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domingo, 8 de janeiro de 2017

P29BR 29ER GEOMETRY / Longas e baixas. O que mudou em termos de geometria nos últimos anos?

As mountain bikes não são mais as mesmas...e você precisa estar atento a isso.

Grande parte deste artigo estava "escondido" dentro de outro que o P29BR publicou no ano passado. Talvez alguns considerem que se trata de um assunto para "bicinerds", mas na realidade conhecer geometria em linhas gerais é fundamental para aqueles que encaram o esporte com mais seriedade e, principalmente, buscam desempenho e uma melhor experiência a bordo de sua mountain bike.

Antes de enveredar pelo tema propriamente dito, é importante reforçar alguns conceitos. Entre algumas das medidas mais importantes num quadro de bicicleta estão o head angle e o seat angle, em português, o ângulo de direção e o ângulo do tubo do selim. O primeiro é obtido a partir da projeção do eixo do tubo de direção em relação ao solo, já o segundo seria medido partindo da projeção do eixo do tubo do selim também em relação ao solo, entretanto muitas das bikes atuais possuem o tubo do selim curvado ou deslocado em relação ao movimento central, sendo assim, o mais adequado em qualquer análise seria considerar o ângulo efetivo do tubo do selim, ou seja, tomar como base o ponto médio do carrinho do canote ou do próprio selim e projetá-lo de modo que cruze o eixo do movimento central, assim a medida do ângulo formado pela intersecção dessa reta virtual com o solo é o valor que deveria ser idealmente adotado.


Por fim há um outro conceito que parece causar um pouco de confusão entre os leitores do P29BR. Quando mencionamos que um ângulo em uma determinada bike é relaxado, significa que ele tem um menor valor numérico, ou seja, caso por exemplo um ângulo de direção seja considerado relaxado, quer dizer que nessa bicicleta a suspensão dianteira irá trabalhar mais "deitada" em relação ao terreno, ao contrário, um ângulo mais elevado significaria que ela funcionaria mais de pé.

Em meados da década de 2000, quando apareceram as primeiras 29ers modernas, uma das principais queixas contra o emprego das rodas grandes, era uma suposta uma lentidão nas mudanças de direção. Nessa época, muito na contramão do caminho hoje trilhado pelas mais representativas marcas internacionais, esse problema foi solucionado pelos engenheiros de algumas das pioneiras (Niner, Intense e Felt, entre outras) com a adoção de um tubo de direção com angulação mais elevada, em torno dos 72 graus, além de mudanças no offset dos garfos (saiba mais em http://www.29er.com.br/2009/10/p29br-29er-test-garfo-de-carbono-niner.html). Antes disso o padrão da indústria para bikes de Cross Country era o tradicional 71°/73° (ângulo de direção/ângulo do tubo do selim).

Quando o P29BR teve o prazer de colaborar com o finado Fábio Yoshimoto no desenvolvimento da Saga, a primeira 29er produzida no Brasil, decidiu-se adotar os mesmos 72° como medida para o ângulo de direção no modelo então em fase de projeto. A curiosidade é que por limitações no processo produtivo, quase que artesanal, vários dos quadros que de fato saíram da linha de produção da marca, na realidade apresentavam um ângulo de direção ainda mais elevado, no caso elevado demais! Atualmente, tudo mudou e provavelmente se a "cult" 29er da Saga ainda estivesse sendo fabricada, certamente seu modelo 2017 teria mudado radicalmente em relação à bicicleta que ganhou admiradores ferrenhos a partir dos idos de 2009.


Em um movimento impulsionado primordialmente pela marca espanhola Mondraker, que surpreendeu o mercado com a concepção da sua "Forward Geometry", ou algo como "Geometria Adiantada", o mais atual padrão geométrico foi definido como "Long and Low", ou seja, hoje mesmo as bicicletas de XC, 29ers ou não, estão mais compridas no top tube, curtas nos chain stays, relaxadas no ângulo de direção (daí vem o "Low") e empinadas no ângulo do tubo do selim. O que ou quem causou mudanças tão significativas nos preceitos de uma boa geometria? Um dos catalisadores desse movimento foi a genial ideia da SRAM em produzir transmissões que dispensam o câmbio dianteiro, isso abriu um leque de boas possibilidades para os projetistas e hoje mesmo as bikes com transmissão de coroa dupla já foram beneficiadas pelos avanços construtivos decorrentes desse movimento. Vamos explicar.

Nos últimos anos o top tube efetivo (saiba mais em http://www.29er.com.br/2010/10/p29br-29er-doc-o-dilema-do-tamanho-do.html) vem se expandindo seguidamente nos modelos de mountain bikes das mais conceituadas marcas do mercado internacional, em contra partida as mesas montadas nesses mesmos modelos tem diminuído de comprimento, de forma que a medida conhecida como "handlebar reach", ou alcance tendo como base o guidão, pudesse continuar praticamente a mesma, sem grandes alterações de fit. Mesas mais curtas resultaram na adoção de guidões mais largos, muito acima dos 700mm, mesmo para o XC.

Além do top tube alongado, as mountain bikes mais modernas equipadas com rodas de 29 ou 27.5 polegadas, apresentam um ângulo de direção muito mais relaxado. Definindo de maneira bem clara, as suspensões dianteiras trabalham mais "deitadas" ou "baixas" e funcionam melhor. A característica que se via de forma mais usual apenas nas bikes de DH, já é padrão nos modelos de Enduro e Trail Bikes, migrando de maneria proporcional inclusive às bikes de XC, mais uma vez priorizando a pilotagem em condições mais técnicas, na mesma proporção que as pistas da Copa do Mundo de XCO foram ficando mais e mais difíceis. Bicicletas de Cross Country top de linha como a Scott Scale, a Trek Procaliber SL e a Cannondale F-Si, tem em comum hoje um antes impensável ângulo de direção na casa dos 69 graus (ou menos), sem que isso afete negativamente o desempenho dessas bikes, muito pelo contrário.

Seguindo a cadeia de alterações, com o top tube mais longo e a caixa de direção menos de pé, a distância entre eixos também cresceria, algo que seria benéfico em termos de estabilidade em altas velocidades, mas prejudicial em termos de agilidade. Para compensar essas mudanças, tornar as bikes mais ágeis, facilitar a transferência de potência dos pedais à roda traseira e ainda proporcionar um desempenho ideal nas mais diversas condições, a tendência é diminuir o comprimento dos chain stays, tarefa tremendamente facilitada pela disseminação das transmissões de coroa única e eixos traseiros mais largos com o padrão Boost 148 (saiba mais em http://www.29er.com.br/2015/10/p29br-29er-doc-tudo-que-voce-queria.html), que por sua vez permitiram o uso de pneus mais largos montados em rodas ainda mais rígidas.

Para completar o pacote, um bom projeto contemplaria também um centro de gravidade mais baixo. Apenas para ilustrar, o supercampeão Nino Schurter decidiu migrar para as 29ers a partir do momento que a Scott conseguiu deixar sua Scale 900 tão "baixa" quanto a versão 700, avanços no processo produtivo dos seus quadros em carbono permitiram a construção de uma bike com um tubo de direção curtíssimo.
Resumindo, o top tube cresceu, a mesa e os chain stays encurtaram consideravelmente e os garfos agora trabalham um pouco mais relaxados. Quando pensar na sua próxima bike, o ideal seria buscar um modelo que de preferência agregasse todas essas características.


Antes de terminar, um alerta e uma pequena história. Em muitos dos quadros e bicicletas mais econômicos (e outros nem tanto) vendidos no mercado brasileiro, a preocupação com a geometria simplesmente inexiste. Na grande maioria das vezes além de não divulgarem as medidas e ângulos dos seus quadros, esses fabricantes cometem deslizes dimensionais graves, principalmente em bikes de tamanho maior, que parecem mais adaptações de antigas mountain bikes feitas para rodas de 26 polegadas e, na minha opinião, carregam mais de uma década de atraso técnico. Mesmo algumas marcas tradicionais e outras até novas, seguem de olhos fechados para toda essa evolução geométrica. Sem falar em números e apenas para citar um exemplo real, há pouco tempo um amigo apareceu todo contente com sua primeira 29er de uma marca mais barata, supostamente ele adquiriu um quadro de tamanho grande. O top tube e o reach dessa bicicleta eram menores que os de equivalentes de tamanho médio de alguns dos fabricantes mais atualizados. Ele, com seus 1.85m, seguramente está tendo uma experiência muito menos gratificante pedalando essa bike. Não existe um bike fit mágico que capaz de resolver problemas dessa ordem, portanto pesquise antes de comprar, visite lojas sérias, meça, compare e consulte um especialista se necessário.

Vai comprar uma bike nova? Quer a melhor experiência possível? Analise a geometria dos modelos que tem em vista e, se precisar, pergunte ao P29BR.

Keep 29eriding!

8 comentários:

  1. Muito obrigado Adil. Deu saudades da Saga. A Strong esta em serviço ainda.

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    1. Valeu Luiz, qualquer dúvida é só perguntar.

      Abs,

      Adil

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  2. Ótima leitura como sempre Adil. Eu ainda vivo no mundo das 26 :)
    Eu sou fã de titânio e cheguei até a importar um quadro de Shanghai sob medida. Claro que não é a oitava maravilha do mundo mas me atende muito bem.
    Eu ainda tenho pensado muito se migro para uma speed ou se vou para uma 29 já que pedalo praticamente no asfalto. A geometria do quadro muda de acordo com a finalidade Adil? Por exemplo, onde eu pedalo é praticamente plano mas gosto de pedalar longas distâncias. Existe alguma diferença para quem quer pedalar por longas distâncias?

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    Respostas
    1. Fala Jorge,

      Também adoro os quadros de titânio. Creio que você poderia pensar em migrar para uma gravel bike, que te permitiria andar no asfalto e na terra, inclusive algumas são compatíveis com pneus de 29 polegadas.

      Sim, a geometria muda bastante de acordo com a finalidade de cada bike. Para pedalar longas distancias as marcas oferecem bikes de estrada classificadas como de Endurance. Numa comparação com uma road bike normal, os modelos de Endurance tem o head tube mais longo, colocando o ciclista numa posição mais alta e confortável, o angulo de direção costuma ser um pouco mais relaxado e a distancia entre eixos maior, privilegiando estabilidade à agilidade.

      Qualquer dúvida me escreva.

      Abs,

      Adil

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    2. Adil, eu nunca tinha ouvido falar dessas gravel bike. Interessante. Gostei bastante da Trek Domane, a Specialized Roubaix e a Cannondale Synapse. Vou pesquisar mas preciso vender antes a minha bike e deixar somente uma montada (tenho muitos quadros e peças). Talvez eu deixe montada somente a Cannondale Atlanta 96 Olympic Edition kkk. Espero ainda encontrar as peças dessa bike no meu baú.

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  3. Boa tarde Adil, me lembro que esse conceito já teve um precursor Gary Fisher, não me lembro o ano certo mais foi 1994/96 ele lançou o Gênesis Geometry e depois o G2, conceito de alongar o tubo superior, deslocar o trail da roda dianteira e encurtar a mesa. Só não me lembro se havia mudanças significativas nos ângulos da caixa de direção e tudo do selim. https://www.youtube.com/watch?v=PwR0T5a4uuM, https://youtu.be/n7xNohTerzU

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  4. Boa tarde Adil, me lembro que esse conceito já teve um precursor Gary Fisher, não me lembro o ano certo mais foi 1994/96 ele lançou o Gênesis Geometry e depois o G2, conceito de alongar o tubo superior, deslocar o trail da roda dianteira e encurtar a mesa. Só não me lembro se havia mudanças significativas nos ângulos da caixa de direção e tudo do selim. https://www.youtube.com/watch?v=PwR0T5a4uuM, https://youtu.be/n7xNohTerzU

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  5. Adil, vc que é um cara altamente inteligente quando se trata de bikes em geral, eu gostaria de te perguntar uma coisa inusitada que eu vi por acaso estes dias navegando pela internet, eu vi um video de um suposto estudo feito fora onde segundo medicos urologistas, quem pedala mais de 3h por semana aumenta as chances de sofrer de cancer de prostata, inclusive dizendo que quando andamos de bike sofremos micro lesoes na prostata mesmo que acolchoado e sentado corretamente no selim e inclusive tb aconselhou que aquele exame de nivel de inflamacao da prostata deve ser feito apos 3 dias sem pedalar senao vai dar que ta com problemas...Eu pedalo o dobro disso por semana ou mais e agora to com medo disso fiquei encucado, vc ja ouviu falar disso, oq vc pensa pq uma opiniao dum cara que eu aprecio falando de bikes como vc vai com ctz pesar nessas minhas duvidas...valeu abraços

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