Procure nos arquivos do P29BR

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

P29BR HISTORY - 10 anos de Nano Raptor, 10 anos de 29er

Estados Unidos, ano 1999, alguns dos "visionários" entusiásticos e devotos do então incipiente mountain biking com rodas grandes convenceram um dos fundadores e designer chefe da WTB, Mark Slate (na foto abaixo), a produzir um pneu de largura 2.0 que pudesse ser montado nos aros 700C, o que transformaria essas rodas nas primeiras 29ers verdadeiras que se tem notícia. O nascimento do Nano Raptor, um pneu especificamente desenvolvido para a terra, foi o catalizador do início da evolução das bicicletas de aro 29 nos EUA (e no Mundo).


Antes da iniciativa da WTB, os "Big Wheelers" rodavam com pneus híbridos e de menor largura/altura, como o Panaracer Smoke ou o Continental Goliath. Tais pneumáticos não potencializavam as possíveis vantagens de uma roda de maior diâmetro aplicada ao mountain biking, além do que havia o fato desse tipo de pneu na prática não poder ser definido como tendo efetivamente as 29 polegadas que hoje conhecemos (mais detalhes sobre o assunto no post http://projeto29brasil.blogspot.com/2008/11/quando-uma-29er-pode-no-ser-uma-29er.html).


Não discuto se o Nano Raptor é um bom ou mau pneu, entretanto o fato de estar sendo produzido e vendido há 10 anos, nos dá todo respaldo para concluir que se trata de um produto de sucesso, hoje usado inclusive por muitos dos profissionais do mountain biking que optaram por competir com as Rodas Grandes.

Keep 29eriding!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR