Procure nos arquivos do P29BR

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

P29BR 29ER FAIR / Bike Expo Brasil 2010

A feira sob a ótica 29er.


Na edição de 2009 eram apenas 6 exemplares 29ers, neste ano o número bicicletas em exposição equipadas com rodonas praticamente quadruplicou. São 21 modelos, quantidade que poderia ser ainda maior por motivos diversos, desde espaço físico nos stands, até em função do fato de que alguns representantes ainda esperam outros novos modelos da linha 2011 que chegarão ao país em breve. De qualquer forma, nada mal para um formato até algum tempo pouco valorizado por aqui.

Começando "nosso" tour pela feira, o primeiro stand a chamar atenção dos aficionados nas rodas grandes é o da Specialized. Quem acompanha o P29BR e o cenário mundial do Mountain Biking  já conhece bem a disposição da marca americana em mergulhar fundo no Universo 29er.

O slogan da marca dizia: "Specialized 29, Maior e Melhor". De fato todos os seis exemplares disponíveis no evento arrancavam inúmeros comentários (e suspiros) dos visitantes.


A linha Epic 29 estava representada por 2 modelos de carbono e um de alumínio. Todos contavam com o revolucionário eixo traseiro de 142mm.


A Epic Expert 29 tem quadro em carbono, um grafismo de grande impacto visual, grupo SRAM X0 com pedivela de dupla coroa e uma suspensão Reba com tecnologia de plataforma estável Brain.




O desejado modelo de competição S-Works Epic 29 era a vedete do stand e um dos maiores destaques da feira como um todo.


Rodas Specialized Roval de carbono com alguns raios vermelhos, grupo SRAM XX com um sensacional pedivela S-Works também em carbono, freios traseiros post-mount e toda a competência da tecnologia Brain completam o pacote.




Na minha opinião, a 29er mais bela na Bike Expo 2010 era a Epic Comp 29, modelo produzido em alumínio com a mesma alta tecnologia dos "irmãos" em carbono e uma combinação de cores fantástica.



 

Acompanhando a Epic 29, dois dos modelos candidatos a Campeão de Vendas no mercado brasileiro de 29ers em 2011. A RockHopper SL Comp 29, quase a mesma bike que a lenda Ned Overend usou para sagrar-se Campeão Americano de Short Track 2010, além da acessível e superaguardada HardRock 29 com um grafismo caprichado e combinado até com o próprio garfo Suntour. Para fechar com estilo, a Stumpjumper Comp 29, um clássico melhorado a cada ano, uma daquelas poucas 29ers que invariavelmente recomendo aos leitores do P29BR.









No stand da Scott uma obra de arte, o mais leve quadro 29er do mercado. A versão da Scale 29 produzida em fibra de carbono com tecnologia IMP3, chega com sistema de absorção de impactos SDS no triângulo traseiro, head tube conificado e disponibilidade para o moderníssimo movimento central BB92 do tipo Press Fit. São apenas 949 gramas distribuídas em um produto único que emprega soluções também únicas, caso do novo suporte de freio traseiro proprietário batizado de Direct PostMount 160.




Além da Scale 29 Team que neste momento vem sendo testada aqui no P29BR, a Scott apresentou  em seu concorrido stand a Scale 29 Pro, outra que empresta o mesmo quadro de carbono high-tech da Scale 29 RC e ainda conta com uma interessante relação custo X benefício.



A Kona de presença tímida nas lojas brasileiras com suas 29ers em 2010, trazendo pouquíssimas unidades de rodas grandes, promete agora mais opções para o consumidor nacional em 2011. Na Bike Expo estava exposta a nova versão da Kona Kahuna com um conjunto de peças bastante interessante e um diferencial entre as bikes de sua faixa de preço, o tubo de direção conificado, seguindo uma tendência mundial empregada em modelos mais caros.



As 29ers da Cannondale, principalmente a Flash, estão entre os objetos de desejo de muitos bikers, são leves e tem um apelo todo especial por conta de sua suspensão Lefty, entretanto não havia nenhuma na feira. No stand da marca apenas dois modelos de bikes aro 29", ambas da linha Trail, mais acessível, que a fábrica define como "RELAXED RACE GEOMETRY", pois possuem uma distância entre eixos maior em comparação à Flash e um ângulo de tubo de direção mais relaxado, privilegiando estabilidade e conforto. Outra novidade montada nessas bikes é a nova suspensão RST Deuce 29 Air. Chamou atenção também a robusta caixa de direção de 1.5".



A simpática Jamis marcou presença com apenas uma 29er, a Exile 1, que estava praticamente escondida entre os demais modelos em exposição no stand do representante da marca americana. Um destaque vai para os novíssimos pneus Geax AKA 29x2.2.



Nenhuma 29er da KHS aportou oficialmente no Brasil em 2010, no entanto para 2011 o representante garantiu que estarão disponíveis pelo menos três opções nos seus revendedores, duas já mostradas na feira. A repaginada full-suspension Flagstaff  conta com o licenciado e ótimo sistema de suspensão traseira ativa Horst Linke, já a hardtail Tucson apresenta um setup inteligente. Como é tradição da marca, o preço final de venda ao consumidor é dos mais competitivos, a primeira em torno de 7.500 Reais e a segunda na casa dos 4.000 Reais.






A marca alemã Focus foi uma grata surpresa para mim. Trouxe para feira o modelo Redskin 1.0, construído em alumínio de tripla espessura e com um pacote de qualidade composto por equipamentos SRAM, RockShox e DT Swiss. A Omega BR, representante da marca para o Brasil, promete fazer frente à Specialized Stumpjumper em questão de preço.



Apesar de pautar nas 29ers a cobertura do P29BR, alguns outros destaques não podem passar em branco, é o caso da Focus Raven (aro 26) com quadro em carbono e os cabos passando internamente, solução empregada por muitas outras fábricas, mas explorada ao extremo nesse modelo da Focus, onde até a mangueira do freio traseiro está embutida nos tubos de carbono.



Tradicional celeiro de inovações, a espanhola Orbea mostrou na feira a Lanza 29er 2010 que em 2011 dará lugar a uma versão em alumínio hydroformado da Alma 29er. As características serão similares às encontradas no maravilhoso modelo construído em carbono, mas com a promessa de um preço competitivo.


No stand da Trek a estonteante e ao mesmo tempo sóbria Superfly Elite, todo o conhecimento do mestre Gary Fisher aliado à qualidade Trek resultaram em uma máquina de competição onde todo e qualquer componente parece ter sido escolhido a dedo. A assinatura do “artista” no top tube completa o charme dessa espetacular 29er.




A Ciclo Leiriense, representante Giant e Diamondback, expôs três exemplares de 29ers na feira. A já conhecida Diamondback Overdrive 2010, estava acompanhada de dois modelos da linha 2011 de 29ers da Giant. A Giant XTC 29er montada com uma suspensão Fox 32 F29 RL-100 com eixo passante de 15mm, tubo de direção conificado e grupo Shimano SLX/XT. A novidade ficou por conta do mais novo e econômico modelo, a Talon 29er, que conta também com quadro em alumínio ALUXX, além de uma suspensão customizada SR Raidon 29” com 100mm de curso e eixo 15QR.





Do lado da Caloi, nenhuma mountain bike em exposição. Em contrapartida a mobilidade urbana foi o destaque no stand da tradicional fábrica nacional: bikes dobráveis, um modelo retrô de uma única velocidade, bicicletas de cicloturismo e uma bike conceito com a revolucionária e super silenciosa transmissão por correia Gates, até então inédita em terras brasileiras.






A própria Gates esteve presente na feira com um stand próprio e duas lindas bikes em exposição, uma canadense Norco e outra especialíssima norte-americana Spot, as duas equipadas com as correias da marca, é claro.



A 100% brasileira ProShock demonstrou que já estão em desenvolvimento novas e esperadas suspensões com hastes de 32mm.



2011 promete ser melhor ainda que 2010 para os amantes das 29ers, uma certeza de futuro promissor.

Keep 29eriding!

37 comentários:

  1. Eh de enlouquecer. Belas bikes e belo post.

    ResponderExcluir
  2. Olá Xampa,

    Obrigado por acompanhar o P29BR.

    Peço desculpas pela qualidade de algumas das fotos, mas infelizmente as condições de iluminação e espaço variavam muito de stand a stand.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  3. Sem comentarios, demais da conta!

    Ja estou até reservando mais grana para que depois da 29er minha bike seja a Caloi Retrô aro 700c.
    Confesso que esperava da caloi uma ELITE 2.9 2011, mas... #ficaadica

    Incrivel mesmo é o conjunto Gates Carbon! Virei fã.

    Kona vai lançar de vez uma 29er no Brasil? Ou esta apenas para demonstração.
    A Kahura era uma promessa ano passado que não se concretizou.

    ResponderExcluir
  4. Grande cobertura Adil! Parabéns pelos textos objetivos e claros.

    Eu reparei uma coisa: Vc citou o eixo traseiro das Speializeds, mas nas fotos o garfo parece um QR normal, com o eixo saindo por baixo como qualquer susp..
    Eu achava que os eixos integrados só iniciariam a aparecer nos qudros depois qu virasse padrão na dianteira, onde parece ser menos rígido quena traseira. Nada a ver isso?

    ResponderExcluir
  5. Desculpe os erros, vou ali jogar esse teclad oe já volto..rrs

    ResponderExcluir
  6. Viva a Proshock!!! até que enfim vão lançar os garfos com bengalas de 32mm!!! Viva!!!... Vou esperar mais um pouco e realizar meu sonho de ter uma ProShock com padrão internacional!!!!...

    A Specialized HardRock 29 pode ser inferior em materia de componentes em relação a Caloi TwoNiner, mas o quadro... tem o visual bem mais resolvido e a qualidade de quem é literalmente é "especializado" em bikes... A HardRock 29 com o tempo é fazer up-grades, ela merece!!!

    Fiquei decepcionado com a Caloi, apos toda firula sobre o modelo TwoNiner...por que a familia de rodas grandes não surgiu, com opções mais acessiveis pra bater na concorrencia em materia preço??? A Caloi já era!!!

    Pena que a Astro sumiu, adoro essa marca, ea VanguardaSports o que diz a respeito de lançamentos pra rodas grandes e tambem 26"???

    Bom, a Exposição mostra que o mercado brasileiro tem potencial, mas por enquanto os impostos sobre os importados tá estragando a festa, mas os modelos apresentados valem cada centavo investido, é o que a galera lá fora está usando...Ponto positivo pra importadoras!!! Valeu!!!

    Viva as bikes, Viva as 29ers!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adil! Que fim levou sua coluna na bike action? Esse mes ela so apareceu no indice, pq no lugar tem uma propaganda.

    ResponderExcluir
  8. Luiz, também fiquei bem impressionado com a Caloi retrô. Pra melhorar só se desse pra colocar uns freios cantilever.

    ResponderExcluir
  9. Esse ano o foco da Caloi foi a Mobilidade. Não iremos ver tão cedo a Caloi com um produto XTR-XX a venda.
    E a Soul bikes? Ainda ta dormindo de toca?

    ResponderExcluir
  10. Ótima cobertura da feira, mas o que mais me deixa feliz é saber que o dono da loja RODOCICLO, de Porto Alegre, estava na feira para levar na cara sobre o que falou das 29ers. Tendo eu a minha Saga há bastante tempo, ao procurar peças específicas, ouvi da loja que "não temos e não traremos porque aro 29 é moda". A ADVENTURE BIKE agradece, pois já distribui Saga e respectivas peças 29er e continuará sendo a pioneira e quase única fornecedora de 29ers (tirando-se a Specialized, que não se mistura) de Porto Alegre. Obrigado RODOLIXO, essa é a seriedade que vocês tem com os clientes de vocês! A genância por vender peças de marcas podres supera a capacidade de inovar...
    Amigos, quando precisarem de material específico em Porto Alegre, já sabem aonde ir. Ao mesmo lugar onde montei a minha: ADVENTURE BIKE. A única que acreditou e levou a sério o que um dia foi futuro e hoje é presente: 29ers.
    um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiz,

    Estou cobrando uma posição oficial do representante da marca Kona no Brasil sobre a disponibilidade dos modelos 2011 de 29ers nas lojas.

    Me falaram na feira que vão vender mais bicicletas aro 29", mas de qualquer forma seria interessante saber mais detalhes sobre os modelos e quantidades a serem importados.

    Quanto à minha coluna na revista, melhor perguntar direto para eles...

    Ainda assim, os leitores que sentirem a falta do P29BR na Bike Action não ficarão desamparados. A matéria sobre a escolha do tamanho do quadro que publiquei aqui na semana passada é uma reprodução da que foi entregue ao editor e deveria estar impressa nas páginas da revista.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  12. Oi Euler,

    O caso da traseira das novas Epics é muito particular, os engenheiros da Specialized perceberam que com o exio mais largo poderiam deslocar o cassette 2mm à direita, com isso conseguiram um chain line (linha de corrente) melhor, muito mais suporte nos raios da roda traseira e uma rigidez impar na balança da suspensão. Só andando para ter a exata noção do quando evoluiu a Epic com alinha 2011.

    Em breve uma Epic de carbono estará aqui no P29BR e poderei fazer uma análise detalhada.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  13. Fala Adil...

    Primeiramente, foi um prazerão te conhecer pessoalmente.

    Adil, vc chegou a ver no stand da Proparts uma Jamis Dakota D29 Team? Umas das mais bonitas 29er da feira. Mas concordo com vc que a mais bela da feira era a Epic Comp 29, que verde era aquele?! rsrs

    A feira estava sensacional, uma pena que um dos produtos mais legais, não estava disponivel para 29, as camaras da DaMatta que podem ser remendadas com um simples isqueiro, e não esvaziam se vc não tirar o objeto do lugar, no caso um espinho ou cabo de aço.

    Ano que vem estou lá... E vamos depois marcar a pedalada que vc falou.

    Abs

    Junão

    ResponderExcluir
  14. Caro Adil, um dos motivos em comprar as revista Bike Action sao as suas materias, q sacanagem, vou mandar um email p eles.

    ResponderExcluir
  15. Valeu Junão, quando quiser pedalar em São Roque, já sabe.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  16. Oi Felipe,

    Só posso te agradecer pela "preferência" :-D

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  17. Um olá aos 29ers de Porto Alegre!

    Fico contente em saber que existe gente apostando de maneira consciente nas 29ers por aí.

    O futuro do mountain biking chega a bordo de rodas grandes!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  18. Sera que alguma MTB 29er vai sair por menos de 2400 reais?

    ResponderExcluir
  19. Adil,

    As bikes da KHS chegarão a esse preço mesmo? Uma bike full 29er com preço de R$ 7500,00 é realmente uma notícia muito animadora. Se isso se confirmar, mostra que o mercado de 29er já está amadurecendo, resultando em queda nos preços...

    A cobertura do evento foi ótima! Parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Fala Adil!Sua cobertura da Bikeexpo foi mesmo show de bola.Muito interessante a transmissão por correias da Gates,não tinha conhecimento que existia isso.Acho que as 29 ers ainda estão bem caras,mas que daqui para frente,elas se firmando no mercado,deve melhorar.A caloi decepcionou não levando a twoniner,que queria vender a preço de importada.A bike mais bonita para mim foi mesmo a spz Epic.Parabéns ricardo-Bom Jesus do Itabapoana-RJ

    ResponderExcluir
  21. Adil, não tinha nenhuma camber no stand da specialized não?

    ResponderExcluir
  22. Adil, qual o preço da Scott 29 PRO, que vc disse que tem um bom custo benefício? abraço.Henrique de Rondonópolis-MT

    ResponderExcluir
  23. Oi Luiz,

    Acredito que vá ser difícil uma 29er por menos de 2.400 Reais, além disso uma diminuição maior nos preços poderia se traduzir numa bike absurdamente pesada.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  24. Oi Carlos,

    A KHS já me confirmou os preços, os novos modelos de 29ers chegam no início do próximo ano e o representante no Brasil está animado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  25. Olá Ricardo,

    Obrigado por continuar acompanhando o P29BR.

    Na verdade, agora você pode encontrar a Caloi Two Niner por um ótimo preço nos revendedores da marca, fato que vem alavancando as vendas do modelo nos últimos dias.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  26. Oi Tabira,

    Não havia disponibilidade da Camber 29 no momento da feira, mas a Specialized deve disponibilizar pelo menos um dos modelos para os consumidores Brasileiros, a Elite por algo entre 7500 e 8000 Reais.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  27. Pessoal!

    A KONA acaba de me confirmar oficialmente que a Kahuna 29 estará nas lojas a partir de janeiro nos tamanhos 16", 18" e 20".

    O preço aproximado será de R$ 4500.

    ResponderExcluir
  28. Muito legal o post.
    É muito bom ver as marcas trazendo mais modelos de bike para o Brasil. A tendência é melhorar, cada vez mais, o mercado de bikes e peças especificas para as 29er.
    Obrigado Adil por ter respondido o meu e-mail.
    Você deve estar feliz com o resultado de seu trabalho. Parabens!
    Abraços e boas pedaladas a todos.
    Josimar.

    ResponderExcluir
  29. Olá Henrique,

    Obrigado por participar do P29BR.

    A Scott Scale 29 Pro tem um preço ao consumidor na casa de R$ 9.999,90. Além do baixíssimo peso do quadro, a Pro conta ainda com as características técnicas da já famosa Scale 899, como por exemplo os seatstays com sistema de amortecimento de impactos SDS, cabos passando internamente e caixa de direção conificada, para citar apenas três.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  30. Olá, pessoal!

    Adil, agradecemos a sua visita ao nosso estande. Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente e podermos conversar a respeito do mercado brasileiro.
    Alexandre, obrigado pelos elogios! Estamos trabalhando bastante e sempre buscando oferecer o melhor possível ao biker brasileiro.
    Estamos trabalhando, neste momento, na linha de adesivos exclusiva para a 29er 100% brasileira. Neste primeiro momento, lançaremos na cor branca, com opção de 80mm e 100mm. Nossa ideia é que os adesivos sejam nas cores preta/prata e outro com detalhes em vermelho. Alguma outra sugestão ou dica?
    Abraço e ótimas pedaladas a todos!

    Carlos Ghiradelli - Marketing & Vendas ProShock System

    ResponderExcluir
  31. A Specialized HardRock, na foto o modelo Sport 29R disc, vai ser o carro chefe das rodas grandes no ano que vem!!!

    Vi que o preço deve estar entre 2700 a 2900reais, algo que a torna uma bela opção pra começar.

    Uma bike de rodas grandes por menos de 2400reais, é possivel... a questão de peso só vai influenciar pra quem tem o MTB como esporte e leva a serio a performace... aquele ciclista casual procura uma bike legal por um preço baixo, e as 29er tem que atender esse nicho de mercado, né verdade?

    Assim como existem bike aro 26" pesadas, vai existir bike roda 29" tambem pesadas!!!

    Aguardo um teste com muitas fotos da Specialized HardRock Sport 29R Disc, é o modelo da foto da exposição...

    Adil, valeu!!!

    E Viva as 29ers!!!!

    ResponderExcluir
  32. É Carlos da Proshock, que venha Dezembro!

    Espero ver tbem o quadro Proshock Venta 29er um dia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Carlos Ghiradelli,

    Aqui em Lavras as ProShock tem uma moral com a turma "Pro" pelo fato de serem bem leves e pela facilidade de manutenção, pois é um produto "Feito no Brasil"... o preço justifica-se pelos fatores que citei.

    Sei que o departamento de design estão pensando num visual bem legal. Atualmente tem uma tendencia a adesivos assimetricos, ou seja, o nome da empresa bem grande em uma das "canelas" e na outra o modelo da suspensão escrito em tamanho menor, e cores que instigam visual racing, velocidade.

    Valeu ProShock!!!

    ResponderExcluir
  34. Salve, salve Adil e amigos 29ers,

    Post nota 10. Realmente a feira mostrou que o espaço das 29ers é do tamanho ou até maior q os próprios RODÕES. Agora não tem prá ninguém é essa a realidade do MTB.
    Ah!Conversando com o Caio Salermo, a SOUL logo mais apresentará seu modelo 29er, aguardem. Na Bike Expo 2011 a SAGA estará presente com o Sr. Fabio Yoshimoto mostrando q a SAGA continua...

    Abs a todos e boas pedaladas,

    Júnior.

    ResponderExcluir
  35. Kona nada , vai de Voodoo!
    Voodoo Cycles Soukri 29'er.

    Muuuuuuito STYLE!

    ResponderExcluir
  36. Adil, por gentileza, se a escolha da bike for uma Merida ou uma Scott de 29' qual seria o tamanho ideal considerando a altura 1,78 e cavalo 82? Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Adil, por gentileza, se a escolha da bike for uma Merida ou uma Scott de 29' qual seria o tamanho ideal considerando a altura 1,78 e cavalo 82? Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR