Procure nos arquivos do P29BR

sexta-feira, 3 de maio de 2013

P29BR 29ER D.I.Y. / 20 minutos com o Muc-Off Bike Cleaner

A melhor - e mais fácil - maneira de limpar e deixar sua 29er com uma aparência impecável.

Conheço gente que depois de tirar a bike de uma revisão, entra em um período de certa paranóia em relação a lama e sujeira. Em alguns casos extremos, alguns chegam até a desistir de uma eventual pedalada mais divertida se a trilha estiver, digamos, suja! Por mais que cada um de nós ame sua 29er e talvez queira mantê-la sempre limpa e imaculada, esse tipo "supercuidadoso" estará contrariando a essência do esporte que praticamos, uma atividade que envolve terra, barro, chuva, poeira, etc.


Sujar uma mountain bike é muito fácil, já o ato de limpar, além de não ser tarefa das mais agradáveis, envolve alguns cuidados fundamentais, como por exemplo não usar uma lavadora de pressão ou evitar a contaminação as pastilhas de freio por produtos de limpeza, duas entre várias outras precauções a serem consideradas no momento de dar uma banho em sua querida bicicleta. Sendo assim, não é todo mundo que se arrisca a fazer isso em casa.

Um líquido de limpeza com uma singular cor pink, foi originalmente concebido na década de 1990 por Rex Trimnell, também projetista da primeira suspensão double crown para bicicletas. Na época, Rex buscava um limpador que se mostrasse eficiente, não agressivo e pudesse ser aplicado em suas próprias criações. Como não encontrou nada pronto no mercado, decidiu então produzir um. Nascia assim o Muc-Off Bike Cleaner.

Hoje, o produto já maduro, aperfeiçoado e aprovado até por equipes profissionais, pode ser definido como um limpador desenvolvido especificamente para ser usado com as modernas mountain bikes, ou seja, não agride as partes plásticas, metálicas, de borracha ou mesmo de carbono, e, principalmente, apresenta a fundamental qualidade de não contaminar as pastilhas de freio, nem prejudicar os rotores, o que por si só já tornaria o ato de lavar sua bike algo muito mais simples e seguro, facilitando inclusive a vida dos donos de 29ers com pouca afinidade por temas de mecânica e oficina.

100% biodegradável, o Muc-Off Bike Cleaner emprega a tecnologia batizada de Nano Tech. É capaz de desestabilizar a nível molecular as partículas de sujeira, lama e óleo, facilitando de maneira surpreendente sua remoção.

Veja como em poucos minutos a Niner One 9 do P29BR, especialmente "preparada" para o teste, impregnada com muita lama seca, fica completamente livre de sujeira, com brilho e aparência de nova.



1 - Com o auxílio de um borrifador, pulverize água em todo o quadro para facilitar a ação do Bike Cleaner.


2 - Aplique o limpador da Muc-Off por toda a bike sem gandes preocupações em evitar os calipers de freio ou rotores. Deixe agir por 5 minutos.


3 - Usando uma esponja úmida, capaz de remover a sujeira sem ofender a pintura, limpe o quadro evitando encostá-la na corrente, cassette e coroas. Aqueles tipos de esponjas macias utilizadas para lavar carros são excelentes para o serviço. Depois, com um balde de água, remova o que restou de resíduo no quadro. Já para a limpeza da transmissão você encontra escovas específicas nas bike shops, mas de qualquer forma, uma escova de dentes comum já daria conta do recado. Os pneus também poderão ser limpos com o Bike Cleaner da Muc-Off.


4 - Seque o quadro com uma toalha.


5 - Pronto, bike brilhante outra vez! Lubrifique como de costume.


Na verdade, demorei muito mais tempo para escrever este post do que para limpar a bike de testes do P29BR, uma prova de que o Bike Cleaner da Muc-Off é um item essencial para os práticos, sejam eles donos de 29ers, ou não. É feito sob medida para os bikers que gostam de manter a bike sempre impecável, evitando que uma simples lavagem vire um drama, demande tempo demais ou represente correr riscos desnecessários com o uso de lavadoras de pressão e emprego de produtos de limpeza que eventualmente poderiam danificar os caros componentes de sua bike. Em uma embalagem de 500ml (existem tamanhos maiores), o Bike Cleaner custa em torno de 40 Reais, tem ótimo rendimento e é muito efetivo em relação ao que se propõe.

Keep 29eriding!

6 comentários:

  1. para lavar a corrente eu posso usa-lo com uma maquina de lavar a corrente ou não é necessário??
    e onde encontro aqui no brasil??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc encontra no mercado livre amigo....

      Excluir
    2. Olá Alberto,

      Para limpar especificamente a corrente usando a maquininha, a melhor opção seria um degreaser propriamente dito. Para aqueles que não vão usar a máquina de limpeza de corrente e querem dar uma "faxinada" rápida na bike, aí o Bike Cleaner da Muc-Off vai muito bem.

      Você encontra o produto inclusive em várias bike shops que vendem pela internet.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  2. Pô Adil, andas lendo pensamento, trouxe a minha da revisão hoje, e estava pensando nisso, estou reformando minha casa, e estou fazendo uma garagem maior, para abrigar minhas bikes e minha oficina doméstica. Os adesivos protetores que te perguntei, comprei e já recebi, agora que a bike está limpa, já li teu post sobre o assunto e vou adesivá-la amanhã!

    E este produto vou comprar também!

    Adil, para não perder o costume, vou te fazer uma pergunta: aranharam minha Carve, um deles foi pequeno mas profundo, lascou a tina, e os outros arranhões, foi de alguém que tentou subir na bike e passou o pé no quadro, aqueles arranhões bem fininhos, tens alguma dica?

    Um abraço,

    Tuquinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Tuquinha,

      Os adesivos protetores são mesmo a melhor opção para evitar esses arranhados. No seu caso, para minimizar o problema, antes de adesivar recomendo polir o quadro com um cera.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  3. Entrei no site da shimano, e eles indicam água e detergente neutro para lavar a corrente, essa informação procede ? Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR