Procure nos arquivos do P29BR

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

P29BR 29ER DREAM CARBON FRAMES / Niner Air 9 Carbon X Scott Scale 29

Descubra exatamente o que você leva para casa quando adquire um produto top de linha.


Seguramente a principal tendência para 2011 em se tratando de 29ers é o emprego da fibra de carbono como matéria prima para a produção de quadros. O P29BR apresenta agora com exclusividade no Brasil um par de produtos muito especiais, criados pelas mãos e mentes por trás de dois dos principais nomes do mercado de mountain bikes de roda grande, Niner e Scott. A idéia aqui é a de fazer uma análise "out of the box", ou seja, mostrar os detalhes que por vezes não são encontrados nos catálogos e somente aqueles que adquirirem os produtos terão acesso, pontos que seguramente podem servir como fator de decisão para a compra do seu próximo quadro ou bike aro 29".

Niner Air 9 Carbon


O primeiro carbon frame produzido pela marca que revolucionou o formato 29er não poderia ser mais autêntico e moderno que o Air 9 Carbon, a fábrica que buscava conceber uma hardtail em carbono que fugisse dos padrões, uma bike leve e ainda assim estruturalmente rígida, foi de fato muito bem sucedida. O novo modelo da Niner pode ser montado normalmente  com câmbios, mas oferece ainda a opção de uma montagem singlespeed por conta do funcional central excêntrico BioCentric EBB.


Construída em fibra de carbono high modulus, a estrutura monocoque de linhas fluidas e visual belíssimo é moldada em três peças separadas. O triângulo dianteiro composto por robustos tubos de perfil retangular é unido aos stays direito e esquerdo, resultando em uma bike única. A robustez dos tubos aliada às características de absorção do carbono prometem fazer do Air 9 Carbon um quadro extremamente rígido, ainda que confortável. O tamanho L (19”) pesou 1.390 gramas.


O novo modelo da Niner emprega interfaces de alumínio nas áreas críticas, como por exemplo, nos dropouts, nas pistas dos rolamentos da caixa de direção e na concha do movimento central, permitindo tolerâncias mais precisas entre os componentes montados e o quadro.


Seguindo uma tendência entre os novos quadros de carbono, os cabos de câmbio correm internamente, contudo ao contrário do modelo da Scott que veremos em seguida, no Niner cabeamento é integralmente executado por dentro dos seus tubos, um sistema bem elaborado onde os cabos entram através do estiloso plate localizado no head tube, contornam uma guia montada na base do seat tube ligeiramente curvado (sobre o movimento central) e somente voltam a ficar expostos somente quando muito próximos aos câmbios.
Um dos grandes trunfos do modelo é a própria geometria Niner, uma otimização da encontrada no Air 9 de Scandium, já provada e aprovada por consumidores e competidores mundo afora, só que agora em versão carbon, com chain stays ainda mais curtos (439mm) e distância entre eixos ligeiramente menor. De acordo com a fábrica o quadro permite a montagem de pneus com perfil até 2.4 polegadas, entretanto imagino que nessas condições o escoamento de lama estaria bastante prejudicado, por isso, na prática um 2.2 seria suficiente e mais adequado. Neste tamanho L existem dois pontos para fixação de suportes de caramanhola. 


O head tube cônico, quase que uma unanimidade entre diversas marcas de 29ers nos modelos 2011 top de linha para o XC, também está presente na Niner. O Air 9 Carbon vem acompanhado ainda de uma caixa de direção FSA com tampa igualmente em carbono. O quadro é otimizado tanto para suspensões com 80mm de curso, quanto aquelas com até 100mm. O suporte do freio traseiro também segue tendências, é do tipo post mount e se integra com maestria ao desenho do quadro.


Por falar em adicionais, a quantidade de itens de série que acompanha o quadro é simplesmente impressionante, um já tradicional e exclusivo tubo da tinta original para eventuais retoques, protetores metálicos adesivos para as áreas próximas ao movimento central contra queda de corrente e chain suck, duas gancheiras, sendo uma delas para singlespeed, sem contar um sensacional protetor de chainstay “A La Lizard Skins”, mas com a marca Niner.  Como de costume, a Niner não vende o quadro com a abraçadeira do selim incluída.


Mais um dos grandes destaques do modelo está no incrível número de adaptadores disponíveis para o movimento central, que permitem ao feliz proprietário escolher livremente entre os principais padrões do mercado, BB30, BB92, SRAM PressFit BB30 e os centrais Standard com rosca, sem contar, é claro, o já citado adaptador excêntrico Niner EBB. O detalhe importante é que todos os adaptadores são fornecidos junto com o quadro, sem custo adicional...um show!

Scott Scale 29


O P29BR teve acesso a um exemplar de pré-produção do modelo de quadro fabricado em carbono que estará sendo comercializado pela Scott em 2011. A marca baseada na Suíça aposta suas fichas em uma tríade difícil de ser batida: leveza, rigidez e conforto. 

Concebido como o quadro 29er mais leve do mercado, a versão comercial do Scale 29, construída através do processo avançado de manipulação de carbono IMP3, pesa no máximo 949 gramas. O quadro de pré-produção avaliado pelo P29BR pesou apenas 980 gramas, chegando a incríveis 920 gramas sem a abraçadeira do selim. 


A Scale 29 de carbono apresenta um triângulo traseiro que se beneficia da tecnologia de absorção de impactos SDS, uma “zona de conforto”sugerida pelo Campeão Mundial Nino Schurter e desenvolvida delos engenheiros da Scott a partir do sistema já utilizado no modelo CR1 de estrada. Os chain stays curtíssimos são ainda menores que os da Air 9 Carbon, apenas 438mm, os pneus Schwalbe Rocket Ron 2.2 servem bem, mas com pouca folga nesse quadro.


A tecnologia SDS promete minimizar as vibrações de alta frequência advindas do solo sem que isso resulte em perda de desempenho, para isso a Scott trabalhou no sentido de otimizar a relação entre a flexibilidade vertical e a rigidez lateral no triângulo traseiro dessa Scale. Nos testes que o P29BR vem conduzindo com a Scale 29 Pro o SDS tem se mostrado efetivo de fato.


O nível de excelência da Scale 29 é tão grande que o quadro chega acompanhado de um canote de carbono Ritchey fabricado especialmente para a Scott, utilizando o mesmo sistema de absorção dos stays. É exatamente isso, o SDS também está presente no canote do selim!


O Scale 29 tirando proveito do mais avançado processo de posicionamento das camadas de fibra de carbono já concebido pelos experts da Scott, o HMX, alia rigidez à extrema leveza do conjunto. A região do movimento central completa e integralmente moldada em carbono é compatível com o novo padrão PressFit BB92, conjunto que segundo a fábrica confere aos pedais uma capacidade de transferência de potência sem precedentes entre as 29ers.


O head tube também é conificado e o quadro desenvolvido para suspensões com 100mm de curso. Um detalhe interessante fica por conta da caixa de direção Ritchey fornecida com o modelo, ela vem de fábrica com um adaptador que permite ao proprietário montar na Scale 29 garfos com os tradicionais tubos de direção de medida única 1 1/8”.


Os cabos também correm internamente ao quadro, mas de uma maneira mais conservadora, entrando pela lateral do down tube e voltando a ficar expostos na altura da concha do movimento central. Ao contrário do modelo da Niner, o Scott Scale 29 é inteiramente produzido em carbono, incluindo os dropouts.


Grande destaque também no Scale 29 é o suporte de freio proprietário batizado como DirectPostMount 160, que permite a montagem do caliper diretamente nos chain stays, economizando peso, agregando eficiência e exclusividade ao quadro.


Para fechar o pacote de itens especialmente desenvolvidos, uma guia de corrente projetada para funcionar com transmissões dianteiras de coroa dupla e ainda proteger o seat tube. Tudo muito legal!


Tanto a Niner Air 9 Carbon, quanto a Scale 29 de carbono são quadros que fazem jus ao título de produtos top de linha, estão repletos de itens adicionais exclusivos e prometem elevar ao máximo o padrão de desempenho. Ambos tem seus pontos fortes (muito fortes mesmo) e o P29BR espera ter podido te ajudar a eleger seu novo objeto de desejo em matéria de 29ers hardtail.


Keep 29eriding!

18 comentários:

  1. Ola Adil
    Minha Air Carbon Tang chega na semana do Natal!!!
    Estou mas anxioso ainda depois de ver suas fotos!!!
    parabens pela reportagem!!!!
    Laurent

    ResponderExcluir
  2. Viu... como é dificil escolher qual o melhor quadro? Cada fabrica desenvolve caracteristicas distintas, seguem filosofias unicas e proprias... Se eu pudesse compraria as duas!!! Rs!!!

    Minha opnião é: A Niner apesar de ser top passou a impressão de ser mais robusta, tipo "feita pro dia a dia", e que encara competições sem medo de transpor obstaculos ou pular alguns degraus... Pau pra toda obra.

    A Scott é uma bike de "estrada"(?) feita pra andar muito, mas muito rapido nas trilhas, passa um ar de delicadeza, tem que ter cuidado adicional, exige um "piloto" experiente com tecnica suave pra poder usufruir tudo sem por em perigo essa Paixão!!! É uma obra de arte que tem uma alma bem feminina!

    Resumindo...A Niner é um maratonista keniano... ea Scott uma linda colegial japonesa safadinha!!!

    E Viva as 29er!!!

    ResponderExcluir
  3. Dois verdadeiros objetos de desejo!
    A gente que acompanha o fórum da Pedal.com.br vê de vez em quando uns anuncios de "Xinarelos" de fibra de carbono a venda e até se assusta.

    Esses sem duvida são obras primas.

    Queria ver um dia um da Cannondale "carbon hi modulus" para aro 29(aquele dos videos no Youtube que o cara espreme na morsa e ele volta ao normal).

    Muito boa a matéria. Continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Alex, gostei do seu comentario
    Preferi a niner, ainda mas que tenho a Sir tang em single
    Mas nao e nada sem invejar o peso da scott
    Gosto muito da geometria da niner, E nao doi as costas do jeito nenhum
    Ja tive scott nao a scale, mas ja fiz alguns role de emprestados com alguns em 26, e realment uma bike de corrida, frente baixa pronta para subir e acelerar
    Todo depende do seu perfil mas gostei da sua interpretacao
    Eu sendo um pouco mas velho, prefere as maratonas
    quando os moleques abre o bico de 40km bem puxado.....
    Quasi 350g a tamanho igual, e bastante isso ninguem pode falar....
    Laurent

    ResponderExcluir
  5. Excelente Matéria, olha tá de parabéns Adil.
    Poderia me informar quanto será o valor de mercado de ambos os quadros aqui no Brasil?
    A Niner já tem revendedor no Brasil?
    Obrigado.
    Henrique/Rondonópolis-MT

    ResponderExcluir
  6. Olá Adil,muito boa a sua matéria,os quadros são lindos,minha escolha seria o Scott.Vc tem idéia do preço?Ricardo-Bom Jesus do Itabapoana-RJ

    ResponderExcluir
  7. Maravilha de comparativo!
    Lindas fotos!
    Vou vender meu carro e comprar os dois no tamanho XL... rsrsrsrsrs
    Parabéns pelo trabalho Adil

    ResponderExcluir
  8. bom dia Adil , ta tudo certo e bonito mas aonde podemos encontrar estes quadros pois o pessoal da Scott nao tem nem previsao de disponibilidade ( talvez nem venha para o brasil ) se vc souber de alguem que venda por favor coloque no blogue abs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Pessoal,

    Valeu pelos comentários, discutir o tema em alto nível é sempre muito gratificante.

    O preço para o consumidor no Brasil do Niner Air 9 Carbon estará em torno de 8 mil Reais, segundo o importador oficial (contato@ninerbikes.com.br).

    A Scott já tem os valores finais confirmados para a linha de 29ers em carbono:

    Bike Scale 29 RC (HMX) ssp/BB 92 - R$ 23.799,90

    Bike Scale 29 Pro (HMF) ssp/BB 92 - R$ 9.999,90

    Quadro Scale 29 RC (HMX) ssp/BB 92 - R$ 8.999,90

    Lembrando que os quadros nas versões HMX (Bike RC e quadro RC) pesam 949 gramas e a HMF (Bike PRO) pesa 1.170 gramas.

    Segundo a Scott as três opções foram pedidas e estarão disponíveis no Brasil, porém sem uma confirmação de data.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  10. Poxa Vim seco para falar que o niner apesar de mais pesado parecer ser muito robusto, mas ja fizeram essa observacao.

    Adil sabe se o importador da niner ja estar operacional, tinha mandado um email e falaram que ainda nao estavam efetuando vendas.

    e Scott previsao de chegada ao nosso brasil?

    ResponderExcluir
  11. Olá Overr,

    A importação da Niner já está pronta para iniciar oficialmente as operações, acredito que no máximo em três meses já terão unidades disponíveis por aqui.

    A Scott também deverá estar disponível ainda no primeiro trimestre de 2011.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  12. a minha 29er de alumínio 7005 pesa somente 1490 gramas no tamanho 18" e tem 5 anos de garantia.
    Não sinto falta de uma bike de carbono, até porque deve custar umas 10X mais.

    ResponderExcluir
  13. a minha 29er de alumínio 7005 pesa somente 1490 gramas no tamanho 18" e tem 5 anos de garantia.
    Não sinto falta de uma bike de carbono, até porque deve custar umas 10X mais.
    O que influencia realmente o desempenho de uma bike é se ela está CORRETA para seu tamanho e o "peso rotativo" da bike. Peso rotativo: rodas, pneus, k-7, pedivela, pedais,corrente, etc.
    Não vai ser comprar um quadro "peso-pena" que vai fazer sua bike ser ágil nas trilhas.
    Às vezes um jogo de rodas leves, tubeles de preferência, influenciam MUITO mais do que um quadro "peso-pena".

    ResponderExcluir
  14. Oi adil
    Gostei da mudanca do site
    Nao tem mas que passar tudo em review
    Gostei!!
    Laurenr

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelo feedback amigo Laurent!

    A idéia é sempre ajudar o usuário do P29BR a ter a melhor experiência possível com o site.

    Hoje a visualização do P29BR fica melhor nos navegadores Firefox e Google Chrome.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  16. Blz grande Adil, primeiramente boa sorte na sua viagem!!Adil estou mudando para as 29, gosto muito da marca scott, estou em dúvida entre duas bikes a team e a elite, na sua opinião a diferença de preço da elite pra team compensa ou fico com a team mesmo por ser mais barata!!grande abraço!!Desde já agradeço, Fernando.

    ResponderExcluir
  17. Olá Fernando,

    Obrigado por acompanhar o P29BR!

    Obrigado pelo incentivo, a viagem foi incrível.

    A Scott Scale é mesmo uma ótima 29er. Se você tem budget para adquiri a Elite, melhor, visto que, principalmente, a diferença no garfo e na relação compensam. De qualquer forma, já usei a Team até para competir quando estava testando o modelo.

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  18. Adil, acompanho o P29BR, desde setembro quando resolvir montar uma 29er, acabei lendo e relendo varios post seus, e percebi que adorei uma NINER com Suspensão da cannodale, que vc havia montado, adorei a escolha de cada peça, estou tentando montar minha 29er, por acaso vc não tem nada de quadro ou suspesão que queira vender?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR