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domingo, 5 de junho de 2011

P29BR 29ER BIKE TEST / Trek Superfly Elite

29er com pedigree.


Algumas sensações na vida de um biker são tão intensas que ficam para sempre marcadas na memória. Sentimentos únicos que merecem ser compartilhados e vividos por todos aqueles que amam o Ciclismo como eu. Vivi um desses momentos especiais quando abri a caixa para montar a minha primeira bicicleta da Trek, isso nos idos de 1994. Tratava-se de uma lindíssima full-suspension na cor cereja, a Y-22 com quadro produzido em carbono, material até então oferecido por poucas e grandes marcas. Minha primeira Trek chamava atenção por onde eu passava e me proporcionou pedaladas incríveis durante muitos anos.


Ser proprietário de uma bike zero quilômetro de uma das grandes marcas de origem norte-americana, como por exemplo da Trek ou da Gary Fisher, é uma daquelas sensações que precisam ser vivenciadas um dia. Hoje, se você comprar uma Trek Superfly Elite, terá a possibilidade de ter as duas! A Trek que desde 1996 já era a proprietária da tradicional e inovadora marca criada por Gary Fisher, a partir de 2011 absorveu definitivamente a Fisher Bikes. Seguindo a mesma filosofia de Gary, um dos pioneiros do Mountain Biking, a Trek lançou a Gary Fisher Collection, onde estão concentradas as suas 29ers, que foram redesenhadas e a partir de agora são comercializadas em toda a extensa rede de revendedores da gigante Trek. Gary Fisher, o homem, segue trabalhando e criando para a companhia.

A Trek Superfly Elite, uma bike de grafismo sóbrio, conta agora com um renovado quadro construído em fibra de carbono OCLV. A geometria que se mantinha inalterada há 3 anos, foi sensivelmente modificada para 2011. As ângulos da caixa de direção e do tubo do selim estão agora mais relaxados (diminuiram respectivamente para 69.6 e 72 graus), tornando a posição do piloto menos "race". A superfly pode agora ser pedalada com mais conforto seja você um competidor de XC ou não.



Além do novo e mais compacto head tube conificado batizado de E2 pela Trek, foram efetuados melhoramentos em termos estruturais visando otimizar as características de rigidez e peso. De todas as formas, a principal mudança está no diâmetro do canote de selim, agora um 27.2mm. Pode parecer uma simples modificação dimensional, mas por traz dela se escondem alguns importantes benefícios. Com a redução no diâmetro das paredes do seat tube, a Superfly ganhou em capacidade de escoamento de barro, além disso, esse é um truque que várias marcas estão empregando para conseguir oferecer chain stays mais curtos. Para completar, um canote de carbono 27.2mm é definitivamente mais leve e absorvente que outro com diâmetro 31.6mm.


Em termos de componentes a Superfly Elite é excelente. Começando pela suspensão Fox F29 RLC com 100mm de curso, que leva o selo da geometria G2, desenvolvida pelo próprio Gary Fisher. Com um offset (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/10/p29br-29er-test-garfo-de-carbono-niner.html) exclusivo de longos 51mm, a suspa mantém a bike rápida e eficiente nos singletracks, sem que com isso comprometa a estabilidade geral do conjunto. O leve garfo da Fox é o mais completo do mercado, dispondo além dos controles mais comuns de compressão, retorno e trava, regulagem de compressão em baixa velocidade e sensibilidade da trava. Sugiro que o proprietário da Superfly leia atentamente o manual da Fox e aproveite de verdade todas as funcionalidades disponíveis na F29.


A transmissão SRAM X0 de 20 velocidades é perfeita para a 29er da Trek. Com o pedivela duplo 39/26 o piloto pode utilizar integralmente as marchas disponíveis, tudo de maneira muito mais intuitiva. Senti entre os blog-leitores do P29BR alguma resistência anterior em relação às montagens 2x10, conviver bem com elas é na realidade uma simples questão de adaptação, numa bike com peso próximo a 10Kg, como esta Trek, fica ainda mais fácil. Apesar da coroa pequena ser maior que de costume, 26 dentes, não significa que as subidas mais fortes irão ficar impossíveis de se vencer, ao contrário, você ganhará ritmo e sentirá que o uso das 20 velocidades é muito mais natural em comparação a uma transmissão de 30 marchas.

Outro destaque entre os componentes são as rodas Bontrager Race X Lite com aros em liga de Scandium e os ótimos cubos FCC produzidos pela DT Swiss. Esses cubos apresentam algumas características marcantes como um corpo de diâmetro maior, flanges mais altas e,  principalmente, ponteiras especialmente desenhadas para aumentar a área de contato com os dropouts da suspensão, conferindo rigidez e precisão de direção, sem necessariamente lançar mão de um eixo passante.


Em ação, posso dizer que esta Trek é uma 29er bastante equilibrada, daquelas que na trilha se comportam bem em todas as situações a que são submetidas. A Superfly Elite perdeu um pouco da aura exclusivamente de competição dos anos anteriores, ainda assim, mesmo contanto com um down tube superdimensionado que encontra um robusto central do tipo press-fit, conseguiu conciliar bem rigidez e conforto. Os novos ângulos mais relaxados tornaram a direção menos arisca e fizeram desta Trek uma bike para ser pedalada com mais cadência do que força. A distância entre eixos mais longa, aliada aos chain stays de 445mm, resultou em estabilidade extra nas descidas, ainda que a Superfly não acelere tão rapidamente. Uma característica que me chamou a atenção é o fato da bike ser consideravelmente silenciosa quando pedalada. A curiosidade do teste é que mesmo com 1,76m de estatura e acostumado a 29ers de tamanho médio, o quadro tamanho 19" da Trek me caiu extremamente bem.


Em termos de upgrade, o de sempre, ou seja, converter para tubeless as ótimas rodas Bontrager Race X Lite e escolher um selim adaptado a seu gosto pessoal. Alguns torcem o nariz do guidão reto Bontrager Race X Lite Carbon Big Sweep por conta dos seus 12 graus de angulação. Pessoalmente me acostumei bem à sua ergonomia, o Big Sweep é um guidão que absorve impactos com propriedade e tem largura suficiente para proporcionar uma satisfatória alavanca nas subidas.

A Trek Superfly Elite se transformou numa bike mais eclética em 2011, apta a agradar tanto a pilotos, quanto a entusiastas interessados em adquirir uma 29er top de linha perfeita para longas pedaladas. O exemplar testado pelo P29BR pesou 10.210 gramas e custa 13.244 Reais nas lojas. Caso você esteja interessado nas bicicletas aro 29 polegadas da Trek, mas seu budget seja um pouco menor, estão disponíveis no Brasil também os modelos Marlin (R$2.590) e X-Caliber (R$4.890), mais econômicos, ambos compartilham a mesma geometria da Elite, carregando também a todo o charme e tradição do nome Gary Fisher.

Keep 29eriding!

37 comentários:

  1. Uau! Deve ter sido uma daqueles testes que não dá vontade de acaber =)

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  2. Eu tive o prazer de testar a X-Caliber. Não é Superfly, mas é igualmente ótima.

    Ainda vou adquirir a minha 29er. Um dia...

    Até mais mas uma vez parabéns pelo trabalho Adil.

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  3. Adil acabo de comprar uma Sette Razzo 2.0 29er...vc já a conhece? Já chegou a testá-la? Funciona muito...abraço!

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  4. Essa bike é uma das mais lindas que já vi. O grafismo das Gary Fisher Collection são d+!!

    Apesar de todas as vantagens, com 13 mil no bolso as opções são muitas.

    Tá de parabéns pelo post Adil! Detalhista como sempre! Mas pensei que vc ia falar um pouco mais sobre a curiosa geometria G2. Vc achou que ela trouxe tanta diferença assim das tradicionais?

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  5. Essa bike é uma das mais lindas que já vi. O grafismo das Gary Fisher Collection são d+!!

    Apesar de todas as vantagens, com 13 mil no bolso as opções são muitas.

    Tá de parabéns pelo post Adil! Detalhista como sempre! Mas pensei que vc ia falar um pouco mais sobre a curiosa geometria G2. Vc achou que ela trouxe tanta diferença assim das tradicionais?

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  6. Do Niner Air 9 Carbon pro Trek Superfly tem muita diferença diferença?

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  7. Cara,que coisa linda essa bike Adil!As opções de 29 er crescem cada vez mais e a tendência é que o mercado as absorva aos poucos.Aqui na minha região,Noroeste fluminense,nunca vi uma sequer.Estou querendo montar uma com um quadro MOB e garfo rígido para asfalto e estradão de terra.Ricardo -BJI-RJ

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  8. Adil,

    Fiquei muito feliz em ver este teste com a já conhecida qualidade "Adil" e mais feliz ainda porque, graças a você, eu tenho uma dessas em casa. É, sem dúvida, a melhor bike que já tive!
    Agora, se me permite, umas pequenas "correções". O diâmetro do canote já era, no último modelo (2010) de 27.2mm e o seat tube também já era 72graus. O ângulo de direção mudou muito, muito pouco, de 69,9 para 69,6. Basicamente o que mudou foram o formato do central e da caixa de direção, os "drop-outs" e a suspensão que agora é de 100mm. Os chainstays também ficaram um pouco maiores, de 440mm para 445mm. Enfim, as alterações são muito, muito pequenas, tudo abaixo de 5mm.
    Ah! As OCLV também são apenas as Fly 100...Vai entender...

    P.S.: O sóbrio grafismo Trek é muito bonito, mas eu preferia a marca registrada do tio Gary.

    P.S.2: Vai para um "long test" com ela?

    Grande abraço e parabéns por essa!
    Carlos

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  9. Cara, fiquei tão feliz com esta reportagem sobre a "minha" bike, que é tão rara de se ver por aqui, que tomo a liberdade de ressaltar mais algumas coisas legais dela:

    1. A proteção do down tube;
    2. Os chainstays assimétricos que dissipam melhor vibrações;
    3. O formato dos chainstays que deixa um amplo espaço para a corrente;
    4. A ausência de ponte entre os seatstays;
    5. Ela é linda!;
    6. Ela é rápida!;
    7. Ela é leve!;
    8. Ela é confortável!

    hehe

    Abração!

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  10. Fala Macrô,

    Foi de fato muito bem pedalar essa bike. Entre as 29ers TOP de linha que eu testei recentemente, ela se destacou pelo conforto.

    Abs,

    Adil

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  11. Olá Maxwel,

    Te esperamos no Mundo 29er!

    De acordo com a literatura da Trek, a X-Caliber compartilha a mesma geometria da Superfly, além de contar com um custo X benefício interessante, R$4.890.

    Abs,

    Adil

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  12. Oi Fly High,

    A Sette conta com um pacote difícil de bater em termos de preço nos EUA. Ainda não testei nenhuma porque a marca da PricePoint não tem representante no Brasil.

    Abs,

    Adil

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  13. Oi Renato,

    Obrigado por acompanhar sempre o P29BR e me enviar valiosas susgestões.

    A geometria G2 desenvolvida pelo Gary Fisher pode ser conhecida em detalhes em http://fisherbikes.com/bike/series/g2-hardtails

    Abs,

    Adil

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  14. Oi Luiz,

    As bikes que você citou tem na realidade muitas diferenças de "temperamento" entre si.

    Pense na Trek como uma 29er eclética e na Niner como uma exclusivamente de competição.

    Abs,

    Adil

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  15. Fala Ricardo,

    Acredito que em dois meses os quadros MOB já estejam à disposição de blog-leitores do P29BR, que como você pretendem começar bem com as 29ers e de uma maneira mais econômica.

    Abs,

    Adil

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  16. Olá Portela,

    Obrigado pela colaboração, afinal você é mais um feliz proprietário de uma Superfly!

    De qualquer forma a sua Gary Fisher, modelo 2010, apesar de diferir pouco da bike testada por mim em termos números, tem na realidade uma "personalidade" consideravelmente diferente em relação ao modelo 2011.

    Vou usar uma analogia até certo ponto exagerada para deixar mais clara a minha opinião: Pense em dois carros da Ferrari, Um seria o modelo pilotado pelo Fernando Alonso na Formula 1, já a segunda uma 599 GTB Fiorano de rua. As duas são absolutamente TOP, mas diferem em pontos chave.

    Lamento não ter tido a oportunidade de passar mais tempo a bordo da Superfly.

    Abs,

    Adil

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  17. Certamente Adil. Milímetros em bikes contam muito e também andaram mexendo no carbono...

    A 2010 é um foguete mesmo. Muito boa a comparação com o Fórmula 1!!!

    Que pena não passar mais tempo com ela...

    Assim como o Luiz Fernando eu também gostaria de uma pequena comparação com a Niner Air Carbon.

    Abração!

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  18. Oi Adil!

    Você pode nos revelar qual vai ser a bike do próximo teste????

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  19. Ah, finalmente testou a Trek?!
    Cara, eu particularmente sou muito feliz com minha Marlin... Agora essa superfly é ignorante não?! Só uma coisa que me surpreende um pouco. Os freios. Os da Marlin não são hidráulicos, são a cabo... disco, mas cabo e, eles parecem um freio de carro algumas vezes. Digo em relação ao barulho. Isso é normal?! Um amigo tem uma Specialized Crosstrail com freios hidráulicos e notei que o barulho inexiste. Posso fazer algo pra melhorar isso?! Não que isso seja um problema, e sim, mero capricho.
    Essa é sua ou é conseguida pra teste?!
    Boa sorte e mais uma vez obrigado pela ajuda em minha escolha. abs. kfj.

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  20. p.s.: no alto dos meus 1,84m, pedalo uma 21"... fico mais alto na bike dq alguns motociclistas, rs!

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  21. testei uma superfly 29 e gostei demais, porque até então eu tinha um certo receio das 29, depois disso comprei a x-caliber, estou apaixonado, tanto que em 3 meses ja pedalei 2500km. valeu cada centavo.

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  22. Oi Carlos,

    Também gostaria de poder passar mais tempo com as minhas bikes!

    Em relação a uma comparação com o Air 9 Carbon, acredito que não vai ser fácil, justamente pelo fato da Niner não comercializar bikes completas e do custo ser alto para eu adquirir por minha própria conta.

    De qualquer forma, fica a sugestão.

    Abs,

    Adil

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  23. Oi Renato,

    Estou tentando testar uma GT, mas ainda não obtive resposta do importador.

    Abs,

    Adil

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  24. Olá KFJ,

    Eu uso freios mecânicos Avid BB5 em algumas das minhas bikes, eles funcionam bastante bem.

    No seu caso, se o barulho estiver incomodando, você pode tentar pastilhas com outro tipo de composto diferente do atual. Outro detalhe, se houver qualquer jogo no cubo, o barulho que a frenagem gera é muito chato. Fique atento a isso.

    A bike testada foi emprestada pelo importador e já devolvida. Ela já está vezendo falta na minha garagem ;-)

    As 29ers são perfeitas para ciclistas mais altos como você.

    Abs,

    Adil

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  25. Olá Gilmar,

    Impressionante a sua quilometragem, fez boa escolha com a bike.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  26. Mais uma pra ficar sonhando...
    Ah! como é o meu primeiro comentário, antes de qualquer coisa, parabéns! excelente o trabalho que você vem desenvolvendo com o seu post (que no meu caso já se tornou leitura obrigatória).
    Agora uma dúvida, você já publicou ou tem alguma referência a respeito da Banshee Paradox?

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  27. Oi Neil,

    Muito obrigado por também acompanhar e comentar no P29BR!

    Gostaria muito de experimentar a 29er da Banshee, mas ainda não tive esse prazer.

    Vou tentar uma.

    Abs,

    Adil

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  28. Acho interessante esse blog. Falasse tanto em bicicletas de aro 29. Mas não vejo nenhuma bike a venda no mercado. A Caloi Two Niner então, em nenhuma loja. Pagar 10.000 em uma bike para me roubarem em SP, nem pensar. Acho ainda muito elitizado. Quando vão fazer uma bike 29" basica, com 21 marchas com kit torney e só?????

    Ronaldo-SP

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  29. Olá Ronaldo,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Aqui em São Paulo nas principais lojas, hoje você já encontra 29ers consideradas de baixo custo, com preço na casa de R$ 2500 e boa qualidade, como a Trek Marlin, a Specialized Hardrock 29, a Jamis Exile 1, entre várias outras. Se tiver interesse na Caloi Two Niner, posso entrar em contato com a fábrica e eles nos indicam uma loja próxima a você que possua a bike em estoque no tamanho que desejar.

    Pagar 10.000 Reais numa bike e usar ela apenas na ciclofaixa, é de fato um desperdício, mas não deixa de ser legal para quem gosta. De todas as formas, acho que vai demorar um pouco para venderem por aqui uma 29er com Shimano Tourney e rodas de 3,5 Kg, até porque configurada assim uma bike aro 29 perderia grande parte do encanto e divertimento.

    Ainda assim, se esse é seu desejo, nas lojas do Walmart nos Estados Unidos você já encontra uma "29er de supermercado", bem baratinha, bem pesadinha, bem fraquinha.

    http://projeto29brasil.blogspot.com/2010/10/popularizacao.html

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  30. Adil,
    não sei se meu outro comentário foi postado, então, vou tentar de novo: comprei uma stumpjumper comp 29, tam.19, tenho 1,75 de altura, comprei consciente de que a 17,5 seria mais indicada, mas achei me adaptaria a contento e num primeiro momento foi isso mesmo.
    Ainda não andei suficientemente para fazer um veredito melhor, e minha experiência nisso é pouca, mas agora estou encanando, ja diminui a mesa de 110 para 75 e ainda acho que 65 seria melhor. Ou seja, estou achando que ta difícil. Lendo sobre a sua impressão ao pedalar esta Treck tam.19, me deu um alento. O que você acha, no limite, consigo me ajeitar, uma vez que trocar de bike é muuuito difícil agora?

    Muito obrigado e um abraço,

    Paulo Sayão

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  31. Oi Paulo,

    Eu tenho 1,76m de estatura e ultimamente tenho preferido as bikes maiores, principalmente para pedaladas mais longas, mas isso é puro gosto pessoal.

    Sinceramente não vejo necessidade de você diminuir tanto assim a mesa, a menos que a medida do seu tronco seja mais compacta que o padrão.

    De qualquer forma, o top tube da Stump 19" é realmente longo, tem 615mm. A minha sugestão para você se adaptar melhor à bike, além da mesa que você já trocou, seria usar um guidão riser, a dupla curvatura (para cima e para trás) vai te ajudar a se acomodar melhor sobre a bike.

    Tive um caso idêntico com um amigo que deveria comprar uma Scott tamanho S e acabou optando pela M. Depois de trocar o guidão, as coisas se resolveram para ele.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  32. Oi Adil,

    Depois de quase 2 anos de espera, estou a adquirir uma aro 29, e a candidata é uma Gary Fischer Wahoo tamanho 21.
    So vou aproveitar o quadro mesmo Adil, mas estou com uma pulga nas minhas orelhas, estou colocando uma suspa RST M29, da certo nas Gary,s?? vou ter algum problema ?? essa suspa é boa mesmo, como estaá as peças dessa suspa.
    O grupo Adil vou colocar shimano SLX, e rodas CrankBrother o que achou?

    Atenciosamente

    Um novo e feliz proprietario de uma two-niner

    ResponderExcluir
  33. Olá Gersão,

    Fico muito feliz que você, um assíduo blog-leitor do P29BR, esteja prestes a conseguir a tão esperada 29er.

    O quadro da GF é bem construído. A suspa RST não é otimizada para a geometria G2 como os garfos originais de fábrica nas bikes da Fisher, mas vai funcionar tranquilamente na sua Wahoo. A diferença de offset é muito sutil e você precisaria conhecer muito a bike para sentir uma efetiva diferença entre uma e outra.

    O Shimano SLX tm o melhor custoXbenefício do mercado e as rodas Cranks Brothers são lindas e ótimas, não tem o que errar, vai fundo!

    Depois mande as fotos.

    Abs,

    Adil

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  34. oi adil para 1,76 vc recomenda essa trek tam.M ou L desta,pois dizem q de 1,75 a 1,80 tem q ser de 18 a 20~L e nao m q seria a 16 a 17,5...entao vc se sentiu bem,pq na verdade vc q tem 176 usa de 18 a 19 e nao 16,5 a 17,5...

    ResponderExcluir
  35. Olá José,

    Tenho 1.76m e curti muito essa bike tamanho L (19"), entretanto acabei de testar o mesmo modelo, só que ano 2012, no tamanho M (17.5"). A média me serviu melhor ainda, inclusive participei de uma prova com ela.

    No seu caso, fique com a 17.5".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  36. Adil, tenho 1,72m e 77cm de cavalo, qual tamanho de quadro para a x-caliber ou superfly você me indicaria? Outra pergunta: quando se opta por um quadro maior e se coloca uma mesa muito pequena não interfere no rendimento nas subidas, já que o seu centro de gravidade se deslocará mais para trás? OBS. O pouco que entendo de bike, aprendi com o seu site. Obrigado.

    ResponderExcluir

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