Procure nos arquivos do P29BR

quinta-feira, 8 de julho de 2010

P29BR 29ER SHORT TEST - Guidão Trigon HB 108 Riser e Mesa HSA-01

Carbono de alto desempenho ao alcance dos aficionados nas Rodas Grandes.


Nas primeiras 29ers produzidas comercialmente, um guidão reto e estreito era peça fundamental para manter a frente da bike o mais baixa possível, além de, na ocasião, tornar a direção um pouco menos lenta. Felizmente a geometria das bicicletas aro 29" se desenvolveu e modificou de tal maneira que hoje, ao contrário de algum tempo atrás, um guidão riser mais largo é equipamento imprescindível para uma boa 29er.

A marca Trigon conhecida internacionalmente por sua linha de componentes produzidos em fibra de carbono, acaba de chegar ao Brasil por intermédio de sua representante exclusiva, a ProBiker, que ofereceu ao P29BR para testes o guidão modelo HB108UL Riser e a mesa HSA-01.


Seguindo o mesmo padrão de outras das dezenas de produtos da marca, este guidão alia design e tecnologia. Com um grafismo de bom gosto, a peça é construída em carbono proprietário Venus C8, leve e com alta resistência elástica, apresenta um bonito acabamento unidirecional e utiliza tecnologia de ponta na compactação das fibras, conta ainda com área central texturizada para potencializar o contato mesa-guidão. O exemplar do P29BR com diâmetro de 31.8mm pesou excelentes 140 gramas.


Os 660 milímetros de largura, somados aos 6 graus de upsweep e 9 graus de backsweep, resultaram num guidão perfeito para as 29ers, com angulação e elevação suficientes, e diga-se de passagem sem exageros, para garantir um posicionamento confortável e a dose ideal de manobrabilidade, sem prejudicar a rapidez de resposta do conjunto. Fica evidente o quanto a maior alavanca proporcionada pelo guidão largo é de fato importante para se aproveitar melhor a relação mais pesada das 29ers, pedalando-se em pé nas subidas. Ao contrário, caso o piloto não esteja acostumado a um guidão dessa largura, pedalar sentado morro acima pode requerer um pequeno período de ajuste, mas definitivamente trata-se de um benefício real para o proprietário de uma bicicleta de rodas grandes.

Acompanhando o guidão riser, foi montada a não menos estilosa mesa HSA-01 em alumínio 7050 forjado e revestida com carbono. A mesa de 90mm de comprimento chega com tudo o que teria direito para justificar seu peso leve: parafusos de titânio e tampa frontal em duas peças separadas. Uma mesa muito confiável, pesando apenas 100 gramas.


O custo dos componentes Trigon (http://www.trigonbikes.com.br) é melhor que o das marcas mais famosas e conhecidas, entretanto a qualidade pode ser considerada no mínimo a mesma, ou até melhor. Você que busca um bom guidão para sua 29er vai encontrar na Trigon uma ótima opção.


Keep 29eriding!

19 comentários:

  1. Muito bacana!
    Adil, gostaria que você falasse a respeito do GPS em um futuro proximo.
    Pelo que vi existem poucos odometros que aceitam as rodas grandes não é?

    ResponderExcluir
  2. Ola Adil, gostaria de informação da compatibilidade de um aro novo da VZAN p/ speed modelo SPIRIT 700x20 é muito parecido c/ os modelos de mtb ACTION e EXTREME pois p/ ter um melhor custo beneficio queria montar estes aros c/ pneus CST CRITTER 29x2.10.

    ResponderExcluir
  3. Aydil:Gostaria de saber qual a altura mínima para se pedalar uma 29er?

    ResponderExcluir
  4. Adil,
    muito linda mesa, e ainda me o peso
    Show de bola,
    gostei, voltou a pedalar? de single ainda?
    Vou pedalar de 29 amanha,
    aqui ninguem viu 29,
    A frança como no futebol, e muito devagar, mas ja vai chegar!!!
    Laurent

    ResponderExcluir
  5. Tem uma tal de Willow Koerber da Trek Subaru que tem 1,57m de altura.
    Da pra tomar como base já né?
    O dificil vai ser achar um quadro pequeno.


    http://projeto29brasil.blogspot.com/2010/02/p29br-29er-rules-equipe-subaru-gary.html

    ResponderExcluir
  6. A algum tempo atras perguntei sobre a Trigon, eo Adil prontamente respondeu. Agora ver o teste e a opnião dele sobre as peças dessa marca fiquei mais animado em compra-las. Linda mesa e guidão, só faltou falar do canote e selim que estam em segundo plano na foto!!! Será que a Trigon tem o canote com medida 30.2, já que minha Astro Jumper usa essa medida.

    Valeu Adil, Viva as 29"

    ResponderExcluir
  7. Olá Luiz,

    Já tive pedidos de um post sobre o uso do GPS. Já acumulo uma experiência de 3 anos com o equipamento e considero que estarei á vontade para falar um pouco sobre ele.

    Valeu pela sugestão!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  8. Olá Paulo,

    Já usei os VZAN Spirit num teste com pneus 29x1.90 e eles funcionaram muito bem. Entretanto, não posso garantir a compatibilidade com os pneus 2.1 da CST sem fazer um teste prático. O problema é que os pneus mais largos podem "torcer" nas curvas. A sensação é bem estranha, posso te garantir.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. Adil troquei o guidao riser 660mm q vem com a scale 29 pelo q eu ja usava na bike antiga um ritchey wcs carbom flat 580mm, o que vc acha, tava achando mto grande o original e vi q vc falou mto bem dele, to meio q sofrendo em subidas com a bike e isso eu tava bem com a 26. Tambem uso um Gps da Garmin modelo Dakota 10, mta funçao, to aprendendo ainda. abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônimo,

    Conforme lembrou o Luiz Fernando, as atletas da equipe Subaru - Gary Fisher utilizam 29ers e tem menos de 1,60m. Entretanto pode até ser imposição contratual, de qualquer forma 1,60m seria uma boa referência para se começar.

    No mercado nacional ainda é difícil encontrar quadros pequenos, mas isso deve mudar em breve.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  11. Olá Alexandre,

    Obrigado por acompanhar sempre o P29BR!

    Por enquanto a Trigon vai ter canotes 31.6, 30.9 e 27.2. Se quiser um tamanho específico pode entrar em contato com o representante, a ProBiker, e solicitar.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  12. Olá Felipe,

    Pessoalmente eu nem me imagino usando um guidão de 580mm nas minhas 29ers, mas é claro, trata-se de gosto pessoal. Acho que você pode perder um pouco nas curvas, em alta velocidade e quando precisar pedalar de pé. Pedalar sentado pode até ser melhor, mas é algo que você se acostumaria com o guidão mais largo.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  13. Ola Adil !!! Muito obrigado pela atenção !!!

    ResponderExcluir
  14. Ola Adil !!! Muito obrigado pela atenção !!!

    ResponderExcluir
  15. O que eu queria ver mesmo sendo testado (ou mesmo andar em um) são esses selins todos de carbono... Eu não consigo acreditar facilmente que são "confortáveis"... pode dizer que são flexiveis, etc... tem um da Trigon que tem até uma camada de espuma por cima... fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  16. Onde consigo um garfo niner desse?? ja fucei tudo o que é canto e nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Miguel,

      Caso tenha interesse em adquirir um garfo, você pode entrar em contato com o representante da Niner no Brasil através do e-mail contato@ninerbikes.com.br

      Abs,

      Adil

      Excluir
  17. Olá Adil. Pode me falar o que acha do modelo da TRIGON o HB 107 FLAT? Vi que você não usaria um 580. Só sobra o 620 nesse modelo. Obrigado. Parabéns pelo P29er.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigado por acompanhar o P29BR!

      Gosto bastante dos produtos da Trigon, contudo considero hoje o guidão ideal para as 29ers um que tenha pelo menos 685mm. A própria Trigon já vende um modelo flat com 710mm.

      Abs,

      Adil

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR