Procure nos arquivos do P29BR

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

P29BR 29ER FAIR / Interbike 2014 - Outdoor Demo - Dia 02

Dia de All Mountain.

Ao contrário do primeiro dia de Outdoor Demo, hoje o sol típico de Las Vegas resolveu brilhar forte no Bootleg Canyon. Igualmente, contrariando o dia anterior, desta vez o P29BR se dedicou, principalmente, a garimpar e testar as novidades do mercado em termos das bicicletas do tipo All Mountain, um segmento em plena expansão no Brasil, impulsionado em grande parte pelo crescimento do interesse nas provas de Enduro.

Para aquecer, uma pedalada com o pessoal da Niner Bikes Brasil. A escolhida para este primeiro teste do dia foi a WFO, modelo de Enduro da Niner, a full suspension de maior curso (150mm) na linha da marca californiana, uma bike extremamente ágil, resultado de chain stays curtos que somente se tornaram viáveis com a adoção de uma transmissão 1x11, que dispensa o câmbio dianteiro e, por consequência, dá mais liberdade aos projetistas de 29ers de longo curso como esta.


Foi uma satisfação encontrar um pouco escondidas no stand da Fuji as novas full suspensions da Breezer. Desta vez o legendário Joe Breeze e sua equipe simplesmente superaram todas as espectativas. Seu novo, inédito e inovador sistema de suspensão traseira, batizado de MLink, é, na opinião do P29BR, o melhor entre todas as bikes de suspensão integral presentes no evento. Sua particularidade é o link posicionado quase que na metade do comprimento dos chain stays.


A nova Breezer Repack Team, equipada com rodas de 27.5 polegadas e nada menos que 160mm de curso, tem um desempenho fenomenal, capaz de empolgar mesmo o mais fanático aficionado por 29ers. Graças ao projeto do MLink, o amortecedor traseiro funciona "alto" em seu curso, contudo o surpreendente é que ainda assim, apresenta uma enorme capacidade de absorção de impactos, é suave, com uma pouco usual e bem-vinda curva de compressão linear.



Para tirar a prova de que a Breezer acertou a mão, nada melhor do que testar também a Supercell Team.


Classificada pela fábrica como "Full Suspension - Trail", esta bonita 29er, construída também com quadro em alumínio, usa inteligentemente os 120mm de curso, tirando vantagem de seu criativo sistema de suspensão traseira, a ponto de praticamente não sofrer "bobbing", dispensando o uso da trava e disfarçando de maneira eficiente o peso da bike. De fato, foi um prazer pedalar tanto a Supercell, quanto a Repack. A má notícia é que a Centauro, revendedora da Breezer no Brasil, não demonstrou até agora interesse em importar para o país as bicicletas mais caras da marca.


Outra marca clássica e ainda assim bastante atualizada, a Felt trouxe para o evento a Virtue 1, outra bela 29er com 130mm de curso traseiro. Seu quadro em carbono é mais um que conta com um sistema de suspensão único, chamado pela fábrica de Equilink.


O Equilink é basicamente um tirante móvel que une os pivôs superiores e inferiores de algumas full suspensions da Felt. Engenharia e cinemática à parte, a ideia da marca é oferecer o melhor desempenho possível, independente da condição enfrentada. E não é que eles conseguiram! A Virtue 1, entre as bikes testadas pelo P29BR durante o evento, foi a de com melhor desempenho combinado, aliando leveza a bem aproveitados 130mm de curso traseiro.


Entre as hardtails, merece destaque a nova Haro FLC, uma 29er com quadro em carbono e um conjunto de ótimo custo x benefício. A bike da foto vai custar interessantes 1.899 Dólares nos Estados Unidos.


O grafismo da Haro FLC foi o preferido do P29BR dentre todos os modelos de bicicletas expostos no Outdoor Demo. Os motivos indígenas que podem parecer exagerados para alguns, são na realidade bem legais, sem contar a interessante combinação de cores.


Para não deixar as Fat Bikes de lado, uma também tradicional marca de bicicletas de rodas gordas, a Fatback mostrou modelos em carbono com harmoniosas linhas e cores bem escolhidas, formando um conjunto interessante.


A mesma Felt levou o conceito das Fat Bikes a um outro nível, com um modelo elétrico preparado para explorações off-road.


Nos Estados Unidos esse tipo de evento sempre costuma atrair gente excêntrica, como o dono do obediente cachorrinho que desfilava em um trailer entre os stands e ainda carregava no corpo uma GoPro para registrar tudo.


O P29BR deixa Boulder City. A partir de agora as atenções se voltam ao Centro de Convenções do Hotel Mandalay Bay em Las Vegas onde acontece a feira propriamente dita. O P29BR lembra que a escolha dos produtos mostrados aqui durante a Interbike 2014 não seguiu critérios mercadológicos. A ideia foi testar e levar ao leitor brasileiro detalhes sobre as bikes que oferecem  um desempenho superior, sejam elas de marcas vendidas em nosso país ou não.
Keep 29eriding!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR