Procure nos arquivos do P29BR

terça-feira, 25 de agosto de 2009

P29BR SHORT TEST - Cassette Shimano CS-HG61-9 12-36

Um relação cada vez mais perfeita.

Neste final de semana o P29BR completou mais de 100Km com o protótipo final da Saga 29er.

Além de avaliar a bike que acaba de entrar em produção, o foco e a curiosidade recaíram também sobre o inédito cassette Shimano CS-HG61-9, com o diferencial do pinhão maior de 36 dentes.

Na série "P29BR TEST - 29er, em busca da Relação Perfeita" o P29BR vinha buscando a melhor maneira de adaptar a pedalada mais "pesada" das 29ers aos tradicionais cassettes 11-34, utilizando apenas 2 coroas no pedivela. Como o blog-leitor pôde acompanhar, os testes não foram 100% conclusivos, mas definitivamente mostraram um caminho a ser trilhado.


Pois bem, agora com o cassette 12-36, tudo muda...para melhor! A configuração exata dos pinhões é 12-14-16-18-21-24-28-32-36 dentes e conforme adiantei anteriormente, a Shimano recomenda o uso de um cubo especificamente dimensionado para suportar o maior torque gerado pelo pinhão maior.

Aumentou a capacidade da 29er enfrentar as subidas mais fortes. No meu caso, quase me esqueci da coroa pequena, que a partir de agora já poderia até ser dispensada em favor de um pedivela mais leve, com duas coroas e uma relação mais abrangente, por exemplo, 40-27. Posso afirmar que o peso do cassette, 425 gramas, compensa cada grama a mais que um similar 11-34. Em se comparando com o modelo Deore XT 11-34 são não mais que 150 gramas de diferença.

Nos testes usei um pedivela XTR 44-32-22 e em grande parte do tempo pedalei cruzado, em 44x36, com muito sucesso, inclusive nos trechos de pequena e média inclinação.


Foram apenas dois dias e um ótimo rendimento, na segunda-feira devolvi a bike e o que me restou foi um grande problema...como viver de agora em diante sem os 36 dentes na minha bike?

Fico na torcida para que o produto testado esteja disponível comercialmente o quanto antes, bem como que o cassette 12-36 possa ser estendido também para outras da Shimano, além da Deore.

Keep 29eriding!

14 comentários:

  1. Tudo bem?
    Imaginava que o resultado do teste realmente seria positivo!
    O pinhão com 36 dentes realmente é uma ótima opção para quem quer usar duas coroas no pedivela, como você disse.
    É bom ter mais opções, uma vez que o grupo Sram XX, por ser o "top" da marca, deverá ser "pra poucos" ($$$$), infelizmente...
    O pessoal da Shimano não disse nada com relação ao lançamento dessas peças?

    Abraços. Josimar.

    ResponderExcluir
  2. Adil, eu sei que o grupo shimano que você usou para o teste neste protótipo da saga é bem diferente do sram do outro protótipo. E por isso mesmo talvez fique difícil para fazer uma comparação, mas você sentiu alguma diferença na mudança do triângulo traseiro do quadro?

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que a Shimano tinha esses cubos de 6 parafusos para disco, mas pensei que os mais recentes eram só center lock!

    ResponderExcluir
  4. Ola Adil, sou seguidor do blog e nao vejo a hora de conseguir comprar minha aro 29 penso nela todo dia ehehe...conta pra gente da bike da saga se fico boa mesmo, como vc compara ela com as gringa? E me conta, esse cassette shimano e cubo proprio vao ser de serie na bike da saga ou so puseram nesse prototipo? vc sabe a configuracao de fabrica? Abraçao!

    ResponderExcluir
  5. Quais marcas dispoem de cubos aptos a receber esse cassete???

    ResponderExcluir
  6. Olá Josimar,

    A Shimano infelizmente não tinha inicialmente planos de trazê-lo comercialmente para o Brasil. Entretanto com o buzz que está sendo gerado pelos posts publicados pelo P29BR, provavelmente eles viram...ainda assim sem previsões neste momento.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  7. Oi Ronaldo,

    O novo triângulo traseiro da Saga praticamente não alterou o comportamento da bike, entretanto agora existe espaço considerável para pneus mais largos e grande "escape" para lama.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  8. Oi Gustavo,

    Obrigado por ler e participar do P29BR!

    A Saga está no mesmo nível dos grandes players do mercado internacional de 29ers. O Fabio teve muito cuidado no desenvolvimento do projeto e criou um produto de alto padrão.

    O cassette Shimano de 36 dentes foi cedido apenas para os testes do protótipo 2, ele deve demorar a chegar nas lojas.

    A Saga será oferecida em 3 cores, com a opção de garfo de carbono ou suspensão.

    Fique ligado, as Sagas estão em fase final de produção e o primeiro lote vem aí.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiz,

    Para te falar a verdade, somente a Shimano faz essa recomendação.

    Neste final de semana rodei com o mesmo cassette montado em um cubo WTB, sem qualquer problema.

    Não posso dizer a longo prazo, mas a princípio nada te impede de usar esse cassette com outro cubo de qualidade, que não os Shimano.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  10. Salve Adil! Cara, e esse papo de cubo específico pra 29er... É quase mosca branca esses m629! Pensei em usar um deore mesmo na minha futura cria. Como não vou diretamente pelo que recomenda a shimano, já que é meio que indutivo eles falarem que recomendam o modelo que eu citei, então pergunto a você, que conhece as 29 na prática: pra montar uma roda confiável, que cubo você usaria?

    abraço!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Lion of Judah,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Na verdade esse cubo específico para 29ers da Shimano, nunca "pegou".

    Desde 2009 eu uso esse cassette junto com os mais variados cubos, sem qualquer problema. Meu predileto é o American Classic, mas esse cassette 12-36 vai muito bem também com as rodas/cubos da VZAN.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  13. Achei este K7 no ebay e acredito que deva valer trazer caso o benefício seja interessante. Pergunta, qual corrente teria que usar em conjunto para usar com ela em conjunto com o Two Niner 2012 ? Recomenda também trocar o pedivela ou dá pra deixar o original ?

    ResponderExcluir
  14. Olá Christian,

    Você pode usar qualquer corrente compatível com 9 velocidades, tanto Shimano, quanto SRAM. Se a sua corrente da Two Niner for nova, nem precisa trocar. O pedivela original também vai muito bem.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR