Chutei que seria bom por ser Caloi e grupo deore. Novamente parabéns este site é melhor que as revistas que conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guerrinha,

      Obrigado por acompanhar e participar do P29BR!

      Sem dúvida você fez uma boa escolha.

      Em caso de dúvidas, escreva.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  44. Tenho uma Two Niner 2012e não me acostumei com a ergonomia do quadro e não gosto do design. Acho os componentes de ótima qualidade com exceção da suspensão dianteira. Gostaria de uma sugestão para trocar o quadro e suspensão. Pratico MTB, DH leve esporádico e até asfalto com a bike. Obrigado! bartelshs@ig.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR