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segunda-feira, 2 de março de 2009

P29BR SHORT-TEST - KHS Flagstaff

Flagstaff, full com fun!

No período do Carnaval, conseguimos uma proeza em se tratando de Brasil, juntamos nas bonitas trilhas de Sorocaba e Votorantim quatro 29ers, entre elas uma KHS Flagstaff que há muito tempo queria por à prova.



Rodei numa KHS Flagstaff ano 2008.

A bike apresenta um ângulo de caixa de direção (head angle) de 71°, valor que pode ser considerado relaxado demais em se comparando com o padrão adotado para as bikes 29" de geometria mais moderna, algo em torno dos 72°. Pode-se imaginar que 1° seja desconsiderável, entretanto aí pode estar a diferença entre uma bike de respostas mais lentas e outra apta aos singletracks e de rápida aceleração.


Desde o primeiro momento, a KHS Flagstaff mostrou-se estável, entretanto senti bastante a diferença no quesito aceleração em se comparando com as bikes das marcas Felt e Niner, somente para citar duas das melhores. Com essa KHS o biker demora mais a chegar à "velocidade de cruzeiro", também até pelo fato da bicicleta ter um peso na casa dos 14Kg. Depois de acelerada, consegue manter o momento de inércia muito melhor que qualquer 26er e que muitas outras 29ers.


Em se falando de peso, os 14Kg da Flagstaff podem chegar com alguma facilidade (e algum dinheiro) aos 12Kg, um valor extremamente competitivo em se tratando de uma 29er full-suspension. Foi inevitável sentir a dificuldade de se carregar 2kg extras nas subidas, mas a recompensa nas descidas foi simplesmente gratificante.

Imagine a parceria das rodas de maior diâmetro com um sistema de suspensão traseira totalmente ativo (o Horst Link, licenciado pela Specialized), que não recebe interferência de funcionamento nas freadas. Puro prazer para se encarar as piores baixadas, o piloto nem precisa escolher as melhores linhas, é apontar as rodas para os obstáculos e superá-los com surpreendente facilidade. São "apenas" 3.5 polegadas de curso comparáveis a 5 polegadas de várias outras full-suspension que utilizam as rodas 26.


O largo guidão Truvativ XR de 680mm é um ponto a se destacar no conjunto. Guidões maiores combinam muito bem com as 29ers, aumentando a estabilidade em alta velocidade e permitindo um melhor aproveitamento da pedalada (principalmente de pé) com a relação "mais pesada" das Rodas Grandes. O lado negativo do guidão largo, que sempre existe em qualquer equipamento, é evidenciado nas subidas curtas e em trilhas mais fechadas. De qualquer forma, o balanço entre o positivo X negativo neste caso, é totalmente favorável à manutenção o Truvativ XR Riser.

Em resumo, trata-se de uma bicicleta de grande potencial, com o custo-benefício que a KHS prima por oferecer há anos. O modelo 2009, apesar de contar com a mesma geometria, traz um diferencial importante, uma suspensão dianteira RockShox Reba já com o novo padrão de offset (diferença entre o eixo da caixa de direção e o eixo da rodas) de 46mm, definido pela indústria como o número perfeito para se compensar as rodas maiores e equalizar a direção das 29ers com o que se tem de costume nas 26ers.


Muito ao contrário da péssimamente projetada KHS Alite Team 29 vendida como kit pelo importador brasileiro, na KHS Flagstaff eu apostaria sim minhas fichas. Depois de uma dieta, a Flagstaff pode se tornar uma verdadeira engolidora de trilhas e montanhas!

Keep 29eriding!

Um agradecimento especial aos amigos Júlio e Zé Bike de Sorocaba que gentilmente cederam a bike e montaram a estrutura para que o teste pudesse ser realizado.

9 comentários:

  1. Muito legal a Flagstaff!

    Pena que vc não divulgou os componentes da bike.
    Mas acho que no site da KHS deve ter.

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  2. Atendendo a pedidos, seguem as especificações:

    Quadro - 29" AL 7005 w/4-bar Horst bearing linkage, 3.5" Travel w/RockShox Monarch 2.1 air shock
    Garfo - 29" Rock Shox Reba SL 80mm, Dual Air, Motion Control, External Rebound, Internal Floodgate, Compression adjust to 'Lock'
    Caixa de Direção - Tioga ZST2 Threadless, Zero Stack
    Aros - WTB Speed Disc29 All MTN w/eyelets
    Cubos - Alloy Disc Rear/Shimano Disc
    Pneus - Maxxis Ignitor 29x2.1 (dianteira) / Maxxis CrossMark 29x2.1 (traseira)
    Raios - 14G Black Stainless, 32°
    Câmbio dianteiro - Shimano Deore
    Câmbio traseiro - SRAM X-9
    Trocadores - SRAM X-7 Trigger
    Corrente - KMC Z9000
    Pedivela - Truvativ Firex Giga X Pipe, 44/32/22
    Movimento central - Truvativ GXP outboard cartridge bearing
    Cassett - SRAM PG950 11-34, 9-Speed
    Pedais - Wellgo W41 Clipless
    Canote - Truvativ XR
    Selim - WTB Silverado Race
    Guidão - Truvativ XR 31.8, Triple Butted
    Mesa - Truvativ XR 31.8, 3D Forged
    Manoplas - WTB Weirwolf Dual Density
    Manetes de freio - Hayes Stroker Ryde
    Freios - Hayes Stroker Ryde Hydraulic, rotores de 8" (dianteira) e 6" (traseira)
    Cor - Flat Black
    Tamanho do quadro - M

    Na bike testada apenas os pneus e o disco dianteiro de freio não eram os originais de linha.

    Abs,

    Adil

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  3. Adil, parece que tem um importador querendo trazer as Bikes Marin para cá.

    A um tempo atras achei essa daqui no EBAY por um preço acessivel digamos. (730,00 dolares aprox.)
    http://marinbikes.com/2009_html/us/bikes/assets/bikes_detail/MHT_M29_ALPN-29.jpg
    Bike basica, 24V (toda alivio)
    Mas com a chegada da Caloi 29, não vai valer a pena buscar uma dessas não acha?

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  4. Olá Luiz,

    As bikes da marca californiana Marin são tradicionais e respeitadas nos EUA.

    Pessoalmente acho lindo o trabalho de Hydroforming que eles fazem.

    Quanto a essa bike em especial, eu nem consideraria como um modelo competitivo.

    A filosofia para as 29ers é outra, ou seja, é muito importante você comprar a melhor bike possível, sem pensar só nos upgrades, simplesmente porque o Calcanhar de Aquiles das 29ers está na rodas, então uma bike barata, com rodas pesadas (rodas+cassete+pneus+rotor, etc) pode vir a se transformar num fardo a se carregar em caso de uso em competições.

    Por U$ 1.000,00 você já compraria uma bike com um conjunto bem melhor e mais equilibrado.

    A Caloi deve ser de longe um opção melhor em se comparado o custo-benefício.

    Abs,

    Adil

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  5. Então galera, sou um feliz proprietário de uma flag, apesar de ter adquirido a bike em meados do ano passado, por motivos pessoais pouco consegui andar com ela:(
    De qualquer forma consegui fazer uma trilha longa semana passada, na verdade sem single-tracks, apenas estradões... mas com muitas serras e sobe/desce. Posso dizer o seguinte, a bike é maravilhosa nestas condições, deu pra perceber claramente a manutenção do momento de inércia nos múltiplos sobe/desce.
    Nas descidas mais fortes a bike é muito estável, comparável a bikes 26" com maior curso (Tenho uma turner six pack)

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  6. Olá Leco,

    Acho realmente ótimo quando os proprietários se manifestam também!

    Qualquer dúvida, entre em contato.

    Obrigado por participar do P29BR.

    Abs,

    Adil

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  7. Meu caramba, pra tirar peso desta maravilha vai uma grana federal...rs
    Cubos, aros, pneus, canote/selim/guidão/mesa de fibra de carbono, pedais, cambios,pedivela ...
    Mas ficaria o bixo!

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  8. Oi Luiz,

    A coisa não é tão feia! Basicamente, trocando as rodas e os pneus o desempenho geral da bike já daria um salto de qualidade.

    A regra é tirar sempre e primeiro o peso das rodas, onde o bike sente mais visivelmente as diferenças.

    Abs,

    Adil

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  9. A bike tem algumas peças em que pode-se perder bastante peso, o pinhão, por exemplo, é bem pesado, o pedivela já é integrado mas pesa mais que um XT ou um race face deus.
    Os pneus originais são WTB, não sei dizer o peso deles.
    Mas pra mim, que tenho mais de 10kg de gordura pra perder é loucura gastar dinheiro nisso...

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