Todos os conceitos que o P29BR acredita e defende em uma única bike.
Quando foi anunciada em fevereiro passado, a mountain bike com quadro em titânio que ainda estampava a marca Domahidy Designs, empolgou o
P29BR por reunir praticamente todas as tendências promissoras defendidas pelo site, ou seja, é versátil, pode ser montada com rodas de 29 polegadas ou como 27.5 Plus, conta com sistema de transmissão interna e a silenciosa correia de borracha Gates, além de outros detalhes como a possibilidade de montar um canote telescópico de curso mais longo.
Em abril, Steve Domahidy, que se notabilizou como um dos fundadores da Niner, optou por renovar a marca que levava seu nome, provavelmente por uma questão de marketing, lançando a Viral Bikes e batizando sua criação de Skeptic.
Foi com satisfação que no Outdoor Demo da Interbike 2016 o
P29BR encontrou exemplares da Viral Skeptic no stand da Gates, produtora da correia de borracha que substitui a corrente tradicional nessa e em vários outros modelos de diversas marcas, grandes e pequenas.
O próprio Steve Domahidy montou os pedais na bike testada pelo
P29BR, contou um pouco mais sobre o projeto e os detalhes da configuração, que inclusive conta com a excelente suspensão Lefty, marca registrada da Cannondale.
Apesar de todas as particularidades da bike, o que chama a atenção imediatamente no conjunto da Skeptic é a caixa de câmbio da alemã Pinion, o modelo de 12 velocidades escolhido pela Viral, com a correia Gates é cerca de 800 gramas mais pesado que o novo grupo 1x12 da SRAM, por outro lado oferece uma amplitude de marchas de 600%, 100% maior que do Eagle, além disso é um sistema selado que segundo a fábrica foi projetado para oferecer trocas perfeitas praticamente sem a necessidade de manutenção. A Pinion dá garantia de 5 anos para a caixa de câmbio, cujo fluido deve ser trocado somente a cada 6.000 milhas ou quase 10.000 quilômetros.
As trocas de marchas são de fato precisas e devem ser feitas exatamente como com um câmbio tradicional, ou seja, com uma diminuição na pressão dos pedais no momento de acionar o trocador que é similar a um Grip Shift. Com a correia Gates, que dispensa o uso de qualquer lubrificante, o silêncio da transmissão impressiona.
A geometria da Skeptic, que pode receber uma suspensão com curso variando entre 120 e 140mm, segue as mais modernas tendências com ângulo do tubo do selim elevado, caixa de direção mais relaxada, chain stays curtos, top tube mais longo e mesa curta.
A Skeptic se mostrou muito eficiente no terreno seco do Bootleg Canyon que mistura muita pedra solta e trechos de areia. Sobe qualquer "parede", é rápida no singletrack, onde a Lefty brilha, contudo a traseira do seu quadro de titânio pareceu rígida demais, mesmo com os pneus mid-fat de grande volume e baixa pressão, em matéria de conforto o modelo da Viral poderia ser melhor.
Todos os quadros tem a assinatura do Steve Domahidy e recebem com orgulho o selo que foram projetados no icônico estado americano do Colorado.
O kit de quadro e transmissão completa custa quase 5.000 Dólares, o preço uma bike bastante avançada e exclusiva. Um dos grandes destaques desta Interbike, a Viral Skeptic está muito próxima da bicicleta que hoje o
P29BR pediria a um bom framebuilder para construir.
Keep 29eriding!
A Gates eu já conhecia mas essa Pinion foi a primeira vez que ouvi falar. Ótimo post como sempre!!!
ResponderExcluirValeu Jorge, para mim foi novidade também. Se tiver alguma dúvida é só me escrever.
ExcluirObrigado por acompanhar sempre o P29BR!
Abs,
Adil