Procure nos arquivos do P29BR

domingo, 28 de fevereiro de 2010

P29BR 29ER BIKE - Niner S.I.R. 9 1x9

Conheça a nova plataforma de testes do P29BR.

O P29BR tem o orgulho de apresentar sua nova Niner, ano 2010, que será utilizada como plataforma para testes de novos produtos e conceitos ligados ao formato 29er.


O modelo S.I.R.9 foi eleito pelos leitores do conceituado site americano MTBr.com a melhor 29er pelo terceiro ano consecutivo. Construída com tubos de cromo nobre Reynolds 853, a S.I.R. 9 conta ainda com o levíssimo EBB, concha excêntrica do movimento central desenvolvida pela Niner, o que confere o máximo de versatilidade à bike, que pode ser montada com marchas ou como uma ágil Single Speed.


O P29BR optou por configurar a Niner como uma 1x9, ou seja, sem câmbio dianteiro, com apenas 9 velocidades. O destaque fica por conta do cassette Shimano HG-61 12-36, sem o qual seria difícil viabilizar uma montagem 1x9 realmente eficiente.


Na dianteira uma bonita coroa Niner de 32 dentes pronunciados para Single Speed. Uma pequena e leve peça da californiana Paul Component, o Chain Keeper, é a responsável por manter a corrente na coroa não importanto a situação. De fato é super eficiente.


Os freios Hayes Stroke Trail estão combinados com rotores e pastilhas Ashima. Na traseira o rotor de 140mm é um dos mais leves do mercado e curiosamente tem um diâmetro menor que do pinhão de 36 dentes do cassette Shimano.


As rodas combinam cubos American Classic, raios Alpina F1 double butted e aros NoTubes Arch, que combinam leveza e resistência, além do que permitem uma montagem sem câmaras das mais simples. Os pneus são os novos Maxxis Aspen 29 x 2.1.


O único componente de carbono entre todos os empregados é o garfo Niner de apenas 580 gramas, um dos maiores "culpados" do peso total da bike atingir interessantes 9,8Kg.

A sensação de se pedalar uma bike de cromo é única, trata-se de um material absorvente e confortável. É meu material predileto para uma 29er hardtail.


Prometo para as próximas semanas um relato do que significa pedalar uma Roda Grande com apenas 9 velocidades.

Keep 29eriding!

28 comentários:

  1. Adil, olhando a bike fica dificil não querer gastar as economias numa 29er... Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana.
    A coroa é da MOB?
    Estou pra comprar os freios Hayes Stroker Trail V6 pra montar a Saga Tomato.
    Mas com rotores 160mm.
    E o K7 12-36? Quanto custa e onde tem pra vender?

    ResponderExcluir
  3. Po Adil que irada essa bike sua man!
    Cara to triste aq, to com a grana na mao pra comprar uma aro 29 ae pra uns 4k, ia direto na specialized rockhoper mas ja nao se acha mais e dizem que nem chegou a vir tamanho 21 que seria o meu, foda viu, pediram pra esperar ate meio do ano pq deve vir mais....po fica foda querer entrar no mundo das aro29 sendo que os cara manda 5 bike pro Brasil po!! To injuriado :(
    Preciso de uma bike massa com quadro grande sera q desisto por enquanto? Vc sugere alguma solucao eheheh? Valeu abraços!

    ResponderExcluir
  4. Linda bike. Montagem interessante

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curioso sobre essa relação 1x9

    ResponderExcluir
  6. Depois que eu vi que a Coroa era da propria Niner...he he he!
    Curti, ficou parecendo a bike do Paul Romero (o gringo louco da corrida de aventura...)

    ResponderExcluir
  7. Que bike heim?
    Já tinha visto a configuração 1x9na internet, mas sem maiores detalhes. Pelo visto você vai "matar minha curiosidade" novamente...(falo novamente, pois já fez isso no post das 36er)
    9,8kg? É realmente muito leve! É legal ver o desenvolvimento do formato 29er, pois os fabricantes estão melhorando cada vez mais, inclusive no peso das bicicletas.
    Parabéns pela coluna na Bike Action!
    Josimar.

    ResponderExcluir
  8. E a Saga Capuccino nas paginas de teste da Bike Action esse mes.
    Toda XTR.

    ResponderExcluir
  9. Se o Adil consegui-se um k7 XX, daria pra fazer igual ao Julian Absolon...he he 1 x 10!

    ResponderExcluir
  10. Olá Pessoal,

    Tem muita gente perguntando sobre o cassette Shimano HG-61, 12-36.

    A própria Shimano Latin America ficou de nos dar uma resposta com relação à disponibilidade do produto. Aguardem para breve mais detalhes.

    Falamos em detalhes sobre a montagem 1x9 nos próximos posts.

    Aproveito e agradeço muito a todos pelos elogios.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  11. eu vi esse k7 no stand da Shimano no GP Ravelli.

    ResponderExcluir
  12. Ola Adil !!! Gostaria de saber qual aro 29 voce tem para venda cubo 32 furos e qual o valor ???

    ResponderExcluir
  13. Oi Paulo,

    Não tenho aros à venda neste momento, mas você pode adquirir o modelo Speed 700 diretamente no site da VZAN.

    Qualquer dúvida, pergunte.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  14. Adil , tudo blz ?!

    Sobre esse cassete 12-36 de 9v...sera que funciona com câmbio de cage medio sram e três coroas ?Estava pensando em fazer um cicloturismo com ele ...abraço e parabéns pelo site!!!

    Felipe

    ResponderExcluir
  15. Oi Felipe,

    Obrigado por ler e participar do P29BR.

    Já usei o HG-61 com o câmbio SRAM long cage sem qualquer problema. Se você usar coroa dupla na frente, ao invés de uma tripla, é certo que o medium cage funciona bem. Com a tripla, o ideal seria testar, mas tenho o palpite que dá certo sim.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  16. Parabens pela escolha de plataforma para testes Adil, eu tenho uma S.I.R e digo com toda convicção que é a melhor bicicleta que já pedalei, mesmo usando garfo de cromo não sinto falta de suspa, agora vou juntar grana para encomendar um full carbon.

    Steel Is Real

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Resposta da Shimano sobre o cassette Shimano HG-61, 12-36:

    O produto deverá está disponível por aqui até julho próximo...

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiz,

    O Paul Chain Keeper custa em torno de 50 dólares.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  20. Olá Adil, estava vendo alguns foruns gringos e bastante bastante gente tem descartado o cambio dianteiro, inclusive em competições.
    é interessante ter varias coroas, uma para cada situação. quanto ao chain keeper, segura mesmo?
    Se vc for coloca uma coroa maior, digamos 40 ou 42 dente, iria ficar no lugar de qual das 3 coroas originais do pé-de-vela?

    abraços!

    ResponderExcluir
  21. Oi Raphael,

    Desculpe a demora para responder. Foi o feriado.

    Andei 4 meses de relação 1x9, é um ótimo treino, mas deixa a desejar em competições. Na última, faltou muita marcha.

    O Chein Keeper é perfeito, segura perfeitamente a corrente no lugar.

    Vou fazer um post especificamente sobre 1x9.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  22. Adil, BLZ?
    Não sei se procurei direito mas não achei suas impressões posteriores sobre a SIR no Blog ?
    Obgado Abço

    ResponderExcluir
  23. Na dúvida anterior gostaria de especificar que minha duvida é em relação a S.I.R. 1X9
    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Na verdade como adotei a SIR 9 como bike de testes do P29BR, acabei sem fazer um review específico para ela. De qualquer forma, posso adiantar que ela foi escolhida por ser especial. O cromo é muito confortável e a bike bastante versátil.

    Se tiver qualquer dúvida, me pergunte.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  25. Valeu Adil,
    não só tirou minhas dúvidas, como validou algumas idéias que tinha! Você é o cara, quando o assunto é 29ER!
    Abç.

    ResponderExcluir
  26. Olá J. B. Júnior,

    Obrigado!

    Qualquer outra dúvida, me escreva. É um prazer poder dividir minha experiência com os blog-leitores do P29BR.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR