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domingo, 26 de dezembro de 2010

P29BR 29ER TEST / Specialized Hardrock Sport Disc 29

Uma 29er com pedigree ao alcance de todos.

2011 é o ano que marca a disseminação definitiva das 29ers entre as diversas linhas da Specialized. Além dos modelos de alto desempenho que já se destacavam antes, a partir de agora o formato 29er está disponível também na acessível plataforma Hardrock. Uma ótima notícia para todos aqueles que pretendem migrar para as rodonas em grande estilo sem zerar a conta bancária.


O P29BR testou a Specialized Hardrock Sport Disc 29 uma bike antes de tudo muito bonita. A preocupação com o design pode ser imediatamente notada, tanto pelo grafismo caprichado em duas cores, branco pérola e marrom, quanto pelas cores coordenadas entre quadro, garfo, manoplas, selim, aros e até os conduítes.


O quadro é construído em tubos de liga de alumínio proprietário A1 Premium com paredes de espessura variável e desenho bastante atual, seguindo o padrão de fluidez estética dos outros modelos de 29ers da fábrica americana, que afirma ter desenvolvido a Hardrock para encarar trilhas, mas também para enfrentar a selva urbana. Essa Specialized vem de fábrica preparada com pontos de fixação para receber um bagageiro, um ponto positivo em se tratando de facilitar deslocamentos na cidade ou cicloviagens de final de semana.

A geometria da Hardrock Sport Disc 29 foi pensada com base no quesito conforto, colocando o piloto numa posição mais ereta que nos modelos de 29ers de linha superior da Specialized, a mesa mais curta - apenas 75mm para o quadro tamanho 17.5”- colabora para compor um cockpit mais curto, ainda que o comprimento efetivo do top tube seja de consideráveis 591mm. Os chain stays um pouco mais longos, com 450mm, garantem um dose extra de conforto sem comprometer o desempenho, visto que a Hardrock conta com uma distância entre eixos relativamente compacta, são 1084mm.


A relação de 8 velocidades se mostrou extremamente confiável , principalmente por conta do novo câmbio traseiro Shimano Alivio, o modelo RD-M430 tem a aparência dos “irmãos” mais caros, funciona de fato muito bem e ainda, para completar, suporta cassettes 11-34 de 9 velocidades, uma facilidade a mais caso o proprietário da Hardrock Sport Disc 29 queira substituir o componente de linha, um SRAM PG-820 11-32. O pinhão maior de apenas 32 dentes geralmente torna as coisas muito pesadas quando se pretende levar uma 29er de 14,2Kg morro acima. Os trocadores Acera, apesar de não possuírem o 2-way Release de outros exemplares de rapidfires da Shimano (aquela capacidade de descer as marchas tanto com o dedo indicador, quanto com o polegar), surpreenderam em precisão,  apoiados pelos conduítes integrais na cor branca, que correm de maneira inteligente pela parte inferior do top tube sem interrupções entre os trocadores e os câmbios. O pedivela é um SR Suntour com coroas 42, 32 e 22. Mesmo nas bikes mais acessíveis da marca parece que o antigo eixo quadrado finalmente deu lugar ao sistema de eixo estriado Octalink, mais atual e rígido.


O Garfo Suntour de 80mm de curso, com amortecimento via mola helicoidal, trava mecânica e regulagem de pré-carga de mola é personalizado para a Specialized e já conta com um offset “29er friendly”de 45mm. A Hardrock Sport Disc 29 engole com propriedade as irregularidades do terreno, o que de fato já era de se esperar de uma boa bicicleta equipada com rodas de 29 polegadas, mas ainda assim a suspensão pede um pouco de atenção. Os primeiros milímetros de curso no garfo da Suntour parecem trabalhar livres demais, ou seja, a cada pedalada o piloto “sente” um pequeno e não usual movimento na suspensão, não importando se está rodando em terreno plano ou se a pré-carga está na posição mais firme, é uma sensação com a qual se pode acostumar, mas que não deixa de trazer certa inconveniência.


Outro detalhe importante diz respeito à trava do garfo. O manual da Suntour afirma não ser possível travar e destravar a suspensão em movimento, além disso, a trava em si é extremamente frágil e deve ser manipulada com algum cuidado.


Em curvas a Hardrock apoiada pelos ótimos pneus Specialized Fast Trak LK Sport e pela curta distância entre eixos não desaponta. Os pneus com baixa resistência à rolagem e volume considerável mais uma vez brilharam nos trechos planos. Falando em produtos Specialized, o selim Body Geometry XC de cor marrom, além de compor bastante bem com a bike, está entre os mais confortáveis que experimentei nos últimos tempos. Os aros brancos Alex RHD de parede dupla se mostraram fortes o suficiente para serem abusados até mesmo nos singletracks mais técnicos e cheios de obstáculos. A função de parar a Hardrock Sport Disc 29 está a cargo dos freios à disco mecânicos Avid BB5, um dos meus preferidos. São simples, facílimos de regular e funcionam de verdade.


Para uma 29er de 2650 Reais, essa Specialized conta com um pacote de componentes dos mais atrativos em comparação com os principais concorrentes, de qualquer forma, em minha opinião alguns pontos poderiam ser melhorados sem que isso representasse um gasto extra  elevado. O primeiro e crucial é o cassette, a sugestão seria optar por um Shimano Acera CS HG-40 Megarange 11-34, sem nenhuma modificação adicional a capacidade de encarar subidas mais fortes estaria potencializada. Outro ponto de atenção seriam os freios, mais precisamente os manetes de freio. O Avid BB5 estaria bem melhor servido com manetes de qualidade superior, por isso, caso queira tirar o máximo dos seus freios mecânicos, considero importante optar pelos excelentes manetes Avid Speed Dial e manter os cabos sempre lubrificados. As manoplas Specialized Enduro com dupla densidade de borracha são confortáveis, contudo como de costume em modelos do gênero, pedem um pouco de spray de cabelo para que permaneçam devidamente fixadas ao corretamente dimensionado guidão da Hardrock.


Pedalar essa Specialized a princípio não requer prática nem habilidade, ou seja, trata-se de uma ótima opção para aqueles que pensam em adquirir sua primeira 29er, mas ainda tem uma ponta de receio em relação à convivência com as rodonas. A bordo da Hardrock Sport Disc 29 completei sem maiores dificuldades os mesmos trechos técnicos que havia enfrentado antes com outros modelos top de linha, uma prova inconteste de que a Specialized produziu outra 29er de boa linhagem. Para mim, a diferença é que pedalando a Hardrock em ritmo de competição, terminei a trilha um pouco mais cansado que de costume.


Para você que pretende experimentar o genuíno “29er way of Life” sem correr o risco de assaltar aquela suada poupança ou se indispor com sua cara metade, a Specialized Hardrock Sport Disc 29 é uma barbada!

Keep 29eriding!

53 comentários:

  1. Adquiri uma dessas a 1 mes atras... troquei as peças (todas) originais por componentes de melhor qualidade , inclusive ela esta com garfo de carbono. peso 11 kg!!
    bike muito rapita, tento em subida como em descida.
    Valeu a dica Adil.
    O qq vc nos diz da CANNONDALE SL 29ER 4?

    ABS

    Alexandre (Campinas/sp)

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  2. Esta era pra ser uma opção minha, devido ao preço Adil.
    Muito bom gosto quanto ao grafismo.
    Gostei também da toda preta que tem no site da fabrica.

    Pra quem quer iniciar parece ser uma boa pedida, apesar das contestáveis 8V (não falo por mim pois eu usava Alivio 8v até então e só agora com a bike nova to com Deore).
    Um video que postei na Pedal.com.br
    http://www.youtube.com/watch?v=iea84pwCT-s&feature=related

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  3. Olá Pessoal,

    A Hardrock é realmente uma boa 29er.

    Infelizmente ainda não consegui nenhuma Cannondale para testar, mas estou tentando, pois a linha mudou e os modelos mais baratos geram muito curiosidade.

    Abs,

    Adil

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  4. Oi Luiz,

    Obrigado pela colaboração sempre valiosa.

    Abs,

    Adil

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  5. Adil... Valeu pelo teste da Specialized HardRock!!!

    É uma bike simples, mas "matadora"!!! os componentes realmente são de boa qualidade, tem o nivel que eu usava a mais ou menos um ano atras...

    Quando eu comprar essa Specialized vou trocar tudo, até o garfo!!! Aproveitar as peças da Astro que tá com Deore/SLX eo cassete de 9spd 12/36...que estou usando na aro 26", o garfo vai ser com certeza o ProShock, apesar da emenda que eles fizeram a suspensão deve ser excelente!!!

    Já fiz minha escolha pra primeira 29er, é juntar grana e encomendar!!!

    Viva as Specialized HardRock 29er!!!

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  6. Adil que spray de cabelo é esse para por nas manoplas? Na minha Expert29er fica saindo do lugar, gostei da ideia e quero testar.
    Futuramente pretendo trocar pelas manoplas da Ergon que vem com barend acoplados, oq vc acha?
    www.ergon-bike.com

    Abs
    Thiago Gurgel
    Fortaleza/CE

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  7. Adil,
    Estou muito surpreso com o preço dessa bike. Tenho pensado em uma bike pro dia-a-dia e vendo que outra 29er pode ser viável.

    Ótimo review! Fiquei curioso quanto ao selim... Não o encontrei pra venda em lugar algum.

    Um abraço.

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  8. Carlos, eu vi um Bontranger semelhante a esse aqui em Joinville, foi retirado de uma bike.
    Eu usava um parecido na minha HardRock XC, é bastante confortavel.

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  9. Na minha single 29ers usou uma manopla wcs ritchey de espuma com parafusos, e show e nao gira!
    Na outra 29 tenho um ezzygrip com bar end tipo triggon
    Acho muito melhor que da ergon!
    Eu tinha os carbonos, achei demais caro e o peso alto
    Sao quasi 300rs por 170g
    Minha montagem da 50+25 por 200rs
    E o bar ends e um pouco mas comprido!!!

    Adil nao entendi, tem gente que nao acredita ainda nas 29!!quando mas de 50% da vendas spz sao 29!!!! Rsrsrs
    Porque so gastar 2000rs!!lol
    Laurent keep 29 riding!!

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  10. Fala Alexandre,

    Bem-vindo ao Universo 29er!

    Abs,

    Adil

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  11. Oi amigo Thiago,

    O spray para fixar cabelos que eu sempre recomendo, é na realidade mais conhecido como o bom e velho LAQUÊ.

    Eu adoro as manoplas Ergon. Como o Laurent escreveu, os modelos mais básicos não são leves e os de carbono um pouquinho caros. De qualquer forma, valem o investimento. Ainda assim gostaria de mais informações sobre a manopla citada por nosso amigo francês.

    Abs,

    Adil

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  12. Oi Carlos,

    Quanto mais a gente pedala de 29er, mais quer pedalar de 29er!

    O selim da Hardrock é de fato muito bom, mas não encontrei o modelo exato dentro da lista de selins que a Specialized disponibiliza ao consumidor. Tanto o modelo Format, quanto o Indie, seguem o mesmo padrão desse que eu testei.

    Abs,

    Adil

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  13. Oi Luiz,

    Apesar do selim Bontrager que você mencionou ser parecido com o Specialized da Hardrock, as semelhanças param por aí.

    Um dos trunfos da Specialized é a tecnologia BodyGeometry, além de produzirem componentes de qualidade, a ergonomia é sempre levada muito em conta pelos pesquisadores e desenvolvedores dos produtos da marca americana.

    Abs,

    Adil

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  14. Amigo Laurent,

    Como sempre, seus comentários são muito bem vindos e sua experiência com as 29ers valiosa.

    Abs,

    Adil

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  15. Ola ADil,
    vem ai os grips
    http://www.pricepoint.com/detail/16679-190_ESIRE7-3-Parts-61-Grips/Bar-Tape/ESI-Racer's-Edge-Grips.htm

    E um prazer de compartilhar o pouco de experiencia que tenho em 29, comecamos junto nesta historia, todo mundo nos achavam doido, lembrou velho!!!!!
    E sempre muito bom de dividir e respeitar opinoes!!!!
    Acabei de voltar de uma viagem na Espanha, e esta se agitando, muita experencia positiva com as 29, bike test com scott et niner em 2 revistas compradas!!!!!
    O bicho vai pegar!!!
    Laurent

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  16. Luiz Fernando e Adil,

    Valeu pela dica. Irei conversar com um amigo dono de bicicletaria a fim de saber se pode encontrar um selim desse pra mim.

    Um abraço e feliz ano novo!

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  17. Oi Luiz,

    As rodas são Ok, bonitas, mas que podem passar por uma "dieta" futura.

    Abs,

    Adil

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  18. Boa noite.
    Alguém saberia informar o preço $$$?

    4000 no mercado livre.

    ResponderExcluir
  19. Olá blog-leitor,

    Essa Hardrock tem um preço em torno de 2.650 Reais.

    Abs,

    Adil

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  20. Adil, tenho lido sempre o seu blog, e por causa dele, chegada a hora de comprar uma nova bike depois de mais de 15 anos de serviços prestados pela minha velha Caloi Aluminum, estou pensando em migrar para as 29ers.
    Eu achei essa Specialized muito linda cara, mas os componentes da Caloi 29er são melhores, e aí? Se você fosse comprar a sua primeira 29er qual escolheria, mesmo que não seja nenhuma das duas, mas lembrando que a faixa de preço delas está entre R$2.500 e R$2.600

    cara, obrigado por sua dedicação!
    abraço,
    Beto.

    ResponderExcluir
  21. Oi Beto!

    Obrigado por participar do P29BR!

    Muita gente tem seguido o seu pensamento e quando vai trocar de bike pensa imediatamente em migrar para uma 29er.

    Tanto a Caloi quanto a Specialized são de fato ótimas opções e a escolha por uma ou outra vai depender muito mais do que você pessoalmente espera da sua nova bike. A Caloi tem um pacote de componentes insuperável em função do seu preço de venda ao consumidor e se comporta satisfatoriamente em todo tipo de situação. A Specialized tem o charme da marca e um quadro mais evoluído, entretanto está montada com peças mais modestas, mas ainda assim funcionais.

    Estão chegando outras marcas ao mercado, mas ainda estas duas são as melhores opções.

    Abs,

    Adil

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  22. Olá Adil,

    Estou acompanhando o blog há pouco tempo, mas já está entre meus favoritos! Estou muito motivado a migrar da minha 26" pra uma 29", principalmente pelo conforto.
    Fiquei com a mesma dúvida do Beto, ou seja, entre Caloi 29r e SPZ HR 29r, qual escolher?! Sei que é uma pergunta difícil e muito pessoal, portanto vou ser mais direto:
    -Qual geometria é mais confortável para longas distâncias?
    -Sem mexer na bike original, a SPZ se comporta tão bem quanto a Caloi ou a qualidade de seus componentes deixa a desejar?
    -Para minha estatura (1,81m), Caloi 18", SPZ 17,5" ou SPZ 19"??

    abraço e agradeço desde já,

    Gustavo
    Jundiaí/SP

    ResponderExcluir
  23. Oi Gustavo,

    Obrigado por acompanhar o P29BR e se interessar pelo que há de mais legal no mountain biking hoje em dia, as 29ers!

    P: Qual geometria é mais confortável para longas distâncias?
    R: Ambas são confortáveis. No meu caso eu fiz um trecho do Caminho da Fé com a Caloi e gostei muito.

    P: Sem mexer na bike original, a SPZ se comporta tão bem quanto a Caloi ou a qualidade de seus componentes deixa a desejar?
    R: Sim, com as bikes originais, a SPZ se comporta tão bem quanto a Two Niner, com uma ressalva para a suspensão que é bem "iniciante".

    P: Para minha estatura (1,81m), Caloi 18", SPZ 17,5" ou SPZ 19"??
    R: Pernsando em conforto, Caloi 18" ou SPZ 19".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  24. Carlos Henrique Gayger21 de maio de 2011 às 13:09

    Adil,

    Tenho uma 29er desse modelo e logo nas primeiras pedaladas começou um rangido no cubo traseiro. Já levei a bike algumas vezes pra lubrificar o cubo mas não adianta?
    Vc tem idéia do que pode ser?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Oi Carlos,

    Eu tive um cubo com folga que gerava um ruído insuportável no freio traseiro. Sugiro que além de lubrificar verifiquem sempre se não há nenhuma folga.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  26. Marcelo:
    Olá,estou tentando migrar para 29er,mas não vou deixar minha 26,estou na dúvida entre a Hardrock e a Caloi,minha principal dúvida é quanto a conforto,pedalo algo em torno de 70 km ,dia tenho 1,73 e o quadro caloi 18,acho que fica fora,já o Hardrock,eu achei 17 oque faço?

    ResponderExcluir
  27. Oi Marcelo,

    Tanto a Hardrock quanto a Caloi são boas 29ers de entrada. Se você quiser uma bike com melhores componentes, escolha a Caloi, caso prefira um quadro melhor acabado, fique com a Specialized. De qualquer forma, ambas as bikes são competentes.

    Tenho 1.76 m de estatura e usava a Two Niner tamanho 18" sem qualquer problema. No seu caso, se optar por essa Caloi, que tem o top tube efetivo em torno de 10mm maior que o da Specialized 17.5", poderá compensar usando uma mesa mais curta.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  28. Olá Adil, tudo bom?
    Acabei de comprar uma 2012 dessas, e comparando com uma Hardrock 26" A1 Comp FS 2001 que eu tenho até hj ela me pareceu bastante pesada, cerca de 2kg a mais. Essa diferença é por conta das rodas e pneus 29"? A Rockhopper tem mais ou menos esse peso?

    Obrigado...Fernando

    ResponderExcluir
  29. Olá Fernando,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Não verdade não conheço os componentes da sua antiga 26er, mas de fato uma 29er de entrada, como a Hardrock, é consideravelmente mais pesada, principalmente por conta das rodas e pneus, os primeiros e principais upgrades caso queira "emagrecer" sua Hardrock.

    A Rockhopper é um pouco mais leve, cerca de 1Kg a menos.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  30. Oi Adil, quero lembrar que esta bicicleta não é tão boa assim, pois talvez exceto pelo quadro a Caloi Two-niner é superior em tudo (usa grupo deore) e custa menos. Um abraço, Renato.

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  31. Olá Adil saberia comparar essas rodas Da SPZ HardRock com as Vzan Extreme 29? Qual seria melhor?

    ResponderExcluir
  32. Olá André,

    As VZAN Extreme são pelo menos 200 gramas mais leves que as rodas originais da Hardrock.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  33. Acabei de fazer um test drive numa Hardrock, foi só 5 minutos, mas ja dei pra sentir várias diferenças, vou migrar pra 29 só to em dúvida se monto ou ja compro uma montada.

    Adil, gostaria q me ajudasse em relação ao tamanho do quadro, fiz um bit fit virtual e o resultado foi esse:
    Frame Size center-to-center: 18 in
    Frame Size center-to-top: 18 in
    Overall Reach: 67.50 cm
    Saddle Height: 75.06 cm
    Handlebar Width: 46 cm

    tenho 1,85 de altura

    Obrigado

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  34. Esqueci de dizer qual modelo do quadro, optei pelo Carve to entre o tamanho 17.5 e 19...qual vc acha melhor pela minhas medidas?

    ResponderExcluir
  35. Olá Arlei,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Pode ficar com a Carve tamanho 19".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  36. Como tenho lido por ai nas minhas pesquisas, 29er e bem diferente de 26, com esse quadro 19" to pensando em usar uma mesa 90mm to no caminho certo?

    ResponderExcluir
  37. Adil,
    Ótimo review, obrigado por ter me mandado o link. estou quase fechando a compra, mas o que estpa impedindo é o tamanho do quadro. Tenho 2 metros de altura, e queria o quadro 23", mas esse ninguem tem para vender. Mas sempre usei bikes 21" ou 22" e acho que são mais rápidas e até mesmo mais confortáveis. Como pretendo mudar quase todas as peças da Hardrock, inclusive a mesa, será que vale a pena investir numa com o quadro 21"??

    abs

    ResponderExcluir
  38. Olá Arlei,

    Não posso te dizer exatamente o tamanho da mesa que deverá usar, mas de qualquer forma, as 29ers costumam apresentar um top tube mais comprido que as 26ers, principalmente se sua bike atual não for muito recente.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  39. Olá Luciano,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Com a sua estatura, eu realmente escolheria o maior quadro da linha, sendo assim talvez fosse mais aconselhável encomendar com seu revendedor Specialized uma Hardrock tamanho 23".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  40. boa noite
    Adil, gostaria de saber qual bike é melhor para eu comprar uma specialized hardrock sport disc 29 ou specialized hardrock disc 29 tendo em vista que estou fazendo trilha com uma caloi simples do meu irmão kkk e qual é a diferença delas
    obrigado
    abraço

    ResponderExcluir
  41. Olá Fabio,

    Obrigado por participar do P29BR.

    A principal diferença entre as duas bikes é que a "Sport Disc 29" tem transmissão de 24 velocidades e na "Disc 29" são apenas 7 velocidades no cassette (21 marchas).

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  42. Comprei uma Specialized Hardrock 2011 branca e preta, quadro XL!
    Adorei a bike. Até que enfim achei uma bike do meu tamanho e que nao me dá dor nas costas quando ando! Pensa num cara feliz!

    ResponderExcluir
  43. Desde quando vi uma bike aro 29 me apaixonei porem muitos amigos me falavam e ainda falam,"que poda grande e ruim", "que vc vai perder rendimento...".
    Porem nada disso me desanimou, começei a pesquisar sob elas e foi ai que descobri seu blog.
    que me fez ficar mais facinado e deteminado a ter um aro 29.
    Pois entao este fim de semana fiz minha tao sonhada aquisiçao, uma Hardrock Disc 29. A bike e perfeita para mim e para meu bolso. O que mais me impressiou ate agora e o conforto, minha bike 26 era muito ruim!!!KKK

    Adil valeu pela sua inciativa de difundir as 29ER aqui no Brasil.
    Sou muito agradecido.

    Danilo Andrés.

    ResponderExcluir
  44. Olá Max e Danilo,

    Fico contente que os dois estejam gostando das 29ers e tenham utilizado o P29BR como ferramenta para ajudá-los a escolher a bike certa.

    Boas pedaladas!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  45. adil ja tenho a hardrock e alguns meses... e sinto a necessidade de fazer algumas modificaçoes nela.... voce acha que vale a pena investir nesse quadro? estou pensando em por uma suspensao proshock 2012 e um par de rodas mais leves.... ou pegar uma scale comp de entrada o que acha? n estaria acendendo vela pra difunto ruim? abraço

    ResponderExcluir
  46. Olá Jerso,

    Não se preocupe, a Hardrock é uma boa 29er. Seu ponto fraco é realmente a suspensão, mas em termos de upgrade, as rodas sempre devem ser as primeiras a serem melhoradas.

    A SCOTT Scale Comp tem um quadro e geometria mais voltados ao uso competitivo. Sem dúvida outra boa opção.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  47. Parabéns pelo blog!...gostaria de saber se a medida do top tube efetivo (horizontal)da hardrock 29er 2013 é referente à suspensão de 80mm ou 100mm. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo interessado na Hardrock

      A medida do top tube efetivo mostrada no site da Specialized foi obtida considerando-se um garfo com 80mm de curso.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  48. Adil,

    Tenho uma 29er desse modelo e logo nas primeiras pedaladas começou um rangido No pé de vela , já troquei eixo central , e ainda continua ,oque pode ser???

    Vc tem idéia do que pode ser?

    Abr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson,

      Os rangidos podem vir de inúmeras partes da bike e parecer que vem do pedivela. Sugiro que verifique a tensão nos raios, principalmente na roda traseira, o aperto dos parafusos das coroas no pedivela e na abraçadeira do selim.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  49. Adil,

    Tenho uma 29er não encontro as pastilha na minha cidade, qual site você recomenda para eu compras as pastinhas?

    Att,
    Rafael

    ResponderExcluir

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