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quinta-feira, 28 de maio de 2009

P29BR NEWS - SRAM lança o Grupo XX...

...com um olho nas 29ers!

A SRAM apresentou oficialmente na Toscana (Itália) seu novo, maravilhoso e caro grupo para mountain bikes, o XX, ou seja, o 2x10 já antecipado aqui no P29BR.(http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/05/p29br-news-36-dentes-prontos-para-as.html)

A notícia é particularmente relevante para os amantes das 29ers, uma vez que, por vários motivos, o grupo promete ser de grande utilidade para aqueles que usam as Rodas Grandes de maneira competitiva.

O primeiro, e interessante, motivo é que o novo cassette de 10 velocidades, além de ser uma obra de arte de engenharia, conta com um pinhão maior de 36 dentes, um verdadeiro sonho para proprietários de 29ers. Assim, não mais será necessário diminuir o tamanho da "vovózinha" no seu pedivela e a relação como um todo ganha em desempenho, o aproveitamento das coroas (principalmente da maior) será muito mais efetivo e promete mudar a maneira como pedalam os bikers.


O que chama atenção no cassette 11-36 é o "desenho aberto" que teoricamente permite um bom escoamento de lama.


Uma curiosidade que não se pode deixar de destacar é que um cassette desses leva incríveis nove horas para ser produzido! Claro que o processo produtivo está refletido no preço sugerido para venda, 328 dólares! Por outro lado, os "weight weenies" (aqueles que vivem para tirar peso da bike) vão amar os meros 208 gramas da peça, 42 gramas a menos que o XTR que usa um pinhão a menos.


A SRAM apostou definitivamente no formato 29er, oferecendo 3 combinações de coroas no pedivela, uma delas focada nas rodas grandes, a 39/26. Trata-se de um peso-leve com preço na casa dos 430 dólares. A má notícia é que os pedivelas XX empregam coroas com furação específica 120/80mm, bem diferente dos atuais 104/64mm. Isso quer dizer que não será possível adaptar as novas coroas a seu pedivela atual.


O grupo completo pesa apenas 2.300 gramas, é preferencialmente orientado ao mountain biking competitivo, começando com a relação propriamente dita, passando pelos freios e chegando até os novos garfos RockShox XX.


Keep 29er riding!

4 comentários:

  1. Nossa!

    11-36!
    E eu andando (bem diga-se de passagem) com 11-30 (hg 50 Alivio) he he he

    Esses dias vi um Compagnolo de 11 V pra Speed, ja achei exagerado!

    Vamos aguardar o SLX 11-36 agora!

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  2. XX sem duvidas matou a pau !!!!

    Tudo bom Adil !!!
    Obrigado pela atenção, fico feliz em poder encontrar no blog informações especificas sobre o assunto relacionado.

    Como você tem paixão pelas 29er, eu possuo pelas cannondales, e por felicidade eu encontrei o quadro que desejava fazia tempos e com ele meu objetivo é montar uma otima bike, estou aos poucos importando peças e creio que no inicio de julho consiga ter a bike montada.

    Mas ai surgiu essa Trek caindo do céu literalmente, eu não conhecia o modelo e achei interessande o quadro e a possibilidade de usar rodas 700, os componentes são de entrada e a suspa relamente deixa a desejar no uso de mtb competitivo.

    Mas minhas duvidas surgiram, pois como estou sem bike montada poderia ir usando a trek em trilhas e estradas de terra!! comecei a efetuar uma pesquisa em cima de pneus off-road , e encontrei alguns de 29 e alguns de 700, os de 29 como vc comentou tem diamentro externo maior foi onde pensei em utiliza-los no local dos originais de 700x35 que estão na bike !!! Me falaram que possivelmente os de Ciclocross serviria, e encontrei um 700x42C, mas estou com medo de comprar fora e não servir !!!
    Minha vontade é não investir muito nessa bike, pois estou terminando de montar a minha, pensei nos pneus com cravos para poder utilizar em terra, mas nunca vi ninguem de 700 na terra por esse motivo gostaria de compartilhar experiencias com alguem pelo menos proximo hehehehe q tenha utilizado pneus de 700 x 38 a 42 ,, em terra !!!

    Desde já muito obrigado
    C.Thomaz

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  3. Olá Carlos,

    Basicamente te aconselho e medir na bike a distância entre os seatstays na altura onde eventualmente deverá estar a carcaça do pneu.

    De posse da medida, poderá compará-la com a largura do pneu 700C de Cyclocross. Pessoalmente acho que vai dar certo, pois além da menor largura, esse pneu ainda conta com um perfil mais baixo que os específicos para 29 polegadas.

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    Adil

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  4. Olá Luiz,

    Isso mesmo!

    A única dúvida é se o SLX vai ser mais light do que a primeira versão apresentada recentemente, ainda muito pesada para o uso competitivo.

    Abs,

    Adil

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