Procure nos arquivos do P29BR

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

P29BR TEST - Em busca da Relação Perfeita - Coroa Action-Tec de 20 Dentes

Com a chegada da ansiosamente aguardada coroa de 20 dentes diretamente da Action-Tec nos EUA, inicia-se aqui a série "Em busca da Relação Perfeita"!

A coroa de titânio Action-Tec pesa míseros 19 gramas e promete revolucionar a forma como a minha (e futuramente a sua) 29er encara as subidas de maior inclinação.


A instalação não é das mais simples em virtude do diâmetro da coroa, para algunas marcas de pedivela, como a Shimano, por própria recomendação da Action-Tec se faz necessário lixar os bosses dos parafusos, caso contrário a corrente não teria profundidade suficiente para rodar. O procedimento é simples, pode ser executado com uma lima comum, uma vez que a dureza do material nos pedivelas em geral não é extrema.


Nas próximas semanas estarei recebendo o resto do equipamento para montar o novo pedivela e começarei com os testes.

Keep 29eriding

9 comentários:

  1. é Adil uma hora teremos que "discutir sobre a relação" he he he

    Será que 2 coroas na frente seria melhor que 3?

    E os Cassetes 11-34,cumpririam seu papel?
    Vamos ver no que dá!
    Abraços e Feliz 2oo9"!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz,

    No caso das 29, o fato de possuirem rodas de maior diâmetro faz com que a relação comum (44-32-22 x 11-34) fique mais "pesada" que numa bike aro 26. Então a coroa maior e a do meio, podem ser substituídas por uma intermediária (algo como 36 ou 38 dentes). Já a pequena, deve ser menor que 22 dentes para equalizar os esforços nas subidas mais íngremes. Para completar, estão chegando em breve cassetes de 10 velocidades para a prática do MTB, eles serão perfeitos para esse tipo de montagem com duas coroas apenas!

    Keep 29eriding,

    Adil

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adil

    A questão da relação para as bikes 29" realmente é bastante interessante e às vezes intrigante. Ao que tudo indica, a relação tradicional das bikes 26" não seria a mais indicada (foi o que li em vários artigos, mas infelizmente ainda não pude comprovar na prática). Esperamos com ansiedade o resultado do seu teste. Agora, indo ao extremo dessa questão, o que você poderia nos dizer a respeito das single speed aro 29"? Elas perderiam muitas das vantagens de se pedalar com rodas grandes por terem apenas uma marcha? Pergunto isso pois sou fascinado pela simplicidade das SS e pretendo experimentar uma assim que tiver oportunidade (com rodas 29", é claro!). Se você puder dar a sua opinião sobre o assunto ou postar algo a respeito, será de grande valia.

    Um grande abraço e feliz 2009! E vida longa ao Projeto 29 Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!

    Obrigado por cultivar o sadio hábito da leitura (e de comentar também) no P29BR.

    Superoportuna sua pergunta a respeito das Singlespeed.

    Acabo de voltar de um treino no qual simulei uma Singlespeed, ou seja, escolhi uma relação e "combinei" comigo que não mudaria as marchas de jeito nenhum. Usei 32x20.

    Você não imagina como as 29ers são perfeitas para esse tipo de montagem, em virtude do fato de conservarem melhor o momento de inércia quando aceleradas.

    Existem várias particularidades nas Singlespeed, mas com um guidão largo e algumas voltas, você já passa a dominar. Te juro que você não vai acreditar o quanto irá conseguir subir com apenas uma marcha. Para completar, treinos do tipo Singlespeed melhoram em muito seu desempenho nas bikes com marchas.

    Tenho planos de montar uma no decorrer de 2009. É possível conseguir uma bike leve e divertida, a um custo muito interessante.

    Se você embarcar na onda 29-Single, me mande as fotos e comentários.

    Espero que os organizadores de provas aqui no Brasil percebam logo o potencial das Singlespeed e criem a categoria, como já existe há um tempo considerável nos EUA.

    Feliz 2009!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  5. Olá Amigo Adilson, então, já à conclusões do prato com 20 dentes?
    O seu é em titânio ou em aço?

    ResponderExcluir
  6. Oi João,

    Pode me chamar de Adil :¬)

    Então, a coroa de 20 dentes praticamente nasceu para as 29ers, ela é simplesmente perfeita.

    Estou dando as explicações técnicas em outro post, se puder leia http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/02/p29br-test-29er-em-busca-da-relacao.html

    A Action Tec que eu uso é de titânio e tem um peso que a balança quase não registra, entretanto é bem forte.

    Obrigado por participar do P29BR.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  7. Adil... To maluco atras de uma coroa dessas! Me fala onde compro! To ralando mto nos subidoes com minha 29er! Parabéns pelo trabalho q tem feito sobre esse mundo expetacular q sao as rodonas!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dudu,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Eu comprei a minha coroa de testes na ComCycle USA (http://store.comcycle-usa.com/Cranksets-Bottom/Chainrings-9799/1157698-Action-Tec-Chainring/ProductInfo.aspx).

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  9. Adil,

    concordo plenamente com o uso da coroa de 20 dentes ser adequada para as 29", mesmo antes de ler o seu artigo, logo depois que eu comprei a minha Specialized Stumpjumper HT eu senti que não podia continuar com a de 26 dentes que vem de fábrica. Troquei primeiro por uma de 22 e depois de 20 e agora a relação ficou perfeita!

    Abraço,

    Markus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR